A NOVA CONSTITUINTE DO CHILE E A ESPIRAL DE FRACASSOS QUE É A AMERICA-LATINA

 


Nas ultimas semanas ocorreram algumas manifestações no Chile para celebrar um ano desde o início dos protestos do ano passado, aqueles protestos que foram iniciados por estudantes e membros do funcionalismo público do chile, um analista Brasileiro disse que o Chile precisa de "um setor publico que esteja apronto e apto para gerar desenvolvimento para o país" o que é um tanto quanto estranho, uma vez que o Estado não gera riqueza nenhuma, ele usufruir e distribui a riqueza gerada pelos cidadãos ( os indivíduos somados  formando assim a sociedade civil como a conhecemos).

e afinal, se ter um grande funcionalismo Publico fosse sinônimo de desenvolvimento, o Brasil será o  Jardim do Éden.

Porém Durante as manifestações também ocorreram alguns incidentes em outros bairros de Santiago e em outras cidades do país, que resultaram em um total de 580 detidos e durante a noite houve saques e tentativas de saque; barricadas e ataques a quartéis da polícia, com um total de 107 incidentes graves em todo o país entre eles estão as igrejas que forma queimadas, uma das igrejas tinha inclusive um berçário de gatinhos, obviamente todos os animais morreram queimados. A manifestação aconteceu uma semana antes do histórico plebiscito que perguntará aos chilenos se eles querem mudar ou não a Constituição herdada da ditadura de Augusto Pinochet que findou em 1990. A formula do caos está montada: crise sanitária, crise econômica, crise social, qual a chance de que mudar toda a estruturação social no meio de tanto caos vá melhorar isso? se pensou e respondeu “nenhuma” acertou. A esquerda acha que está arrasando com os protestos violentos, mas isso só do mais vasão para os discursos dos conservadores sobre lei e ordem.

Bolsonaro já comentou sobre os ocorridos no Chile e certamente Trump também irá comentar e vai surfar muito bem nessa onda que ele navega, ele fala da ameaça da esquerda radical, o que foi mostrado no chile na semana passada mostra que essa esquerda existe, e as pessoas podem ver isso. Acredito que a esquerda chilena ao utilizar esse fervor de jovens revolucionários atirou em seu próprio pé (ou nem tanto por hora, já que a nova constituinte foi aprovada).

Mas o ponto central de tudo: qual é essa “magificação” que a America Latina tem em nunca preservar constituição nenhuma, e ficar trocando leis e ordens como se fossem meias ?, por isso nada aqui flui, nada por aqui é ou permanece estático por tempo suficiente para que se torne bom. Sejamos sensatos a constituição recente do chile tem apenas 30 anos, historicamente falando ainda é uma “criança”, a partir disso eu prefiro seguir o pensamento de Aristóteles de que, a politica não é como as outras áreas das ciências humanas, ou de qualquer outro movimento humano. Comparar a politica com qualquer outra ciência ou área do conhecimento como se fosse minimamente parecida com as anteriores é sujeira.Pois da politica saem as leis, e a lei só tem força para se fazer obedecer no habito, e o habito só se forma com o tempo, com os anos. Assim sendo, mudar com facilidade as leis existentes por outras novas é enfraquecer sua própria força. Achar a saída “pratica” e “democrática” com um belo discurso de poder ao povo e direitos iguais, nem sempre é o melhor rumo, é um atalho ao precipício. Mas talvez os chilenos já tenham abraçado o caminho mais fácil e uma hora vão acabar percebendo que por seus fins, ele é o mais difícil.




Mais textos dele podem ser lidos em seu Instagram: https://www.instagram.com/maskaracientistapolitico/

 

Postar um comentário

0 Comentários