QUEM VOCÊ MAIS ODEIA NA MARVEL?



Ando bem ausente nesse blog, mas “trabalhando” bastante no canal lá no Telegram, até que a morte chegue e peça a conta e aproveitando que ele chega em mais pessoas do que as vezes as postagens aqui chegam, resolvi ir criando algumas enquetes de vez em quando relacionadas aos quadrinhos, e após uma manhã de discussão no grupo – também lá do Telegram – do Só Quadrinhos sobre o quanto o Hank Pym era um canalha, merecia ser varrido pra debaixo do tapete de toda a cronologia Marvel por não só criar o Ultron, como ser um cara complexado que batia na Vespa, além de suas trocentas trocas de identidade... Para testar isso, resolvi fazer essa enquete, no dia 8 de junho, que contou com 243 votos até o momento. Meu “mérito” foi colocar o ex-vingador com alguns dos caras que tão sempre envolvidos na maior das partes das mega sagas, algumas até sendo consequências das ações deles, esse mecanismo permite no máximo dez opções, ficaram de fora algumas menções honrosas que eu gostaria de ter colocado e não me lembrei na hora: Capitã Marvel, Fênix Negra, Thor, Doutor Estranho, Magneto, Raio Negro, Fera, Ciclope, Wolverine, Nick Fury, Hulk, Norman Osborn, Sentinela... Confiram agora o resultado e alguns dos “feitos” que podem ter supostamente “queimado o filme” com a galera.

7º REED RICHARDS - 5%


Dessa lista, o meu personagem preferido, Richards é ao meu ver o maior gênio de todo universo Marvel, quiçá dos quadrinhos, mas também costuma ser por força do trabalho um pai e marido ausente, bem como um amigo difícil de ter, por sua mente sempre estar trabalhando em algum lugar longe. Das suas expedições podem ter vindo para a Terra uma série de inimigos do Quarteto. Além é claro de fazer parte do controverso (ou necessário?) grupo dos Iluminatti, mas até ai, quase todos dessa lista são. Pesou contra Reed Richards também, segundo alguns, ele ser um “mutantefóbico” com seu próprio filho, Franklin Richards, que ao que parece, atualmente, nem mesmo é mais mutante, tendo sido barrado do baile dos X-Men.

 

6º CHARLES XAVIER - 9%



Charles Xavier é sem dúvida, seja no universo 616, Ultimate, animações ou mesmo filmes (sim, filmes!) um dos personagens mais interessantes da própria Marvel, em meia culpa, acabei votando nele mais guiado por sua versão Ultimate do que tradicional, embora dos últimos anos para cá, parece que a 616 foi bastante influenciada a ser mais “dúbia” e menos o professor certinho do passado. Teve até um membro do grupo que disse algo marcante como “se você lê X-Men e ainda não entendeu que Xavier é o vilão, você não tá lendo direito”. Em um mundo onde as coisas eram mais dileneadas, Xavier sempre foi a voz da razão, boa convivência e tolerância, mas o de hoje, com capacetezinho ao estilo “Criador”, eu não ponho mais minha mão no fogo. Há quem diga que o “Chuck” era “velhão safado”, queria dar uns pegas na Jean 9vinha... Bem como “sumia” propositalmente, deixando um bando de jovens em posições de extremo perigo, e falando em perigo... Até sua “Sala de Perigo” virou uma vilã graças aos excessos do professor, na fase de Joss Wheldon.

5º STEVE ROGERS - 10%


Dada a alta popularidade que os filmes trouxeram ao Capitão América, fazendo até o público mais jovem que aceitavelmente o achariam um personagem chato e obsoleto, me surpreendi bastante por essa quantidade de votos em cima do Steve, surpreende também porque a maioria das pessoas costumam dar 100% de razão – de forma irracional – a TODAS AS ESCOLHAS que ele teve na Guerra Civil. Em Novos Vingadores V3, quando os Iluminatti recebem uma ameaça multiversal cujo confronto é inevitável, o “homem fora de seu tempo” ficou até “fora do clube” quando conseguiu quebrar as Jóias do Infinito sem resolver o problema. Nem vou ser tão injusto em condenar ele pelo “Capitão Hydra” porque obviamente a Marvel não iria (ou ao menos, gosto de pensar) tão longe. Mas, dada, digamos que... As ideias políticas (ou extremos...) de quem escreve o personagem hoje em dia, com o Caveira Vermelha sendo o Jordan Peterson, não sabemos até onde a essência (ou o que acreditamos a ser) do personagem vai.

4º OU 3º HANK PYM E VICTOR VON DOOM 17%



E agora o citado Hank Pym. Não posso dizer que eu conheça muito do personagem do universo 616, e sim mais do Ultimate, e dele que vou falar um pouco. Bem... Hank Pym, sob ótica de Mark Millar em “Os Supremos” era um cara com um complexo de inferioridade, estava ai sua vontade em “ser gigante”. Seu relacionamento com a Vespa era bem conturbado, na frente das pessoas, eles eram tranquilos, quando não estavam olhando, um batia no outro, fora que a Vespa sabia onde atingir o marido, o fazendo ciúmes, botando pilha, o humilhando e assim vai. Isso justifica o cara bater nela de volta e fazer toda a barbaridade como ele fez, sendo basicamente uma tentativa de assassinato? Longe disso. A partir daí Millar toca em alguns “tabus”, como o fato da Vespa seguir adiante e ir namorar com o Capitão América (sugerindo que ela já tava de olho no cara mesmo) e nas primeiras brigas com ele, voltar pro seu ex-companheiro, ainda que como amiga. A versão tradicional do personagem, no meu curto conhecimento, brilhava mais quando era o Homem-Formiga e apenas isso, fazendo até ótimas participações no gibi do Quarteto Fantástico, onde eles descobrem o microverso. Na injustamente fase esquecida do Geoff Johns na equipe, Hank Pym tava nos Vingadores, tinha se reconciliado com a Vespa, estavam naquela de tentar de novo, e daí surgiu a memorável cena dele usar seus poderes para chegar no “ponto G” dela. Mas, já naquele tempo, sempre ficava aquele clima pesado, em especial com o Gavião Arqueiro, que vez ou outra tocava na malícia nos assuntos de agressão doméstica por tá apaixado (e nem lembro se tinha um caso) com a Vespa, além do Scott Lang, Homem-Formiga atual e popularizado pelo MCU ter chegado na jogada. Desde então o personagem ficou bem apagado, tendo ainda ajudado no clone do Thor na Guerra Civil, que vitimou o Golias, esse sim, que nunca mais voltou. (e se me permite ser cínico, foi a única consequência do evento que não foi desfeita).


Já Victor Von Doom, ou apenas “Doutor Destino” é seguramente para mim o melhor vilão da editora, ou ao menos, já o foi, embora que ele já tenha lutado em tantos lados e por tantos motivos, que é difícil classifica-lo, acredito que a forma mais acertada seja de que ele é um ditador megalomaníaco invejoso que não admitir errar e se salvar o dia é mais por puro egoísmo e vaidade do que pensando no bem maior, afinal ele é a porra de um vilão, e é o mínimo que esperamos. Nos últimos anos ele já foi o deus supremo do universo que matou Beyonders, já foi o Homem de Ferro (pqp...), poderia ter sido o novo Mago Supremo, ganhou até o próprio título, e já tem até uma trégua com o Quarteto Fantástico há um bom tempo. Victor mata qualquer um por um motivo bobo, tem uma arrogância que faria inveja a muito político, mas muitos autores tentam sempre “humaniza-lo”, o mostrando muitas vezes como um homem apaixonado, padrinho da filha de seu maior inimigo, honroso com os pais (capaz de ir buscar e lutar pela alma da mãe no próprio inferno)...

2º TONY STARK - 21%


Muita gente pode ter votado no “Tony Pinga” mais por causa dos filmes (Vingadores 2 e Cap 3) do que por causa dos quadrinhos, mas o lance é que além de alcoólatra irresponsável, Stark já foi muito criticado no universo tradicional por suas escolhas na Guerra Civil (embora que muita gente que ache o Stark autoritário apoie medidas tão autoritárias quanto na nossa pandemia atual, mas isso é assunto para outro dia) em ir “caçar, prender e convencer a força” seus antigos irmãos de guerra a se registrarem, chegando a ser o diretor da SHIELD. A “morte” de Steve Rogers, ligada ao conflito, também foi ligada a ele, e claro, ele foi “a cara da crise” quando o Hulk retornou para terra procurando vingança em “Hulk Contra o Mundo”, e a “cara da incompetência” quando em seguida os Skulls fizeram sua maior invasão, fato que lhe custou cargo, fortuna e memória, o fazendo “voltar para base” e ter uma postura parecida com a de Steve Rogers na Guerra Civil 2: presando pela liberdade individual, de escolha e presunção de inocência. Stark também é o tipo de cara que basicamente constrói uma bomba nuclear que possa explodir uma realidade, e na hora de detonar diz “ah, é muita pressão, eu não consigo”, o que não ocorre com o nosso próximo da lista.

1º NAMOR - 27%

Namor é aquele tipo de cara amargo, revoltado, vingativo e que não faz média com ninguém, uma combinação que o faz ser um “ame-o ou odeie”. Além de todo seu histórico de super-herói mais “do bem” nos anos 40 quando foi aliado do Capitão, o personagem é mais lembrado inicialmente como um dos maiores inimigos do Quarteto Fantástico, assumidamente apaixonado pela Mulher-Invisível, que queria que fosse sua rainha, mas com alguma honra e nobreza, vamos dizer assim. Namor é um tipo de Aquaman que perdera a memória, mas que com uma inconsequência de Johnny Storm (Fantastic Four #4) descobrira que tudo o que amava, incluindo seu mundo, Atlântida, fora destruído, o fazendo ter um ódio generalizado contra os “seres da superfície”. Com o passar dos anos, e seu reino lhe sendo devolvido, Namor foi se tornando (até onde dava) mais flexível, mas sempre com sua postura agressiva que nunca se curva. Hoje em dia é muito conhecido das pessoas a longa guerra que o povo de Namor e o de Pantera Negra travaram um contra o outro, ao tempo que ambos tentavam se tolerar por trabalharem juntos nos Iluminattis. Mas, lembra da bomba explodindo um mundo? Namor não é do tipo que ajuda a construir uma arma e a deixa de usar, e ele chamou toda a responsabilidade para si, o que fez o próprio Pantera Negra perder a compostura. Além é claro, de uma época anterior a essa, quando com a força Fênix, Namor havia afundado quase toda Wakanda nos eventos de Vingadores VS X-Men, embora ali a irmã do Pantera, na época rainha, teve sua parcela de culpa... E vê a imagem acima? É o Namor ajudando o lado do Capitão América na Guerra Civil, talvez um dos poucos caras que ele respeita na vida.

E ai? Concorda com o resultado? Em quem teria votado? Deixem nos comentários.

LINK DE ONDE FOI A VOTAÇÃO. 




Postar um comentário

0 Comentários