Pat Mills, O Deus Pai Dos Quadrinhos Britânicos




Inomináveis Saudações a todos vós, Realistas Leitores! 


Para muitos de vocês que não saem do eixo Marvel-DC, Pat Mills é um nome praticamente desconhecido. No entanto, para quem está habituado aos Quadrinhos Britânicos, sabe que o criador da lendária 2000AD é o grande nome dos mesmos. Tão polêmico quanto seus conterrâneos Garth Ennis e Warren Ellis, estando, a meu ver, em importância para os Quadrinhos em geral, no mesmo nível de Alan Moore, Neil Gaiman e Grant Morrison, seu trabalho não pode ser subestimado. 


Infelizmente, aqui no Brasil muito pouco do trabalho dele foi publicado. Eu só conheci o mesmo através da Juiz Dredd Megazine que a Mythos Editora publicou por aqui. Fui atrás de maiores informações sobre a carreira dele e posto a seguir uma biografia que traduzi para esta postagem. 


Slaine - Book of Scars Pinup - Dave Kendall


Mills iniciou sua carreira como sub-editor da DC Thomson & Co. Ltd, onde conheceu John Wagner. Em 1971, ambos saíram para trabalhar como freelancers e logo estavam escrevendo roteiros para as garotas do IPC e quadrinhos de humor. Depois que a DC Thomson lançou Warlord, um semanário bem-sucedido com temas de guerra, Mills foi convidado em 1975 a desenvolver um título rival para o IPC. Baseado no departamento de quadrinhos femininos para evitar a atenção dos funcionários do departamento masculino, Mills, juntamente com Wagner e Gerry Finley-Day, trabalharam em segredo para criar a Battle Picture Weekly.


As histórias de Battle eram mais violentas e seus personagens mais populares do que a tarifa tradicional do IPC, e foi um sucesso imediato. Tendo preparado o quadrinho para lançamento, Mills renunciou ao cargo de editor. Mais tarde, ele escreveu a célebre série da Primeira Guerra Mundial, Guerra de Charley. Após o lançamento do Battle, Mills começou a desenvolver um novo título masculino, o Action, lançado em 1976. A mistura de violência e anti-autoritarismo da Action se mostrou controversa e o título durou menos de dois anos antes de ser retirado diante dos protestos da mídia. Foi brevemente revivido na forma castrada antes de ser fundido na Batalha.  

Battle Picture Weekly 4

Sua próxima criação foi o semanário de ficção científica de 2000AD, lançado em 1977. Assim como em Battle and Action, ele desenvolveu a maior parte das primeiras séries antes de entregá-las a outros escritores. Ele assumiu o desenvolvimento do juiz Dredd quando o criador, John Wagner, saiu temporariamente e escreveu muitas das primeiras histórias, estabelecendo o personagem e seu mundo, antes daquele retornar.  


Em 1978, o IPC lançou Starlord, um título complementar de curta duração para o ano 2000AD. Mills contribuiu com a Ro-Busters, uma série sobre um esquadrão de desastres de robôs, que se mudou para 2000AD quando Starlord foi cancelado. Ro-Busters foi o começo de um mini-universo de histórias inter-relacionadas que Mills criaria para 2000AD, incluindo ABC Warriors e Nemesis the Warlock. O artista Kevin O'Neill esteve envolvido na criação dos três.


Starlord Annual 1981


Nemesis, em particular, apresentando um herói alienígena moralmente ambíguo que luta contra um império humano despótico, permitiu a Mills descobrir seus sentimentos em relação à Religião e ao Imperialismo. Outra vertente de seu trabalho na 2000AD foi Sláine, uma fantasia bárbara baseada na Mitologia Celta e no Novo Paganismo, que ele co-criou com sua então esposa Angela Kincaid (com quem também criou a série infantil de livros The Butterfly Children).  


Mills também participou da linha de quadrinhos de terror do IPC, dirigida a garotas como Chiller.  Ele teve pouco sucesso nos quadrinhos americanos, com exceção de Marshal Law, uma sátira selvagem de Super-Heróis publicada pelo selo Epic da Marvel Comics no final dos anos 80, desenhada por O'Neill.  Em 1986, ele editou a curta história em quadrinhos Dice Man, que apresentava personagens de 2000AD. Ele escreveu quase todas as histórias.  


Marshall Law

Em 1988, ele se envolveu no lançamento de Crisis, um spin-off de 2000AD com consciência política, voltado para leitores mais velhos. Para isso, ele escreveu a Terceira Guerra Mundial, desenhada inicialmente por Carlos Ezquerra, uma crítica polêmica ao Capitalismo Global e às maneiras pelas quais ele explora o mundo em desenvolvimento. O título durou até 1991 e lançou carreiras de talentos como Garth Ennis, John Smith e Sean Phillips.  


Em 1991, a Mills lançou Toxic!, uma revista semanal independente de cor, com um tom violento e anárquico, talvez como uma reação contra a Crise politicamente digna e um ideal de propriedade dos criadores. Muitas das histórias foram criadas por Mills e pelo co-roteirista Tony Skinner, incluindo Accident Man, um assassino que faz seus sucessos parecerem acidentes. Tóxic! durou menos de um ano, mas deu início a talentos como Duke Mighten e Martin Emond.  


Toxic! 15


Em 1995, ele ingressou no mercado francês, um dos objetivos de sua vida, com Sha, criado pelo artista francês Olivier Ledroit.  Ele continuou escrevendo Sláine, Bill Savage, Black Siddha e ABC Warriors na 2000AD, e também o quadrinho franco-belga Requiem Vampire Knight, com arte de Olivier Ledroit e sua derivada Claudia Chevalier Vampire, com arte de Franck Tacito. 


Duas novas séries, Greysuit, um agente governamental superpoderoso desenhado por John Higgins, e Defoe, um caçador de zumbis do século XVII, desenhado por Leigh Gallagher, começaram em 2000AD 1540.  Mills criou Repetidos com os artistas Clint Langley e Jeremy Davis "para desenvolver conceitos de novelas gráficas com potencial de tela grande" e o primeiro projeto é uma novela gráfica chamada American Reaper, serializada na Judge Dredd Megazine (Nº 316 em andamento em outubro de 2011). Foi escolhido por Xingu Films e Mills, de Trudie Styler, e escreveu o roteiro.  


Ele também escreveu duas peças de áudio de Doctor Who, "Dead London" (2008) e "The Scapegoat" (2009) para a Big Finish Productions, apresentando o oitavo médico e Lucie Miller. A primeira peça de áudio foi lançada como a primeira parte da segunda temporada da Oitava Doctor Adventures e a segunda como parte da terceira temporada. Em 2010, Mills adaptou uma história iniciada por ele e Wagner para Doctor Who na década de 1980 e produzida por Big Finish como "The Song of Megaptera".


Traduzido e adaptado por Inominável Ser


Recomendo a todos conhecerem melhor o trabalho deste Autor. Ao mesmo tempo, buscando a aquisição de outras visões acerca dos Quadrinhos que fogem do eixo acima mencionado. 


Saudações Inomináveis a todos vós, Realistas Leitores!


Requiem - Vampire Knight: Blood Bath Cover - Olivier Ledroit

💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀


Leia também:✒️O Mundo Inominável

Postar um comentário

0 Comentários