Análise: The Spectacular Spider-Man (2008)


<Texto da Tag “Escritor Convidado”, escrito por: RiptorBR>
Atualmente no Família Marvel: https://fmarvell.blogspot.com/


Quando o assunto são animações e Homem Aranha, isso já está longe de ser algum tipo de novidade: desde 1967, o Cabeça de Teia já teve várias séries animadas, umas sendo muito queridas (como Spider-Man: The Animated Series, de 1994), já outras....nem tanto. Mais no meio desse amontoado, houve um ótimo (e infelizmente injustiçado) desenho do personagem: The Spectacular Spider-Man (ou O Espetacular Homem-Aranha), lançado em março de 2008.


Na história, Peter Parker possui 16 anos, onde está começando seu primeiro ano na escola Midtown Manhattan Magnet High, sendo que fazia apenas 4 meses que havia adquirido seus poderes. E por mais que fosse assediado na escola (especialmente pelo valentão e estrelinha do futebol da escola Flash Thompson), Peter acaba obtendo uma estreita amizade com seus colegas de classe Gwen Stacy e Harry Osborn.

Assim posteriormente, afim de ajudar Tia May (após a já tão conhecida morte do Tio Ben), Peter começa a trabalhar como fotografo no Daily Bugle, dirigido (pra variar) pelo famoso pavio curto J.J. Jameson, fotografando seu alter-ego em ação. Claro, muito mais acontece ao longo das 2 temporadas da animação, mais isso só conferindo para saber (sendo melhor assim, acredite).



Como já dito, a animação possui 2 temporadas, essas que por sua vez se mostraram muito bem construídas, com histórias realmente boas de acompanhar, além de bem amarradas.

A parte da ação também não deve, com as lutas apresentando boas soluções para seus desfechos, sendo possível até se surpreender com as diferentes maneiras em que o Aranha derrota seus adversários.

Fora isso, outro pró de destaque da animação é observar o desenvolvimento de Peter com seus amigos e familiares,& como sua vida dupla como herói influência sua vida (muitas vezes, negativamente). Esses "pequenos" detalhes, por sua vez, acabam por fazer com que a animação seja a mais profunda nesse aspecto, se comparado a outras que o personagem teve até o momento.

Mais claro, estamos falando do Amigão da Vizinhança, até parece que o senso de humor ficará de fora: há uma quantidade considerável do mesmo aqui, mais de uma forma bem dosada e nas horas certas, tendo um bom equilíbrio. Algo que a série posterior (Ultimate Spider-Man),de 2012,acabou pecando de forma séria.

Já em relação ao traço da animação (na época, bem criticado por muitos por ser "infantil demais" ) é bom e bem decente, não sendo algo que realmente incomode (você vai acabar se acostumando com facilidade). Menção honrosa nesse ponto também ao design dos personagens, misturando influências de diversas versões dos mesmos.



No geral, TSSM é uma ótima série animada que, apesar de seus defeitos (assim como qualquer obra) entrega um resultado muito mais positivo do que qualquer "porém", ao saber se dosar entre humor e seriedade.

Infelizmente, apesar de todas as qualidades, a animação não escapou do fim prematuro, com apenas (como citado) 2 temporadas e um total de 26 episódios. O mais triste é pensar que muito só perceberam todas essas qualidades...quando era tarde demais.

Mais enfim, de qualquer forma, resta relembrar essa ótima abertura:

Então, e quanto a você? Já assistiu a série? Se sim, o que achou dela? E claro se possível comente e se gostou, favorite. Obrigado pela atenção, e até a próxima!





Leia também mais textos do Riptor no blog: https://fmarvell.blogspot.com/

Postar um comentário

0 Comentários