O que eu achei de Mulher Maravilha 1984. (Contém Spoilers)

 



Bem, antes de tudo, quero esclarecer que eu achei o filme mediano, é um filme como qualquer outro, mas é extremamente divertido, e creio que é isso que importa, no fim. 

Pretendo analisar o filme no todo, então terá spoilers.

Vamos lá...

Bem, o filme começa com uma belíssima sequência onde Diana relembra seus tempos de criança, na ilha de Themyscera. A jovem Diana está em uma disputa com as melhores guerreiras da ilha, em uma exibição para saber qual é a melhor, bem... É uma clara referência a primeira edição da Mulher Maravilha no pós crise, escrita pelo Mestre George Pérez em 1987. 

Onde em uma disputa entre as guerreiras, a Amazona que vencesse, se tornaria a melhor de todas, Diana se disfarça e acaba ganhando, contra a vontade de sua mãe, que não queria que ela participasse dos jogos.


 Voltando ao filme... Diana não vence, por ter escolhido o caminho mais curto, ou seja... Trapaceou, e na visão de Antíope, ela ainda não estava pronta. 

Devo dizer que essa é uma das melhores cenas do filme, se não a melhor. É extremamente contagiante.


Bem, o filme prossegue, podemos ver em um quadro na casa da Diana, a foto de Etta Candy, a ajudante de Steve no 1º filme. Etta está nos quadrinhos também, é a namorada de Steve Trevor, e é uma agente dos EUA.



O filme passa... Conhecemos Bárbara Minerva, que por ventura se torna a Mulher Leopardo, temos alguns nuances de sua paixão por animais, e o mais importante, Bárbara é uma mulher sozinha, que não recebe atenção, e sua única amiga é a própria Diana, percebemos também que Bárbara possui uma pedra mistica, que será importante mais pra frente... 
 

    

O filme avança sem muitos acontecimentos, Maxwell Lord aparece, é dono de uma empresa falida. Max é um showman, megalomaníaco, que está constantemente tentando ficar rico, e que entende muito de históra, como podemos ver ao longo do filme.  
          
Chamo atenção para as cenas iniciais com o Max na empresa, onde vemos um velho coagindo ele, o nome do velho é Simon Stagg, dono das indústrias Stagg, lembra dele? O Sogro do Metamorfo, e um dos resposáveis por sua criação, mas não, o Metamorfo não aparece, é mais como um easter egg. 
Rex Mason, o Metamorfo.


Lembra da pedra? Então, Diana consegue decifrar o que está escrito, algo relacionado ao seu maior desejo, pois bem... Diana no mesmo momento, faz o seu maior desejo, que era reencontrar Steve Trevor. 



Pausa no filme, vamos aos quadrinhos: Esse amor pelo Steve Trevor, é totalmente esquecido nos quadrinhos do pós crise, George Pérez não gostava desse "amor" então ele muda vários pontos na história.  A mãe do Steve, Diana Trevor na segunda guerra, caiu com seu avião na Ilha Paraíso, ela ajuda as amazonas a enfrentarem um demônio na ilha e morre na tentativa de ajuda, enfim... Peréz estabelece que o nome da Mulher Maravilha se chamar Diana, é por conta da brava guerreira do mundo dos homens que ajudou as bravas guerreiras da ilha paraíso, conceito bacana.


Acontece que no Rebirth, colocam Steve Trevor como par romântico de Diana, assim como era no pré crise, e creio que principalmente por isso, colocam Steve como o amor de Diana. Voltemos ao filme...

Como o desejo de Diana era a volta de Trevor, isso acontece, porém por meio de uma reencarnação no corpo de um cara aleatório, Steve e as outras pessoas, veem o cara aleatório, mas somente a Diana vê o Steve. Enfim, eles se pegam, o amor está no ar, sexo e boa... continuemos... 


Bárbara Minerva também faz o seu desejo para a pedra, ela quer ser como Diana, que no dia anterior ao seu pedido, a salva de um bêbado tarado. Pois bem, Bárbara Minerva se torna atraente, e no mesmo dia, conhece Max Lord que foi fazer uma visita ao local onde Bárbara trabalha, e que já está muito interessado no artefato dos desejos, enfim... Bárbara começa a sentir inveja de Diana ao mesmo tempo, mesmo após ficar atraente.
Max seduz Bárbara na festa que ele promove, e essa mesma festa é onde Diana encontra Steve reencarnado, enfim, Max chama Bárbara para dar uns amassos, eles vão para a sala dela, e ele pega a pedra escondido. 

Sério, eu vou dar um salto grande aqui no filme, eu só quero falar acerca de referências aos quadrinhos e os motivos de ter gostado do filme.

No segundo ato do filme, vemos Diana e Steve andarem em um avião, que eles roubam de um Hangar, acontece que Diana conjura um poder de transformar o avião em invisível, um feitiço de invisibilidade. Olha... A suspensão da descrença tem que valer aqui, e acho que não é necessário explicar tudo, falou que aprendeu o feitiço com um deus, e a última vez que tentou faz 50 anos, ok... Aceitável. 



Comento rapidamente... A pedra, é de um deus maligno, da enganação, portanto, a pedra ao mesmo tempo que te concede um desejo, ela te tira algo, aconteceu com Diana, com Bárbara e Max Lord (esse que se escolheu se tornar a pedra) e a consequência foi perder suas energias vitais.

Voltando, Diana e Steve curtem seus momentos, eu acho bacana isso, dá abertura para os personagens, o filme desenvolve bem os personagens, não são cascas ocas, porém chega o momento crucial, Max Lord chega a persuadir o presidente dos EUA com seu poder de controle mental, que na verdade está atrelado a pedra, diferente dos quadrinhos, mesmo assim, o nariz sangrando é uma clara lembrança a Liga Internacional, ou qualquer momento em que ele usa os poderes.  

Diana obviamente tem que parar Max, mas está fraca demais, devido ao desejo a pedra, Diana estava perdendo os poderes, que estavam indo para Bárbara Minerva. Diana não vê escolhas, o mundo está um caos, prestes a ter a 3º Guerra Mundial e nuclear, pois Max faz o presidente desejar mais bombas nucleares, no oriente médio também estão acontecendo tensões. 
Steve e Diana tem mais um momento, e então... Em uma cena forte, Diana renuncia o seu desejo, sem olhar para trás e parte para salvar o mundo


Isso é ser um herói, você abdicar de TUDO que você ama, ou gosta em prol de bem maior, você se fuder todos os dias só para ver as pessoas bem, e inspirar... Sempre com um sorriso no rosto, essa cena é poderosa. E namoral, eu não me sinto inspirado por um herói desde o Homem Aranha do Andrew Garfield.

Diana se recupera dos seus ferimentos, e parte para deter Lord, que nesse momento está em um jatinho para o bunker presidencial, haja visto que ele desejou ter mais poder e influência que o presidente dos EUA, com ele viaja Bárbara Minerva. A qual finalmente deseja a Max, que quer se tornar um felino, e ser diferente de todos, automaticamente ela renuncia seu desejo de ser como Diana.




Para chegar em Max, é necessário passar pela Mulher Leopardo, as duas lutam, é uma luta bacana, os defeitos de CGI são nublados pela noite, e é aceitável. Diana utiliza a armadura da Águia Dourada, que foi criada por Alex Ross e Mark Waid, que foi usada algumas vezes nos quadrinhos, como em "Mundo em Guerra", saga da DC, e que na época era a fase do Phil Jimenez com a Diana, e na fase da Gail Simone, na história "A Ascenção dos Olimpianos" 

Reino do Amanhã


A Ascensão dos Olimpianos

Mundos em Guerra



Bom... Após Diana vencer a Mulher Leopardo, ela parte para enfrentar Max, que ja controlou praticamente todo o mundo, ao fazer uma transmissão universal, dizendo para que todos fizessem seus desejos, e em troca Max pega suas energias vitais.

Meu amigo, após ser praticamente impossível encostar no cara, Diana já  sem forças, faz um grande discurso sobre o Amor e o que é a Verdade. Nesse momento, eu vibrei, fizeram a Diana, e colocaram todas suas convicções, e a mensagem do filme é bacana, que se relaciona no termo em que nem tudo que desejamos podem acontecer, e que tudo na vida existe um preço, não importa o que seja. 


Bom, encerro aqui minha análise sobre o filme, e os motivos por ter gostado dele, por mais que seja mediano, é a essência da Mulher Maravilha ali, e os motivos por eu gostar dela e ela ser meu personagem favorito, esses ideais são maiores que o quadrinho ou filme. 
O Amor, a amizade e a verdade que diana pregam são inabaláveis. 
Verdade essa que é bem presente na fase do Greg Rucka, a necessidade de fazer a escolha certa e o seu peso, foi assim com Medusa, com a morte Maxwell Lord nos Quadrinhos, e sempre vai ser, nossas escolhas vão sempre tem um peso, e a resposta é sempre a mesma... Conseguiremos suportar esse peso?  


Por mais que atualmente seja difícil amar o mundo, ou a verdade dentro das pessoas, isso é necessário, Diana representa isso e o filme passa um pouco dessa mensagem. Óbvio, é um filme que possui muitos defeitos, mas ele é divertido, e eu gostei.

Ps: Esqueci de comentar, a parte que Diana descobre que sabe "voar" é incrível, pois adaptaram como Pérez pensou. Diana não voa, e sim flutua entre as correntes de ar, e o que filme mostra, o laço da Héstia/Verdade sem seus limites e afins, ficou bacana.



Se você leu até aqui, obrigado! Estou no instagram como @bluehcomic
Comente, se você gostou ou não do filme, o que achou da análise/resenha/cata piolho, ficarei agradecido e feliz em te ouvir. 







Postar um comentário

0 Comentários