Batman Vs Superman - A Origem Da Justiça: Seis Anos

 







O Porquê Da Minha Defesa De Batman Vs Superman - A Origem Da Justiça


Inomináveis Saudações a todos vós, Realistas Leitores!


Aos 24 de março de 2022, Batman Vs Superman: A Origem Da Justiça completou seis anos de sua estréia nos cinemas brasileiros dividindo até hoje opiniões, gerando até hoje acaloradas discussões, fazendo nascer até hoje nascerem textos como ele a falarem dele até hoje... Afirmo, segundo as linhas de minhas convicções e visões, que uma obra artística comprova verdadeiramente todo o seu valor com o passar do tempo, de forma positiva para os que aceitam-na e de forma continuamente negativa para os que rejeitam-na. Toneladas de outros filmes foram lançados desde 2016, dentro e fora do Gênero aplicado a esta obra, com alguns alcançando a marca de bilhões de dólares na bilheteria. Irregularmente, a DC no Cinema continuou produzindo filmes com o seu imenso portfólio de personagens e o Coringa de 2019 é o que mais comercialmente rendeu frutos para ela. Porém, nem mesmo Coringa é objeto de tópicos de discussões no meio dos cinéfilos apreciadores dos universos advindos dos Quadrinhos. Batman Vs Superman é o único filme a moldar diversas batalhas discursivas pela Internet, principalmente entre nós, brasileiros.


Teorizo que a marca do Autor seja a extrema responsável pela permanência deste filme na seara das discussões. Zack Snyder eternizou sua assinatura em uma obra que ousou demais e pagou um preço que lhe é até hoje cobrado. Ao ter tido a permissão para ousar dentro da linguagem das adaptações de personagens dos Quadrinhos, ele acrescentou aos mesmos elementos particularmente diversos de suas naturezas habituais. No Snyderverso há mais cinzas e sombras do que o espetáculo colorido de piadinhas e dancinhas da Marvelândia dos filmes seguidamente iguais. Sendo diferente dos demais filmes do Gênero e divergindo radicalmente da estética meramente vendedora de pipoca, refrigerante e brinquedos da Senhora Disney, Snyder construiu um sólido filme que se isola dos demais com seres superpoderosos e vigilantes urbanos desprovidos de Poderes. Aqui se encontra o Batman do Snyder, o Superman do Snyder, o Lex Luthor do Snyder, a Mulher-Maravilha do Snyder... E é nisto que residem os problemas apontados no filme pelos que até hoje não compreenderam plenamente isto, apesar de conhecerem o Conceito do Multiverso.


Uma coisa tipica de quem lê Quadrinhos é querer que os personagens queridinhos sejam adaptados à risca em Mídias como o Cinema, a Televisão e o Streaming. Acho muito natural essa preocupação, mas o Fã deve compreender que a aplicação das Possibilidades Multiversais, de variadas visões para cada Ser Ficcional, deve se tornar a preocupação das Equipes envolvidas na concepção de uma obra adaptativa. Particularmente falando, eu não apreciaria assistir a uma ou duas ou dezenas de cópias xerocadas das histórias que até hoje já li adaptadas para outras Mídias. São diferentes linguagens, facultando múltiplas necessidades de inovações e/ou inserções de situações e posicionamentos que dêem um novo olhar sobre um personagem. Não valeria nada assistir, por exemplo, a um xerox do Superman de Christopher Reeve, a um xerox do Batman de Michael Keaton, a um xerox do Luthor de Gene Hackman ou a um xerox da Mulher-Maravilha de Linda Carter. Isto ocorrendo, promoveria algo que, no mínimo, nem poderia ser chamado de filme, mas de uma farsa saudosista das mais estúpidas, tolas e desnecessárias.

Por ser algo muito particular, portando visões únicas de personagens clássicos, Batman Vs Superman continuará incomodando a quem discorda do Snyder. Por ser de uma natureza muitas vezes hermética, requerendo do espectador um conhecimento muito acima do comum sobre Quadrinhos, continuará sendo um filme atacado por aqueles que não arriscam grandes vôos pela Nona Arte e não passam das leituras básicas. Pelo sombrio que dialoga com a nossa sombria época "civilizada", encobrindo de trevas até mesmo o tão luminoso Superman e a tão positiva Mulher-Maravilha, vai continuar sendo um alvo de ataques daqueles que incompreendem, por má vontade ou imbecilidade mesmo, o que acima falei acerca das Possibilidades Multiversais. Motivos e motivos e motivos existem para que este filme seja atacado, menosprezado, desprezado e odiado neste ano de 2022 tanto quanto havia em 2016. Ainda estarão discutindo sobre ele em 2116. Ainda estarão brigando por causa dele em 2222. Uma Profecia que aqui faço dentro de uma simples linha de raciocínio sobre a longevidade deste filme tão destacado da enxurrada de produções do Gênero até este ponto da primeira metade do Século XXI.

Eu conheci o Ozymandias por causa de artigos meus publicados em um dos meus inomináveis espaços virtuais, O Mundo Inominável, e que republiquei aqui no blog. Minha opinião de 2016 continua a mesma em 2022 e continuarei a defender este filme com o coração, a mente, as unhas e os dentes. Muitas das minhas opiniões sobre diversos assuntos mudaram nesses seis anos, eu mesmo mudei significativamente para algo que não sei definir ainda e nem tenho vontade de definir. Definições deixo para o que ouço, leio e assisto; e me lembro até hoje do impacto que me causou Batman Vs Superman no dia em que o assisti no cinema. Impacto descrito nos textos que escrevi listados no início deste Artigo. Impacto exercido ainda em mim de modo intensamente incisivo. Impacto que me influencia e que se repetiu em meu retorno a uma sala de cinema com o The Batman de Matt Reeves.

O título de meu primeiro texto sobre este filme se apropriou de um meme ainda hoje usado de uma maneira literal: Um Filme Grandioso Demais Para Mentes Pequenas. Em um recente comentário aqui no blog, falando sobre o mesmo, assim defini o filme: Um Filme Sombrio Demais Para Mentes Alegres E Festivas. É isto que, existencialmente, Batman Vs Superman: A Origem Da Justiça se propõe a ser arriscada e acertadamente ao mesmo tempo. Para você e tantos outros, pode ter sido um fiasco. Para mim e tantos outros, produziu uma rara obra cinematográfica. E nessa guerra de opiniões eterna, continuamente falaremos do filme, como faremos na área dos Comentários desta postagem aqui no blog.

A Arte, quando expressa de modo bem feito, permanece para ser exaltada ou destruída peremptoriamente. Obra da Sétima Arte inspirada na Nona Arte, o filme aqui discutido neste Artigo dialoga com dita afirmação minha.

Saudações Inomináveis a todos vós, Realistas Leitores!


💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀



Leia também:✒️O Mundo Inominável



Postar um comentário

0 Comentários