A reunião que poderia ter sido um e-mail...



Para quem me conhece de outros posts, sabe que eu trabalho em uma grande empresa como analista... ou pelo menos tento, pois a cada cinco minutos é a PORCARIA DE UMA PESSOA ME LIGANDO OU AGENDANDO REUNIÕES DESNECESSÁRIAS! Eu até já postei sobre isso no blog antes, educadamente, como desabafo.

Como autista, meu relacionamento com outros seres humanos é complicado. Não que eu não goste de ser sociável, muito pelo contrário, eu amo as pessoas! Amo cada uma delas. Mas elas me estressam mais que o normal. Eu me sinto exatamente como o Azarão, que uma vez escreveu:

"Poderei tomar antidepressivos pelo resto da vida (espero que não), que continuarei depressivo; assim como o alérgico a poeira pode tomar Celestamine até morrer, mas continuará alérgico ao pó. Porém, em ambiente livre de partículas em suspensão e ácaros, embora sua doença permaneça, seus sintomas não se manifestam.

É o meu caso. Descerei depressivo ao túmulo, e nenhum tarja preta mudará isso, mas longe da choldra ignóbil, da plebe ignara, da geração nascida e amamentada pelo ECA e por uma LDB paulofreirista esquerdista de merda, leniente e permissiva que só, verdadeiras cartilhas de criar delinquentes, meus sintomas se amenizam. E muito."

Link original da postagem:  https://ozymandiasrealista.blogspot.com/2023/06/a-sustentavel-porem-chata-pra-cacete.html

A diferença entre o caro compadre e eu é que comigo isso se passa com as multidões em geral e não apenas com petistas ou nascidos da geração Z.

Mas voltando ao assunto original, não sei se você também passa por essa adorável situação de ter o seu trabalho interrompido por pessoas que não tem A MÍNIMA AFINIDADE COM O TECLADO DO SEU MALDITO COMPUTADOR E INSISTEM EM LIGAR PARA FALAR O QUE PODERIA SER UM E-MAIL OU MENSAGEM, então resolvi pesquisar para coletar dados, fatos, verdades que comprovem que essas pessoas atrapalham a produtividade. E bingo! Eu achei. Então, fiz o que mais gosto de fazer: escrevi um texto sobre isso! Vou compartilhá-lo aqui na íntegra com vocês, vai que seja útil...

Os especialistas da Harvard Business Review (Sim, da HARVARD, a mais conceituada faculdade do MUNDO, me entendeu??), descobriram a maravilhosa estatística de que 70% das reuniões são mestres em sabotar a produtividade dos coleguinhas. Incrível, não?

Mas espere, não perca as esperanças ainda! Como é que a gente faz alinhamentos, revisões de status e todas essas coisas chatas que chamamos de "trabalho em equipe" sem entregar todo o valor? Vou te contar um segredo ou dois que peguei nos manuais de Scrum (não é tipo um nome de super-herói?) e nos cursos sobre métodos ágeis (nada mais emocionante que falar de ágeis, certo?)

Olha, só uma ideia brilhante: que tal passar informações por canais que não envolvam toda uma congregação de pessoas sonolentas? E-mail? Chat? WhatsApp? Eles estão aí só esperando por você, mas quem sou eu pra dizer isso, não é mesmo?

Ah, lembrando que, se o seu par de trabalho não respondeu seu e-mail na hora, ó alecrim dourado, tenha certeza que não é porque ele está dormindo, brincando ou fumando. É porque, assim como você, ELE TRABALHA. O que é prioridade para você pode não ser para ele. Assim como você tem seus afazeres, ele tem os dele. Então, nada de achar que é o centro do mundo e ligar 10 segundos após a mensagem pedindo pra ele lê-la, ok? Seja paciente.

Não se preocupe, tem mais! Tem um zilhão de aplicativos tipo Trello, Ms. Planner e outros que parecem nomes de bandas indie. Eles podem salvar sua vida ao te mostrar o status dos processos e atividades da galera. Não, não é magia, é só tecnologia.

Ah, as famosas Daily Meetings. Reuniões de alinhamento de 15 minutos (sim, quinze MINUTOS, NÃO QUINZE HORAS, ok?), porque todos sabemos que o relógio é implacável. E você responde as perguntas clássicas: "o que você fez ontem para o projeto (ou para a equipe)? O que você vai fazer hoje? E, claro, como evitar que as tragédias de ontem se repitam?".

E você aí, também já teve o privilégio de participar de uma daquelas reuniões que poderiam ter sido um e-mailzinho camarada? Vamos trocar figurinhas sobre como resolver essa situação que todos nós amamos tanto? Compartilha aí, se você ainda tiver energia!



Postar um comentário

0 Comentários