10 MELHORES BATALHAS DE HERÓI CONTRA HERÓI NA MARVEL

 



Naturalmente, a batalha terá spoilers, ainda mais sobre quem a ganhou, se a lista servir a bom propósito, fará quem não conhece a história ir a procura dela. Demorei talvez mais selecionando as páginas referidas de cada parágrafo, do que escrevendo a lista. Engraçado como o Namor e o Homem de Ferro aparecem tantas vezes...

 

10 - DEMOLIDOR VS JUSTICEIRO PELA VIDA DE UM BANDIDO



Frank Miller tornou comum esse antagonismo entre o vigilante que quer levar os criminosos ao devido julgamento legal, e o que quer cortar o mal pela raiz. Um confronto bem lógico e complexo, que nunca vai ter fim. Embora que não foi na fase do Miller que vim ter contato com o confronto de ambos, mas na mensal que tinham nos anos 90, publicado nos formatinhos da sempre saudosa Super Aventuras Marvel. Na trama, um ex-funcionário de uma empresa farmacêutica em busca de vingança contra ela, começa a colocar cianureto entre sua medicação, matando pessoas inocentes. Frank Castle inicia uma investigação e consegue triangular o mal feitor, mas quando está prestes a jogá-lo do alto de um prédio, surge o Demolidor lhe negando tal punição. Justiceiro até tenta lutar, mas o Demolidor o supera com facilidade em combate, e leva o criminoso, após deixar Frank todo arrebentado. Há um replay da luta em alguma edição do Demolidor, mostrando todo o evento pela perspectiva do bandido.

09 - THOR DESMORALIZANDO O HOMEM DE FERRO



Em um dos muitos “crimes de guerra” durante a Guerra Civil, Tony Stark, Reed Richards e Hank Pym além de criarem uma super prisão, em outra dimensão, onde basicamente jogavam qualquer vigilante sem registro, sem quaisquer julgamento, até ele mudar de ideia... O trio achou pouco e criou um clone do Thor, (por mais absurda que seja essa ideia, parando hoje para pensar...) já que naquele momento, o deus tinha “morrido” no Ragnarok. Findada a guerra, com o lado do registro vencendo, Thor busca recriar Asgard e seus deuses, os despertando nos corpos humanos que estavam sem saber. Com uma nova Asgard em construção, flutuando há alguns metros do solo americano, logo Tony Stark, agora diretor da SHIELD, resolve aparecer como xerife e explicar as novas leis ao “forasteiro”.  Thor escuta todas as ameaçadas veladas de forma paciente, e quando Stark acaba de as dizer, o espanca sem dó, deixando a armadura do mesmo toda quebrada, sem funcionar, com Stark tendo que voltar a pé... Para muitos leitores, foi uma forma que o escritor JMS teve de dar o troco no Homem de Ferro, lhe garantindo essa humilhação.

08 - HÉRCULES É O REI DE CONTAR VANTAGEM CONTRA O THOR



Uma rivalidade que havia muito nos anos 60 e 70, era a do filho de Zeus contra o filho de Odin. Conta o Roger, nosso veterano redator, que Hércules era um dos mais poderosos da editora, e que dos anos 90 para cá teve seu poder reduzido, enquanto o de Thor foi aumentado. Foi o mesmo Roger que me apresentou essa história, nesse post AQUI. No enredo, ao ver uma criança sofrer zoação de outras, Herc busca animá-la contando algumas de suas aventuras exageradamente aumentadas, sobre como foi covardemente golpeado por Thor, que lhe invejava, e assim foi impelido a descontar as agressões, rebocando o nórdico por toda a cidade. Ao perceber que o grande herói da criança era o Thor, Hércules em um raro momento de humildade, altera o final do conto dizendo o quanto Thor reverteu a batalha, e era o mais forte guerreiro que ele já havia enfrentado.

07 - CICLOPE E WOLVERINE LAVANDO ROUPA SUJA




Que os X-Men estão sempre em extinção, e toda semana brigam entre si, ficando em grupos rivais, todos sabemos. Mas, a saga “Cisma”, escrita por Jason Aaron e desenhada por Adam Kubert chamou bastante a minha atenção, pelas coisas estarem tomando rumos tão extremos, que era Wolverine o cara que estava tentando pacificar as coisas, enquanto Ciclope queria que qualquer jovem, incluindo adolescentes e crianças, fossem pra guerra contra Sentinelas e o que viesse, matando todos. Ao fim da saga, quando estão cercados em sua ilha e os Sentinelas se aproximando, eles se tornam uma ameaça secundária diante das mágoas mal resolvidas entre Logan e Scott, cujo pivô é Jean Grey. Mais divertido que a briga dos mutantes, foi a zona de comentários de qualquer blog falando sobre isso. Para a tristeza de muitos, Wolverine não matou Ciclope. E parte de mim ainda é divida sobre esse confronto, dando razão até pro Ciclope, pelo contexto, visto que na época, Wolverine era mais disposto a atender o seu mestre Capitão América do que defender toda a família X que sempre o defendeu nos piores momentos.

06 - THOR VS HULK (SEM MARTELO!)



Nos idos anos 80, Jim Shooter escreveu esse memorável combate, ilustrado por Erik Larsen. Até fim um post inteiro sobre ele que pode ser lido AQUI. Uma cidade é destruída e o Hulk é injustamente culpado, Thor o desafia para batalha e castiga o verdão com seu martelo. Percebendo isso, Hulk faz uma refém (era o Shooter escrevendo, o que você queria?) e exige que Thor largue o martelo e tenha uma luta justa com ele. O deus atende o pedido, e se segue o melhor combate que já vi entre os dois. A coisa vai tomando uma proporção alta a ponto de fazerem uma destruição da cidade ainda maior do que a do filme “O Homem de Aço”, com Hulk até enterrando um trem inteiro em Thor! Em dado momento, mjolnir retorna após Thor ter levado a pior, mas Hulk desdobra a situação dizendo que ele é mais forte que qualquer homem, mas que como Thor é um deus, então ele fica contente. Após o monstro partir, Thor se envergonha do quanto deixou seu orgulho em se mostrar mais forte, quase causando uma tragédia que tiraria a vida de inocentes.

05 - O DIA QUE O HOMEM-ARANHA PERDEU A PACIÊNCIA COM O WOLVERINE





Essa esquecida one-shot, publicada em 87, trouxe um tipo de combate bem diferente do habitual “Wolverine invocado caçando o Homem-Aranha e ambos fazendo as pazes 3 páginas depois”. Seu fim termina até de forma chocante, e a Marvel nunca mais tocou no assunto... Numa Alemanha ainda divida pelo muro de Berlim, Wolverine recebe um chamado de ajuda de Charlemagne, uma mercenária que lhe tinha como melhor amigo, havia prestado serviços a muitas organizações, e por saber demais e ter matado alguns agentes por vingança, estava jurada de morte pela KGB. Peter Parker estava em viagem na Alemanha, e acaba sendo jogado para dentro desse problema que era muito pior do que parecia. “Charle” planejava com seu pedido, apenas pedir que Logan acabasse com sua vida, para não ser capturada e torturada pelo inimigo antes de morta. No momento crucial quando Logan está realizando seu desejo, o Homem-Aranha se põe no meio e inicia uma batalha de vida ou morte com o Wolverine. Tanto Wolverine ataca para matar o Aranha, sem se segurar, dado o extremo da situação, quanto o Aranha bate com toda a força, “amassando” seu oponente. No meio da confusão, Charle vai propositalmente na direção do Aranha, que a confunde com Wolverine e a acerta com toda a força, a matando.

04 - CAPITÃO AMÉRICA E HOMEM DE FERRO DIVIDINDO A MARVEL AO MEIO



Esse aqui meio que virou moda após o filme, e o Inominável Ser fez uma resenha sobre ele recentemente AQUI. Mas, quando lançada, Guerra Civil realmente marcou os que como eu, esperavam mês a mês as edições da Panini, numa era em que os quadrinhos ainda eram debatidos em comunidades do Orkut, e claro, as pessoas precisavam ler eles, em vez de vídeos de YouTube contarem a história e a explicarem. Até hoje se é debatido sobre quem estava certo, embora as pessoas naturalmente favoreçam o Capitão. Porém, nas duas brigas que tiveram, o pau realmente cantou. Na primeira, o Homem de Ferro usando seu “preparo de Batman” já tinha catalogado todo o estilo de luta de Rogers, e limpou o chão com ele com ridícula facilidade. Já no segundo embate, usando de sua genialidade tática e malandragem, o Capitão desabilitou a armadura de Stark e saiu lhe quebrando pedaço por pedaço.

03 - OS HERÓIS VÃO À FORRA CONTRA NAMOR






Ok, Namor é um puta arrogante, que tira todos como inferiores, mas, ele sempre foi assim, e nós o adoramos por isso. Entretanto, anos atrás quando “colou com os X-Men” e começou um relacionamento com a Emma Frost (já que não podia ter a Sue Storm...) o cara tava, digamos que... Ultrapassando os limites. E quando um natural rei tem acesso, mesmo que de forma fracionada, a força Fênix, os resultados podem ser catastróficos ao ponto de quase destruir toda Wakanda, enquanto repetia o irritante “vocês causaram isso a si.” Após muita dificuldade, um time formado por Pantera Negra, Capitão América, Hulk Vermelho, Thor, Visão, Coisa, Feiticeira Escarlate e outros vão golpeando o atlante todos ao mesmo tempo, até a Feiticeira Escarlate (em um dos vários roteirismos que podem ser extraídos dos poderes únicos dela) extrai a Fênix dele, ai sim, o deixando “indefeso”. Esse ato de guerra de Namor daria origem a sua guerra de vários anos contra o Pantera Negra, só vindo a acabar já em Guerras Secretas.

 

02 - SENTINELA FINALMENTE LIBERANDO TODO SEU PODER CONTRA O HULK






“Hulk Contra o Mundo”, só tem contra si, sua covarde explicação sobre quem e o por quê de terem explodido seu mundo. Mas, toda a mega saga é uma das melhores dos últimos anos, com batalhas que em sua maioria poderiam preencher um post próprio. Hulk sai como um tanque de guerra passando por quase todos os principais supers da Marvel, incluindo ai sua prima, Quarteto Fantástico, X-Men, e os Vingadores, enquanto vai coletar os membros dos Iluminatti que concordaram em lhe mandar numa traição para o espaço (o único que discordou e disse que isso daria merda, foi Namor). Quando está “se divertindo” em colocar todos aqueles pretensos líderes para gladiarem entre si, para sentir parte do que ele sentiu, eis que vem a última linha defesa, o Sentinela, nada menos que o Super-Homem esquizofrênico e ainda mais apelão da Marvel. Se segue um embate que poderia figurar facilmente em DBZ, cujo ápice é de ambos voltarem a forma humana, e Bruce Banner ainda continuar batendo, porque sim, ele estava muito puto, e com razão.

 

01 - PANTERA NEGRA PERDE A COMPOSTURA PARA NAMOR!









Mesmo Wakanda e Atlântida estando em guerra, Namor e Tchalla deviam se comportar como adultos em território neutro, no caso, a equipe secreta dos Ilumminatis, que lidava naquele momento com situações muito maiores do que os embates entre nações, e sim de toda a realidade que ameaçava se chocar com outra, fazendo os “heróis” terem que tomar medidas drásticas, como explodir todo um outro mundo para salvar o próprio. Por várias edições, isso é adiado, mas quando se torna inevitável, após um confronto extremo com um tipo de Liga da Justiça de outra realidade, ao qual o Doutor Estranho teve que ajudar a vencer de maneira não muito... Correta... Os membros do grupo se encaram sobre quem vai “sujar as mãos” e apertar o detonador para explodir o outro mundo. Após uma série de debates acolorados entre si, Namor assume a responsabilidade e chama atenção para a hipocrisia deles, de não terem coragem de usarem tal arma para esse genocídio, mas a terem construído e se julgarem melhores só por não usarem. Após testemunhar tamanha frieza, o Pantera Negra perde qualquer compostura que tinha e parte pra cima de Namor. A cena é catártica, triste e memorável.

E ai? Gostou? Odiou? Deixe nos comentários e compartilhe o post. 

Até o próximo.



Me siga no Instagram: @ozymandiasrealista

Postar um comentário

0 Comentários