10 motivos pelos quais Batman & Robin é o MELHOR filme do Batman!



[Texto da tag “Escritor Convidado”, escrito por: A Doutora, originalmente publicado em:

Boa noite, pessoas.
Conversando com nosso colega Dabi (Vilão Nº1) pensei em trazer mais uma lista para vocês. Embora ele tenha citado Batman Eternamente (que também é um clássico e merece ser respeitado!), minha lista na verdade falará de sua sequência, pois a gente sabe que nunca foi (e provavelmente nunca será) feito um filme do Morcegão melhor do que Batman & Robin. Prontos para revisitar esse clássico do cinema de super-heróis? Então, vem comigo!

(Mas antes, não esqueçam de conferir minhas outras listas da série "10 Motivos pelos Quais...")
* 10 MOTIVOS PELOS QUAIS O CAPITÃO AMÉRICA É PIOR HERÓI DO MCU:



* 10 MOTIVOS PELOS QUAIS THOR: O MUNDO SOMBRIO É O MELHOR FILME DO MCU:


 * 10 MOTIVOS PELOS QUAIS ESQUADRÃO SUICIDA É O MELHOR FILME DO DCEU:



Agora sim, sem mais delongas, vamos à lista!
1- O BANE MAIS FIEL DE TODOS!


Para já começar essa lista com tudo, é indiscutível que a versão do Bane apresentada aqui é de longe a melhor do personagem, ao menos quando falamos das live-action. Ou vai dizer que as versões do Tom Hardy sombrio e realista ou aquela esquisitice apresentada em Gotham superam isso? Não, não superam.

2- AUMENTANDO A FAMÍLIA!


Após apresentar o Robin no filme passado e ele passar a ter seu nome no título, o filme vai além na expansão da Bat-família, nos apresentando também a Batgirl, um ícone de representatividade feminina em filmes de heróis. Barbara aqui é sobrinha do Alfred, se conectando de forma orgânica ao que tinha sido apresentado até então na franquia, fortalecendo assim a quantidade de vigilantes prontos para protegerem a cidade de Gotham City, que nunca se cansa de ser atacada por infames vilões.
3- DIVERSÃO PARA TODAS AS IDADES!



Após se decepcionar com a bilheteria de Batman Returns (algo que já evidenciava a relação do público com o "sombrio e realista"), a Warner decidiu dar uma guinada na franquia para que ela ficasse mais family friendly. Deste modo, numa atitude ousada por parte do estúdio, a direção passou a ser de Joel Schumacher, conhecido principalmente por dramas de guerra e filmes com temáticas adultas, para comandar a nova abordagem. E o que vemos aqui é uma diversão garantida para pessoas de todas as idades, desde as crianças com efeitos sonoros de desenho animado até piadas adultas mais subliminares e closes em bum-buns, peitos e virilhas para os adultos.

4- UM EXCELENTE AMBIENTE DE TRABALHO!


Normalmente, quando a produção de um filme se dá de forma muito conturbada e o ambiente de trabalho é estressante e opressor, isso acaba se refletindo na qualidade final do longa. É só tirarmos como exemplo o filme do Quarteto Fantástico, de 2015. Aqui pudemos ver um ambiente leve e agradável, sem stress nenhum, o que também se reflete em tela: O ambiente nos sets era tão descontraído que o que vemos são atores bem a vontade diante das câmeras, com um George Clooney brincando de fazer um Batman, Chris O'Donnel brincando de fazer um Robin, Alicia Silverstone brincando de ser Batgirl, Uma Thurman brincando de ser uma femme fatale e Arnold Schwarzenegger brincando de interpretar um vilão.

5- UM HERÓI SEMPRE PREPARADO!



Todo mundo sabe que quando falamos de Batman, seu principal poder é estar preparado para absolutamente qualquer imprevisto que possa acontecer. E em Batman & Robin isso é particularmente verdade, já que demonstrações disso não falta no decorrer do filme. Destaque para a primeira cena de confronto entre os heróis e Mr. Freeze, em que ao bater os pés (numa clara referência à O Mágico de Oz) eles conseguem transformar suas botas em patins para gelo e o já clássico Bat-Cartão-de-Crédito, com saldo ILIMITADO, fazendo com que o herói possa usar de muito dinheiro para comprar qualquer veículo ou gadgetque precise para varrer a criminalidade de Gotham.

6- UM ROTEIRO SAGAZ!


Um filme é tão bom quanto seu roteiro. E aqui não temos do que nos queixar. Para provar que tudo ali fazia sentido, os personagens vivem falando, embasbacados, o que está acontecendo, para nos situar apropriadamente. E para costurar ainda mais a trama, os vilões da Uma Thurman e principalmente o Sr. Frio vivem falando através de trocadilhos, provando que o roteiro sabia para onde levar suas histórias o tempo todo.
7- UM DIRETOR COM PERSONALIDADE PRÓPRIA!


Como dito no item 3, a Warner decidiu mudar os rumos da franquia devido à baixa recepção de Batman - O Retorno. Porém, um dos pontos que foi criticado nesse filme eram os trocadilhos e insinuações sexuais, principalmente na figura da Mulher-Gato de Michelle Pfiffer. Mas demonstrando que tem personalidade e não se curva à exigências de executivos engravatados que nada sabem de filmes de super heróis, Schumacher já começa o filme com closes em áreas íntimas dos atores ao se vestirem, além de colocar trocadilhos sexuais com a Poison Ivy sempre que possível. O resultado disso já sabemos: Sucesso absoluto!
8- TROCA DE PROTAGONISTA!


Como fã de Doctor Who, já estou mais do que acostumada com a troca de protagonistas. Mas um bom aquecimento para isso foi ter assistindo a essa quadrilogia anos antes de começar a acompanhar a vida de um(a) certo(a) viajante do tempo de Gallifrey. Em 4 filmes, foram um total de 3 intérpretes para o papel de Bruce Wayne, com cada ator trazendo um pouco de si mesmo para se diferenciar dos demais. Vale lembrar que os coadjuvantes permaneceram os mesmos, para o público ter certeza de que estávamos acompanhando continuações, e não reboots. É muita consideração conosco.

9- IDENTIDADE SECRETA RESPEITADA!


Não poderia deixar de mencionar aqui que este é o único filme dessa quadrilogia em que os vilões NÃO descobrem a identidade secreta do Batman, mantendo assim uma das principais características do personagem nos quadrinhos. A identidade secreta é levada tão a sério, que a Batgirl tem que dizer em voz alta para o Bruce que ela é, na verdade, a Barbara, pois nem mesmo nosso esperto detetive foi capaz de desvendar quem estava por trás da máscara.

10- CONSEQUÊNCIAS REAIS PARA OS HERÓIS!


Uma coisa que muitos reclamam em filmes de herói é o fato de nunca parecer haver consequências nem ameaças reais para os heróis, já que a gente sabe que dentro de uma estrutura básica de história, o mocinho vai conseguir vencer o bandido no final. Entretanto, isso não é exatamente o que acontece aqui: embora dentro da trama de fato a Poison Ivy, Bane e Mr. Freeze sejam derrotados, as consequências foram reais a tal ponto que se transpuseram elas para o mundo real: Mesmo derrotado, O Sr. Frio conseguiu deixar a franquia na geladeira por quase uma década, até ser resgatada por Nolan em 2005.
Bom, por hoje foi isso. Apresentei aqui mais 10 provas irrefutáveis de que um filme é o melhor já feito. Espero que gostem e não deixem de comentar qual momento do filme que despertou em vocês a ciência de que estavam perante uma obra-prima da sétima arte.
Trabalhando para vocês no 1º de Maio,
A Doutora.

Postar um comentário

0 Comentários