TOP 10 melhores histórias do Homem Aranha (fase Stan Lee e Steve Ditko)


TOP 10 melhores histórias do Homem Aranha (fase Stan Lee e Steve Ditko)

 

De todos artistas das hqs, um dos meus favoritos é Steve Ditko. Tendo trabalhado junto com Stan Lee, Jack Kirby e outros roteiristas e artistas na criação do universo Marvel na década de 60, Steve Ditko se tornou um artista mais populares da indústria tendo trabalhado em hqs como Doutor Estranho e o Incrível Hulk. Porém seu trabalho mais impactante foi o Amazing Fantasy 15 onde ele trabalhou com Stan Lee na criação do personagem que viria a ser o Mickey Mouse da Marvel: O Homem Aranha.

 


Apesar da maioria das histórias icônicas do aracnídeo terem vindo depois, a fase do Stan Lee e Steve Ditko é considerada por muitos, inclusive por mim, uma das melhores fases do herói nas hqs e uma leitura obrigatória para qualquer fã do Aranha. Mas quais histórias são as mais memoráveis? Quais hqs desses 38 números foram as bem escritas, divertidas e emocionantes. Pois bem... vamos descobrir isso!

 


Esse é meu top 10 melhores histórias do Aranha da fase Stan Lee e Steve Ditko.

 

10 Homem Aranha vs Camaleão (Amazing Spider man 1)

 


Começando a lista está a primeira hq oficial do Aranha, logo após estreia em Amazing Fantasy 15. A história pega onde a origem do herói deixou, mostrando Peter e sua tia passando por dificuldades financeiras, com o jovem tentando encontrar uma forma de conseguir dinheiro para ajuda-la. Porém, mesmo em sua identidade heroica isso se mostra dificil, devido as ações do editor J Jonah Jameson, que vira o publico contra o herói. Para tornar as coisas piores, o vilão Camaleão decide roubar a identidade do Aranha e incrimina-lo por um roubo de planos do governo, tornando as coisas mais dificeis pro herói.

 


Já de cara, a história mostra um tipo de trama diferente das hqs de super herói. O próprio Peter nem mesmo é um combatente do crime ainda. Ele não para nenhum roubo ou vai atrás de um criminoso. Ele apenas quer usar seus poderes para ajudar sua tia. Porém conforme vai se deparando com vilões como o Camaleão Peter vai abraçando sua vida como um combatente do crime e encontrando um novo uso para seus poderes.

Interessante também é como a história não termina com típico final feliz, com as coisas estando difíceis pro Peter, abrindo o espaço para muitas histórias virem a seguir.

 


Sem falar que a história tem um dos primeiros crossovers no universo Marvel, com Aranha se encontrando com o Quarteto Fantástico, marcando não só o inicio de interações entre ele e a família Marvel mas o inicio de encontros entre os vários heróis de universo incrível.

 

9 Cara a Cara com o Lagarto (Amazing Spider man 6)

 


Mostra o primeiro encontro do Aranha com um dos seus inimigos mais trágicos de todos : O Lagarto. Ao saber sobre a existência do homem reptil na Flórida Peter convence Jameson a envia-lo para lá, para conseguir obter dinheiro com as fotos. No entanto, ele acaba tendo uma mudança de planos quando descobre a origem do Lagarto e sua ligação com a família do Doutor Curt Connors.

 


 

Diferente de vilões como Octopus, Abutre ou Duende Verde, o Lagarto não era um criminoso que havia ganhado poderes e decidiu se tornar um vilão fantasiado, mas sim uma vitima de uma maldição, um pobre cientista que foi transformado nesse monstro incontrolável. Isso deu um oponente diferente pro Aranha enfrenta, um que testa a compaixão do herói, com ele tentando evitar ferir o Lagarto e procurando encontrar uma forma de trazê-lo de volta a ser o pacato Curt Connors.

 


Falando nele, essa hq marca o introdução do Curt Connors e seu futuro papel como um aliado importante do Aranha, sempre ajudando o herói em momentos de dificuldade.

 

Além disso, é também uma das primeiras histórias que explora o Aranha lidando com uma ameaça fora de Nova York. O fato da luta dele contra o Lagarto ocorrer na floresta da Flórida dá um pouco de suspense com o Aranha tendo que se adaptar no habitat do seu oponente.

 

8 Nada pode parar o Homem Areia (Amazing Spider man 4)

 


Outro vilão icônico do Aranha que estreou na fase Lee/Ditko foi Flint Marko, o Homem Areia. Com seu poder de se transformar em areia, ele se mostra um oponente a altura do Aranha, conseguindo facilmente derrotar o herói no seu primeiro conflito. As coisas complicam para o Peter quando o vilão decide invadir a escola dele para roubar um diploma.

 

Apesar da trama parecer boba, a história em si é bem executada. Não só o Homem Areia é um vilão poderoso mas ele representa um desafio que o Aranha consegue vencer não usando seus poderes mas sua inteligência. Sem falar que a luta dos dois na escola é fantástica.

 


No entanto, o ponto alto da história é o Peter Parker. A história representa bem a vida problemática do rapaz e como mesmo quando obtém certas vitórias ele acaba tendo que lidar com derrotas e consequências de suas ações.

 

7 O duende e os gangsteres (Amazing Spider man 26 e 27)

 


De todos os vilões do Aranha, o que desafiou o herói constantemente nas hqs foi o Duende Verde. Embora suas primeiras aparições tenham sido ok, com o unico ponto alto sendo o mistério por trás de sua identidade (o que criou várias discurssões entre o Lee e o Ditko), sua terceira aparição foi o ponto onde o vilão mostrou a ameaça que representa pro Aranha.

 


Na trama, o Duende ataca gangues de um gangster, tentando ajudar a policia a derrubar seu império do crime. No entanto, conforme o Aranha vai investigando, aos poucos vai descobrindo que o Duende tem outras razões para ajudar a lei a capturar esse criminoso.

 

Além de mostrar o Duende sendo um estrategista astuto e calculista, a história também mostra a volta de Frederick Foswell, um antigo inimigo do Aranha, o Maioral, que passa a trabalhar no Clarim Diário, criando um mistério na fase envolvendo sua mudança, se ela era realmente genuína ou apenas parte de um plano maior.

 


6 A chegada do Escorpião (Amazing Spider man 20)

 


Um dos personagens mais icônicos do Aranha com certeza é o J Jonah Jameson. É impossível ter uma história do Aranha sem a presença do ranzinza e resmungão editor do Clarim Diário e seus ataques constantes ao Aranha. Apesar de muitas vezes ser retratado como um alivio cômico, quando se trata das hqs, tem vezes onde o ódio do Jamenson pelo Aranha acaba indo um pouco longe demais e nisso ele cria uma ameaça muito pior.

 

Uma dessas ameaças é o Escorpião. De inicio ele é simplesmente Mac Gargan, um investigador particular trabalhando pro Jamenson para descobrir como Parker consegue obter as fotos do Aranha. No entanto, ao ser convencido por seu patrão a passar por um experimento que lhe transforma no Escorpião, Gargan acaba sendo corrompido pelo poder e se vira contra o Jameson, virando uma ameaça não só para o Aranha mas também para o bigodinho.

 


É uma história muito legal, tendo várias cenas de luta memoráveis entre o Aranha e o Escorpião como um bom desenvolvimento pro Jameson, sendo forçado a encarar os fatos, que sua busca para eliminar o Aranha resultou na criação de um monstro muito pior.

 

5 Ponto de virada (Amazing Spider man 11)

 


Quando se fala de romance nas hqs do Aranha, muitos fãs já pensam na MJ, na Gwen Stacy ou até mesmo na Gata Negra, No entanto, poucos se lembram de Betty Brant, a primeira namorada que o Peter teve nas hqs. Para aqueles que não sabem, ela era secretária do Jameson que acabou criando interesse no jovem Parker.

 


No entanto, como muitas coisas na vida do Parker, as coisas não terminaram bem entre eles. Nessa história, após passar um tempo sumida, Betty retorna para ajudar seu irmão a pagar uma dívida com um gangster. Peter decide ajuda-la, chegando considerar revelar seu segredo para sua namorada. Contudo, suas ações acabam resultando numa tragédia que muda completamente a relação do herói com a Betty, impedindo qualquer chance dos dois se tornarem um casal.

 

4 Homem Aranha enlouquece (Amazing Spider man 24)

 


Nem todo vilão testa o herói a partir de sua força física, mas também através de sua força mental, como é o caso nessa hq.

 

Ao receberem uma visita de um médico psicólogo, o Clarim diário publica uma matéria sobre as teorias do médico, que o Aranha é doente e cedo ou tarde irá surtar, ficando incapaz de distinguir a realidade da fantasia.  Logo o Aranha começa a ter alucinações de seus inimigos, fazendo ele considerar que o médico possa ter razão e que talvez deva pedir ajuda a ele, mesmo que signifique revelar sua identidade secreta e desistir de ser o Aranha.

 


A história, além de ser cheia de  suspense e mistério, mostrando o Peter num estado realmente chocante, questionando sua própria sanidade também era algo único para a época,. Era raro ter uma hq onde o protagonista ficava abalado psicologicamente. Isso ajudou a dar mais humanidade pro Aranha, mostrando mais vulnerável, fazendo os leitores se preocuparem com o herói e tornando o final da história muito mais épico e recompensador.

 

3 O fim do Homem Aranha (Amazing Spider man 17,18 e 19)

 


Não é novidade nenhuma que a relação do Peter com sua identidade heróica nunca foi uma das melhores. Sua vida sempre acabava sofrendo devido as decisões que ele tinha que tomar como Aranha, tendo inclusive momentos onde ele chegava a querer desistir dessa vida heroica e ter uma vida normal, como mostrado no icônico "Homem Aranha Nunca Mais". Contudo, muito antes daquela hq icônica, as sementes dela já tinham sido plantadas antes nesse arco incrível.

 

Durante uma luta contra o Duende Verde, o Aranha é forçado a se retirar após descobrir que sua Tia May foi parar no hospital, fazendo com que as pessoas pensem que ele amarelou durante a luta. Como se não bastasse a relação dificil com o publico, o estado da Tia May deixa o Peter inseguro sobre suas aventuras como Aranha. Ele fica com medo de lutar e não ser capaz de estar presente pra sua tia doente. Se as coisas não podiam ficar pior pro herói, Betty, achando que Peter traiu ela, passa a sair com o reporter Ned Leeds, deixando ele ainda mais abalado, a ponto de considerar desistir de ser o Aranha.

 


É um arco muito bem construído, com o foco sendo dado no aspecto principal do Aranha : O homem por trás da máscara. Na segunda parte por sinal, o Aranha aparece pouco, e o foco fica sendo no Peter lidando com os problemas de sua vida Tudo isso resulta num dos melhores momentos da Tia May, onde ela deixa de ser uma velha chata pro Peter se preocupar e assume um papel de figura materna, inspirando o Peter a recuperar sua confiança.

 

2 Se esse for meu destino...( Amazing Spider man 31, 32 e 33)

 


Já ouvi uma vez uma frase: "o verdadeiro teste de um herói não se encontra nas batalhas que ele pode vencer, mas sim nas batalhas que ele não pode vencer"

Como um herói pode superar  um desafio difícil, que testa toda sua força física e mental?

 

É esse o dilema que o "Se  esse for meu destino..."  passa para o Aranha.

 


Quando a Tia May fica doente devido a uma transfusão de sangue, Peter se sente culpado e assume a responsabilidade de salvá-la a qualquer custo. No entanto, as coisas complicam quando medicamento para a May é roubado pelos homens do Planejador Mestre, colocando o Aranha numa corrida contra o tempo para encontrar o Planejador Mestre, derrotá-lo e recuperar o medicamento a tempo de salvar sua tia.

 




Para muitos a melhor história da fase do Stan Lee e o Steve Ditko e o ponto que definiu a fase deles como a melhor de todas... e eu concordo totalmente. Essa é uma das melhores histórias do Homem Aranha de todas. Ela representa bem o grande poder do Peter, que não é sua força, agilidade ou lançador de teias, mas sim sua determinação. Homem Aranha é um dos melhores heróis porque ele não é poderoso como Superman ou rico e cheio de gadgets como Batman, mas sempre encara desafios, não importa o quão difíceis eles pareçam, fazendo uso de sua inteligência, corpo e força de vontade para poder salvar o dia. Mesmo quando ele fica cansado, é atingido ou derrubado, ele sempre encontra uma forma de se levantar.

 

1 Homem Aranha versus Doutor Octopus (Amazing Spider man 3)

 


Essa história introduz um dos vilões mais icônicos do Aranha, o Doutor Octopus. Originalmente conhecido como Doutor Otto Octavius, a vida o cientista mudou após uma explosão que fundiu seu corpo a seus braços mecânicos, além de ter afetado sua mente, tornando mais frio e implacável. Após escapar do hospital o Octopus toma controle de uma usina nuclear, chegando até mesmo derrotar o Aranha em seu primeiro combate, provando ser um dos oponentes mais poderoso que o aracnídeo encontrou até o momento.

 


Além de introduzir um dos maiores inimigos do Aranha, a história também traz um desenvolvimento significativo para o Peter. De inicio na história ele reclama de não ter um oponente a altura, que suas lutas contra vilões são muito fáceis e não passam desafio, demonstrando como  o jovem herói pode se deixar ser levado pelo orgulho e confiança. No entanto, após a luta contra Octopus, Peter começa a aprender humildade, vendo que existem pessoas muito mais poderosas que ele. De inicio o rapaz fica abalado, não lidando bem com a derrota, porém após uma participação especial do Tocha Humana (plantando a semente para a amizade icônica dele com o Peter), o Aranha recupera a confiança em si e retorna a luta, demonstrando sua determinação e capacidade de se levantar inúmeras vezes, tornando essa história uma das melhores do Stan Lee e o Steve Ditko.

 

Então? Quais histórias do Homem Aranha do Stan Lee e Steve Ditko são suas favoritas? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários a baixo.



Postar um comentário

0 Comentários