10 motivos pelos quais Esquadrão Suicida é o MELHOR filme do UEDC!



[Texto da tag “Escritor Convidado”, escrito por A Doutora, publicado originalmente em: https://disqus.com/home/discussion/channel-familiamarvel/10_motivos_pelos_quais_esquadrao_suicida_e_o_melhor_filme_do_uedc/]


Normalmente a esta hora eu estaria dormindo, mas como a insônia resolveu me atacar esta noite e não tinha nada melhor para fazer, resolvi aproveitar para trazer mais uma lista para vocês.

Continuando minha jornada com minhas listas de "10 motivos pelos quais...", agora vou fazer uma envolvendo o universo da DC, assim não serei acusada de ser Marvete. Essa lista, na verdade, foi uma sugestão do colega Gus.
Caso queiram acessar minhas outras listas, os links seguem abaixo:


  
Bom, sem mais delongas, vamos às dez provas IRREFUTÁVEIS de que Esquadrão Suicida é o melhor filme da DC Comics já feito!

1- UM PLANO OUSADO!


Toda a base do filme está sedimentada num plano ousado e instigante da Amanda Waller: Reunir um grupo de desajustados para "enfrentar a próxima ameaça nível Superman", o que além de nos dar o senso de continuidade entre as tramas, ainda nos segura na poltrona perante a imprevisibilidade dos acontecimentos. Como uma maluca com um taco de baseball nos ajudaria numa ameaça nível kryptoniana? Não faço ideia, mas esse é o pulo do gato: Nos deixar engajados com o que vem a seguir.

2- UMA HISTÓRIA DE AMOR!



Quem acha que Esquadrão Suicida seria só mais um blockbuster descerebrado de super-heróis enganou-se redondamente e teve uma grata surpresa com o filme. Além de ter ação, o filme conta com altas doses de drama e romance, seja no arco do Coringa indo resgatar o amor de sua vida ou do Flagg tendo que conter a grande ameaça do filme que possuiu o também amor da sua vida.

3- REPRESENTATIVIDADE COM GENTE FEIA!



Embora o filme ainda apresente alguns personagens que seguem o padrãozinho de Hollywood, como Margot Robbie, Will Smith e Cara Delevingne, o filme apresenta também altas doses de representatividade de pessoas, digamos... fora dos padrões. Seja na figura do Killer Crock, do El Diablo ou do Capitao Boomerangue, se você, assim como eu, também for uma pessoa feia, estará mais do que representadx nesse filme. #uglypeoplematters

4- UMA EDIÇÃO TOTALMENTE EXCELENTE!



Os não iniciados na sétima arte podem dizer que a edição é corrida, confusa ou picotada. Mas basta um olhar mais atento para perceber que na verdade a edição é um dos maiores trunfos do filme, alongando cenas que deveriam ser rápidas, e cortando cenas que deveriam ter maior desenvolvimento, provocando assim uma quebra de expectativa e nos colocando na mente distorcida desses sujeitos que integram o time de vilões.

5- UM FILME SOBRE FAMÍLIA!



Um dos principais plots usados no cinema é a tentativa do protagonista em encontrar o seu lugar no mundo. Isso pôde ser observado recentemente em Shazam!, situado nesse mesmo universo. E se a busca por uma família é o mote deste filme, isso visivelmente só foi possível graças ao Esquadrão Suicida, que usou desse mesmo plot antes. A cena do bar só coroa essa busca, quando o grupo finalmente se une como a família que é, percebendo que eles são melhores juntos, que eles se completam. E tudo isso com eles se conhecendo há menos de 24h, imagina onde essa relação poderia ter ido se o filme fosse mais longo? O maior erro de Esquadrão Suicida é que ele acaba!

6- O MELHOR CORINGA DE TODOS!


Os saudosistas de Jack Nicholson e Heath Ledger adoram menosprezar o Coringa interpretado por Jared Leto, mas a verdade é que esta é a melhor versão do personagem, e eu posso provar: Leto pega toda a essência do personagem e o reinventa para os dias de hoje. Nada de personagens caricatos aqui que usam ternos roxos e flor que espirra ácido. Não, aqui o Coringa é um gângster que usa armas de fogo e facas, se mostrando uma ameaça muito mais real, e portanto, mais relacionável com o público. A prova do quanto essa versão é um sucesso é o fato da Warner estar lançando este ano um filme solo do personagem com outro ator. Porque se fosse com o Leto, faria tanto sucesso que ela teria que parar de fazer inúmeros filmes do Batman e passaria a ter que fazer inúmeros filmes do Coringa.

7- SENSUALIDADE NA MEDIDA CERTA!



Seria muito fácil criticar o filme pela hipersexualização das personagens femininas, mas novamente um olhar mais atento percebe que as vestimentas usadas pela Arlequina e a vilã Magia fazem completo sentido dentro da trama: A primeira por usar uma roupa despojada que casa bem com sua personalidade, e a segunda por ser uma bruxa milenar que se veste à caráter com o que tinha disponível na época. E não podemos acusar David Ayer de sexismo, pois ele também nos oferece cenas de El Diablo sem camisa, sem contar que ele passa a maior parte do filme de regatinha branca.

8- NÃO SUBESTIMA A INTELIGÊNCIA DO PÚBLICO!



Um dos maiores trunfos de Esquadrão Suicida é assumir que seu público está sempre um passo a frente. Desse modo, muitas elipses narrativas e informações vitais podem ser ocultas sem problema nenhum, pois ainda somos capazes de acompanhar a história perfeitamente. E se algum ponto ficou meio mal explicado, desculpe, mas foi você que não entendeu. O roteiro não tem nada a ver com isso.

9- SENSO DE URGÊNCIA E PERIGO!



O que mais vejo por aí é gente fazendo piadinhas com o "deus Amarra" pois o personagem chega e já morre, mas vejo poucas pessoas ressaltando sua importância para a trama: Ele demonstra o quanto Amanda é perigosa e está disposta sim a sacrificar qualquer um ali que desacate as ordens dela. Desse modo, o filme inova pois nosso time de vilões não apenas arriscam a vida ao enfrentar os vilões que são piores que eles, como também o próprio governo que os recrutou é uma ameaça real. Eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo/Sem saber o calibre do perigo/Eu não sei de onde vem o tiro.

10- ELES SÃO HERÓIS!



O filme trabalha com um plot twist super interessante, ao nos apresentar esses personagens como vilões, pessoas erráticas que cometeram atos questionáveis, para nos ocultar o fato de que eles são, na verdade, heróis incompreendidos. Tanto é que eles salvam o mundo (El Diablo até se sacrifica pela sua nova família - querem ato mais heróico que este?) do domínio da Magia. Ela estava usando aquele feixe de luz que dava para ver globalmente, e me respondam: Batman apareceu para investigar o que estava acontecendo? Não! Mulher Maravilha? Nunca nem vi. Flash? Correu para longe do raio, isso sim. Aquaman? Devia estar falando com peixes. No fim das contas, quem fez o serviço e resolveu a parada toda foi o time de "vilões".

BÔNUS- O FILME GANHOU UM OSCAR!



Eu não queria apelar para esse item, mas não podia deixá-lo de fora. Por isso ele entra como um extra. Todo mundo aqui sabe que o Oscar é o mais prestigiado prêmio do cinema internacional. Um filme ser laureado com tal honraria eleva automaticamente seu status perante os concorrentes do gênero. E com certeza o Oscar de Melhor Maquiagem ajuda a reconhecer (não que precise) essa obra como a maravilha cinematográfica que ela é. Olhem a foto e digam se não foi merecido.

É isso pessoas, mais uma lista com provas irrefutáveis está feita. Assim como Thor 2, espero ter conseguido abrir os olhos de vocês para a qualidade que muitos teimam em não ver, pois este sim é o verdadeiro filme grande demais para mentes pequenas.

Insoniamente,

A Doutora.