Identidade Secreta - O lado humano do Superman



Identidade Secreta - O lado humano do Superman

 

O final dos anos 80 e inicio anos 90 foram um período de drásticas mudanças no mundo das hqs e na perspectiva das pessoas em relação ao conceito de super heróis. Com a ascensão dos anti-herói e personagens violentos com moralidade mais questionável, muitos personagens conhecidos por seu heroismo e personalidade amigável e otimista foram criticados pelo publico, que passaram a vê-los como chatos ou obsoletos e suas histórias sendo bobas e sem profundidade. 



De todos esses heróis "escoteiros", o mais prejudicado de todos foi o Superman. Embora seja o personagem mais icônico das hqs, reconhecido por todo mundo (incluindo quem nem lê quadrinhos), muitos escritores e artistas  demonstram dificuldade de fazerem histórias boas e memoráveis dele, devido a essa ideia furada de que ele é um personagem com "o qual os fãs não conseguem se relacionar", que o fato dele ser tão poderoso e "perfeito" os impede de fazer histórias  num mundo atual. Consequentemente, a popularidade dessa ideologia é tão grande que a própria DC, em resposta, chegou a se aproveitar de eventos como os Novos 52 para recriar o ultimo filho de Kripton com uma abordagem bem mais sombria, mostrando um Superman mais sombrio, violento e angustiado, Isso também se refletiu nos filmes, como mostrado pelo Superman do Cavill em MoS e BvS. Em ambos casos, essa representação do Superman causou uma divisão entre os fãs. Enquanto alguns aceitaram de boas, outros, incluindo eu, não curtiram devido ao fato da DC ter feito essa mudança a custo da personalidade otimista e heroica do Superman que definiram durante todos esses anos.

 


Mas será realmente impossível fazer boas histórias do Superman no mundo difícil dos dias atuais?

 


Minha resposta pra isso: NÃO. Apesar das dificuldades, tiveram casos, como Superman do Tomasi ou recente Superman do Tyler Hoechlin e do Brandon Rough no Arrowverso onde Superman foi bem representado e os criadores souberam  mostrar que o personagem ainda funciona nos dias de hoje. Um desses exemplos que demonstra isso é a hq "Superman Identidade Secreta". Escrita por Kurt Busiek  e com os desenhos de Stuart Immonen, essa elseworld acabou sendo uma história emocionante, apresentado uma versão diferente do Superman mas preservando os elementos clássicos da versão original e destacando o que torna Superman um personagem tão humanizado e relacionável.

 




Como foi que Busiek conseguiu fazer isso? Bem... vamos descobrir...

 

WHAT IF... SUPERMAN EXISTISSE NO MUNDO REAL

 


Como está descrito no titulo acima, a história de Busiek explora a ideia do que seria o mundo se o Superman existisse na vida real. Não me refiro ao Superman existir parecido com o nosso, como é o caso dos Watchmen ou do Batman do Nolan, mas sim no mundo real, onde o Superman e os outros super heróis  são só personagens de quadrinhos.

 

Nesse caso, a história se foca num jovem também chamado Clark, devido a semelhanças que ele tem  com o homem de aço, o que o torna alvo de bullying e gozação dos colegas da escola. Um dia, ele acorda e descobre que possui poderes parecidos com os do Superman, o que o inspira a seguir o exemplo da criação de Siegel e Shuster e também se tornar um herói. No entanto, conforme ele embarca nessa jornada, ele vai descobrindo as dificuldades de ser um super humano na realidade e o efeito que isso tem em sua vida pessoal.

 

A HUMANIDADE DO HOMEM DE AÇO

 


Como eu disse, muitos criadores, incluindo os editores da própria DC, julgam o Superman um personagem ultrapassado, sem capacidade de funcionar na época atual, mas as tentativas deles de "modernizar" o Superman acabaram sendo alvo das criticas de fãs insatisfeitos com a abordagem sombria dada ao herói. Nesse caso, qual é o motivo desse fracasso? Onde que os escritores estão errando ao fazer história do Superman?

 

A resposta para isso se encontra em uma palavra-chave: FOCO. A maioria dessas pessoas focam-se mais nos poderes do Superman, pensando nas cenas de ação e lutas pra entreter o publico, enquanto outras se preocupam em mostrar o lado alien do Superman, retratando-o como um alien poderoso mas solitário, que carrega o peso do mundo nas costas e é incapaz de se conectar com os outros. Todos esses casos em tornar o Superman relacionável falharam porque os escritores focaram-se mais nesses aspectos e não no ponto que torna o Superman humano: O homem por trás do herói.

 


Tal como o que torna Homem Aranha tão famoso é seu alter ego de Peter Parker e seus dramas pessoais, o mesmo é o caso do Superman. Sua essência é o fato dde ser apenas um cara do Kansas, criado por pais simpáticos, que o educaram a ser uma boa pessoa e usar seus dons para fazer o bem para os outros. Identidade Secreta representa isso melhor que qualquer outra história, com a maior parte do tempo  sendo dedicada não ao Superman salvando o dia o batendo num vilão, mas sim nas situações do cotidiano do Clark Kent e os dilemas que ele se depara conforme sua vida heroica começa interferir em sua vida pessoal e vice versa.

 

Na primeira edição é mostrado um Clark ainda adolescente, descobrindo sobre seus poderes e começando sua jornada como um herói misterioso, que age escondido,  considerado revelar sua existência ao publico ou não e as consequências que poderiam ocorrer caso fizesse.

 


A segunda edição mostra Clark já adulto, sendo um escritor, conhecendo e se apaixonado por Lois Chaudhari, o que faz o herói questionar se ele deveria revelar seu segredo para ela ou não, visto que ele percebe que o governo está começando uma busca pelo seu alter ego.

 


A terceira edição mostra Lois ficando grávida e a preocupação que isso traz no Clark, temendo que sua família acabe prejudicada por sua vida heroica, resultando nele tomando uma decisão para proteger seus entes queridos.

 



Por fim, a quarta edição mostra um Superman bem mais velho, agindo como um mentor para suas filhas, que também estão desenvolvendo poderes, passando seu legado para a nova geração..

 


A passagem de tempo nessas 4 hqs também foi uma ideia genial do Kurt Busiek, pois fortalece ainda mais a conexão do Superman com os leitores, permitindo que cada um deles, seja criança, adolescente ou adulto, consiga se relacionar com as fases da vida do Clark.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 



Claro que muitas das ideias exploradas nessa hq foram utilizadas em outras versões da origem do Superman, como o fato dele não ser bem recebido pelo governo e ter que conquistar a confiança deles. Mas o que torna essa história tão especial é os elementos humanos. As cenas de ação não são grandiosas  e Superman não tem que salvar o mundo de um super vilão ou um invasor alienígena. Porém, isso tudo é compensado pelo drama pessoal do Clark e como ele equilibra  sua vida heroica e sua vida normal, mostrando como a humanidade dele vem das pessoas em sua vida e suas interações. Apesar de ser uma elseworld, Busiek prova nessa hq seu entendimento sobre o Superman e o que torna suas histórias tão legais. Tal como Peter Parker e seu drama pessoal é o que torna Homem Aranha especial, tal como a dinâmica de família do Quarteto Fantástico que define a família, é Clark Kent e sua conexão com as pessoas em sua vida que torna o Superman um personagem tão legal e relevante para as hqs. Por essas razões, Identidade Secreta é uma das melhores histórias do Superman já feitas, recomendável para qualquer um que queira ver um exemplo da humanidade do Superman  e o que torna um personagem tão marcante.


E então? Concordam comigo? Discordam? Podem deixar sua opinião nos comentários.

 


Postar um comentário

0 Comentários