Depois de décadas ausente da mídia dos quadrinhos, finalmente o espião mais famoso do mundo volta a ter uma HQ, escrita pelo genial Warren Ellis e desenhada por Jason Masters e publicada pela Dynamite. No Brasil, foi publicada pela editora Mythos em encadernado capa dura. Ellis faz um Bond mais próximo dos livros e dos filmes do Daniel Craig. Ou seja, basicamente, ele é um assassino frio. Apesar de romancearem o personagem, na realidade a profissão dele é matar pessoas, como agente 00.
No enredo deste arco, chamado VARGR, depois de vingar a morte de 008, Bond é designado por M a fechar os casos de seu colega. Como espólio de 008, Bond tem de investigar as origens de uma droga que está entrando no Reino Unido, mas que na verdade é uma arma biológica. O interessante é que é mostrado que Bond é realmente uma relíquia da Guerra Fria e que os agentes 00 realmente são bem raros hoje em dia. Tanto que ele chega na representação do MI 6 em Berlim e a menina de lá fica excitada por ver um agente 00.
Entretanto, na realidade, Kurjak é que é o Bond vilão dessa história e quer matar o espião para acobertar seu esquema. Ele também é meio ciborgue. O vilão conta com o auxílio da letal Dharma Reach, uma assassina ex-fuzileira dos Estados Unidos, com braços mecânicos, e de Bryan Masters, um psicopata imune a dor que é capanga do vilão. Nessa história, a Bond girl é vilã. Sim, vilãs também são categorizadas como Bond girls.
Como o universo de espionagem de
James Bond é, por falta de uma palavra melhor, fantástico, uma história com
ciborgues não é tão absurda. Na verdade, eu diria que as histórias de Bond
seriam histórias de espionagem pouco ortodoxas e que se prendem a alguns
arquétipos. A caracterização de Bond por Warren Ellis está muito boa, e ele
segue cínico, irônico e fumando um cigarro atrás do outro. Bond também é um
assassino bem frio nessa versão. Nos livros, ele mata os inimigos, mas vê-se
que às vezes fica incomodado com isso. Nessa HQ, ele mata sem titubear. Está
uma máquina de matar. E também não pega ninguém. Tem zero Bond transas. Quando
ele ia pegar a Dharma, ela tentou quebrar o pescoço dele. Veremos se na próxima
aventura Bond se sairá melhor. Nota 8,5 de 10.
0 Comentários