"Regras foram feitas para serem quebradas!" - Yasser Seirawan
A Abertura Grob é jogável? A resposta é um sonoro SIM!
Mas antes de falarmos nisso, só por curiosidade vou deixar aqui o nome de todos os primeiros movimentos das brancas, que consegui encontrar, me corrijam se eu estiver errado ou faltar informação, serei grato por isso:
Cabe ao leitor escolher qual desses primeiros lances é o pior (ou melhor) para jogar é claro. No total, são 20 modos diferente de se começar um jogo de xadrez, isso se levarmos em conta o primeiro lance das brancas, no caso do primeiro lance das negras, pra cada lance inicial das brancas, temos outras 20, ou seja, 400 combinações diferentes só no primeiro lance.
Mas vamos falar do lance 1.g4 especificamente!
A confusão de fama... olha o trocadilho.
Muita gente confunde (ao menos de início) o lance de 1.g4 com 1.b4, que aliás é um bom lance pra começar (tanto que Bobby Fisher a utilizava*), mas diferente da Abertura Grob, é mais sólido, principalmente pelo fato de não expor o rei como 1.g4 faz. Na verdade é isso que torna a Grob divertida, pois ambos os lados ficam na expectativa.
Eu sei que esse livro foge um pouco do assunto, mas com 1.b4 a (abertura orangotango)
também traz fortes ataques, até mais forte que a Grob além de ser muito confundida com a mesma.
*Um outro trocadilho para 1...g5, é a Defesa Borg, com 1...g5 de pretas, pois BORG nada mais é, que um anagrama da palavra "GROB" escrita ao contrário! Mas também é chamada de Defesa Basman.*
Esta abertura faz parte de um compêndio de "xadrez heterodoxo" e que contém muitas armadilhas táticas e boas chances de ataque pra ambos os lados, essa jogada frustra a maioria de jogadores de clubes que não estão familiarizados. Não é uma abertura que o tornará um GM, mas é um grande fator surpresa em jogos na modalidade blitz (jogos de 3 minutos) ou na modalidade bullet (1 minuto). Um Jogador "Grobiniano" se desenvolve em estilo hipermoderno (ao menos lembra de longe), preparando o bispo para controlar a grande diagonal h1-a8. A captura do peão g4 leva a um jogo bem trapaceiro (conhecido como "gambito Grob) com rápido desenvolvimento para as brancas e ameaças na coluna do cavalo na ala da dama.
Ataque Grob com 2.Bg2 variante principal e mais conhecida, muito utilizada por Claude Bloodgood
Os enxadristas amadores normalmente descobrem que podem ter bons resultados com o lance 1.g4 ao assistir nosso ídolo das "Grobildas" RafaChess no Youtube, por exemplo. Mas nem todos pensam assim, pois a maior parte dos jogadores acabam por acreditar que o movimento é tão ruim que o jogo das brancas irá automaticamente se desmoronar ou a posição dos peões ruir num final, independentemente do que for jogado - ledo engano e é até perigoso pensar assim - existem variantes e armadilhas táticas (e as vezes até planos estratégicos) que podemos adotar nessa modalidade de "blefe" do xadrez. Aqui neste post falaremos de livros (inclusive o leitor pode clicar na imagem da capa dos livros caso queira comprar), amadores (como eu), MIs e até GMs que jogam esta abertura em blitz e bullet.
A esquerda, vídeo do GM Evandro Barbosa comentando negativamente sobre a Grob, a direita o enxadrista Rafael Santos, utilizando a Grob como demonstração de força em jogos blitz
Um pouco de bom senso...
Quero deixar bem claro, que neste post, não quero combater, nem questionar os grandes ensinamentos sobre o centro do tabuleiro e desenvolvimento de peças propostas pelo GM Evandro Barbosa, com sua proverbial "eloquência" contra 1.g4. Nem tampouco desrespeitar a opinião do GM Rafael Leitão ao dizer: "isto não é xadrez", pra mim via chat, muito menos ficar ensoberbecido ao contrariar meu grande amigo e professor o MI Roberto Molina quando me esculachou (de modo amigável, é claro) ao se referir sobre a Formação Grob como "uma jogada feita por caras que não sabem jogar bem xadrez e esperam por erros dos outros". Bom... esta última doeu... mas enfim, o Grob continua sendo uma divertida arma surpresa em nível amador. Nunca foi levado a sério no xadrez profissional mas, as negras tem muitas maneiras para pelo menos chegar a igualdade, as vezes até com vantagem. Porém se você gosta de aberturas inusitadas que surpreendem seu oponente, experimente a GROB!
Grob??? Isso não é xadrez!!!
MI Roberto Junior Brito Molina: "grobeiros são caras que não sabem jogar bem xadrez e esperam por erros dos outros"
GM Evandro Barbosa:"1º domine o centro, 2º desenvolva as peças menores,
3ºcoloque o rei em segurança...e 4º (talvez o 1º) NUNCA jogue GROB"
O enxadrista, gaiteiro, gaúcho e cachoeirinhense Rafael Santos,
sempre apronta uma das suas em blitz com a "Grobilda"
*Tem um louco que conheci na internet que usava como codinome o mesmo nome do idealizador HenryGrob- por favor sr. Raffachess, faça um vídeo sobre esse jogador misterioso, tem muito jogo bom dele - e ele chegou um ranking de mais 2400 em bullet e também em blitz no lichess.org e logo depois sumiu*
A História...
Logo abaixo temos a "Grobilda" mais antiga que se conhece:
O jogo Grob mais antigo já encontrado foi de Alexander Fritz (1857-1932), ocorrido na Alemanha em 1866, a Grob foi analisado pela primeira vez pelo jogador Carl Ahlhausen (1835-1892), este foi bibliotecário na Associação de Xadrez de Berlim. Sua classificação histórica no xadrez é 2.471, classificado em 44º no mundo em 1889, por causa deste jogador, a abertura era conhecida como Abertura Ahlhausen.
Alexander Fritz o primeiro Grobiniano profissional da história (em registro).
Seu nome está ligado a variante Fritz na Defesa dos Dois Cavalos
Outro jogador contemporâneo Saviely Tartakower (1887-1956) também jogava, só que em simultâneas (olha que loucura) e ele mesmo chamava 1.g4 de Abertura de Gênova ou San Pier D'Arena, por causa dessas duas cidades que ele utilizou este ataque.
Tartakower foi um dos Grobinianos mais cruéis da história,adorava confundir jogadores de clube com 1.g4
Paul Keres jogou e venceu por correspondência em 1935. O Mestre Internacional Kurt Richter (1900-1969) jogou na década de 1930. O Grande Mestre George Koltanowski jogou em 1949 e venceu, o GM Spiridon Skembris da Grécia também começou a jogar na década de 1980. O GM Barua da India experimentou algumas vezes e venceu. O MI Gerard Welling, da Holanda, começou a jogar em 1990. O MF Tim Wall e o escritor Bill Wall também jogam. Este último que também é árbitro, jogador e pesquisador do assunto, possui um banco de dados com mais de 1.000 jogos com 1.g4 pelo mundo. Na Checoslováquia até hoje é chamada de Abertura Fric (não me perguntem o porquê, mas muitos jogadores de lá, quando jogam comigo no site lichess.org usam este nome). Em outras partes do mundo, Abertura Kolibri.
O MI Michael Basman (ELO 2387), GM Timur Garayev, GM Aman Hambleton e o GM Eric Hansem também jogam em blitz e bullet
Paul Keres ( a esq.)utilizou a Grob, mas só por correspondência e o MI Kurt Richter, outro alemão "grobildo" nas horas vagas
GM George Koltanowski, venceu jogos em 1949 surpreendendo com a Grob
O pioneiro Henry Grob...
O campeão suiço MI Henry Grob (1904-1974), jogou centenas de jogos por correspondência iniciando com 1.g4 nos anos 1950 a 1970 e pasmem, 2...g5 de pretas (conhecido como Defesa Grob ou Borg e as vezes Defesa Basman, dependendo da variante). Nesta época, era conhecido como Ataque Spike, e após exaustivas análises de Henry Grob, a abertura teve um refinamento digamos, um tanto vultoso desta teoria, ganhando até mesmo seu próprio nome como referência na década de 1940. Escreveu Grob's Angriff em dois volumes, primeiro obra literária sobre a abertura Grob da história.
Henri Grob aos 70 anos a esq. e a direita contra o enxadrista holandês
Willem Muhrin no torneio de Hastings em 1947
Livro escrito pelo próprio Henry Grob em dois volumes. Embora esteja em alemão, e pra piorar, está no antigo Sistema de Notação Descritivo, mas não é necessário saber o idioma para entender o livro.
Entre 1946 e 1972, o MI Henry Grob jogou ao todo 3.614 partidas de xadrez por correspondência. Ele ganhou 2.703, perdeu 430 e empatou 481 jogos. Todos disputados contra leitores do Neue Zurcher Zeitung, um impostante jornal suiço.
Novo Jornal de Zurique, um importante Jornal Suiço ativo desde 1780.
Onde Henry Grob publicava suas matérias sobre xadrez
Claude Blodgood o gênio que caiu no ostracismo!
Claude Frizzel Bloodgood
"Claude Bloodgood continua sendo um mistério à medida que o investigamos. Ele era capaz de contar mentiras ultrajantes sempre que tinha vontade."
Claude Bloodgood foi um errante na vida, um excêntrico cidadão. Esse enxadrista morreu aos 64 anos, deixando um grande acervo, no qual foi doado a Biblioteca Pública de Cleveland (onde existe uma das maiores coleções sobre xadrez do mundo).
O que posso comentar aqui é que jogadores de xadrez muitas vezes são pessoas caladas, mansas e atenciosas... mas Bloodgood era exceção: bravo cruel, impulsivo (certa vez cuspiu em seu próprio advogado durante seu julgamento), ele passou 32 anos na prisão, sendo condenado a cadeira elétrica em 1970. Deixou um legado de conhecimento sobre o Grob, porém apenas puramente tático.
Livro escrito por Claude Bloodgood, na época 2º melhor jogador
de xadrez dos EUA, com uma classificação de 2702 ELO.
Michael Basman e as novidades teóricas
Nos anos 90, a Grob teve algumas inovações do britânico Michael Basman, famoso MI que escreveu um livro sobre o assunto chamado "The Killers Grob".
O mais famoso e atual dos livros sobre o tema, Michael Basman foi um
Mestre internacional dedicado na abertura, usando-a inclusive em torneios.
Basman neste livro possui um jogo dinâmico desde o começo. A linha omitida aqui é o familiar Ataque Grob de Claude Bloodgood (é feito uma breve menção). Michael Basman sempre preferiu defender o peão "g" com o peão de "h3", em contraste com o "Grob tático" de Bloodgood.
Diferente do que Cloude Bloodgood usava no "Ataque Grob"
(uma espécie de Grob mais tático com 2.Bg2). Aqui o MI Michael Basman utiliza o lentíssimo 2.h3 para tornar o "jogo Grob" mais "posicional" e assim, evitando o "gambito Grob".
O MI Michael John Basman também famoso por se dedicar ao
ensino de xadrez para crianças e idealizador da chamada "lógica de Basman".
Uma jogada poderosa contra a Grob com 6...Ce7!
Certa vez o GM Raymond Keene fez um comentário que ao meu ver, é muito especulativo e um tanto superficial sobre o Grob, e afirmou: "1.g4 é o pior lance de abertura, mas fico em dúvida se 1.f3 (Abertura Gedult*) poderia ser pior. Se bem que depois de 1.f3 d5, as brancas podem jogar 2.f4, ou então 1.f3 e5 2.e4 Bc5 3.f4!?. Porém 1.g4 não dá essa oportunidade. Uma das melhores maneiras de lidar com esse movimento é desenvolver o cavalo via e7: 1.g4 d5 2.h3 (ataque Basman*) e5 3.Bg2 c6 4.d4 e4 5.c4 Bd6 6.Cc3 Ce7! Uma jogada poderosa, que lança dúvidas sobre toda a abertura das brancas.
O ensoberbecido GM Reymond Dennis Keene, desprezo total ao Grob...
triste...muito triste Keene contribuiu para a teoria Grob numa variante
de pretas que leva seu nome, é a Defesa Keene com: 1.g4 d5 2h3 e5 3.Bg2 c6 4.d4
Outro inimigo da Grobilda...
Já o Mestre Internacional John Watson escreveu em seu livro Mastering the Chess Openings volume 4 pag. 275 "1.g4 é competitivo com 1.h4, pela honra de ser o pior primeiro lance das brancas. Contra um oponente informado ou habilidoso, é simplesmente masoquista."
O MI John Leonard Watson, muito requisitado para aulas de xadrez,
nunca ensina o Grob, mas adora ensinar como combatê-lo
Os defensores...
O Grande Mestre Yasser Seirawan sempre dizia "regras foram feitas para serem quebradas, invista e acredite em suas próprias idéias, não viva apenas nas sombras dos outros". Se uma abertura funciona pra um jogador, então ela é boa. Deixo aqui uma das frases preferidas deste humilde redator "grobeiro" - Não há abertura fraca, apenas jogadores fracos!
Muitas vezes o "Jogo Grob" é preconceituosamente classificado como incorreto, impossível de jogar, enigmático e até mesmo fraco - ao meu ver uma ideia irritante e equivocada. Mas realmente, de fato, as aberturas heterodoxas são vitimadas por uma falsa dicotomia (falei bonito) como: jogável ou não jogável, perfeito ou fora do padrão. Muito pelo contrário, o "Sistema Grob" (assim como a Defesa Borg com 2...g5) se torna um bisturi nas mãos de profissionais habilidosos, não somente como Magnus Carlsen (sim, ja vi ele jogar isso), Michael Basman e Spiridon, mas com jogadores que possuem um bom senso tático.
A esquerda GM Spyridon Skembris, da até aulas de como jogar com a Grob, e a direita,
o atual campeão mundial o GM Magnus Carlsen, que ja sofreu um ataque Grob chegando
a forçar um empate, e também já usou a Grob como elemento surpresa em blitz.
O GM Yasser Seirawan, sempre incentivando os alunos a serem criativos
O MI Michael Basman, o mais proeminente defensor da Abertura Grob, e escreveu livro sobre o tema , e até defende uma tese, que os fãs carinhosamente, intitulam como "Lógica de Basman"
O Campeão pede água...
Nesta partida o atual campeão GM Magnus Carlsen sofre uma certa dificuldade ao enfrentar o Ataque Grob:
Outro vídeo em que Magnus joga no liches usando a Grob! Com comentários do GM Spirydon Skembris, grande defensor da Grob.
A Grob no desenvolvimento de I.A.s...
É claro que ao analisarmos o sistema Grob em engines de xadrez, iremos perceber logo de cara uma clara vantagem para as pretas, tanto que na superfinal da 12ª temporada do Top Chess Engine Championship (de abril a julho de 2018, foi o último que acompanhei), ambos os computadores finalistas, Stockfish e Komodo, avaliaram a posição após 1.g4 do mesmo modo e não conseguiram defender a posição das brancas. Porém não devemos confiar totalmente em engines, quando o assunto é aberturas, a não ser é claro em meio-jogo e finais quando as posições se tornam mais lógicas, e é interessante notar que para testarmos novas engines, o lance 1.g4 é primordial para observar com ela se desenvolve no jogo, é como um teste de sobrevivência na selva, só que para máquinas.
O Top Chess Engine Championship, é um torneio de engines de xadrez (programas e I.As. que jogam xadrez) que acontece desde 2010.
Os Grobeiros profissionais da atualidade!!!!
O Grande Mestre Barua está listas dos poucos GMs que usam a Grob.
MI Gerard Welling, Mesmo quando era MF jogava a Grob tranquilamente
MF Tim Wall, outro britânico que assim como Basman costuma jogar (e muito) a Grob
O MI Michael Basman sugerindo o lance 1.h3 da abertura St George(ou sugerindo uma possível formação Grob? como o Ataque Basman?) para Magnus Carlsen, que o retrata imediatamente.
GM Timur Garayev do Usbequistão, naturalizado nos EUA Joga Grob e outras aberturas não ortodoxas.
GM Aman Hambleton, (capaz de jogar 1.g4 ouvindo música, e dançando), assim como Rafachess, tem um canal no youtube,
com um quadro parecido com o "Desafio Grob" e juntamente com...
... o GM Éric Hansem são os dois jogadores "grobinianos" mas joviais da atualidade.
A esquerda vídeo com o GM Éric Hansem e a direita vídeo do GM Aman Hambleton, ambos fazendo live ao vivo e jogando GROB e BORG tranquilamente
Um jornalista enxadrístico Grobiniano de carteirinha...
Willian (Bill) Dale Wall, nasceu em Raymond em Washington. Autor de mais de 30 livros de xadrez e mais de 1.000 artigos de xadrez. Ja contribuiu para o chessgames.com e outros site de xadrez online. Ele é oficial aposentado da Força Aerea Americana e ex-engenheiro da NASA. Fez uma pesquisa extensa sobre o Grob e o lançou num livro.
Este livro fornece uma extensa revisão de toda teoria Grob.
Concluindo com uma pesquisa de 50 jogos muito bem ilustrados pelo americano Willian Dale Wall,
árbitro, jogador e pesquisador de xadrez
Willian Dale Wall. O "Grobildo" Bill Wall
Leituras rápidas para um iniciante grobeiro
O livro abaixo é apenas uma monografia do escritor David Robert Lonsdale, no qual ele próprio experimentou jogar a abertura Grob, com resultados satisfatórios. Porém o livro tem apenas uma introdução e alguns textos e o restante das 26 páginas é só jogos, o livro todo possui apenas 50 diagramas. Mas vale a pena conferir, quando se quer dar uma olhada rápida para conhecer a abertura.
Este livro é uma monografia de xadrez específica sobre o a "Abertura Grob" .
O Autor mostra um total de 61 partidas todas jogadas com 1.g4 Nas quais ganhou 57, perdeu 3 e empatou 1.
David Robert Lonsdale
e-Book do Grob
Tim Sawyer é um grande especialista da USCF (federação de xadrez americana) e Mestre no xadrez por correspondência.
Este e-book oferece uma enorme vantagem em teorias!
O modo como Sawyer lida com a Grob não é totalmente apologético, mas em reconhecer que nenhum Grande Mestre atualmente usa o Ataque Grob como arma primária. Ele cita: Algum campeão mundial jogou a Grob num torneio principal de brancas? Não. Por isso o ataque Grob é uma abertura com muitas falhas que contém alguns aspectos complicados, e permite o jogador taticamente superior vença adversários desavisados em combinações incomuns. Use o Grob o quanto quiser, Ria e divirta-se, mas não aposte muito nisso".
Tim Sawyer Admite ser divertido jogar Grob, mas adverte:
Algum campeão mundial jogou a Grob num torneio principal de brancas? Não.
O que está incluído no livro:
* Uma introdução que apresenta a história do Grob, com uma visão geral, e suas principais características;
* No capítulo principal, toda teoria e jogos relevantes em são ligadas e documentadas de modo muito conveniente;
* Possui 10 pesquisas e 11 relatórios de abertura;
* Pasmem, tem mais de 6.200 jogos com a Grob - a maior coleção que vi até agora;
* Uma bibliografia completa da abertura, tem até fotos do próprio Henry Grob.
A Grobíblia
Eis os link para compra de livros sobre o Grob, alguns muito raros, outros atualizados:
Os Sacrificadores #13
-
*Quando a ideologia e o poder de alguns controlam a vida de muitos, não
importa como você o chame ou como você diga, suas verdadeiras intenções só
são cr...
Maverick v2 12 (1998)
-
PARCERIA COM MOCHILEIROS DOS QUADRINHOS
Na última edição de Maverick temos nosso herói frustrando em parte os
planos do vilão russo, temos o embate pro...
Renas do Papai Noel 2024 (2)
-
Eis mais duas renas do Bom Velhinho, duas apetitosas corcitas.
A Cometa está fazendo uma revisão de Natal na Empinadora, que está bem
empinadinha. Está ver...
MARVEL RIVALS INFINITY COMICS
-
APRESENTANDO MARVEL RIVALS – A HISTÓRIA EM QUADRINHOS! A fenda temporal
interrompeu a Teia da Vida e do Destino, deixando duas equipes lideradas
por Peni ...
HQ Euro: Magos - Livro 7
-
*Soliman*, filho de um grande *Alquimista*, é apenas uma *decepção *para
todos ao seu redor. Quando a região é atacada por um poderoso *Necromante*,
o j...
Krypto, the movie
-
Esta é a impressão que tive ao ver o trailer do novo filme do Superman do
James Gunn. Acho que o filme será divertido, esperançoso e colorido. Mas
since...
Violador (2024)
-
Finalmente, a única história de origem verdadeira do VIOLADOR, contada pelo
narrador mais inacreditável e não confiável de todos os tempos. Siga a
jornada ...
Terror Cego (1971)
-
*SEE NO EVIL (1971)*
*Legendado*
*Sinopse*
*Uma bonita e jovem mulher (Mia Farrow) fica cega numa queda de cavalo e é
levada pelos tios a viver com eles,...
Ele e Ela
-
*He and She*
Ano de Produção: 1967/68
Número de Episódios: 26 (Color)
Produção: Talent Associates Production
Tema Musical: Jerry Fielding
Elenco: Richard B...
Brigantus Vol.1- Banido
-
*- Lá, estará uma jovem de olhos claros à minha espera. Ela aquecer-me-á o
coração com o seu sorriso.*
Mais um livro de Hermann, mais uma série de *H...
O inferno íntimo de Angela Orosco
-
- Era como se eu visse o futuro. E o futuro não fizesse nenhum
sentido. Black Hole de Charles Burns- O inferno está vazio e todos os
demônios estão aqui. ...
Internato derradeiro (La residencia) - 1969
-
*Também conhecido como: The house that screamed / A Casa dos desejos*
*Sinopse*: A senhora Fourneur (Lilli Palmer) é diretora de um colégio
interno para...
Sisu - Uma História De Determinação (2022)
-
Título Original: Sisu
Ano: 2022
País: Finlândia, Reino Unido
Gênero: Missão
Duração: 91 min
Direção: Jalmari Helander
Sinopse: Quando um ex-soldado que des...
O ESPANTOSO HOMEM-ARANHA #45 (2024)
-
Sim, quando eles não sabem o que desenhar na capa para ilustrar o que tem
dentro da história, é só colocar o personagem triste debaixo de ...
Quem tem medo de William Shakespeare?
-
Reza a lenda que dá pra achar respostas para todas as perguntas em
Shakespeare (há quem diga que é no *Poderoso Chefão*, mas eu tomaria
cuidado com pesso...
DEMOLIDOR - v8 #03 (2023) Legacy #665
-
Obs: O Tradutor Original é o novo nick do tradutor da edição #01 (Parker).
*DEMOLIDOR - v8 #03 (2023) **Legacy #665*
*Sinopse: *Demolid...
Selvagem Red Sonja - Rainha das Ruínas Geladas
-
*Sonja parte para o norte congelado repleto de ação e drama. Sonja luta
pela própria vida contra todo tipo de criaturas estranhas e poderosas,
todas sob ...
[Lista] Publicações do Selo Vertigo: C
-
*OBRA*
*STATUS*
*RESENHA*
Chiaroscuro: The Private Lives of Leonardo da Vinci
traduzido por fãs
google
The Children's Crusade
traduzido por fã...
O fantástico mundo de Bobby
-
*Assistir O fantástico mundo de Bobby* online
*Assistir O fantástico mundo de Bobby *completo
*O fantastico mundo de Bobby todos os episódios online*
*O ...
O SITE MORREU, VIDA LONGA AO TELEGRAM!
-
Pessoal, depois de muito refletir, não irei renovar meus contratos de
hospedagem do site e repositório (Hostinger e MediaFire) e me dedicarei
exclusivament...
SUPLÍCIO DO MEDO (1967) - Christian Nyby
-
Suplício do Medo (MP4) - Legendado
*Sinopse*: Jack é o único sobrevivente de um ataque japonês à sua equipe em
Guadalcanal. Por causa de seu heroísmo e do ...
Lovecraft Country (TV Series 2020– )
-
Chicago, 1954. Atticus Turner (Jonathan Majors) é um veterano do exército
que vê sua vida mudar quando seu pai desaparece misteriosamente. Decidido a
encon...
Guerra - Para quê?
-
*Crianças mortas. Prédios em ruínas. Viúvas desamparadas. Cidades
destruídas. Sociedade s em colapso. Fábricas sem trabalhadores. Famílias
perdidas. C...
ANÁLISE: BIOSHOCK 2 (PS4 HD REMASTER)
-
Quase três meses desde o último post aqui no blog já devem ser o suficiente
pra muitos leitores estarem achando que eu bati as botas...
Filme: O Último Samurai (2003)
-
*O Último Samurai (The Last samurai) (2003)*
Olá jovens, continuando a série "filmes de samurai" dessa vez trago pra
vocês mais um pra lista. Ainda nesse...
Por que o Brasil é um país atrasado: Resumo do Livro
-
[image: Por que o Brasil é um país atrasado: Crítica do Livro]
Esse livro é uma leitura indispensável para quem quer entender todo o
cenário político e ec...
Samurai Cop
-
Policial, samurai e pegador !
Resenha vinda do amigo Alan do Trashinema.
Enquanto as gangues de orientais estão duelando umas com as outras, os
policiai...
MARATONA 30 DIAS DE CINEMA
-
Quem me conhece sabe que não costumo participar de correntes ou desafios de
internet, mas durante os últimos trinta dias resolvi entrar num desafio de
ci...
Trailer: As Viúvas
-
De *Steve McQueen*, vencedor do Oscar® (*"12 Anos de Escravidão"*), e do
autor do best-seller e co-roteirista *Gillian Flynn* (*“Garota Exemplar”*).
Só tem...
ESTOICISMO: PARTE 1 - CAPÍTULO 2
-
*Os Primeiros Estóicos*
*HUMM...*
Zenão (333 - 261ac) foi o primeiro estóico. (E por Zenão, estou querendo
dizer Zenão de Cítio, que não deve ser confund...
CCXP 2017 - Ousadia ou Caxumba?
-
E mais uma vez os intrépidos autores da revista em quadrinhos mais querida
do cenário independente brasileiro marcaram presença no maior dos eventos
nerds...
Gun Candy
-
Laci destrói tudo em seu caminho, obcecada em desvendar o mistério de quem
matou seus pais quando era criança. Por que ela foi enganada toda a sua
vida, e ...
Por favor, cancelem o FIQ!
-
Eu tinha alertado a todos vocês sobre o desvirtuamento dos objetivos do
evento de quadrinhos conhecido como FIQ quase dois anos atrás. Na época, eu
disse...
Karpov x Timman, 1981
-
*A. Karpov 1 x 0 J. Timman*
*Torneio Estelar de Moscou, 1981*
*Gambito da Dama*
*Comentários: Anatoli Karpov*
*[* J. Timman, um dos melhores enxadrísta...
0 Comentários