TOP 10 MELHORES “SUPERMAN” DA CULTURA POP

 


TOP 10 MELHORES “SUPERMAN” DA CULTURA POP

 

Um dos heróis mais subestimados de todos, ironicamente é o Superman. Apesar de ser um dos personagens mais icônicos da cultura pop, principalmente no gênero de super herói, muitos fãs criticam o homem de aço, dizendo que ele é chato porque é “perfeito”, “muito bonzinho” e incapaz de fazer o leitor se relacionar com seu drama. Esses argumentos foram tantos que muitos escritores chegaram até tentar “modernizar” o Superman, tornando-o mais sombrio, violento e deprimido, o que apenas provocou os fãs que já gostavam do herói, vendo essas ações como uma completa descaracterização do Superman do que uma melhora em suas histórias.

Na minha opinião sempre fui contra essa ideia de que o Superman é chato pelo fato dele ser um personagem bondoso, otimista e heroico. Não só tem várias histórias fantásticas dele que provam o contrário (ex: Superman vs a Elite, Paz na Terra, Grandes Astros), assim como muitas boas adaptações do personagem em outras mídias que respeitam a sua essência  (ex: Superman Série Animada, Superman & Lois), mas acho meio hipocrisia falar mal do Superman por esses detalhes considerando que muitos outros personagens adorados pelos fãs apresentam essa personalidade otimista e heroica e não sofrem as mesmas críticas que o último filho de kripton.

Para demonstrar isso, esse é o meu top 10 melhores “Superman” na cultura pop

10) Goku


Embora muitos considerem o protagonista de Dragon ball tendo sido inspirado pelo personagem principal da história mitológica “jornada ao oeste”, dá para notar também inspiração no Superman. Além da origem de ambos serem idênticas (ambos são sobreviventes de um planeta que foi destruído), Goku é retratado como um guerreiro pacífico e gentil. Claro que ele não tem problema em matar seus oponentes, mas, em muitas ocasiões, oferece a eles a chance de desistirem e até mesmo poupa a vida de alguns quando tem chance, como o caso de Piccolo e Vegeta, dando a eles a chance de poderem treinar e se tornar fortes, criando um laço a partir do desejo mútuo de continuarem a evoluir como guerreiros.

9) Visão (MCU)


Um dos meus personagens favoritos do MCU é o Visão. Além de manter seu desejo de querer aprender com os humanos como nas hqs, o Visão do MCU possui uma certa inocência e um desejo genuíno de ajudar as pessoas. Isso é demonstrado no Wandavision, onde ele tem vários momentos que destacam sua preocupação com os outros seres vivos, seja ele fazendo companhia a Wanda após a morte do Pietro, dialogando com o Visão Branco ou até mesmo descobrindo a verdade sobre o Nexus e, mesmo com o corpo sendo destruído, implorando para os agentes da SWORD salvarem os civis. Ele pode até ser um androide mas é um dos personagens mais humanos do MCU.

8) Samurai Jack



Uma das melhores séries animadas de todas é Samurais Jack, a história de um samurai que enviado pelo feiticeiro do mal Aku, para um futuro apocalíptico, colocando o destemido guerreiro numa jornada para encontrar uma forma de voltar ao passado e derrotar Aku. Apesar de ter muitas chances de realizar seu desejo, Jack acaba falhando não apenas por causa das armações de Aku mas também devido ao seu próprio senso de justiça. Ao ver inocentes em perigo, Jack sempre abria mão da chance de voltar para casa para poder salva-los. O que importava pra ele não era voltar para casa e derrotar Aku, mas fazer isso da forma certa, sem abrir mão da vida de seus amigos ou de seus ideiais.

Até mesmo no final da série, quando Jack consegue obter sua vitória sobre Aku, ele sofre uma grande perda, demonstrando como fazer a coisa certa nem sempre é fácil e até mesmo a mais nobre das ações pode ter consequência pessoais.

7) Carter Grayson/ Ranger Lightspeed resgate Vermelho


Power Rangers Lightspeed Resgate não chega a ser uma das melhores temporadas de Power Rangers, mas tem seus pontos fortes como o foco nos rangers sendo não só guerreiros que lutam contra monstros mas também heróis que arriscam suas vidas para salvar pessoas de perigos e danos colaterais das lutas. Essa temática é perfeitamente personificada no líder da equipe, Carter Grayson. Antes mesmo de ser um ranger, Carter já era um “herói”, um bombeiro que sempre se arriscava pelo bem das pessoas, inspirado pelo desejo de querer ser como o misterioso bombeiro que salvou sua vida.

Essa motivação não só tornar Carter um personagem bastante relacionável (afinal, tal como nós, fãs de filmes e hqs, ele sonha em ser como seu herói de infância) mas o fato dele ser apenas um bombeiro que foi escolhido para ser um ranger demonstra como o verdadeiro heroísmo não vem dos poderes mas sim do altruísmo e determinação da pessoa em querer ajudar os outros.

6) Avatar Aang



Outra série animada elogiada por muitos é Avatar a Lenda de Aang. Um dos pontos que torna essa animação tão marcante é o desenvolvimento dos personagens. No caso do Aang, ele é introduzido como um pacifico monge do ar que descobre ser a reencarnação do Avatar, estando destinado a manter o equilíbrio no mundo. Mesmo com essa revelação, Aang não tinha interesse em ser o Avatar ou uma entidade acima das pessoas. Ele queria apenas ter uma vida normal, se divertindo com os outros garotos. É seu desejo de proteger seus amigos que o motiva a seguir em sua missão para encerrar a guerra contra a Nação do Fogo. Nessa jornada, um dos maiores dilemas que o Aang confronta é o que acontecerá quando ele confrontar o Senhor do Fogo Ozai, com o jovem se recusando mata-lo, mesmo com seus amigos e até mesmo as encarnações anteriores dizendo-lhe que essa é a única maneira.  Isso torna o final do seu conflito muito mais inspirador, com Aang usando o conhecimento que obteve para aplicar uma técnica arriscada em Ozai, privando-o de sua dobra ao invés de mata-lo. Ao invés de encerrar a guerra por meio da violência, Aang foi capaz de salvar o mundo preservando seus ideais como um monge do ar e o avatar.

5) Aldebaran (Hasgard) de Touro


Lost Canvas na minha opinião é um dos spin off mais injustiçados de todos, tendo muitos personagens carismáticos e bem desenvolvidos, principalmente os Cavaleiros de Ouro. Embora meus favoritos sejam caras como Deuteros de Gêmeos e o Manigold de Cancêr, um cavaleiro bem legal é o Hasgard de Touro. Seu momento de maior destaque na série foi sua luta contra o Especto Kagaho de Benu. O interessante da luta é como o cavaleiro de Touro ataca o espectro violento não apenas com seus golpes mas também com suas palavras, apontando as diferenças ideológicas de Kagaho para os outros espectos, deixando cada vez mais furioso. Tudo isso levou ao momento impactante onde Kagaho, tendo sido atingido pelo “Supernova Titânica”, a técnica mais poderosa do Cavaleiro de Touro, confronta Hasgard por não ter acabado com sua existência e o defensor de Atena responde dizendo que Kagaho no fundo não é uma pessoa má, fazendo seu adversário sair do santuário frustrado por sua compaixão. Mesmo sendo um cavaleiros de maior força física, Hasgard (ou como ele se intitula, Aldebaran) provou ter uma grande sabedoria e não apenas musculo.

4)  Luke Skywalker


Um dos maiores exemplos de jornadas do herói é a do protagonista da franquia Star Wars, Luke Skywalker.  Conforme ele foi um jovem fazendeiro para um cavaleiro jedi e membro da Aliança Rebelde. Luke se deparou com seu o grande desafio ao descobrir que Darth Vader era seu pai. No duelo final dos dois, mesmo após seus mestres terem tido que matar Vader é a única forma de salvar o universo, com seu pai tendo rejeitado seus pedido para deixar o lado negro e com a raiva o corrompendo, Luke conseguiu demonstrar força de vontade o bastante para não sucumbir ao ódio, escolhendo confrontar o imperador como um Jedi do que cometer os mesmos erros de seu pai. Seu ato foi tão inspirador que até mesmo Vader, o maior vilão da franquia, conseguiu forças para finalmente se voltar contra o imperador, dando sua vida para salvar seu filho.

3) Shazam


Um dos heróis que é mais comparado com o Superman é o Shazam. Os criadores dele chegaram até mesmo sofrer processo devido as semelhanças entre o homem de aço e o grande queijo vermelho. Contudo, apesar de uns pontos semelhantes, Shazam também apresenta elementos que o tornam único e ao mesmo tempo fiel a essência de figuras heroicas como Superman. Uma delas é sua origem: Ao contrário de Clark Kent, que teve uma infância normal com seus pais no Kansas, Billy Batson teve uma vida difícil, sendo um órfão que perdeu os pais ainda jovem e foi expulso de casa por seu tio ganancioso, forçando-o a viver nas ruas. Teria sido bem fácil pra ele se tornar uma pessoa rancorosa, porém não foi o caso. Mesmo vivendo em condições tão ruins, Billy foi capaz de preservar a bondade em seu coração, mesmo com a maioria das pessoas o ignorando e tratando-o como um moleque de rua. É essa força de vontade do Billy em ser uma boa pessoa que o torna digno de ser o campeão de Shazam.

2) Capitão América


Homem Aranha pode ser o herói mais icônico da Marvel mas o Capitão América é quem representa o coração do universo Marvel. Embora tenha começado como apenas uma figura de propaganda americana na Segunda guerra mundial, o Capitão passou por uma grande mudança quando foi reintroduzindo nas hqs atuais (leia-se anos 60) da Marvel. Ele passou a ser um homem fora do seu tempo, um herói que tinha lidar com o fato dele viver numa época onde as coisas não são mais preto e branco, inimigos não são apenas alemãs, mas pessoas de que qualquer parte do globo, incluindo do próprio Estados Unidos, o que já chegou a deixar o próprio Steve desiludido. No entanto, mesmo diante dessa situações, Steve não abriu mão de seus valores, continuando a lutar não pelo governo americano mas sim pelo sonho. Seja anos 40 ou a atualidade, Capitão América continua sendo um dos heróis mais relevantes de todos, agindo como um modelo que muitas pessoas, seja americano ou estrangeiro, inspiram em se tornar.

1) Noturno


Um dos meus heróis favoritos de todos, assim como um dos meus membros favoritos dos X-men, é o Noturno. O motivo disso é pelo fato dele ser praticamente um demônio com um coração de um anjo. Diferente dos seus colegas de equipe, Kurt é o que mais dificuldade de se misturar com os humanos devido a sua aparência demoníaca e muitas das vezes ele acaba sendo alvo do preconceito das pessoas, que o usam como um exemplo de como os mutantes são monstros. Somando isso com toda sua origem, dele ser filho dos vilões Azazel e Mistica, e sua infância difícil sendo perseguido pelas pessoas, seria muito fácil assumir que o Kurt se tornaria um vilão ou um anti-herói que nem Wolverine... mas não foi o caso.

Tendo passado um tempo numa igreja, Kurt virou um homem religioso, com uma fé poderosa. Ao invés de sucumbir ao ódio, ele opta por perdoar aqueles que lhe fazem mal e continua a ajudar a todos e lutar pela coexistência pacífica entre humanos e mutantes. Até mesmo Wolverine foi inspirado pela fé e otimismo de Noturno, desenvolvendo uma forte amizade com o elfo azul.

Ciclope pode ser o líder da equipe e Wolverine pode ser o personagem mais popular mas Noturno é quem representa a verdadeira essência do que é ser um x-men, assim como o que torna personagens como Superman e outros citados no top tão especiais: Ele é um herói quase mantém fiel aos seus valores altruístas, reconhecendo sua relevância mesmo diante as críticas dos outros, agindo como um símbolo de esperança contra o pessimismo da realidade.

Então é isso, Quais outros heróis vocês consideram tendo personalidade inspirada pelo superman? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões nos comentários abaixo...



 

Postar um comentário

0 Comentários