LENDA OU VERDADE?: A MULHER MARAVILHA ESTAVA PROIBIDA DE SER PERSONAGEM CONVIDADA EM ANIMAÇÕES?

É sempre curioso como algumas interpretações erradas espalhadas em comentários, durante muito tempo, acabam por se tornar uma verdade confirmada. Claro que o mundo dos quadrinhos não ficaria isento desta 'praga'. Por esta razão criamos o "LENDA OU VERDADE?" para analisarmos alguns destes casos e nossa intenção é estendermos para outras mídias. O caso de hoje envolve a MULHER MARAVILHA e uma suposta proibição de que aparecesse como estrela convidada em animações. E ai? Será 'lenda ou verdade?'...





Como dissemos em nossa introdução, muitas más interpretações de um enunciado ou de uma situação, acabam por criar uma lenda, que com o passar dos anos acaba sendo considerada uma verdade. Um exemplo simples, é aquela em que 'tomar manga com leite, mata!'. Esta tem uma origem histórica, mas foi usada durante anos com as crianças. Quando criança, eu achava estranho as lanchonetes venderem vitaminas de manga com leite, afinal queriam matar o cliente?!?


No caso  da Mulher Maravilha, a lenda diz que o Espolio de William Marston (falecido criador da personagem), estipulou a suposta restrição, de que a MM não poderia aparecer como convidada, mas apenas como uma das estrelas principais (como no caso de Super Amigos e Liga da Justiça). 


Mais tarde, Paul Dini, acabou contribuindo para que o boato se perpetuasse ainda mais, claro que inadvertidamente e em um claro caso de má interpretação. Quando ele fez a série animada "Batman Beyond" (Batman do Futuro), no episódio "The Call", ele usou Barda no lugar da Mulher Maravilha e falando sobre isto, declarou o seguinte: 


Existe um tipo de problema de licenciamento: se quiséssemos trazer a Mulher Maravilha para uma série, poderíamos fazer isto, mas se fosse uma personagem convidada, era um pouco mais problemático. Eu realmente não entendo isto, acabou sendo mais fácil usar Barda...


 




Não, há nada na declaração de Dini que confirme a lenda, certo? Mas, foi o que foi entendido...


No entanto, é preciso destacar que durante muitos anos (acho que ainda é assim), alguns personagens da DC não podiam ser utilizados porque havia a POSSIBILIDADE de estrelar sua própria série de desenhos. Um caso famoso é o de Batman, cujo elenco de apoio não tinha permissão de aparecer na Liga da Justiça. E olha que o próprio Batman estava na série! 


Além disto, Bruce Timm, não teve problemas em colocar a Mulher Maravilha na série animada da Liga da Justiça. Então podemos atribuir a dificuldade de Paul Dini em usar a personagem em Batman Beyond, a algum outro projeto que estava em andamento envolvendo a Mulher Maravilha...


Reforçando ainda mais a explicação acima, a declaração de que a Mulher Maravilha não podia aparecer como convidada em outras animações, parece ser bastante duvidosa se considerarmos que ela APARECEU em outras animações! Como por exemplo:


A série animada de 1972, The Brady Kids




Em 1988, foi a vez dela aparecer na série animado de Superman




Então, fica claro que não havia nenhuma restrição ao aparecimento da personagem em outras animações. Claro, que alguns alegaram que "a restrição veio depois de 1988..". Mas, isto parece um pouco desesperado, não é mesmo? 


Talvez o que tenha contribuído com o surgimento desta lenda, seja a estipulação REAL do espólio de que a Mulher Maravilha sempre teria de ter sua própria série em quadrinhos, o que é algo muito mais lógico e consistentemente aplicado... 


Até a próxima "LENDA OU VERDADE?" 



Talvez também se interesse em ler: 

CURIOSIDADE: A SÉRIE "KUNG FU" (1972), FOI REALMENTE UMA IDEIA ROUBADA DE BRUCE LEE??

LENDA OU VERDADE: ORIGINALMENTE OS PAIS DE BRUCE WAYNE NÃO CORTARAM CAMINHO POR UM BECO ANTES DE SEREM ASSASSINADOS!

LENDA OU VERDADE? - A MULHER ARANHA DA MARVEL ESTARIA ENTRE OS PRIMEIROS HERÓIS NEGROS!






Postar um comentário

0 Comentários