Por que Distrito 10 ainda não aconteceu?







Porque Distrito 10 ainda não aconteceu?

Lançado em 2009, Distrito 9 foi provavelmente uma das maiores surpresas cinematográficas daquele ano, tendo sido elogiado tanto pela crítica quanto pelo público. Mas, dez anos depois, mesmo com o sucesso do filme uma esperada sequência que deveria ser algo certo... Até hoje nunca aconteceu. Mas quais seriam as razões para o tal "Distrito 10" ainda não ter chegado? E principalmente: porque você ainda pode ter esperança de que, quem sabe, isso ainda vai acontecer?


Um tiro no escuro (certeiro)

Mas antes de falar disso, é bom lembrar justamente do primeiro filme, como ele poderia nem ter saído do papel do jeito que foi (em relação ao rendimento que o mesmo teve): o longa-metragem de estreia do diretor sul-africano Neill Blomkamp, que fora baseado em um curta do próprio lançado em 2005 (Alive in Joburg) foi certamente ambicioso ao apostar em algo mais fora do comum, visto que a história, escrita por ele e Terri Tatchell, misturava alegoria social com ficção científica ao explorar a premissa de uma espaçonave alienígena que apareceu não sobre uma grande cidade famosa como Nova York ou Paris, mas em Joanesburgo, na África do Sul.


E ao invés de fazerem mais uma "invasão em larga escala" ou "exigir ser levado ao líder da Terra", os seres de outro mundo que vieram nessa nave eram fracos, estavam doentes e simplesmente buscavam refúgio. O filme mostra essa chegada, mesmo se focando vários anos depois disso, com os alienígenas agora segregados em campos,aonde um burocrata humano chamado Wikus (Sharlto Copley) se transforma lentamente em um dos "Camarões" extra-terrestres depois de contrair uma infecção.

Uma ideia interessante, mas que poderia ter sido talvez uma apresentação de estreia que poderia nunca ter "quebrado" o mainstream ao chamar atenção o suficiente por não ter alguém conhecido envolvido. Por sorte, com o nome Peter Jackson no cartaz como produtor para chamar a atenção, Distrito 9 fez 210 milhões (contra um orçamento de 30) e a reação da crítica foi extremamente positiva,ao ganhar até uma indicação ao Oscar de Melhor Filme.

Assim, com tanto sucesso por trás e um mundo intrigante e promissor para continuar a ser explorado, dizer que uma sequência de Distrito 9 não saiu mesmo depois de dez anos (ou mesmo sequer teve algum anúncio oficial sobre) soa até uma piada. Mas é a realidade.

Blomkamp quer fazer (e não é de hoje)

Normalmente,quando um filme original de baixo orçamento de sucesso não consegue gerar uma sequência, o diretor é parte do motivo, visto que agora o respeitado autor se recusa firmemente a dar "a força" de seu filme para um grande estúdio (leia isso como "dar ao estúdio o direito de fazer o que quer se tornar real"). Este não é o caso de Distrito 9 e Neill Blomkamp: imediatamente após o lançamento do filme, Blomkamp já afirmava em entrevistas que ele estava aberto à ideia de uma sequência se o primeiro filme tivesse um bom desempenho e se "as pessoas quisessem mais". O diretor então continuou a reafirmar essa postura ao longo dos anos, uma vez que o interesse dele de fazer isso era claro.

No entanto, apesar da vontade de Blomkamp de fazer Distrito 10, o filme originalmente não foi escrito como uma franquia em potencial, isso significa que, por mais que o diretor esteja mais do que disposto a desenvolver uma sequência,ele não tem uma ideia sólida pronta (por mais que tenha confirmado em várias entrevistas o interesse,além de também publicamente destacar a possibilidade de um filme prequel por exemplo). De fato, foi apenas em 2013 que Blomkamp revelou que ele tinha um "tratamento firme de ideia" para o que ele se referiu oficialmente como Distrito 10.

Ele quer fazer... Mas primeiro tem de se resolver com outras coisas. Embora Blomkamp, como dito, tenha frequentemente declarado seu desejo de fazer, normalmente falava esse desejo enquanto explicava que tal filme só aconteceria "depois que os outros longas que estão em sua lista estivessem concluídos". E sim, o filme pode ter chegado aos cinemas há uma década atrás, mas Blomkamp mudou rapidamente de projeto para projeto desde então, deixando pouco tempo para desenvolver o projeto que ele tanto deixou claro que quer fazer. Esta, provavelmente, é talvez a razão mais significativa por trás de porque esse filme não saiu.


Após Distrito 9, Blomkamp começou a trabalhar em Elysium (que foi lançado em 2013) e no mesmo ano já começou a desenvolver Chappie, lançado 2 anos depois, em 2015. Desde então, o diretor trabalhou em um filme inédito da franquia Alien (o tal "Alien 5",que foi cancelado), estabeleceu sua própria produtora (a Oats Studios) e está envolvido com Groenlândia, thriller de desastre com Chris Evans.
E mais recentemente, algo que foi até relatado aqui, Blomkamp assinou contrato para dirigir um novo Robocop, chamado Robocop Returns, acumulando mais coisa em sua agenda para um futuro relativamente próximo. Assim, o diretor pode sempre ter falado positivamente sobre a possibilidade de fazer uma sequência de Distrito 9,mas também demonstrou o desejo de priorizar projetos novos.

Não perca a esperança: no fim,pode acontecer!


Apesar de nenhuma palavra oficial ter sido dita sobre uma continuação de Distrito 9,muitos ainda têm razões para manter a fé, desde que o desejo de Blomkamp de fazer outro filme nesse universo permaneça forte. A questão provavelmente se resume a quando uma lacuna grande o suficiente surgirá no cronograma do diretor, onde uma vez que Blomkamp afirmou anteriormente que qualquer "Distrito 10" em potencial demoraria cerca de três anos para ser concluído do começo ao fim,a sequência talvez ache seu lugarzinho para um lançamento em 2022, no mínimo.

Naturalmente,isso pode levantar em alguém quem sabe a questão de saber se uma lacuna de mais de dez anos poderia prejudicar o sucesso de uma sequência do filme. O mundo do cinema certamente viu maiores lacunas – a espera de 35 anos por Blade Runner 2049 que o diga, por exemplo – mas esses filmes ou pertenciam a grandes franquias ou desenvolveram um "culto" que cultivou sua popularidade por várias gerações. Distrito 9 ainda não se encaixa em nenhuma dessas categorias, e Blomkamp pode justamente ficar tentado a esperar mais um pouco antes de trazer de volta seus Camarões de Joanesburgo.

Mas é aquilo,meu colega que está lendo isso: a esperança é a última que morre.



Leia também mais textos do Riptor no blog: https://fmarvell.blogspot.com/