Xadrez Heterodoxo - Tudo sobre a Abertura Grob com 1.g4

Entendendo a filosofia Grob...

"Regras foram feitas para serem quebradas!"  - Yasser Seirawan


A Abertura Grob é jogável? A resposta é um sonoro SIM!

Mas antes de falarmos nisso, só por curiosidade vou deixar aqui o nome de todos os primeiros movimentos das brancas, que consegui encontrar, me corrijam se eu estiver errado ou faltar informação, serei grato por isso:

1.a3 - Abertura de Anderssen

1.a4 - Abertura do armazém, do feno ou Meadow Hay ou Carangueijo

1.b3 - Abertura Larsen, Ataque Ninzo-Larsen ou Ninzovich-Larsen

1.b4 - Abertura Polonesa, Sokolsky ou orangotango

1.c3 - Abertura de Saragoça

1.d3 - Abertura Mieses, Venezuelana ou Valência

1.d4 - Jogo do peão da dama ou Abertura Fechada

1.e3 - Abertura de Van´t Kruijs também Van't Kruys

1.e4 - Jogo do peão do rei ou Abertura do peão do rei

1.f3 - Abertura Gedult ou Barnes

1.f4 - Abertura Bird ou Ataque Bird

1.g3 - Abertura Húngar, Benko, Fianqueto do Rei, Barcza ou Bilek

1.g4 - Abertura Grob, Ataque Grob, ou Jogo Grob, Abertura Spike,  Kolibri, de Gênova,  de San Pier D'Arena, de Ahlhausen.

1.h3 - Abertura Clemenz

1.h4 - Aberutra Kadas, Desprez, Anti-borg (pois combate o Grob ou "sistema borg" de 1...g5), Samurai Aberta ou Ataque Reagan (uma piadinha contra Ronald Reagan, pois só cria promessas para um futuro)

1.Ca3 - Ataque do sódio (por causa do símbolo químico Na3) ou Abertura Durkin

1.Cc3 Abertura de Van Geet, Dunst, Heinrichsen, Báltica, Van eet's, Sleipnir, Kotrčr's, Meštrovic, Romena, Cavalo da Dama, der Linksspringer (é a abertura com mais nomes que existe*) 

1.Cf3 - Abertura Zukertort ou Abertura Reti

1.Ch3 - Abertura Amar, Paris, Bêbado, do Cavaleiro ou amônia (por causa do símbolo químico Nh3)


Um pouco de senso crítico...

Cabe ao leitor escolher qual desses primeiros lances é o pior (ou melhor) para jogar é claro. No total, são 20 modos diferente de se começar um jogo de xadrez, isso se levarmos em conta o primeiro lance das brancas, no caso do primeiro lance das negras, pra cada lance inicial das brancas, temos outras 20, ou seja, 400 combinações diferentes só no primeiro lance.

Mas vamos falar do lance 1.g4 especificamente!

A confusão de fama... olha o trocadilho.

Muita gente confunde (ao menos de início) o lance de 1.g4 com 1.b4, que  aliás é um bom lance pra começar (tanto que Bobby Fisher a utilizava*), mas diferente da Abertura Grob, é mais sólido, principalmente pelo fato de não expor o rei como 1.g4 faz. Na verdade é isso que torna a Grob divertida, pois ambos os lados ficam na expectativa.

Eu sei que esse livro foge um pouco do assunto, mas com 1.b4 a (abertura orangotango)
também traz fortes ataques, até mais forte que a Grob além de ser muito confundida com a mesma.


*Um outro trocadilho para 1...g5, é a Defesa Borg, com 1...g5 de pretas, pois BORG nada mais é, que um anagrama da palavra "GROB" escrita ao contrário! Mas também é chamada de Defesa Basman.*

Esta abertura faz parte de um compêndio de "xadrez heterodoxo" e que contém muitas armadilhas táticas e boas chances de ataque pra ambos os lados, essa jogada frustra a maioria de jogadores de clubes que não estão familiarizados. Não é uma abertura que o tornará um GM, mas é um grande fator surpresa em jogos na modalidade blitz (jogos de 3 minutos) ou na modalidade bullet (1 minuto). Um Jogador "Grobiniano" se desenvolve em estilo hipermoderno (ao menos lembra de longe), preparando o bispo para controlar a grande diagonal h1-a8. A captura do peão g4 leva a um jogo bem trapaceiro (conhecido como "gambito Grob) com rápido desenvolvimento para as brancas e ameaças na coluna do cavalo na ala da dama. 


Ataque Grob com 2.Bg2 variante principal e mais conhecida, muito utilizada por Claude Bloodgood


Os enxadristas amadores normalmente descobrem que podem ter bons resultados com o lance 1.g4 ao assistir nosso ídolo das "Grobildas" RafaChess no Youtube, por exemplo. Mas nem todos pensam assim, pois a maior parte dos jogadores acabam por acreditar que o movimento é tão ruim que o jogo das brancas irá automaticamente se desmoronar ou a posição dos peões ruir num final, independentemente do que for jogado - ledo engano e é até perigoso pensar assim - existem variantes e armadilhas táticas (e as vezes até planos estratégicos) que podemos adotar nessa modalidade de "blefe" do xadrez. Aqui neste post falaremos de livros (inclusive o leitor pode clicar na imagem da capa dos livros caso queira comprar), amadores (como eu), MIs e até GMs que jogam esta abertura em blitz e bullet. 

 
A esquerda, vídeo do GM Evandro Barbosa comentando negativamente sobre a Grob, a direita o enxadrista Rafael Santos, utilizando a Grob como demonstração de força em jogos blitz


Um pouco de bom senso...

Quero deixar bem claro, que neste post, não quero combater, nem questionar os grandes ensinamentos sobre o centro do tabuleiro e desenvolvimento de peças propostas pelo GM Evandro Barbosa, com sua proverbial "eloquência" contra 1.g4. Nem tampouco desrespeitar a opinião do GM Rafael Leitão ao dizer: "isto não é xadrez", pra mim via chat, muito menos ficar ensoberbecido ao contrariar meu grande amigo e professor o MI Roberto Molina quando me esculachou (de modo amigável, é claro) ao se referir sobre a Formação Grob como "uma jogada feita por caras que não sabem jogar bem xadrez e esperam por erros dos outros". Bom... esta última doeu... mas enfim, o Grob continua sendo uma divertida arma surpresa em nível amador. Nunca foi levado a sério no xadrez profissional mas, as negras tem muitas maneiras para pelo menos chegar a igualdade, as vezes até com vantagem. Porém se você gosta de aberturas inusitadas que surpreendem seu oponente, experimente a GROB!

Grob??? Isso não é xadrez!!!

MI Roberto Junior Brito Molina: "grobeiros são caras que não sabem jogar bem xadrez e esperam por erros dos outros"

GM Evandro Barbosa: "1º domine o centro, 2º desenvolva as peças menores,
 3ºcoloque o rei em segurança...e 4º (talvez o 1º) NUNCA jogue GROB"


O enxadrista, gaiteiro, gaúcho e cachoeirinhense Rafael Santos, 
sempre apronta uma das suas em blitz com a "Grobilda"

*Tem um louco que conheci na internet que usava como codinome o mesmo nome do idealizador HenryGrob - por favor sr. Raffachess, faça um vídeo sobre esse jogador misterioso, tem muito jogo bom dele - e ele chegou um ranking de mais 2400 em bullet e também em blitz no lichess.org e logo depois sumiu*

A História...

Logo abaixo temos a "Grobilda" mais antiga que se conhece:

Alexander Fritz - R Schlenker 0-1 Reutlingen 1866

1. g4 e5 2. d3 d5 3. Bg2 c6 4. g5 Bd6 5. h4 h6 6. Nf3 Bg4 7. Nbd2 hxg5 8. hxg5

Rxh1+ 9. Bxh1 Ne7 10. c4 Qa5 11. Qb3 Na6 12. Qc3 Qc7 13. a3 Ng6 14. b4 Qe7 15.

Qb3 e4 16. dxe4 dxe4 17. Nd4 Be5 18. Bb2 O-O-O 19. Nc2 Bxb2 20. Qxb2 Nf4 21.

Bxe4 Ng2+ 0-1


O jogo Grob mais antigo já encontrado foi de Alexander Fritz (1857-1932), ocorrido na Alemanha em 1866, a Grob foi analisado pela primeira vez pelo jogador Carl Ahlhausen (1835-1892), este foi bibliotecário na Associação de Xadrez de Berlim. Sua classificação histórica no xadrez é 2.471, classificado em 44º no mundo em 1889, por causa deste jogador, a abertura era conhecida como Abertura Ahlhausen.


Alexander Fritz o primeiro Grobiniano profissional da história (em registro). 
Seu nome está ligado a variante Fritz na Defesa dos Dois Cavalos


Outro jogador contemporâneo Saviely Tartakower (1887-1956) também jogava, só que em simultâneas (olha que loucura) e ele mesmo chamava 1.g4 de Abertura de Gênova ou San Pier D'Arena, por causa dessas duas cidades que ele utilizou este ataque. 

Tartakower foi um dos Grobinianos mais cruéis da história, adorava confundir jogadores de clube com 1.g4





Paul Keres jogou e venceu por correspondência em 1935. O Mestre Internacional Kurt Richter (1900-1969) jogou na década de 1930. O Grande Mestre George Koltanowski jogou em 1949 e venceu, o GM Spiridon Skembris da Grécia também começou a jogar na década de 1980. O GM Barua da India experimentou algumas vezes e venceu. O MI Gerard Welling, da Holanda, começou a jogar em 1990. O MF Tim Wall e o escritor Bill Wall também jogam. Este último que também é árbitro, jogador e pesquisador do assunto, possui um banco de dados com mais de 1.000 jogos com 1.g4 pelo mundoNa Checoslováquia até hoje é chamada de Abertura Fric (não me perguntem o porquê, mas muitos jogadores de lá, quando jogam comigo no site lichess.org usam este nome). Em outras partes do mundo, Abertura Kolibri. 
O MI Michael Basman (ELO 2387), GM Timur Garayev, GM Aman Hambleton e o GM Eric Hansem também jogam em blitz e bullet

Paul Keres ( a esq.)utilizou a Grob, mas só por correspondência e o MI Kurt Richter, outro alemão "grobildo" nas horas vagas

GM George Koltanowski, venceu jogos em 1949 surpreendendo com a Grob

O pioneiro Henry Grob...

O campeão suiço MI Henry Grob (1904-1974), jogou centenas de jogos por correspondência iniciando com 1.g4 nos anos 1950 a 1970 e pasmem, 2...g5 de pretas (conhecido como Defesa Grob ou Borg e as vezes Defesa Basman, dependendo da variante). Nesta época, era conhecido como Ataque Spike, e após exaustivas análises de Henry Grob, a abertura teve um refinamento digamos, um tanto vultoso desta teoria, ganhando até mesmo seu próprio nome como referência na década de 1940. Escreveu Grob's Angriff em dois volumes, primeiro obra literária sobre a abertura Grob da história.

Henri Grob aos 70 anos a esq. e a direita contra o enxadrista holandês
 Willem Muhrin no torneio de Hastings em 1947

 

Livro escrito pelo próprio Henry Grob em dois volumes. Embora esteja em alemão, e pra piorar, está no antigo Sistema de Notação Descritivo, mas não é necessário saber o idioma para entender o livro.


Entre 1946 e 1972, o MI Henry Grob jogou ao todo 3.614 partidas de xadrez por correspondência. Ele ganhou 2.703, perdeu 430 e empatou 481 jogos. Todos disputados contra leitores do Neue Zurcher Zeitung, um impostante jornal suiço.

Novo Jornal de Zurique, um importante Jornal Suiço ativo desde 1780. 
Onde Henry Grob publicava suas matérias sobre xadrez

Claude Blodgood o gênio que caiu no ostracismo!

Claude Frizzel Bloodgood


"Claude Bloodgood continua sendo um mistério à medida que o investigamos. Ele era capaz de contar mentiras ultrajantes sempre que tinha vontade."
Correspondence Chess News - famoso jornal de xadrez britânico



Claude Bloodgood foi um errante na vida, um excêntrico cidadão. Esse enxadrista morreu aos 64 anos, deixando um grande acervo, no qual foi doado a Biblioteca Pública de Cleveland (onde existe uma das maiores coleções sobre xadrez do mundo).

O que posso comentar aqui é que jogadores de xadrez muitas vezes são pessoas caladas, mansas e atenciosas... mas Bloodgood era exceção: bravo cruel, impulsivo (certa vez cuspiu em seu próprio advogado durante seu julgamento), ele passou 32 anos na prisão, sendo condenado a cadeira elétrica em 1970. Deixou um legado de conhecimento sobre o Grob, porém apenas puramente tático.






Livro escrito por Claude Bloodgood, na época 2º melhor jogador
 de xadrez dos EUA, com uma classificação de 2702 ELO. 


Michael Basman e as novidades teóricas

Nos anos 90, a Grob teve algumas inovações do britânico Michael Basman, famoso MI que escreveu um livro sobre o assunto chamado "The Killers Grob".


O mais famoso e atual dos livros sobre o tema, Michael Basman foi um 
Mestre internacional dedicado na abertura, usando-a inclusive em torneios.




Basman neste livro possui um jogo dinâmico desde o começo. A linha omitida aqui é o familiar Ataque Grob de Claude Bloodgood (é feito uma breve menção). Michael Basman sempre preferiu defender o peão "g" com o peão de "h3", em contraste com o "Grob tático" de Bloodgood.




Diferente do que Cloude Bloodgood usava no "Ataque Grob" 
(uma espécie de Grob mais tático com 2.Bg2). Aqui o MI Michael Basman utiliza o lentíssimo 2.h3 para tornar o "jogo Grob" mais "posicional" e assim, evitando o "gambito Grob".




O MI Michael  John Basman também famoso por se dedicar ao
 ensino de xadrez para crianças e idealizador da chamada "lógica de Basman".


Uma jogada poderosa contra a Grob com 6...Ce7!



Certa vez o GM Raymond Keene fez um comentário que ao meu ver, é muito especulativo e um tanto superficial sobre o Grob, e afirmou: "1.g4 é o pior lance de abertura, mas fico em dúvida se 1.f3 (Abertura Gedult*) poderia ser pior. Se bem que depois de 1.f3 d5, as brancas podem jogar 2.f4, ou então 1.f3 e5 2.e4 Bc5 3.f4!?. Porém 1.g4 não dá essa oportunidade. Uma das melhores maneiras de lidar com esse movimento é desenvolver o cavalo via e7: 1.g4 d5 2.h3 (ataque Basman*) e5 3.Bg2 c6 4.d4 e4 5.c4 Bd6 6.Cc3 Ce7! Uma jogada poderosa, que lança dúvidas sobre toda a abertura das brancas. 

O ensoberbecido GM Reymond Dennis Keene, desprezo total ao Grob...
triste...muito triste Keene contribuiu para a teoria Grob numa variante 
de pretas que leva seu nome, é a Defesa Keene com: 1.g4 d5 2h3 e5 3.Bg2 c6 4.d4  




Outro inimigo da Grobilda...

Já o Mestre Internacional John Watson escreveu em seu livro Mastering the Chess Openings volume 4 pag. 275 "1.g4 é competitivo com 1.h4, pela honra de ser o pior primeiro lance das brancas. Contra um oponente informado ou habilidoso, é simplesmente masoquista."

O MI John Leonard Watson, muito requisitado para aulas de xadrez,
 nunca ensina o Grob, mas adora ensinar como combatê-lo

Os defensores...

O Grande Mestre Yasser Seirawan sempre dizia "regras foram feitas para serem quebradas, invista e acredite em suas próprias idéias, não viva apenas nas sombras dos outros". Se uma abertura funciona pra um jogador, então ela é boa. Deixo aqui uma das frases preferidas deste humilde redator "grobeiro" - Não há abertura fraca, apenas jogadores fracos! 

Muitas vezes o "Jogo Grob" é preconceituosamente classificado como incorreto, impossível de jogar, enigmático e até mesmo fraco - ao meu ver uma ideia irritante e equivocada. Mas realmente, de fato, as aberturas heterodoxas são vitimadas por uma falsa dicotomia (falei bonito) como: jogável ou não jogável, perfeito ou fora do padrão. Muito pelo contrário, o "Sistema Grob" (assim como a Defesa Borg com 2...g5) se torna um bisturi nas mãos de profissionais habilidosos, não somente como Magnus Carlsen (sim, ja vi ele jogar isso), Michael Basman e Spiridon, mas com jogadores que possuem um bom senso tático.

A esquerda GM Spyridon Skembris, da até aulas de como jogar com a Grob, e a direita, 
o atual campeão mundial o GM Magnus Carlsen, que ja sofreu um ataque Grob chegando
 a forçar um empate, e também já usou a Grob como elemento surpresa em blitz.


         
O GM Yasser Seirawan, sempre incentivando os alunos a serem criativos



                                                                                                                                 
 
O MI Michael Basman, o mais proeminente defensor da Abertura Grob, e escreveu livro sobre o tema , e até defende uma tese, que os fãs carinhosamente, intitulam como "Lógica de Basman"


O Campeão pede água...

Nesta partida o atual campeão GM Magnus Carlsen sofre uma certa dificuldade ao enfrentar o Ataque Grob:


Blitzstream (2513) vs. MagnusCarlsen (3040) Xadrez ao vivo | Chess.com | 7 de novembro de 2017 | ECO: A00 1. g4 d5 2. Bg2 c6 3. g5 e5 4. d4 e4 5. c4 Bd6 6. Nc3 Ne7 7. Qb3 OO 8. h4 Na6 9. a3 Rb8 10. Nh3 Be6 11. c5 Bc7 12. Nf4 b6 13. Qa4 Qc8 14. b4 bxc5 15. bxc5 Nf5 16. Nxe6 fxe6 17. e3 Ra8 18. Bd2 Nb8 19. Rb1 a5 20. Kd1 Ra7 21. Rc2 e5 22.Ne2 Qa6 23. Bf1 Ne7 24. Nf4 Qc8 25. Bh3 Qe8 26. Ne6 Rxf2 27. Cxc7 Txc7 28. Qxa5 Na6 29. Rhf1 Rxf1 30. Rxf1 Ra7 31. dxe5 Ra8 32. Bc3 d4 33. Bxd4 Nd5 34. Qe1 Nac7 35. Qf2 Rxa3 36. e6 Ra2 + 37. Bb2 Nb4 + 38. Kb1 Rxb2 + 39. Qxb2 Nbd5 40. Qe5 Qb8 + 41. Kc1 Qb4 42. Qd6 Qc4 + 43. Kb2 Qb4 + 44. Kc1 Qc3 + 45. Kb1 Qb3 + 46. Kc1 Qxe3 + 47. Kb2 Qc3 + 48. Kb1 Qb3 + 49. Kc1. 51. Kb1 Qb3 + 52. Rc1 Qc3 + 1/2-1/2

Ja nessa outra partida, o próprio Magnus resolver ir de 1.g4, contra outro grande jogador, o prodigioso GM Praggnanandhaa!!!

Magnus Carlsen (3055) vs Rameshbabu Praggnanandhaa (2498)

Titled Arena June '19 22.06.2019 A00 Grob Opening 1. g4 g6 2. Bg2 Bg7 3. h4 e6 4. h5 gxh5 5. gxh5 h6 6. e3 Ne7 7. d4 d5 8. Ne2 Nbc6 9. c4 dxc4 10. Na3 e5 11. d5 Nb8 12. Nxc4 Bg4 13. d6 Nec6 14. dxc7 Qxc7 15. Qd6 Qxd6 16. Nxd6+ Ke7 17. Nxb7 Rc8 18. Bd2 Nd7 19. Rc1 Nd8 20. Bb4+ Kf6 21. Nc3 Rab8 22. Nd5+ Ke6 23. Nc7+ Kf5 24. e4+ Kf6 25. Ne8+ 1-0

Outro vídeo em que Magnus joga no liches usando a Grob! Com comentários do GM Spirydon Skembris, grande defensor da Grob.


A Grob no desenvolvimento de I.A.s...

É claro que ao analisarmos o sistema Grob em engines de xadrez, iremos perceber logo de cara uma clara vantagem para as pretas, tanto que na superfinal da 12ª temporada do Top Chess Engine Championship (de abril a julho de 2018, foi o último que acompanhei), ambos os computadores finalistas, Stockfish e Komodo, avaliaram a posição após 1.g4 do mesmo modo e não conseguiram defender a posição das brancas. Porém não devemos confiar totalmente em engines, quando o assunto é aberturas, a não ser é claro em meio-jogo e finais quando as posições se tornam mais lógicas, e é interessante notar que para testarmos novas engines, o lance 1.g4 é primordial para observar com ela se desenvolve no jogo, é como um teste de sobrevivência na selva, só que para máquinas.

O Top Chess Engine Championship, é um torneio de engines de xadrez (programas e I.As. que jogam xadrez) que acontece desde 2010.


Os Grobeiros profissionais da atualidade!!!!




O Grande Mestre Barua está listas dos poucos GMs que usam a Grob.

MI Gerard  Welling, Mesmo quando era MF jogava a Grob tranquilamente

MF Tim Wall, outro britânico que assim como Basman costuma jogar (e muito) a Grob

O MI Michael Basman sugerindo o lance 1.h3 da abertura St George(ou sugerindo uma possível formação Grob? como o Ataque Basman?) para Magnus Carlsen, que o retrata imediatamente.

GM Timur Garayev do Usbequistão, naturalizado nos EUA Joga Grob e outras aberturas não ortodoxas.



GM Aman Hambleton, (capaz de jogar 1.g4 ouvindo música, e dançando), assim como Rafachess, tem um canal no youtube, 
com um quadro parecido com o "Desafio Grob" e juntamente com...


... o GM Éric Hansem são os dois jogadores "grobinianos" mas joviais da atualidade.


     
A esquerda vídeo com o GM Éric Hansem e a direita vídeo do GM Aman Hambleton, ambos fazendo live ao vivo e jogando GROB e BORG tranquilamente



 

Um jornalista enxadrístico Grobiniano de carteirinha...

Willian (Bill) Dale Wall, nasceu em Raymond em Washington. Autor de mais de 30 livros de xadrez e mais de 1.000 artigos de xadrez. Ja contribuiu para o chessgames.com e outros site de xadrez online. Ele é oficial aposentado da Força Aerea Americana  e ex-engenheiro da NASA. Fez uma pesquisa extensa sobre o Grob e o lançou num livro.




Este livro fornece uma extensa revisão de toda teoria Grob. 
Concluindo com uma pesquisa de 50 jogos muito bem ilustrados pelo americano Willian Dale Wall, 
árbitro, jogador e pesquisador de xadrez 

Willian Dale Wall. O "Grobildo" Bill Wall


Leituras rápidas para um iniciante grobeiro

O livro abaixo é apenas uma monografia do escritor David Robert Lonsdale, no qual ele próprio experimentou jogar a abertura Grob, com resultados satisfatórios. Porém o livro tem apenas uma introdução e alguns textos e o restante das 26 páginas é só jogos, o livro todo possui apenas 50 diagramas. Mas vale a pena conferir, quando se quer dar uma olhada rápida para conhecer a abertura.


 
Este livro é uma monografia de xadrez específica sobre o a "Abertura Grob" .
 O Autor mostra um total de 61 partidas todas jogadas com 1.g4 Nas quais ganhou 57, perdeu 3 e empatou 1. 




David Robert Lonsdale



e-Book do Grob 

Tim Sawyer  é um grande especialista da USCF (federação de xadrez americana) e Mestre no xadrez por correspondência.
Este e-book oferece uma enorme vantagem em teorias!
O modo como Sawyer lida com a Grob não é totalmente apologético, mas em reconhecer que nenhum Grande Mestre atualmente usa o Ataque Grob como arma primária. Ele cita: Algum campeão mundial jogou a Grob num torneio principal de brancas? Não. Por isso o ataque Grob é uma abertura com muitas falhas que contém alguns aspectos complicados, e permite o jogador taticamente superior vença adversários desavisados em combinações incomuns. Use o Grob o quanto quiser, Ria e divirta-se, mas não aposte muito nisso".


Tim Sawyer  Admite ser divertido jogar Grob, mas adverte
Algum campeão mundial jogou a Grob num torneio principal de brancas? Não. 



O que está incluído no livro:
* Uma introdução que apresenta a história do Grob, com uma visão geral, e suas principais características;
* No capítulo principal, toda teoria e jogos relevantes em são ligadas e documentadas de modo muito conveniente;
* Possui 10 pesquisas e 11 relatórios de abertura;
* Pasmem, tem mais de 6.200 jogos com a Grob - a maior coleção que vi até agora;
* Uma bibliografia completa da abertura, tem até fotos do próprio Henry Grob.



A Grobíblia


Eis os link para compra de livros sobre o Grob, alguns muito raros, outros atualizados:

* E-book Grob's Attack - Tim Sawyer

* Grob's Opening - David R Lonsdale

* Grob's Attack - Bill Wall

* The Tatical Grob - Claude Bloodgood

* The Killer Grob - Michael Basman

* Grob's Angriff  volume1 - Henry Grob 

* Grob's Angriff  volume2 - Henry Grob


Sites


https://www.cleanchess.com/grobs-attack.html



Vídeos no YouTube


Aula do jogador Yusri da Malásia site www.xchessacademy.com

Rafael Santos do Canal Rafachess, é o mais famoso no Brasil a fazer videos sobre a Grob

Canal Chessbrah com o GM Éric Hansem jogan partidas bullet com a Grob








Postar um comentário

0 Comentários