"QUATRO CAPITÃES AMÉRICA"?!? - "OUTROS EMPUNHARAM O ESCUDO?!?" - MAS COMO!?!? (Parte 2)

Na primeira parte desta matéria começamos a considerar a importância do escudo na vida do Capitão América e também o fato de ter havido pelo menos QUATRO capitães oficiais! Nesta segunda parte veremos outros que empunharam o escudo...Então vamos lá, não deixe de ler a conclusão!




Na postagem anterior...Vimos alguns dos "portadores do escudo", incluindo alguns que foram oficialmente sancionados pelo governo americano para substituírem Steve Rogers; vimos aquele que faz parte de um lado sombrio da história dos super soldados e curiosamente um mutante! A partir de agora veremos outros, alguns já conhecido dos leitores atuais e um...inesperado!


Então, vamos lá: 


MAJOR VICTORY (VANCE ASTRO)




"Meu nome...M-meu nome é...Eu sou Vance Astrovik. Eu sou Major Victory dos G-guardiões da Galáxia. Por favor, a-alguem pode me dizer quando estou??"


Alguém que começa um dialogo assim, não pode ser alguém normal, certo? E na verdade não é! Vance Astrovik é um enigma temporal ambulante. Só para se ter ideia ele tem duas linhas de tempo no MCU (pelo menos até agora e que seja de meu conhecimento) . Em uma delas ele se torna membro dos Novos Guerreiros depois que seus poderes mutantes se manifestam, chega a se tornar membro dos Vingadores...


Mas, em outra linha temporal, ele cresce para se tornar um astronauta, se aventurando no espaço e lutando contra a raça Badoon. Nesta linha do tempo ele acaba se juntando aos Guardiões da Galáxia, em um futuro distante. E agora é que as coisas se complicam...


Em 3016, Vance e os Guardiões tiveram de voltar no tempo por causa de um inimigo do futuro de Thor (eu disse que complicava) chamado Korvac. No presente, o grupo logo encontra Thor (o desta época) e os Vingadores, tornando-se inclusive membros honorários...


Como já estava "aqui" (no presente), Vance tenta a convencer seu eu mais jovem a não seguir o mesmo caminho que ele. Graças aos poderes do Vance mais jovem, que se manifestaram naquele momento, o Vance do futuro conseguiu mudar a vida de seu eu mais jovem, claro criando uma nova linha do tempo (não entendeu? Leia de novo...devagar...).


De volta ao futuro, no ano seguinte (3017), Vance encontra o escudo do Capitão América e passa a empunhá-lo como símbolo e lembrete de seus heróis, os Vingadores...


SUPERMAN (!?!?)




Mais uma vez caminhamos por "terreno pantanoso", porque a história que envolve o acontecimento pode ou não ser canônica. Mas, evidentemente não poderíamos deixar de lado, pois vez por outra nos deparamos com a imagem acima postada em algum lugar, geralmente com a velha e nada boa briga entre marvetes e dcnetes (eles mesmo se chamam assim, não tenho nada com isto!)


A 'coisa' começa com um ataque no mínimo inesperado as duas equipes de heróis: Vingadores e Liga da Justiça. Os Vingadores são atacados por Starro e a Liga por Terminus...A partir dai tudo vai ficando mais estranho, parecendo que as realidades dos dois universos distintos DC/Marvel estão se mesclando. As 'visitas' vão se tornando cada vez mais frequentes...


É quanto a Liga é procurada pelo Grão Mestre e os Vingadores por Metron. Cada equipe é informada por seu visitante que devem reunir 12 objetos místicos, aquela que perder terá seu universo destruído! A partir daí, como diz o Coisa: "Tá na hora do pau!". Claro que por trás de tudo havia um outro plano em andamento. Felizmente, nem todos engoliram a história de Metron e Grão Mestre...Porém, não sei se melhorou, pois isto terminou na linha de revistas "one-shot": "AMALGAMA", uma das piores coisas que já li! 


Caso queira ler a história que resulta na imagem ilustrativa do tópico, basta baixar o arco de revistas através de uma das opções abaixo: 


BAIXAR: clique aqui     BAIXAR OU LER ONLINE: clique aqui



JOHN WALKER




Agora já estamos pisando em 'solo conhecido' da maioria, não só por causa dos quadrinhos, mas também por causa da série "Falcão e Soldado Invernal". Particularmente, acho esta uma péssima fase das histórias do Capitão, tendo inclusive me feito parar de lê-las...


Tudo acontece porque o Capitão América, ficou...desiludido (pelo amor de Deus!) com o governo por perceber corrupção em seu meio e em suas ordens. Assim, em uma decisão que poderia ter sido drástica (se ele já não o tivesse feito antes) desistiu do 'manto' do Capitão América...(Engraçado que naquela história bem ruim "Guerra Civil" ele chutou o 'pau da barraca' desobedecendo o governo...)


Iniciou-se então a busca por um novo Capitão. John Walker, que já operava com o nome de "Super Patriota", manipulou a coisa para ser o escolhido. Além disto era mais 'capacho' do governo  que Steve...Mas, como na série de TV, o cara era emocionalmente instável e violento! Como se não bastasse também era vingativo. Resultado: tornou-se uma 'dor de cabeça' para os politicos e uma ameaça a sociedade.


Steve Rogers, que agora operava com o codinome "O Capitão" (consequência de ideias de roteiristas que querem deixar seu nome marcado, sem considerar a reação do publico), teve de entrar em ação e deter o agora incontrolável Walker (engraçado é que o personagem ficou popular e a Marvel inventou uma história para 'limpar' a ficha do personagem - você pode ler aqui). Logo após: surpresa! Steve recuperou seu manto, voltou a ser o Capitão América (mesma coisa que aconteceu com Batman em relação a Azrael...)


BUCKY BARNES




JAMES BUCHANAN "BUCKY" BARNES, foi o ajudante e parceiro do Capitão América durante a Segunda Guerra Mundial. Estavam sempre juntos, se fosse hoje, haveria a clássica insinuação de homossexualismo...Os dois, o capitão e Bucky foram dados como mortos em 1945 ao confrontarem o Barão Zemo (história super clássica!). 


Este personagem era considerado um daqueles poucos que a Marvel nunca ressuscitaria. Mas, o escritor Ed Brubaker resolveu mostrar que era sim possível trazer o carinha de volta. Assim, em 2006, Bucky voltou! Mas, não como o amigo e companheiro do Capitão dos áureos tempos da guerra...não, nada disto! O cara volta, com uma personalidade modificada por lavagem cerebral, agora ele era o temível assassino conhecido como, Soldado Invernal!!


Mas, a ficha de uma pessoa não esta assim tão suja que não possa ser limpa, certo? Principalmente nos quadrinhos. Desta forma, eventualmente Bucky conseguiu vencer seu condicionamento psicológico, recuperando suas memórias e seu espirito heroico. A coisa funcionou tão bem, que até quando Steve foi considerado morto (outra vez!), logo após o fim dos eventos de "Guerra Civil". Bucky substituiu Steve Rogers, como o Capitão América...Por que não Sam? Pelo mesmo motivo de Isaiah Bradley...



SAM WILSON




SAM WILSON, começou sua história com o Capitão América no passado remoto, quando o Caveira Vermelha trocou de corpo com Steve Rogers e o mandou para uma ilha prisão. Para que não conhecêssemos o verdadeiro rosto do Caveira, o Capitão fez uma maquiagem com lama e plantas da ilha (!?!?), naõ correndo o risco de alguém reconhece-lo. Nesta ilha ele conhece Sam e o treina em combate, depois disto Sam assume a identidade do Falcão e passa a lutar ao lado do Capitão. Não é assim que voces conheciam? É porque a origem já deve ter sido mudada (não leio Capitão há algum tempo, lembram-se?). 


Enfim, os dois são amigos e parceiros há muito, muito tempo! Tanto que o próprio Capitão escolheu a dedo, como seu substituto a Sam! Por que? Bem, desta vez ele não estava desiludido ou morto, desta vez o soro do super soldado havia sido sugado de seu corpo (uma coisa absurda, já que a esta altura o soro já havia se fundido ao seu organismo...mas, estamos nos quadrinhos, certo?) e como consequência ele havia envelhecido! 


Como Capitão América, Wilson chegou a trabalhar com os Vingadores, inclusive na época daquele arco péssimo "Império Secreto" (desculpe se você gostou...ainda bem que não estou sozinho!). De qualquer forma, o pouco que li desta fase, mostrava que Sam enfrentava bastante resistência por parte dos políticos e do público, por ser negro. Até que, como sempre, Steve pegou o manto de volta (não sei nem porque o fica largando!). 


STEVE ROGERS! 




O que? Por que coloquei o próprio Steve na relação de personagens que carregaram o escudo? Ora, porque se você ler com mais atenção esta matéria verá que Steve esteve (desculpem o trocadilho, mas não resisti) 'indo e vindo' durante muito tempo! Morreu em 1945, foi encontrado e descongelado pelos Vingadores (durante este tempo 3 pessoas assumiram seu lugar!). Depois ficou 'desiludido' com o governo ( e eu poderia jurar que foi mais de uma vez) e largou o emprego de Capitão...


Recuperou o cargo. rebelou-se durante o evento "Guerra Civil", levou um balaço na porta do Tribunal de Justiça. Foi substituído. Voltou dos mortos depois que se descobriu que não era ele o morto. Assumiu outras identidades durante este período, voltou novamente ao antigo 'cargo'. Teve o super soro sugado, passou o manto. não sei como se recuperou, mas pegou o escudo de volta de Sam. Virou nazista perdeu o escudo, recuperou novamente. E agora esta cruzando o pais em busca do escudo roubado...Ufa! Ele foi o que mais perdeu e recuperou o escudo. Nada mais justo que estar em primeiro lugar! 


E assim, caros leitores, chegamos ao fim da saga de 'quem carregou o escudo do Capitão América'! É possível que voce que esta lendo, lembrou-se de alguma outra pessoa ou ocasião em que o escudo trocou de mãos. Então diga ai nos comentários, quem sabe não aparece uma parte 3...





Postar um comentário

0 Comentários