Título original: House Of X 1 - The Dynasty That Xavier Created
Data de lançamento do original: 24 de julho de 2019
Roteiro: Jonathan Hickmann
Arte: Pepe Larraz
Cor: Marte Gracia
Design: Tom Muller
Capa: Pepe Larraz & Tom Muller
Artistas das Capas Variantes: Mark Brooks, Marco Chechetto, John Tyler Christopher, Dave Cockrum & Jesus Aburtov, Mike Huddleston, Joe Madureira & Peter Steigerwald, Phil Noto, Sara Pichelle & Dean White, Humberto Ramos & Edgar Delgado, Skottie Young
Tradução e Adaptação: Psorx
Letras: Sith
Créditos do Scan: Equipe Renegados, Mochileiros Dos Quadrinhos, Só Quadrinhos & Os Fugitivos
137 pag.Sinopse
Desde o lançamento de Fabulosos X-Men #1, houveram quatro momentos singulares na história dos X-Men: X-Men Gigante, X-Men, Era do Apocalipse e Novos X-Men. Quatro histórias icônicas que introduziram os mutantes a novas eras e revolucionaram os X-Men. Em Dinastia X, Charles Xavier revela seu plano mestre para a mutandade... um que traz os mutantes para fora das sombras da humanidade e para os holofotes novamente. Seja bem-vindo à DINASTIA DO X... se você for mutante.
Inomináveis Saudações a todos vós, Realistas Leitores!
Por recomendação de Spidey, um dos Autores deste blog Ozymandias Realista no qual também sou um Autor, acabo de efetuar a leitura de Dinastia Do X. Há tempos não lia nada dos X-Men e, por fim, da Marvel Comics, por estar completamente desencantado com os rumos tomados pela Editora nos últimos vinte anos. Com um pé atrás, confesso, baixei o Scan disponibilizado gratuitamente pelos Renegados na Internet e li esta primeira parte da minissérie, que tem o seu complemento, em paralelo, com Poderes Do X (Powers Of X). Ambas obras escritas por Jonathan Hickman, o Roteirista que guia atualmente as histórias do Universo X. E, pelo que li deste início da fase dele no grupo, é algo que revoluciona todos os conceitos-chaves da Mitologia X, da Mutandade e do Sonho de Charles Xavier. A recomendação de leitura me ofereceu agradáveis momentos que me fazem querer voltar a acompanhar a Marvel, principalmente os meus X-Men, Superequipe que, apesar dos altos e baixos, é a minha preferida dos Quadrinhos.
Antes de vocês, que assim como eu antes deste sábado, não conheciam esta fase atual deles, recomendo ler primeiramente a postagem QUADRINHOS: Tudo o que você precisa saber para ler House of X e Powers of X!, do site Universo X-Men. Na referida postagem, para vocês não ficarem boiando durante toda a leitura, estão detalhados os antecedentes desta nova caminhada dos Mutantes no Universo Marvel, a tudo muito bem explicando e contextualizando para os leitores que se aventurem nas preliminares daquela. Abaixo, posto o Guia de Leitura, em ordem cronológica, das duas minisséries.
O roteiro me conquistou imediatamente logo nas primeiras páginas, assim como os desenhos. Xavier não está mais para perdas de tempo, discursos amenizantes ou para baixar a cabeça diante de uma Humanidade sem Poderes que teme, caça e mata Mutantes. O colorido das páginas contrasta muito bem com a tensão presente na história, uma pulsação alta de que tudo pode ser levado em direção a um conflito se os países mundiais não se sentirem à vontade com a poderosíssima nação de Krakoa liderada por aquele. Fazendo o papel de um Verdadeiro Messias Mutante com um discurso seco e direto, ele oferece curas para todas as Doenças Humanas, a partir dos recursos científicos obtidos na expiração do Bioma da Ilha Mutante, se as demais Nações Terrestres reconhecerem Krakoa. Há certo autoritarismo, uma espécie de revanchismo e um recado bem duro dado por ele ao resto do planeta: agora nós, os Mutantes, estamos realmente no topo da Cadeia Alimentar e exigimos o nosso reconhecimento como acima de todos vocês do Homo sapiens.
Magneto brilha nesta edição, ficando clara a adequação dele ao que Xavier agora propõe para toda a Comunidade Mutante Planetária. Por outro lado, Agências Militares e de Espionagem que tendem a temer o avanço do crescimento do Poderio Mutante no Globo Terrestre se unem para encontrar alternativas para freá-los. Óbvio que Medo e Preconceito estão por trás da aliança de um grupo chamado Protocolo Orquídea reunindo organizações famosas da Marvel, algumas sendo até criminosas (leiam para descobrir quem são elas). O que Hickman anuncia neste começo aqui é uma ruptura com os padrões que anos atrás permearam as histórias dos Mutantes. O pequeno discurso de Magneto ao fim passa a mensagem de que a era do mimimi, do coitadismo e do vitimismo acabou entre os membros da Espécie dele. Eles merecem, querem e obterão um lugar no mundo, em definitivo, mesmo que sejam obrigados a usar a força caso necessário. Para mim, já era mesmo a hora disto acontecer.
Um projeto que envolve uma grande carga de Ficção Científica, Ciência e Tecnologia como nunca antes li nas histórias dos X-Men é anunciada neste início espetacular. As demais edições, na ordem de leitura das duas minisséries, serão resemhadas e publicadas aqui por mim, sempre dando os créditos às Equipes dos Scans (todas formadas por Verdadeiros Heróis em uma época de Gourmetização Das HQ's, como muitíssimo bem comentado e criticado neste link para uma postagem do Ozymandias Realista escrita por outro Autor deste, o Blue Hammer) que disponibilizam esse é outros materiais gratuitamente na Rede. Clicando na imagem abaixo após o fim do texto, vocês serão direcionados para o arquivo disponível no Mega para Download, link adquirido no blog Poder Marvel. Tenham uma boa leitura, leitoras & leitores virtuais!
Saudações Inomináveis a todos vós, Realistas Leitores!
0 Comentários