C.S LEWIS E UM APELO Á FÉ REVOLUCIONÁRIA

 


E vamos nós aqui encerrando mais um ano, e que ano , não ?

Gostaria de deixar uma ultima reflexão "anual" com voces aqui, há algumas semanas atrás  li um ótimo artigo do instituto Rothbard, e tive um gatilho para expressar minha opinião sobre o mesmo fato e tema que se tornou tão latente nesses tempos de pandemia: o controle do homem pela natureza. 

Basicamente na propagação e evolução rumo ao progresso cada vez mais pessoas se tornam dependentes de um número pequeno de outras pessoas, as questões da vacina, tratamentos precoces, debates sobre segurança e liberdades, são muitas pessoas que na realidade não tem voz real, e só são controladas por quem melhor controla a “natureza”. 



Vamos ao pensamento de Cs Lewis sobre o tema, Lewis inicia os primeiros parágrafos do último capítulo do seu livro “a abolição do homem” com as seguintes falas: “a conquista da natureza pelo homem, é uma expressão muitas vezes usada para descrever o sucesso da ciência aplicada, o homem teria dado um golpe fatal na natureza”. 

Lewis usa três exemplos para exemplificar até onde é real e universal essa detenção do de poderes dos homens sobre a natureza, os exemplos são: o avião, o rádio e os contraceptivos. 

Em tempos de paz você pode usar cada um desses três mecanismos tranquilamente, desde de que possa pagar por eles, mas quando faz uso deles, você não está necessariamente fazendo uso do seu poder individual sobre a natureza, em suma, cada uma das 3 coisas citadas acima pode ser negada a algumas pessoas, por outras pessoas. Podem ser negadas por quem controle as vendas, ou que são donas do meio de produção, ou as que produzem os bens, por exemplo. E nesse ponto Lewis chega a uma máxima que ao meu ver deveria ser ensinada como verdade absoluta desde os jardins de infância; “o que chamamos de poder do homem sobre a natureza, é na realidade o poder que alguns homens possuem, de permitir que outros possuam ou não lucros”, em suma este controle de suposto sucesso do avanço do homem sobre a natureza é uma falácia, somos escravos de pequenos grupos e achamos que por vivermos na era da extrema tecnologia somos detentores do poder sobre a natureza. 

Quanto ao tema dos contraceptivos CS Lewis é extremamente cirúrgico em afirmar que agora alguns homens têm controle, até mesmo sobre as gerações futuras, taxas de natalidade por exemplo afetam todo um mecanismo de ordem social em países. 

Então o glorioso avanço da humanidade rumo ao progresso e a conquista sobre a natureza pelo homem, não é nada mais que o poder exercido por algumas pessoas sobre outras, usando a natureza como instrumento. Estamos todos nas mãos dos “grandes manipuladores” um grupo de centenas de pessoas que governam direta e indiretamente bilhões, para Lewis os últimos homens longe de serem herdeiros do poder e dos avanços da ciência sobre a natureza, serão todos homens sujeitos ao extremo e as mãos dos grandes planejadores, e esses mesmos homens que supostamente irão viver na melhor era do mundo, exercerão menos poder sobre as gerações futuras, pois o fato de acharem que detém o poder máximo por viverem na “melhor era da humanidade” é mera ilusão, um culto à vaidade e mediocridade individual. 

A maneira de controlar tudo é categorizar tudo como natureza e ciência, as estrelas só se tornam parte da natureza, quando são catalogadas como tal, se tudo se torna natureza, tudo o homem pode controlar, tudo os manipuladores podem controlar, já que não há nada que o poder do homem não possa conquistar. Sua sexualidade é natureza, precisa ser categorizada e controlada, sua fé faz parte de algum mecanismo natural, precisa ser categorizada e dominada, sua ideologia parte de algum pressuposto natural precisa ser categorizada e dominada e por aí vai, tudo se transforma e nada se conserva. 

Lewis logicamente tinha uma rixa com os comunistas, mas usa de uma quase divina lucidez em seus comentários sobre o avanço do processo da abolição do homem em todas as frentes ideológicas do período em que viveu, e que se aplicam bem aos dias de hoje: “não estou pensando aqui tão somente, naqueles que são nossos inimigos públicos no presente momento. O processo que, se correr solto, acabará na abolição do homem, se desenvolve  em ritmo acelerado entre comunistas e democratas, não menos do que entre os fascistas, os métodos podem ser diferentes com relação ao uso da força, mas muitos cientistas míopes de óculos fundo de garrafa, muitos dramaturgos populares, muitos filósofos amadores, querem no longo prazo , dizer o mesmo que os governantes nazistas da Alemanha” . 

De que os valores tradicionais devem ser “depreciados”, e a humanidade deve ser moldada novamente em um novo formato, ao bel prazer de algumas poucas pessoas de sorte, criando ideologias ao bel prazer e limpando o mundo de todo mal em que nele existe (O que lembra até mesmo o tão comentado e já não conspiratório, grande reset). 

 Se ainda existe uma saída para isso, uma forma de parar esse processo? Acredito que sim, mas apenas pelo caminho da desobediência civil, criando o nosso próprio grande reset contra todos os governos e organizações nacionais e internacionais, de educação, saúde, comércio e o que mais Deus permitir que exista nesta terra, devemos dar um passo em um grito a fé revolucionária...





Mais textos dele podem ser lidos em seu Instagram: https://www.instagram.com/maskaracientistapolitico/


Postar um comentário

0 Comentários