Um vilão do Batman que voltou recentemente aos holofotes foi o Pinguim, graças à série homônima estrelada por Collin Ferrel. Porém, esse é um personagem que vez por outra ganha evidência. Obviamente, o Pinguim não tem tanta exposição como o Coringa, mas eu diria que, depois do Coringa e da Mulher-Gato, talvez seja o vilão do Batman mais conhecido perante o grande público, que conhece o Cavaleiro das Trevas e seus vilões, mas não é leitor de HQs. Meu finado pai mesmo tinha o Pinguim como seu vilão preferido do Batman, e a referência dele era a série de TV dos anos 60.
Como o Pinguim voltou a ficar em evidência, estão falando muitas baboseiras sobre o personagem recentemente. Um famoso youtuber de quadrinhos aí disse que o Pinguim foi criado tendo como base figuras antissemitas, o que é uma baita de uma imbecilidade para se dizer, uma vez que o personagem foi criado por três judeus norte-americanos, Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson, na Detective Comics no 58, de 1941. Na verdade, a grande inspiração para o Pinguim foi o personagem Arsène Lupin, o Ladrão de Casaca, criado por Maurice LeBlanc. Oswald Cobblepot, o Pinguim, é uma versão mais “enfeiada” e caricata de Lupin, digamos assim. Pelo menos em seu início, uma vez que o Pinguim surgiu como um ladrão elegante, que se achava um cavalheiro. Claro que não tardou para o personagem tornar-se popular em outras mídias, como as versões de Burgess Meredith para a série de TV dos anos 60, de Danny DeVito para Batman – O Retorno e de Robin Lord Taylor na série Gotham.
Na série Pinguim do streaming Max, uma das personagens coadjuvantes que têm mais destaque é a mãe do Pinguim, chamada na série de Francis Cobb, interpretada por Deirdre O’Connell. Engraçado é que o próprio Pinguim não é chamado de Oswald Cobblepot na série, mas apenas de Oz Cobb. No entanto, o nome verdadeiro da mãe dele nas HQs é Esther Cobblepot. Esther era uma mãe superprotetora que sempre obrigava o pequeno Oswald a andar com um guarda-chuva, pois seu pai havia falecido de pneumonia após pegar chuva. Infelizmente, o jovem Oswald era vítima frequente dos outros garotos da vizinhança, que zombavam dele por ser feio e sempre andar com guarda-chuvas. Isso criou um ódio e um ressentimento em Oswald, que o motivou a ser criminoso. Pinguim é um vilão criado pelo bullying. Na série Gotham, a mãe do Pinguim chama-se Gertrud Kapelput e é interpretada por Carol Kane.
No entanto, a primeira parente do Pinguim que apareceu nos quadrinhos foi sua tia Miranda. Em uma história publicada nas tiras de jornais do Batman nos anos 40, o Pinguim pede a ajuda de Batman e Robin para que eles não deixem Miranda descobrir que seu sobrinho na verdade é um criminoso, pois para ela o Pinguim levava uma vida honesta. Também há os filhos de Oswald, que são inúmeros e de mães diferentes. Os mais famosos são Ethan Cobblepot e os gêmeos Addison e Aiden Cobblepot. Deve-se também destacar Cotovia, que é a motorista e amante do Pinguim.
Enfim, esse post tratou mais de algumas curiosidades sobre esse tradicional vilão do Batman, conhecido por todos e que está em evidência por causa da série. Longa vida a essa ave de rapina de Gotham. Sem dúvida, um dos grandes antagonistas do Cavaleiro das Trevas.
0 Comentários