Disney, Mulan E A Ditadura Chinesa


Montagem feita com um fanmade poster da autoria de Vindz Henchman e a foto de uma bandeira da China retirada de uma matéria do The Telegraph

Inomináveis Saudações a todos vós, Realistas Leitores!

Antes de expressar a minha opinião acerca do tema proposto pelo título desta postagem, quero remetê-los às leituras de dois textos que fundamentam a base deste aqui publicado. Um deles é a matéria da BBC Brasil intitulada Por dentro dos campos de 'reeducação' para onde são mandados muçulmanos na China, do ano de 2018; e uma mais recente do G1, deste ano, Manifestantes de Hong Kong pedem boicote ao filme 'Mulan' após atriz apoiar ação da polícia em protestos, deste presente ano de 2020. Assim faço para atualizar aqueles que ainda não estão por dentro de tudo que chama mais a atenção envolvendo o projeto em si do live action de Mulan, fazendo uma conexão entre ambos os textos informativos. 

Vale tudo realmente pelo lucro, pela posição de megacorporação quase monopolista da indústria do entretenimento? A Disney se tornou nos últimos vinte anos uma loba faminta por mercados lucrativos, ambiciosamente desejosa de estar no topo, ser a melhor e a mais eficiente senhora das produções de séries, filmes e todos os produtos aos quais está ligada. Mulan foi filmada em Xinjiang, a região chinesa habitada por dez milhões de integrantes da Etnia Uigur, majoritariamente muçulmana. A Etnia Han, predominante na China, tem membros residentes na região e muitos destes são cães e cadelas fiéis à Ditadura Comunista que, através dos "Campos de Reeducação", pratica uma verdadeira lavagem cerebral nos uigures. O primeiro texto acima linkado tem dois anos, mas, depois dele diversas outras matérias em diversos outros veículos informativos virtuais foram feitos sobre Xinjiang. Pesquisem pelo termo "Campos de Concentração na China" e o Google, Bing ou qualquer serviço de busca que vocês usem listará as diversas matérias sobre o assunto. A Disney, uma empresa cujos funcionários não são retardados intelectuais ou cegos, claramente sabia da existência de tais campos e ignorou os mesmos pensando no lucro que teria no futuro passando pano, por assim dizer, nos crimes hediondos cometidos contra a população muçulmana da região. E eu repito agora a pergunta deste parágrafo com ênfase nesta perspectiva de concentração no que isto tudo tem a dizer por si mesmo:

VALE TUDO REALMENTE PELO LUCRO, PELA POSIÇÃO DE MEGACORPORAÇÃO QUASE MONOPOLISTA DA INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO?

As garras ditatoriais se expandiram em direção à "região autônoma", que já há muito tempo deixou de ser autônoma, de Hong Kong. Conforme o desejo da cúpula autoritária da Ditadura Chinesa, os que forem aprisionados na Cidade deverão ser levados para julgamento na China Continental. Uma clara interferência no conjunto das próprias leis da região, cujas liberdades civis e direitos individuais estão agora extremamente ameaçados. A atriz principal de Mulan, Liu Yifei, foi muito infeliz na declaração que fez defendendo a brutalidade policial nos protestos contrários à decisão do Estado Ditatorial em Hong Kong. Agindo assim, ela demonstrou simpatia pelos que governam o país, uma típica atitude de quem é Gado de tiranos que a todo custo tentam disfarçar sua tirania com discursos a favor da "Estabilidade". Boicotado está sendo o filme e seu retumbante fracasso no Mercado Chinês, pelo fato das autoridades ditatoriais considerarem-no desvirtuante das tradições chinesas, tem uma grande lição a dar para a Disney. 

Todos nós estudamos História um dia e alguns, com este que vos fala, continuam estudando. De maneira profissional ou apenas pelo interesse em aprender um pouco mais acerca do mundo, o conhecimento de todo estudo histórico guia ao estabelecimento de necessárias interpretações de contextos históricos. Aceitar as barbaridades de um Regime Ditatorial, pensando no lado financeiro e, veementemente, calando-se acerca da destrutividade do mesmo, não é, na minha opinião, nada aceitável. Não podemos nos calar diante de tudo que está mais do que claro acerca do tipo de condução das coisas dentro da China. Sabemos o que significa Campos de Concentração, muito bem, e o quanto é trágico o ignorar as ações daqueles que se transformam em agentes de uma Ditadura como a Chinesa. E uma empresa como a Disney cai totalmente em uma incoerência ao se negar a combater ou condenar os atos ditatoriais do Estado Chinês. Em suas produções, valores como altruísmo, bondade e o erguer das mãos contra tudo o que é injustiça são bastante comuns, algo repetitivo que os filmes da Marvel replicam exaustivamente. Fora dessas produções, os executivos sequer seguem tais valores, como todas as informações envolvendo este filme comprovam. 

Não peço que "Cancelem" a Disney, "Cancelar" é uma atitude idiota de gente idiota adepta do mimimi e de atitudes lacradoras ridículas, seja qual for a ideologia política ou as tendências pessoais. Nem estou querendo com este texto que deixem de assistir Mulan ou os futuros filmes e séries da empresa. Apenas pretendo com esta postagem erguer uma reflexão sobre o que é bastante incômodo advindo de algo que tantos sonhos e altos ideais promove. Esta é a hora de separarmos aquilo que a Disney transmite em suas produções das pessoas por trás destas, que podem ser totalmente diferentes daquilo que apregoam no que é consumido por bilhões de pessoas no planeta inteiro. Cabe a cada um de vocês julgar se este tipo de atitude dela em relação à Ditadura supramencionada pode afetar ou não as suas relações com tudo que dela advém para ser consumido. 

Da minha parte, nem um centavo sequer, há muitos anos, gasto com algo da Disney. O que esta produz já não me interessa mais, não me atrai. Contudo, respeito o direito que alguns de vocês tem de acompanhar e gostar da empresa. Porém, como dito acima, uma reflexão pontual sobre todas as polêmicas envolvendo Mulan seria um sinal de extrema inteligência da parte de cada um de vocês. Apenas uma sugestão deste Inominável Ser aqui, não uma ordem, de ditador e autoritário eu não tenho absolutamente nada. 

Saudações Inomináveis a todos vós, Seres Do Mundo! 


💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀


IMAGENS ORIGINAIS 





💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀


ANEXO



Se interessar, conheçam aquela que estão chamando de A Verdadeira Mulan, uma dos líderes da resistência em Hong Kong ao Regime Ditatorial Chinês. O nome dela é Agnes Chow, cujos Perfis no YouTube, Facebook, Instagram e Twitter são bastante movimentados. Como sei que o Tradutor não é confiável e Mandarim, Cantonês e Japonês (idiomas dominados por ela, que domina também o Inglês, mas não encontrei nenhum material produzido nos espaços dela onde o último idioma esteja presente) não se encontra entre os idiomas mais falados aqui no Brasil como segundo idioma, esta matéria na Exame apresenta um perfil sintético da ativista política.


💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀💀





Leia também:✒️O Mundo Inominável





Postar um comentário

0 Comentários