InuYasha - Volume 1 - Review - A grande saga de Rumiko Takahashi

 

InuYasha é um dos grandes mangás de Rumiko Takahashi, célebre mangaká, autora de obras como Ranma ½, Maison Ikkoku, Uresei Yatsura e outros. Provavelmente, InuYasha é o mangá de Rumiko mais conhecido e bem-sucedido no Ocidente, graças ao anime que foi bem popular, chegando a romper a bolha otaku no início dos anos 2000. Por aqui, foi exibido no Cartoon Network, no extinto bloco Toonami, e na Globo, na TV Globinho, antes de o Conanda decretar a resolução que proibiu as propagandas de brinquedos na TV aberta, o que causou o fim da programação infantil na TV aberta. Mas isso é uma longa história.

A editora JBC já tinha publicado antes o mangá no início dos anos 2000 em formato meio tankōbon, mas agora está republicando no formato kanzenban, com mais páginas, papel de melhor qualidade, sobrecapa etc., para justificar o preço mais alto, de 64,90. Sim, já aviso que essa nova edição de InuYasha não está barata, e a JBC optou pelo formato mais luxuoso porque ironicamente deve ser o que dê menos prejuízo, em razão de o mangá ser longo, com 56 volumes, e perdurar de 1996 até 2008.


E, para quem não sabe, qual o enredo de InuYasha? Basicamente, é a história da garota Kagome, que cresceu em um templo xintoísta, com sua mãe, irmãozinho e seu avô, que é um sacerdote cheio de histórias que ninguém leva a sério. No dia em que completa 15 anos, ao tentar ir atrás de seu gato, que entrou no poço oculto do tempo, ela é atacada por uma mulher-centopeia e levada para o Japão feudal, pois o poço é uma passagem que transcende o tempo.


Lá, ela dá de cara com o youkai InuYasha, selado por uma flecha e dependurado em uma árvore. Cinquenta anos atrás, já na época do Japão feudal, tinha sido selado pela jovem sacerdotisa Kikyou, ao tentar roubar a Joia de Quatro Almas, a qual poderia transformá-lo em um youkai completo. InuYasha é complexado porque é um meio-youkai, pois sua mãe era humana.


Kagome é capturada pelos moradores da vilã e levada à sacerdotisa Kaede, irmã de Kykyou. A velha surpreende-se com a semelhança física da garota com sua irmã, mas nesse mesmo momento a mulher-centopeia aparece e tenta atacar Kagome, atrás da Joia de Quatro Almas. Para a surpresa de todos, a joia revela existir dentro de Kagome, e, nesse interim, InuYasha desperta. A jovem é obrigada a retirar a flecha que selava InuYasha, que destrói a mulher-centopeia sem maior dificuldade, graças a seu golpe, Garras Retalhadoras de Alma.

InuYasha, por sua vez, tenta se apoderar da Joia de Quatro Almas, mas Kaede consegue colocar um colar benzido no meio-youkai, que o subjuga sempre que Kagome diz a palavra “senta”. Não demora muito para que surja um youkai gralha atrás da Joia de Quatro Almas; ele realmente consegue se apoderar da joia, mas Kagome e alveja com o arco de Kikyou e a Joia de Quatro Almas é despedaçada em vários fragmentos. Esse é o mote do mangá: InuYasha e Kagome devem ir atrás de todos os fragmentos da joia, antes que youkais e humanos mal-intencionados se apoderem deles. Kagome por fim consegue encontrar o caminho do poço que a permite voltar a seu tempo e à sua casa, e assim pode transitar entre dois mundos.


Ao conseguirem pôr as mãos em um dos fragmentos da Joia de Quatro Almas, InuYasha e Kagome enfrentam a oni Yura dos cabelos invertidos, que dá certo trabalho para a dupla. Porém, a primeira ameaça mais séria que enfrentam é quando surge Sesshoumaru, o irmão mais velho de InuYasha. Sendo um youkai completo, Sesshoumaru é bem mais forte e poderoso que InuYasha, e ele está atrás do paradeiro do túmulo pai de ambos, para se apropriar da espada Tessaiga. Para conseguir seu objetivo, Sesshoumaru não tem escrúpulos em usar a imagem da mãe de InuYasha.



Como protagonista, InuYasha é o típico anti-herói que vai mudando de personalidade até se tornar um herói improvável, mas que mantém suas características de alguém convencido, orgulhoso e irascível. A relação entre ele e Kagome passa de hostilidade e desconfiança de ambas as partes para amor. O estilo de Rumiko Takahashi é inconfundível; apesar de ser um mangá shonen de luta, seus personagens tem o característico traço “bonitinho”; não à toa, InuYasha é um mangá/anime bem popular entre as meninas. Rumiko desenvolve bem seu roteiro, apesar de depois enrolar bastante no desenvolvimento da história, e também vários personagens começam a aparecer, tornando InuYasha uma saga longa e até complexa.


Quem não tiver paciência de ler o mangá, pode ir atrás do anime, que está disponível no catálogo da Amazon Prime Video. E ainda tem a sequência, Yashahime Princess Half Demon, em que as protagonistas são as filhas de Sesshoumaru e InuYasha, que está disponível da HBO Max. Quem não assina nem a Amazon Prime nem a HBO Max pode procurar esses animes na “Locadora do Paulo Coelho” que vale muito a pena. Como nota para o primeiro volume do mangá, dou nota 8 de 10. Leitura bem divertida.

 INUYASHA


✒️ ROTEIROS: Takahashi, Rumiko
✏️ DESENHOS: Takahashi, Rumiko
💬 NÚMERO DE EDIÇÕES: 88 capítulos em 8 encadernados
🏆 EDITORA: ??
📁 FORMATO: CBR
⚖️ CRÉDITOS ÀS EQUIPES: ??
📚 ZIPS: Ozy_R @PacksdoOzy
📆 ANO DE PUBLICAÇÃO: 1996 – 2007 ??
👊SINOPSE: Kagome Higurashi, uma menina japonesa de aparência delicada, está procurando seu gato quando é puxada para um misterioso poço em sua casa, na qual é cercada de histórias que ela nunca tinha prestado atenção e é capturada por uma mounstrosa Mukade Jourou (youkai centopéia). Durante a confusão, Kagome é transportada para o Japão antigo, a Sengoku Jidai. Lá ela se depara com um garoto hanyou (meio- youkai) chamado Inuyasha, que foi lacrado ali por uma poderosa miko (sacerdotiza) chamada Kikyou que o lacrou por causa da Shikon no Tama (joia de quatro almas).



 

Postar um comentário

0 Comentários