Review- Batman & Superman: Batalha dos Superfilhos

 



Fala meus amigos!

Como de costume, iremos falar sobre essa animação que "ninguém dava nada" visto ainda que esse ano (precisamente desde outubro passado) o personagem Jon Kent acabou caindo em uma polêmica.

Essa animação trata-se de (uma das) primeiras animações do UDC (não sendo história alternativa ou experimentos) que lida com o 3D.

Lembrando que essa animação NÃO FAZ PARTE DO "TOMORROWVERSE" ok? é uma animação autocontida que pode ser assistida livremente sem introduções, funciona sozinha. Falemos dela!

Se tem uma coisa que irrita qualquer fã do Superman é que em toda história nova ou recomeço o cara precisa mostrar o destino de Krypton logo no começo. Mesmo não sendo produtos de origem, isso não dá mais cara! Mas enfim, nesse caso aqui ajudou pois seria a introdução de dois elementos importantes á trama. O primeiro dele sendo uma "revisão" da trajetória do Superman (mais ou menos como a série Superman e Lois fez também) pra explicar em que ponto de sua história a gente está e também pra nos apresentar Jon Kent, seu filho.

Eu só pontuei que a cena do desastre do planeta irrita, porque nesse mesmo ano vimos isso em "SuperPets". 

Mas enfim, a história parte da premissa que a família Kent ainda não disse sobre a herança de Jon, seus possíveis poderes... etc.

De maneira que (de maneira livremente adaptada) vemos Jon descobrir sobre seus pais, seus poderes, e como Superman e Lois (e também o Batman) irão lidar com isso.

Tudo de maneira ágil, a animação parece emular o traço (os trajes, penteados e cores) dos quadrinhos da época do Rebirth.


Mesmo não sendo ipsis litteris o material do Peter Tomasi, você sente o "ambiente" ali. 

Tipo, com essa animação, não há necessidade de se fazer a animação "Superman e Filho" (adaptando o arco do Tomasi) entende?

Superman e Batman estão com seus visuais base clássicos, e o engraçado como a voz do dublador americano tenta emular a voz e os trejeitos de Henry Cavill, isso é muito legal.

Quando Damian Wayne aparece na história, ele mostra porque "valeu a pena esperar", e porque ele é uma contraparte igualmente interessante, fazendo contraponto á todo o "bom mocismo" e "escoteirismo" de Jon Kent, quase uma dinâmica Tony Stark e Hulk no primeiro Vingadores.

Damian é um personagem bem divisivo nos quadrinhos, é 8 ou 80, mas quem curte, ama muito e quem odeia... odeia muito.

O personagem tem aquele quê de arrogante das Hqs do Grant Morrison assim como aquele tom de "moleke malvado" das próprias histórias do Tomasi.

Por incríveis Uma hora e 19 min (apenas) temos toda uma dinâmica da relação de amizade/aliança entre Jon e Damian.

SPOILERS médios a seguir.


O Vilão do longa, veio junto da nave de Superman quando veio de Krypton, e é ninguém menos que.. Starro o Conquistador, que... CONTROLA A MENTE DA LIGA DA JUSTIÇA E DOS VINGADORES E DOS MAIORES LÍDERES POLÍTICOS DA TERRA, INCLUSO O PRESIDENTE... LEX LUTHOR!

É mole???

De maneira que temos tantas frentes, Jon querendo ser criança, tendo sua vida, (escola, bullyng etc) e ainda descobrindo seus próprios poderes, enquanto as coisas vão acontecendo a mil por hora e seu único possível amigo/rival é a única pessoa que pode ajuda-lo.


O nome "Batalha dos Superfilhos" não poderia ser mais acertado, uma vez que temos os heróis da Terra controlados e quebrando o pau contra os dois garotos.

Essa animação parece uma junção das duas animações "Superman e Batman" baseadas nas HQs do Jeph Loeb, mas apenas os aspectos que deram certo e funcionam.

Por ser uma animação que parece "familiar" (pelas vozes e visuais clássicos) tem se muitas cenas e diálogos que remetem á filmes e também a quadrinhos. coisas tipo o anel de Kryptonita, o fato de que a fortaleza da solidão tem o conhecimento das "28 galáxias" (similar ao filme de 78), a nave do Superman é similar ao visual original de 1938 (um foguete vermelho e azul com aparência mesmo de foguete, similar a um míssil.) uma menina vê Superman voando com seu filho ao lado e um avião (igual a cena de Lois num trem no filme de 78.) 


Não é um pecado "inovar" (contar uma história nova apresentando um personagem novo) jogando no "seguro" simplesmente fazendo grandes batalhas com ótimas cenas de luta e cenas de ação. Lembrando que: por ser 3D não se vêem certos "bugs" (ou defeitos da animação) como quando nas últimas animações da DC a arte (mesmo que por alguns segundos) parece oscilar em qualidade.

Tudo o que ocorre ali são elementos de ótimas grandes histórias da DC.

. Terra Invadida

. Heróis brigando entre si

. Superman controlado

. Torre de Vigilância destruída

. Luthor Presidente

. piscadelas pro fã.

Assista o quanto antes, baixe e veja se possível na linguagem original. e Vá sem medo.

Nota: 8,5



PS: Krypto tem a melhor cena da sua vida.


Postar um comentário

0 Comentários