10 motivos pelos quais Thor 2 é o MELHOR filme do MCU!



Texto da tag “Escritor Convidado”, escrito por A Doutora, publicado originalmente em: https://disqus.com/home/discussion/channel-familiamarvel/10_motivos_pelos_quais_thor_2_e_o_melhor_filme_do_mcu/]


Fala, galera. Eu de novo na área. Depois de mostrar com provas IRREFUTÁVEIS de porque o Capitão América é o pior herói do MCU (que caso não tenham visto podem ver aqui: https://ozymandiasrealista.blogspot.com/2019/04/10-motivos-pelos-quais-o-capitao.html ), resolvi fazer outra lista, essa sugerida pelo colega Keith.

Agora preparem-se, pois convencerei vocês que Thor: O Mundo Sombrio é sem sombra de dúvidas o melhor filme já feito pela Marvel.

1- É UM FILME DEMOCRÁTICO!



Quando há um filme em que o personagem principal dá título à obra, logo imaginamos que ele vai carregar a história nas costas, certo? Nana nina não! Aqui vemos o quanto Chris Hemsworth é humilde e deixa todos os seus colegas de cena brilharem tanto quanto (muitas vezes até mais) do que ele, se recusando a nos dar o brilho do protagonista. E quando eu digo todos, é todos mesmo, seja o vilão ultra maquiado, um monstro de CGI genérico ou mesmo o figurante "transeunte número três". Todo mundo se destaca ao lado do boa praça Chris.

2- UM PAR ROMÂNTICO DESSES, BICHO!


Eu particularmente nunca entendi como a música "Love Is In the Air" não entrou como trilha sonora oficial de Thor: O Mundo Sombrio. O filme tem romance e química de sobra (tanta química que deixaria Walter White morrendo de inveja) com os casais que os fãs amam, sejam eles Thor e Jane Foster, Odin e Frigga, Jane com o Richard no início do filme ou ainda entre a estagiária Darcy e seu estagiário Ian, se tornando o primeiro "Inception" do romance estagiário. Como não amar isso, gente? Hein? Hein?

3- O MELHOR ALÍVIO CÔMICO DE TODOS!


Com um nome como "Mundo Sombrio", uma raça de vilões chamada de "Elfos Negros", um objetivo vilanesco de trazer a escuridão para o mundo, Thor 2 tinha tudo para ser um filme tão sombrio e depressivo quanto Batman V Superman, mas isso não acontece graças ao excelente alívio cômico utilizado no filme, sempre aparecendo nos momentos certos para quebrar qualquer momento minimamente mais dramático que o filme poderia ter. Sejam as piadas maduras de Darcy ou mesmo com demonstrações de humor físico bem mais sofisticado, como o Eric Selvig nu em plena rede nacional, o filme é diversão garantida para todas as idades!

4- MAIOR E MELHOR QUE GUERRA INFINITA!



Em todas as escalas que você possa mensurar, Thor 2 vai ser maior e melhor que o utilizado em Guerra Infinita. Não acredita? Quantas Jóias do Infinito Thanos precisa recolher para por em prática seu plano? Seis. Quantos Reinos Malekith está ameaçando? Nove. Quanto do universo Thanos quer dizimar? Metade. Quanto do universo Malekith quer cancelar a conta de luz? Todo ele. O nível de ameaça aqui é sem dúvidas, muito maior, e poucas pessoas percebem isso!

5- PROFISSIONAIS DE UMA COMPETÊNCIA INCRÍVEL, ROGERINHO!


É óbvio que um filme desse porte poderia trazer alguns problemas de bastidores, mas vocês acham que isso afetou o andamento (e qualidade) final do longa? Que nada! O que vimos foi um nível de comprometimento com o projeto que dificilmente vemos em outros lugares. O ator que fez o Fandrall no primeiro filme não voltou por problemas de agenda. Problema? Que nada, chama o Chuck para substituir! Patty Jenkings abandonou o projeto, o que causou desconforto em Natalie Portman. Problema? Que nada, ela entregou a atuação de uma carreira! Chistopher Eccleston odiou o processo de maquiagem e próteses a que era submetido para viver o vilão. Problema? Que nada, como o profissional competente que é, mostrou a que veio e nunca entendi porque mataram o personagem dele, minando assim a volta de um dos mais notáveis vilões do MCU. O que nos leva ao nosso próximo tópico:

6- UM VILÃO INCRÍVEL!


Só reclama do Malekith quem não entende a complexa construção que esse vilão recebeu já desde o roteiro sendo coroado pela atuação magistral de minha regeneração passada Christopher Eccleston. E daí que o plano do vilão é clichê e um tanto sem sentido? O maior erro é quererem humanizar demais os vilões, pois isso sempre causa confusão na cabeça do espectador, que pode sair do filme se perguntando coisas como "mas por que ele não dobrou o número de recursos"? ou "por que ele não usou esse aparato tecnológico para ajudar o povo que foi escravizado?". Algumas vezes o vilão só tem que ser mal e porque sim, sem lenga lenga. Além disso, destaco o comprometimento do ator em aprender a linguagem élfica para trazer mais realismo ao personagem.

7- FAIR PLAY COM A CONCORRÊNCIA!


Uma coisa que não podemos acusar Thor: O Mundo Sombrio é de ser desleal com a principal concorrente, DC Comics. Tanto que ele até abriu mão de excelentes profissionais para cedê-los aos estúdios da Warner: Seja Patty Jenkings, que dirigiu Mulher-Maravilha, ou o já citado Zachary Levi, que hoje está brilhando na pele de Shazam! E os fãs cabeça de bagre ainda querendo alimentar uma rixa que visivelmente não existe.

8- AMEAÇA MAIS GLOBAL!


Outro ponto que devemos destacar em Thor 2 é que, diferente do primeiro filme ou do que a mitologia do personagem sugere, nada de enfrentar ameaças em um único reino não, seja ele Midgard ou Asgard (e dentro do primeiro ainda o recorte específico da ameaça ser SEMPRE nos EUA). Aqui o que temos é praticamente um road movie pelos nove reinos, mostrando toda a extensão da ameaça de Malekith.

9- "SEM RESSURREIÇÕES DESSA VEZ"!


Um dos momentos mais altos de Vingadores: Guerra Infinita, é quando Thanos mata o Loki e diz a icônica frase "Sem ressurreições dessa vez", deixando algumas pessoas um pouco mais impressionáveis estarrecidas com o nível de ameaça do vilão (que, repito, é menor que a de Malekith!). Ora, essa frase só pôde ser dita graças a qual filme? Isso mesmo, Thor: O Mundo Sombrio, em que Loki finge a sua própria morte e assume o lugar de Odin. Thanos JAMAIS poderia mostrar a que veio se não fosse esse filme!

10- UM DOS MELHORES PLOT TWISTS JÁ FEITOS!


Se tem um filme que deu o que falar foi Thor: O Mundo sombrio, principalmente porque quando achávamos que a trama já estava resolvida e era só subir os créditos, temos aquele plot twist que ninguém (nem o Mercúrio) viu chegando que foi o Deus da Trapaça assumindo a forma (e o lugar) de Odin como o Rei de Asgard, nos deixando roendo as unhas de o que aconteceria a seguir. Parecia até final de temporada de seriado, e que outro filme já fez isso, hum?

Como vocês puderam ver, Thor: O Mundo Sombrio é o melhor filme já feito dentro do MCU, deixando qualquer outra franquia no chinelo. O filme é tão bom, mas tão bom que tive que deixar vários outros motivos de fora, mas tenho certeza de que estes selecionados já são o suficientes para fazerem vocês enxergarem a preciosidade que é esse filme.

Agradeço a leitura,

A Doutora.