Poderes Dos X 6 - Dinastia Do X

  



Título original: Powers Of X - House Of X

Data de lançamento do original: 09 de outubro de 2019

Roteiro: Jonathan Hickman 

Arte: R. B. Silva 

Cores: Marte Gracia

Design: Tom Muller

Capa: R. B. Silva & Marte Gracia 

Capas Variantes: Mike Huddleston, Javier Garrón & Rachelle Rosenberg, Dustin Weaver, Cafu & Jesus Aburtov, Giuseppe Camuncoli, John Tyler Christopher, Skottie Young 

Tradução & Adaptação: Cap

Revisão & Diagramação: Donnie 

Créditos Do Scan: Só Quadrinhos e Fugitivos 

56 pag. 



Sinopse


O desfecho de toda a grande reformulação do Universo Mutante proposta por Jonathan Hickman. Uma edição que joga luz sobre muito do que virá acerca do novo status da Mutandade dentro do Universo Marvel como um todo. Com uma pergunta que fica no ar: haverá paz algum dia para a Ilha-Nação de Krakoa dentro da Nova Ordem Mundial estabelecida pela Mutandade?



ORDEM DE LEITURA




Postagens anteriores:


1 - Dinastia X 1 - A Dinastia Que Xavier Criou


2 - Poderes Dos X 1 - O Último Sonho De Xavier 


3 - Dinastia X 2 - A Fabulosa Vida De Moira X


4 - Poderes Dos X 2 - Estamos Juntos Agora, Você Eu


5 - Poderes Dos X 3 - Isso É O Que Você Faz 


6 - Dinastia Do X 3 - De Novo Para A Brecha


7 - Dinastia Do X 4 - Será Feito


8 - Poderes Dos X 4 - Algo Sinistro


9 - Dinastia Do X 5 - Sociedade


10 - Poderes Dos X 5 - Pelas Crianças 


11 - Dinastia Do X 6 - Não Tenho Vergonha 



Inomináveis Saudações a todos vós, Realistas Leitores!


O início da condução de Jonathan Hickman do Universo Mutante se encerra com este prelúdio da Ascensão Do X. Uma edição que não entrega muito do que ainda está por vir, nem adianta premissas que possam ser chaves interpretativas do que realmente seja a intenção do Autor na condução rítmica dos acontecimentos. Digo apenas que esta sexta e última parte é um epílogo necessário para a explicação de algo que dou guardado apenas para a mesma e que será fundamental para todos os detalhes dos  posteriores desenvolvimentos das futuras histórias escritas por Hickman e pela equipe por ele reunida em torno dos Títulos Mutantes que nasceram após as duas obras que rebootaram sem afetar a Cronologia Marvel toda a Comunidade Mutante da Editora. Com a experiência de quem leu toda a Fase do Alvorecer, que se iniciou em X-Men 1 e encerrou em X De Espadas - Destruição, alguns precisos apontamentos precisam ser feitos até do que se refere ao que está inserido de todo o percurso até este ano de 2021 nesta última edição da minissérie Poderes Dos X.


São mostrados e relembrados eventos do Ano 0 (X0), do Ano 10 () e do Ano 1000 () como complementares ao intuito inicial desta minissérie e de Dinastia Do X. O próprio nome da história desta edição ser o mesmo abre caminho para uma interpretação livre do que aqui é abordado. Trata-se da elaboração de um projeto no qual o Destino Mutante está mais em jogo do que qualquer outra coisa. Moira McTaggert é aqui onipresente, fazendo elos de ligações de seus passos como observadora de cada acontecimento nos dois Cursos Temporais que são abordados aqui. 


Mas, após estas duas obras interligadas, Poderes e Dinastia, serem concluídas, Moira não teve nenhuma participativa conduta junto à construção efetiva da Nação Krakoana. Como se fosse uma personagem deixada para movimentos futuros, ela está distanciada de todos os fatos públicos e nem participa do Conselho Silencioso. O que vem a ser uma consequência de sua participação naquelas duas obras, sempre trazendo em si muito mais do que o externo desenrolar de sua existência possa fazer prevalecer. Uma personagem misteriosa é o atual status dela, se tornando uma incógnita para o futuro dentro de Krakoa. 


Notei uma leve tensão entre ela e Charles Xavier, assim como com Magneto. Há anotações do diário dela como textos informativos de suas motivações íntimas e me pareceu ser alguém que fará de tudo para consertar o Passado. No Futuro, a Falange assimilará o planeta inteiro e já não há no que apostar ou arriscar contra ele no Presente. Para nada do que foi visto no Ano 100 () ocorra, será preciso que alguém como ela, com o Poder da Reencarnação, de cronalmente retornar quando uma vida chega ao fim contendo as memórias da mesma, Moira fica até o momento das histórias do Universo Mutante revolucionado por Hickman como uma personagem secreta de um jogo muito perigoso e nocivo. Uma Espécie inteira depende de tal jogo, bélico e impiedoso, de acordo com os passos que no Passado foram dados e constroem o Presente Pós-Poderes e Pós-Dinastia


Poderá Moira se tornar uma opositora futura aos caminhos estatais de Krakoa?


Quando ela, a certa altura, perceber que não poderá mudar o que houve em todos os Futuros Possíveis que viveu, encontrará uma forma de, à força, fazer prevalecer sua vontade de mudar os demais  Futuros Possíveis que estão agora em aberto? 


Ou ela pode possuir outros conhecimentos a mais que, na hora correta, porá em ação para evitar um destrutivo Futuro para toda a Mutandade e o mundo em si mesmo? 


São perguntas que ainda serão respondidas. Ao final da décima segunda resenha do Alvorecer da Fase Hickman no Universo Mutante Marvelístico, somente tenho para mim que inesperados, únicos, maiores e grandiosos acontecimentos ainda estão por vir. Muito além do que se inicia em X-Men 1 e se conclui em X De Espadas. Muito além do que em Poderes e Dinastia foi abordado e exibido aos olhos dos leitores. Não entregar logo todas as respostas e erguer muitas outras indagações faz de Hickman um Verdadeiro Gênio e Mestre na Arte Dos Quadrinhos. Correrei atrás dos demais trabalhos dele na Marvel e fora da Marvel, assim como aqui no Ozymandias Realista continuarei resenhando as edições das Séries com meus queridos e amados Mutantes (é, admito até que aqueles dos quais não gosto são importantes para o Todo do que Hickman tem em mente). 


A MIM, MEUS MUTANTES!!! 


Saudações Inomináveis a todos vós, Realistas Leitores!





















💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀



Leia também:✒️O Mundo Inominável





Postar um comentário

3 Comentários