A "gourmetização" das Hqs é uma MERDA.

 


Essa porra custa R$99,90.






HQ dos X-Men Quinzenal custando 24,90 por 120 páginas. 


Bom, anteontem saiu o catálogo da Panini, e seus "novos" ajustes de preços. Aliás, não é a só a editora Panini que faz uso da prática de preços elevados, a editora Devir, Mythos, Pipoca e Nanquim, entre outras também não possuem preços justos e condizentes com a realidade brasileira.

Antes de comentar, gostaria de que você deixasse nos comentários a sua opinião acerca disso. É muito importante para mim

Hq da Jessica Jones de 128 páginas custando 29 conto...

Já vimos esse filme ... Onde o luxo detonou no mercado de HQs, e veja bem ... Não tem nem 20 anos! Um dos motivos para a editora abril perder os direitos dos super heróis, foi devido a série Premium, que custava 9,90 em 2000 onde o salário mínimo custava mais ou menos 100 e poucos reais. Será que o mercado vai se matar pela boca da mesma? Acredito que sim. Sei que meu Instagram é pequeno, e não tenho tanta voz, mas eu estou fazendo minha parte. O que muitos "influenciadores" de quadrinhos, até fazem ... Mas só ficam na pincelada. "Ah está caro... Nossa, mas com o descontinho Amazon a gente consegue o valor justo (Que no fim das contas é o preço que a hq deveria custar no preço de capa) Eles vão comprar e você que se foda, no sentido literal da palavra. Existem exceções como o Canal do Colecionador, o Central HQs do Fernando e o Eu Leio Gibi do querido amigo, João.
Superman 17 (2002) custando R$9,90.

Dadas as perspectivas, gostaria de fazer um exercício de reflexão com vocês. O mínimo salário no Brasil atualmente é de R $ 1045,00 reais, é pouco, eu sei. Pense agora uma pessoa que ganha em torno de 2 remunerados, são 2090 reais. Aplique agora em todas as despesas de uma casa, e veja se quanto sobra para um hobbie, que em sua ORIGEM sempre foi barato e acessível para todas as camadas sociais, volte para o ano de 2020 e aplique esse exercício mental. Se o camarada que tem que pagar as contas e todas as despesas da casa, possui um orçamento de no máximo 40 reais para comprar hqs, e são muitas pessoas nessa condição, e eu estou incluído nesse grupo. Vocês acham realmente que essa pessoa possui como condições financeiras de acordo uma publicação mensal que antes já estava cara a 9,90 devido a "GOURMETIZAÇÃO" indevida, e que agora passará a custar em torno de 18/20 reais, e são páginas, certo? Com um adendo, papel bom e capa cartonada, claro... Como se isso fosse a coisa mais necessária em uma HQ, e não seu conteúdo em si.
Os Vingadores 21, que é ruim pra dar bicuda... custa R$9,90 e em 2021 fica mais caro ainda.


Se você pensar, a Panini está te fudendo com gosto, 160 páginas a 24,90 e 112 páginas a 24,90. 😃


Aparentemente o mercado de hqs hoje é dominado pela "elite" o que é uma grande mentira. Mas na ótica de muitas editoras o que o consumidor mais quer é o luxo. Claro, por isso eu prefiro gastar 200 reais em uma HQ do que pagar minha conta de Luz.

Não vou ser hipócrita e dizer que eu também não gostaria de ter um capa dura, ou um material luxuoso nos meus gibis, mas espera... Será que em grande parte das publicações isso é necessário? Não, não é. Gostaria que as editoras viessem aqui e falassem, mas creio que isso não vai acontecer. Sei que algumas editoriais tem foco no luxo, mas... Esse Luxo, não está mais caro do que devia não!? É um desabafo, mais uma vez. E a minha ótica em como aos poucos vamos perder leitores, e fãs dessa mídia, pois entre comprar uma camiseta, ou duas mensais e gastar R$32,00 reais... Me desculpe, eu fico com a camiseta. Parafraseando o JR da família Nona Arte, eu não ando com a HQ no corpo, a camiseta eu usaria todos os dias.

HQ do Pipoca e Naquim. (148 páginas) 
Caro pra caramba.

O Engraçado é que essas editoras que eu tirei como exemplo, estão com os preço equivalentes aos da Panini, o engraçado é que os da Panini deveriam ser mais baratos, pois a tiragem e o público deles é maior, vai entender... Certeza que os bonitos querem se igualar em preço com essas outras editoras.

HQ excelente, mas cara pra cacete também, tô ganhando em dólar agora? 


Não entro em mérito de Omnibus, mas penso que o conteúdo ali poderia facilmente sair em "mensais" papel jornal e afins, iria vender bem mais, e com uma tacada do marketing (o que as editoras não tem, com excessão de algumas.) Esses materiais venderiam bem mais, e porque? É barato, e acessível e digamos o material ali é consagrado, e caso a pessoa opta pela publicação luxuosa, ela pode pagar o valor mais alto, dada as proporções. Você podem dizer que o aumento é o dólar, o papel está caro a tiragem é menor e afins... Será que é só isso mesmo? Eu duvido. Cara, onde já se viu um encadernado do Lanterna Verde extremamente procurado custar 189 reais, em minha realidade de leitor de gibis de muitos anos, não existe.

Omnibus do Quarteto Fantástico do Byrne com 1092 páginas custando R$349,90.


Cara, capa cartão custando 44,90... É Titãs e isso vende, olhe acima... Supergirl com mais páginas custando 36,90... A Panini te fazendo de palhaço.



A Mensal da Mulher Maravilha que eu acompanho, agora custa R$20,90 e se tornou bimestral. 

Existem aqueles que irão dizer: "A única coisa que deve ser acessível é revista mensal"  Ou seja, leia qualquer merda aí, é barato e a única que vc pode pagar, as coisas boas saem caríssimas e só uma meia dúzia pode ler. Não cara!!!! Todo mundo deveria ter o direito de ler os clássicos, mete um papel jornal e capa mole nessa merda e deixa acessível, e quem quer o luxo, que compre os encadernados. Imputar que o cara sem tanta grana deve ler somente mensal é tão mesquinho, as hqs não foram criadas para ser artigo de luxo não, foram feitas para todos, e hoje em dia... Não são todos que possuem o privilégio de ler.

Existem outros que irão dizer: "É só não comprar" Hahaha meu amigo, não é assim que funcionam as coisas. Todo mundo, bom... ao menos quem gosta, deveria poder ter a chance de ler as grandes hqs clássicas, pode ter o capa dura, mas que exista também o capa cartão ou o papel "vagabundo" o contéudo é o mesmo.

Bom... Feito meu desabafo, gostaria de agradecer a você que leu até aqui, comente a sua opinião acerca desse aumentos abusivos. Estou no instagram também, publico sempre pequenas resenhas e fotos de quadrinhos. @bluehcomics

O "Bendito" do catálogo para você dar uma olhada: Panini.






Postar um comentário

0 Comentários