Martin Emond: Música & Quadrinhos Em Fusão

 


Inomináveis Saudações a todos vós, Realistas Leitores! 


Conheci o trabalho de Martin Emond (1969-2004) na Juiz Dredd Megazine 11. A história principal desta edição da falecida publicação da Mythos Editora, Radstock, escrita por Gordon Rennie e ilustrada por Karl Richardson, foi dedicada à memória dele. Em sua arte é notória a constante referência a elementos do Rock e do Metal, uma fusão que acaba por tornar a mesma muito peculiar e nada monótona. De grande autenticidade, como poderão apreciar nesta Galeria, comprova o vasto talento do artista. Conhecido também pelos pseudônimos "Martin Fuckin Emond", "Martyfuck", "Martywood", "Mickey Martin""MFE", trata-se de um criador único e autenticamente versátil em sua criatividade conceitual. 


Nascido na Escócia aos 04 de junho de 1969 e criado na Nova Zelândia, Emond demonstrou talento artisticamente desde a infância e se tornou fã da 2000AD, que era importada para o país onde fora criado. Isso o influenciou a tornar-se um profissional e, no ano de 1991, com economias feitas durante anos, partiu em uma viagem para a Inglaterra. Neste país, seu principal objetivo era conhecer o ídolo que mais o inspirava, Simon Bisley, o qual já era bastante reconhecido mundialmente por seu trabalho em Sláine. Ficando hospedado na casa de Bisley, com este aprendeu novas técnicas artísticas e buscou seu primeiro emprego como desenhista em solo inglês na revista Toxic!, a qual estava sendo lançada na época. Pat Mills o contratou para desenhar a série dele Accident Man, o que o fez estrear na primeira edição da revista. Mas, o pouco sucesso das duas revistas fizeram-nas ser canceladas e Emond retornou para a Nova Zelândia. 


Antes de voltar ao país onde fora criado, ele uniu-se a Gordon Rennie para a concepção de White Trash, obra que catapultou a carreira dos dois autores. Embalada pelo sucesso desta revista, a carreira dele cresceu, lhe proporcionando trabalhos na Heavy Metal, Epic Comics e DC Comics. Nesta, desenhou diversas histórias do Lobo, sendo que duas foram publicadas aqui no Brasil, Lobocop e Manual do Caçador de Recompensas. Na 2000AD, ele desenhou apenas uma história de Chopper para a Judge Dredd Megazine britânica que teve como roteirista Garth Ennis


Glenn Danzig, fundador das bandas Misfits, Danzig e Samhaim, admirava bastante o trabalho dele e o contratou para desenvolver capas de álbuns da bandas nos anos 90. Na editora de Danzig, a Verotik, ele desenhou diversas HQ's, mas se cansou do teor erótico e ultraviolento da editora passando a dedicar-se a outras atividades na Nova Zelândia. Co-fundador da grife Illicit, passou a desenvolver design de roupas; e a criação de capas para bandas locais. Em 2001, criou Rolling Red Knuckles, que se encontra entre as primeiras animações feitas exclusivamente para a World Wide Web. Na banda Flame Job, era o cantor e guitarrista, cujas canções misturavam Rock, Heavy Metal e Punk Rock


Publicada em uma revista musical neozelandesa, a tira Switch Blade que ele criou alcançou sucesso e atraiu a atenção de Hollywood, com produtores interessados em adaptá-la para uma Animação. Mudando-se para Los Angeles no ano de 2002 para efetuar a negociação, ele não retornou à Nova Zelândia. A demora em chegar-se a um consenso fez a mesma extender-se até o ano de 2004. Quando o contrato foi assinado para a Série Animada, a excessiva demora em dois anos de negociações agravou a depressão que ele possuia anteriormente. No dia 19 de março de 2004, aos 34 anos, Emond suicidou-se por enforcamento. 


O que fica aqui nesta postagem é mais do que uma Galeria. É o registro de um quadrinhista de imenso talento que ainda tinha muito a desenvolver em matéria de Arte. Sua obra está, no entanto, eternizada, fruto de uma carreira rápida e satisfatória nos Quadrinhos. Nada conhecido o suficiente aqui no Brasil, infelizmente, dedico esta postagem também a todos que buscam uma fuga dos quadrinhistas convencionais da Marvel e da DC. Neste tributo, então, apenas tenho a lhes dizer que a cada criação aqui contida… 


APRECIEM SEM MODERAÇÃO!!! 


Saudações Inomináveis a todos vós, Realistas Leitores! 









































































💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀


Anexo I

Na Amazon, os interessados poderão encontrar Hyper-Real: The Art of Martin Emond.




💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀


Anexo II 

Esta é Rolling Red Knuckles, que teve seus dez curtos capítulos reunidos neste vídeo que encontrei no YouTube



💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀


Anexo III

E este é o trailer da Animação Switch Blade, o trabalho pelo qual tanto Emond lutou para concretizar.





💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀





Leia também:✒️O Mundo Inominável

Postar um comentário

0 Comentários