Faz uns anos que eu não paro pra escrever mais dedicadamente sobre cinema, então resolvi listar 10 cineastas que gosto de acompanhar. Já inicio explicando os aspectos levados em consideração. Primeiramente, a lista é puramente pessoal, conforme avança você vai notar que nenhum cinéfilo deixaria alguns diretores que estão no topo acima dos que ficaram na base. Outra questão é que se tratando de caras que gosto de acompanhar, só estão caras vivos! Nada de Stanley Kubrick ou Charlie Chaplin. Caras que não têm sentado a bunda na cadeira de diretor como Cameron e Raimi também não entram. Pra mim é interessante revisar as referências que tenho, caras que em algum momento começaram a me chamar mais atenção. Quem sabe você não fique curioso de conhecer alguns?
TESTEMUNHEEEE!!!!
10-Quentin Tarantino
Sim, décimo lugar, hehe. Eu sou do time que concorda que o Tarantino é superestimado, tem muitas marcas registradas dele que simplesmente não me agradam nada. Porém, desde a minha adolescência pra cá ele lançou filmes muito bons: Bastardos Inglórios, Django Livre, Os Oito Odiados. Apenas o último "Era Uma Vez em Hollywood" que achei fraquinho, mas curto muito os outros. Django e Batardos devem estar entre os 15 filmes que mais curti assistir, então sempre vou conferir o que o cara aprontou em suas novas produções.
Ele é quase a personificação do que chamam de "cult". O visual da Beatrix Kiddo e vários personagens do Pulp Fiction, por exemplo, viraram ícones culturais que quase todo mundo reconhece.
9-Darren Aronofsky
O "Cisne Negro" foi o primeiro que ouvi falar mais, mas não curti tanto, apesar de reconhecer a boa produção. O tema que não me atraía mesmo. Agora "Noé" eu curti bastante, mas "mãe!" foi um verdadeiro fenômeno cultural. Antes do filme sair minha faculdade toda tava comentando. Depois eu e meus amigos realmente saímos do cinema falando incansavelmente do que havíamos visto, e por razões positivas! Um filme que pode não ser muito claro, mas tem seus tributos na produção, não é aqueles...
- Não gostei, não dá pra entender nada.
- Ai, mas você tem que procurar na Internet o que significaaaaaaaava!
Não! Vai se foder! Tem que ser legal assistir o filme! Depois de assistir o filme é extra! No caso do "mãe!", mesmo sem entender você ainda tem uma baita experiência, depois dela o senhor Aronofsky entrou pras minhas referências XD
8-George Miller
Acima, Miller ao lado do melhor designer de videogames até hoje, Hideo Kojima.
O cara me faz "Happy Feet", um dos filmes que eu menos dei moral na minha vida, sobre pinguins dançantes e cantantes, e me mostra um dos trabalhos que mais me surpreendeu e eu saí recomendando pra todo mundo. Aí me faz o último "Mad Max", que é um clipe de música de 2 horas que nem teve roteiro, apenas storyboards. Já tá bom pra mim. Assisto filmagem do aniversário do filho dele se colocar no cinema.
Pensa num cara que tá no lugar certo, na hora certa, sabendo perfeitamente o que está fazendo. É assim que vejo Miller dirigindo Mad Max.
7-Sam Mendes
Esse me surpreendeu pelo 007, que eu sempre odiei e só curti (e tive algum respeito por) os dois que ele fez. Aí ainda vejo "Estrada pra Perdição" e "Beleza Americana". Os filmes dele são tão bem dirigidos que eu não consigo evitar de ficar impressionado com as coisas que ele mostra, da forma que mostra. E pensar que o excelente "Beleza Americana" foi a primeira experiência dele com cinema... Antes era diretor do teatro. Deve ser o único da lista que já vi todos os filmes feitos e só houve um que eu não gostei, todos os outros tenho em alto conceito.
6-Christopher Nolan
Aqui é bem pelos filmes do Batman. Muita coisa respeitada do Nolan eu não gosto, mas a trilogia do Batman é tão legal que quando a pessoa diz que acha ruim eu já passo a desprezar o gosto dela secretamente. A trilogia como um todo é uma concentração de várias ideias interessantes carregadas de energia, eu adoro obras de arte que sinto como um compacto de várias ideias e emoções. A própria mitologia do Batman teve sorte de ter a atenção de um cara como o Nolan, veja como os filmes antigos eram zuados. A dedicação do Nolan pra mim provou que sim, vale a pena se esforçar pra fazer uma sequência de filmes fodões do Batman e o resultado é tão fodão quanto possível. É o tipo de coisa que não consigo discutir opinião. É como os filmes do Homem-Aranha do Sam Raimi, os primeiros X-Men, o Hellboy do del Toro e a série do Demolidor, eu paro pra ver em qualquer momento e me fisga 100%, eu não consigo ficar procurando probleminha.
Se ele não fosse podre de rico eu teria pena do cara. Como o povo gosta de perseguir esse diretor, meu Deus do céu, eu não consigo pensar em outro exemplo igual. Como já disse, não gosto de tudo que ele fez, mas alguns defeitos que tem em todo tipo de filme o povo resolve descer bomba quando é com ele. "Cavaleiro das Trevas Ressurge" e "Interstellar", cara, juro que nunca vi nada igual. Vê se pegam a pouca vergonha do "Vingadores: Ultimato" pra ficar implicando desse jeito? Meu irmão, não ia sobrar nada.
5-Edgar Wright
A primeira vez que eu li "Watchmen", do Alan Moore, eu passei a ler qualquer coisa que tivesse o nome do escritor nos créditos, porque havendo a chance dele causar aquele efeito em mim novamente, ou qualquer coisa proporcional, eu não queria perder de jeito algum. A mesma coisa quando ouvi a música "Amerika" do Rammstein. Foi assim também com o Edgar Wright quando assisti a adaptação que ele fez do quadrinho "Scott Pilgrim Contra o Mundo". Continua sendo um dos filmes com o qual eu mais dei risada na minha vida e ver os outros filmes do Wright valeu a pena. "Heróis de Ressaca" foi um pouquinho mais fraco, mas ainda divertido e diferenciado. Porém, o último, "Baby Driver", me convenceu a assistir os próximos filmes dele por uns anos ainda.
4-Jordan Peele
Terror é um gênero que eu desprezo, muitas vezes deixo de assistir um filme só por causa disso. Experiências da juventude com Hora do Pesadelo, Sexta-Feira XIII, Halloween, Jogos Mortais e Exorcista não me empolgaram. Eis que assisti o "Corra" porque estava sendo muito bem avaliado por todo mundo. Gostei pra caramba, mais um filme que eu achei meio fenômeno assim, marcou a época que eu vi, e o mais legal: por ter realmente muitos elementos bem trabalhados, e não uma devoção religiosa fanática do público, como os blockbusters recentes de super-heróis. Um amigo então me avisa do "Nós", que será do mesmo diretor.
Puta que pariu, esse é um cara que aproveitou que estava chamando a atenção e deve ter pensado "vou aproveitar pra caprichar, é agora ou nunca". O "Nós" é marcante na trilha sonora, a composição, a atuação dos atores. Tanto que enquanto via aquela cena de luta com aquela montagem super louca no final, eu fiquei feliz e ao mesmo tempo invocado. Comentei com a minha namorada que ia ser legal ter caras desses fazendo filmes de super-heróis, colocando ideias novas e ousadas, não essas comédinhas adolescentes.
3-Clint Eastwood
Sempre me surpreende o cara ter feito uma imagem como ator na juventude em filmes de ação, como faroestes e policial, aí velho toma papel na direção de um monte de filmes dramáticos e sérios. Tenho nada contra filmes de ação, na verdade eu adoro. Mas todos os últimos filmes que ele fez me impactaram dando uma sensação de gratidão pelo cara ter feito aquele filme. Deixa eu explicar melhor, é uma sensação meio "caramba, você me mostrou um detalhe da realidade realmente importante de eu conhecer, fico feliz de ter entrado em contato com isso". Dentro da cultura que ele vive, a norte-americana, ele mostra situações onde é muito interessante ver a condição, muitas vezes até psicológica, dos seres humanos envolvidos nelas. É o caso de "Sully: O Herói do Rio Hudson", "Sniper Americano", meu favorito "Gran Torino", "Menina de Ouro" e o último, "A Mula", que prometeu aposentar o cara pelo menos como ator, e com certeza saiu por cima. É interessante de ver como aparentemente alguns representantes da Direita política em outros países são inteligentes, já que aqui no Brasil parece um manicômio. Tudo que vejo dele gosto, muito mais do que quando vejo os clássicos antigos, como Dirty Harry. Sempre se reafirma como um cara que vale a pena eu acompanhar.
2-Irmãos Coen
O da direita parece o Neil Gaiman
Esses aqui também me lembram uma sequência de boas experiências cinematográficas logo que ouço o nome. Eles fazem coisas bem diferentes, alguns filmes são super humorados, como "O Grande Lebowski" (única vez que gostei de uma personagem feminista) e "E aí, meu irmão, cadê você?", já outros bem sérios e até pesados, como "Fargo" e "Onde Os Fracos Não Tem Vez". Por fim fica a sensação de serem uma boa referência para eu ver filmes, não tem falhado. Alguns eu gosto menos, me desaponto com um ou outro aspecto, mas de forma geral o saldo é positivo (porra, deixei em segundo lugar). São uma dupla que eu tô sempre querendo pegar um momento e dar uma limpa, como já fiz com o Sam Mendes. O último filme pra Netflix não foi perfeito, mas muito interessante em vários aspectos, teve até cena que virou meme, kk.
1-Martin Scorcese
Com certeza, o ator que mais merecia dividir a foto com o diretor
Esse não tem erro. É quase uma unanimidade que ele é o melhor diretor dos Estados Unidos, ver os filmes dele é quase que um acerto atrás do outro. Ele no caso eu nunca fui seguindo, quando descobri quem ele era, tinha feito um monte de filmes que eu adorava e nem sabia. Você pensa em uma parte generosa dos filmes com o Robert de Niro que entraram pra história do cinema no século XX e quase todos tiveram Scorcese na cadeira de diretor. E ainda tem vários outros que às vezes não ficaram tão cultzinhos assim. O último... PUTA MERDA! Nem saiu no cinema aqui nos arredores onde eu moro! Pensei, "não é possível! Não lançaram um filme do Scorcese!?".
Fiquei triste.
Pensei na possibilidade de ter sido por se tratar de evangelizações católicas no Japão feudal. Mas depois eu baixei, assisti e vi que tinha nada tão polêmico não, continuou um mistério pra mim porque os desgraçados não lançaram no cinema. Se chama "Silêncio" e achei muito bom, recomendo. É o fim da minha lista!
Gostaram?
Odiaram?
Deixem nos...???
COMENTÁÁÁÁÁÁÁAÁRIOS!
Menções honrosas
Guillermo del Toro
Spike Lee
Mel Gibson
Paul Thomas Anderson
Se fosse eu, teria feito a personagem passar de um lado para outro e não deixar tudo só na sugestão. Ela tem um passado muito pesado nas costas para ter que ficar só na base de diálogos vagos e...
O fato dos filmes nunca mostrarem a Natasha começando como uma vilã para depois mudar de lado reflete um dos problemas com o arco dela: a forma como os filmes pouco exploraram esse detalhe. Muito...
Foi tardio e botaram como um tapa buraco entre filmes. A personagem até tinha coisas o suficiente para sustentar sua própria trilogia, incluindo fazer um dos filmes ter a parceria dela com o Gavião...
Amizade com um dos caras que mais parece ter poucos amigos e par romântico de um cara que era anteriormente quebrado. Deve ser um dos casais que eu menos estranhei ao conhecer. Eu diria que cortar...
O filme da Viúva é um perfeito exemplo de um estúdio decidindo apresentar um projeto tarde demais. É algo que eles deveriam ter feito antes de Ultimato (fazendo se importar com destino da Natasha)...
Tbm fiquei supreso com essa parte, mas é um aspecto legal, que permite a Natasha ter uma conexão com personagens como o Wolverine e o Soldado Invernal (ela e o Bucky são um dos melhores casais da...
Não imaginava que a idade da Viúva Negra era maior do que a apresentada superficialmente. A personagem é bastante interessante. É uma personagem que já esteve do lado inimigo, mas passou para o...
Ei Dabi! Tudo jóia! Essa visão se deve muito ao fato da Natasha ter sido uma das prejudicadas pelas regras do presidente da Marvel, Ike Perlmutter, que estabelecia que os filmes só poderiam ter...
Hey, Xandão. Tudo bem ? Dabi aqui Cara, MCU me fez gostar da personagem , mas eu como sou um pouco Normie, eu nem sabia que ela tinha arcos. Eu sempre imaginei ela numa coadjuvante, talvez minha...
O Departamento da Verdade #10
-
*Algumas ficções se manifestam na realidade como coisas perigosas e
inacabadas. O Departamento da Verdade conta com caçadores para rastrear e
conter essa...
HQ Euro: O Terceiro Testamento - Julius - Livro IV
-
Recuperado das feridas, *Julius* retoma a busca do *Terceiro Testamento*
nas profundezas do Oriente. Escalando uma *montanha sagrada*, ele desce
dela co...
O Último dos Kavernistas
-
Ele era o último membro da Sociedade da Grã-Ordem Kavernista,
anteciparam-se a ele em suas idas para o Inferno os também malditos Sérgio
Sampaio, Miriam Ba...
Dawn Granger (Terra 0)
-
Dawn Granger é a segunda Columba, assumindo o papel de Agente da Paz de Don
Hall. Ela combate o crime com o antigo parceiro deste, Rapina, Hank Hall.
Nome ...
COF Índice #6
-
Aula 6
Data/Duração
Conteúdo
Obs
2:27:59
03/05/2009
Especial: Eric Voegelin
já ouvi a aula e li a transcrição.
*"Sôbolos rios que vão*
...
X-Factor v5 09 (2025)
-
PARCERIA COM MOCHILEIROS DOS QUADRINHOS
Traição. Lealdade. E o preço de servir. X-Factor encara seu teste final, e
não é só a missão que está em jogo, m...
Geisha Assassin
-
Gueixa, espadas e muito sangue!
Lançado em 2008 e dirigido por Gô Ohara, GEISHA ASSASSIN é uma verdadeira
joia do cinema de ação japonês que combina eleme...
HELLVERINE (2025)
-
INFERNO NA TERRA! AKIHIRO deve revisitar os “local de nascimento” de
HELLVERINE – e o Pólo Norte nunca esteve tão quente! Quando o Demônio
BAGRA-GHUL ress...
Radiant Black (2021-)
-
Para os fãs de INVENCÍVEL e MIGHTY MORPHIN POWER RANGERS chega uma nova
série do aclamado escritor KYLE HIGGINS e do artista MARCELO COSTA que
reinventa os...
Estranho Encontro (1958) - Suspense Nacional
-
*ESTRANHO ENCONTRO*
*Sinopse*
*Torturada mentalmente por um homem que sofre de neurose de guerra, Julia
certa noite consegue fugir e é recolhida por um j...
Mr. Bean
-
*.*
*Mr. Bean*
Produção: 1989 a 1995
Número de Episódios: 14 (Color)
Elenco: Rowan Atkinson como Mr Bean
Criação: Rowan Atkinson, Richard Curtis e Ben Elto...
Blood Creek
-
Nazistas macumbeiros: garantia de boa diversão.Joel Schumacher, pouco antes
de morrer, afirmava ter levado para a cama mais de vinte mil homens. Não
duvido...
Operação Bikini (1963)
-
Título Original: Operation Bikini
Ano: 1963
País: Estados Unidos
Gênero: Missão, Batalha Marítima
Duração: 80 min
Direção: Anthony Carras
Sinopse: O filme ...
Krypto, the movie
-
Esta é a impressão que tive ao ver o trailer do novo filme do Superman do
James Gunn. Acho que o filme será divertido, esperançoso e colorido. Mas
since...
Brigantus Vol.1- Banido
-
*- Lá, estará uma jovem de olhos claros à minha espera. Ela aquecer-me-á o
coração com o seu sorriso.*
Mais um livro de Hermann, mais uma série de *H...
Internato derradeiro (La residencia) - 1969
-
*Também conhecido como: The house that screamed / A Casa dos desejos*
*Sinopse*: A senhora Fourneur (Lilli Palmer) é diretora de um colégio
interno para...
O ESPANTOSO HOMEM-ARANHA #45 (2024)
-
Sim, quando eles não sabem o que desenhar na capa para ilustrar o que tem
dentro da história, é só colocar o personagem triste debaixo de ...
DEMOLIDOR - v8 #03 (2023) Legacy #665
-
Obs: O Tradutor Original é o novo nick do tradutor da edição #01 (Parker).
*DEMOLIDOR - v8 #03 (2023) **Legacy #665*
*Sinopse: *Demolid...
Selvagem Red Sonja - Rainha das Ruínas Geladas
-
*Sonja parte para o norte congelado repleto de ação e drama. Sonja luta
pela própria vida contra todo tipo de criaturas estranhas e poderosas,
todas sob ...
[Lista] Publicações do Selo Vertigo: C
-
*OBRA*
*STATUS*
*RESENHA*
Chiaroscuro: The Private Lives of Leonardo da Vinci
traduzido por fãs
google
The Children's Crusade
traduzido por fã...
O fantástico mundo de Bobby
-
*Assistir O fantástico mundo de Bobby* online
*Assistir O fantástico mundo de Bobby *completo
*O fantastico mundo de Bobby todos os episódios online*
*O ...
O SITE MORREU, VIDA LONGA AO TELEGRAM!
-
Pessoal, depois de muito refletir, não irei renovar meus contratos de
hospedagem do site e repositório (Hostinger e MediaFire) e me dedicarei
exclusivament...
SUPLÍCIO DO MEDO (1967) - Christian Nyby
-
Suplício do Medo (MP4) - Legendado
*Sinopse*: Jack é o único sobrevivente de um ataque japonês à sua equipe em
Guadalcanal. Por causa de seu heroísmo e do ...
Lovecraft Country (TV Series 2020– )
-
Chicago, 1954. Atticus Turner (Jonathan Majors) é um veterano do exército
que vê sua vida mudar quando seu pai desaparece misteriosamente. Decidido a
encon...
Guerra - Para quê?
-
*Crianças mortas. Prédios em ruínas. Viúvas desamparadas. Cidades
destruídas. Sociedade s em colapso. Fábricas sem trabalhadores. Famílias
perdidas. C...
Filme: O Último Samurai (2003)
-
*O Último Samurai (The Last samurai) (2003)*
Olá jovens, continuando a série "filmes de samurai" dessa vez trago pra
vocês mais um pra lista. Ainda nesse...
Por que o Brasil é um país atrasado: Resumo do Livro
-
[image: Por que o Brasil é um país atrasado: Crítica do Livro]
Esse livro é uma leitura indispensável para quem quer entender todo o
cenário político e ec...
MARATONA 30 DIAS DE CINEMA
-
Quem me conhece sabe que não costumo participar de correntes ou desafios de
internet, mas durante os últimos trinta dias resolvi entrar num desafio de
ci...
Trailer: As Viúvas
-
De *Steve McQueen*, vencedor do Oscar® (*"12 Anos de Escravidão"*), e do
autor do best-seller e co-roteirista *Gillian Flynn* (*“Garota Exemplar”*).
Só tem...
ESTOICISMO: PARTE 1 - CAPÍTULO 2
-
*Os Primeiros Estóicos*
*HUMM...*
Zenão (333 - 261ac) foi o primeiro estóico. (E por Zenão, estou querendo
dizer Zenão de Cítio, que não deve ser confund...
CCXP 2017 - Ousadia ou Caxumba?
-
E mais uma vez os intrépidos autores da revista em quadrinhos mais querida
do cenário independente brasileiro marcaram presença no maior dos eventos
nerds...
Gun Candy
-
Laci destrói tudo em seu caminho, obcecada em desvendar o mistério de quem
matou seus pais quando era criança. Por que ela foi enganada toda a sua
vida, e ...
Por favor, cancelem o FIQ!
-
Eu tinha alertado a todos vocês sobre o desvirtuamento dos objetivos do
evento de quadrinhos conhecido como FIQ quase dois anos atrás. Na época, eu
disse...
Karpov x Timman, 1981
-
*A. Karpov 1 x 0 J. Timman*
*Torneio Estelar de Moscou, 1981*
*Gambito da Dama*
*Comentários: Anatoli Karpov*
*[* J. Timman, um dos melhores enxadrísta...