Minha Teoria Acerca do Filme do Superman do James Gunn

 


Eu sei que o Xandão e um milhão de canais nerds no Youtube já fizeram posts e videos acerca de teorias sobre esse filme, aqui mesmo o Xandão fez! Mas eu não li pq eu já teorizava coisas sobre esse filme com meu grupo no Discord, e queria compartilhar sobre o que penso que vai ocorrer neste bendito longa.

Só pra constar, eu não li nada da teoria do Xandão sobre este filme, palavra de Chapolin Colorado!

Então sem mais delongas, vamos lá!




Como nos quadrinhos, esse universo sempre foi cheio de super-heróis, (Talvez a Sociedade da Justiça já deva ter existido!) mas conforme os anos foram se passando, os super-heróis começaram a sofrer um processo de homogenia entre dois lados, que serão representados pelos Terrifics (Sr. Incrível, Guy Gardner, Mulher Gavião e Metamorfo), um grupo de heróis empregados por Maxwell Lord que, apesar de se dizerem diferentes, os uniformes e as formas como são vendidos pro público são muito iguais (O que não ironicamente me lembra os heróis atuais do MCU.....), e também temos o lado da guarda pessoal de Amanda Waller, que sempre agem de maneira muito sizuda com tudo e desconfiam de tudo pois não acreditam na bondade genuína dos heróis (O que não ironicamente me lembra de alguns personagens do Snyderverso...). 

Nesse contexto todo em que os super-heróis acabaram se limitando somente a esses dois lados extremos, surge uma figura independente (Superman) que, diferente de outros heróis independentes como o Batman, age mais a luz do dia e...curiosamente....não faz o que faz por causa de um passado trágico, de querer salvar o mundo de uma ameaça maior.....não.....ele faz o que faz porquê......ele acha certo a se fazer!....ele está mais preocupado em salvar esquilos de quedas e ajudar idosas a atravessar a rua do que qualquer coisa....ele parece bom....bom até demais...."Ele deve estar escondendo algo pois ninguém faz isso sem motivo nenhum, ninguém é assim!" - Pensava as autoridades.

(Nessa foto dos bastidores, Superman salva um esquilo de verdade!)
 
Enquanto figuras como Lex Luthor, Amanda Waller e os Terrifics ficam desconfiados quanto as intenções do azulão, o público, principalmente as crianças, começam a ver o Superman como um símbolo de bondade genuína. Ele se torna um farol em um mundo onde a desconfiança e o ceticismo predominam. As crianças acreditam nele por serem inocentes, mas não seria válido alguém escolher ser super-herói de maneira genuína? Quem foi que disse que isso não poderia acontecer, né? Será que esses adultos que não confiam nele só não confiam no Superman porque eles foram feridos no passado por super seres que se vendiam serem genuínos, mas não passavam de fachada? Ninguém sabe explicar ao certo pois a situação é mais complexa do que parece!

Ao mesmo tempo, os Terrifics, que tentam se posicionar como os grandes defensores da justiça nessa época, acabam se perdendo em suas próprias narrativas. A busca por reconhecimento e validação do público os leva a se tornarem mais performáticos do que verdadeiramente heroicos. Apesar de quererem dizer o contrário, seus uniformes padrões com a logo dos studios que o vendem, a ausência de eficácia de verdade na vida nas pessoas acaba revelando a verdadeira essência por trás de seus patrocinadores. Eles se tornaram produtos de marketing, moldados pelas expectativas da sociedade.

Cada membro tem uma motivação genuína para estarem nesse grupo!


Guy Gardner está como o Lanterna Verde oficial da Terra enquanto Hal Jordan está fora (Visto que esse Hal Jordan vai se basear em Terra Um, Hal só pode estar mais no espaço pois tem um certo desgosto de seu planeta natal, mas não sabemos de verdade se é isso!) e Guy só se aliou a Maxwell Lord pensando que assim ele poderia atuar tranquilamente como protetor do planeta com o aval dos terráqueos, mas conforme a trama do filme vai avançando, ele descobre que ele está mais limitado do que antes, e um sentimento de rebeldia contra o sistema que o limita cresce cada vez mais.


Kendra Saunders é a reencarnação de Shayera, aquela mesma que atuou na finada Sociedade da Justiça da América! Tentando não cometer os mesmos erros que fizeram o antigo grupo cair, Kendra decidiu se juntar aos Terrifics pensando que ela poderia ter mais aval das autoridades, mas isso se mostraria sendo apenas uma ilusão do sistema. 


Rex Mason trabalhava nos laboratórios das Indústrias Stagg e sofreu um acidente envolvendo um gás mutagênico que trabalhava. O gás alterou sua composição genética, conferindo-lhe habilidades sobre-humanas. Ele adquiriu a capacidade de manipular e controlar elementos, se tornando um ser com poderes extraordinários, mas isso infelizmente acabou custando sua aparência. Com o incentivo de sua amada Sapphire Stagg, ele decidiu resignificar sua tragédia se tornando num super-herói e reescreveu sua história se tornando num símbolo de superação! Ele até tem um filho (Como revelado em um vazamento envolvendo brinquedos do filme!) e faria parte dos Terrifics pensando que essa é a maneira certa de ser um super-herói. 


Michael Holt era um prodígio desde cedo! Sendo um dos 3 homens mais inteligentes do mundo, Holt conseguiu tudo que um homem sempre sonhou ter! Ele conseguiu se tornar num milionário como cientista na empresa de Maxwell Lord, construiu uma família feliz com sua amada Paula, que estava grávida, e deu uma vida digna para seu irmão deficiente mental Jeffrey Holt. Mas infelizmente, eles dois morreram cedo demais por motivos diferentes, motivos estes que iam muito além de qualquer dinheiro ou remédio poderia solucionar, e isso fez Michael ficar extremamente abalado com a perda.

Ele se sentia perdido em um mundo que antes parecia tão promissor. A inteligência e o sucesso não podiam preencher o vazio deixado pela ausência de Paula e Jeffrey. A princípio, Michael se dedicou ao trabalho como escapismo, mergulhando em projetos e inovações, no entanto, a euforia do sucesso não era suficiente para substituir o amor e o apoio que havia perdido....nada era!...

Em um dia como qualquer outro, Holt pensou em se suicidar, mas quando ele iria fazer isso, ele viu algumas crianças perdidas de seus pais nas ruas escuras na cidade que morava, e sem pensar duas vezes, ele ajudou essas crianças a chegarem nas áreas iluminadas e os levou até suas famílias...seria isso um sinal? Holt era ateu, mas...assim como a águia abraçando o Pacificador...isso era coincidência demais para ser ignorado.

Michael sentiu um pequeno lampejo de esperança ao ver os sorrisos das crianças ao reencontrarem suas famílias, e aquele ato de bondade, mesmo que simples, trouxe um conforto inesperado ao seu coração partido. Ele percebeu que, mesmo em meio à dor, ainda havia uma luz a ser compartilhada, e por isso, ele decidiu se tornar num super-herói, ajudando crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.

Através desse trabalho, Michael encontrou um novo propósito: transformar sua dor em algo construtivo. Ele usou sua inteligência e recursos para criar programas de apoio psicológico e educacional, buscando oferecer às crianças o que ele não pôde dar a Paula e Jeffrey. Pois afinal, mesmo que essas pessoas não sejam seus conhecidos, ele não desejava que essas crianças estivessem ruins...assim como ele não iria desejar o mal para seu filho que nunca nasceu.... 

E o resto dessa história vocês já devem imaginar qual é!


Por outro lado, a desconfiança de Amanda Waller e suas táticas rígidas ilustram uma abordagem onde a vigilância e o controle são priorizados em detrimento da liberdade e da bondade. Waller vê o Superman como uma ameaça, uma força que não pode ser controlada, e sua desconfiança reflete uma visão mais pessimista sobre a natureza humana. Para ela, o altruísmo absoluto é uma ilusão, e todos têm algo a esconder. Talvez Amanda tenha um passado envolvendo heróis que a decepcionaram? Seria esses heróis a Sociedade da Justiça? Não sabemos! Só sabemos que essa frieza da alma de Waller não veio à toa, e seus soldados como a Engenheira e o Rick Flag Sr. não estão com ela à toa também!

Assim, o filme se desenrola (E talvez até o universo!) em um jogo de contrastes, onde a simplicidade e a sinceridade do Superman desafiam um mundo que se tornou cínico e dividido. Muitos querem acreditar na visão otimista e pura do heroísmo, enquanto outros, imersos em suas suspeitas, começam a questionar se o verdadeiro heroísmo ainda pode existir ou se todos estão condenados a viver em um mundo de desconfiança e superficialidade. Essa luta entre a bondade genuína e o cinismo moldará o futuro desse universo, e pode até redefinir o que significa ser um herói em tempos tão complicados, seria esse o "legado" que o título original estava se referindo?

Um detalhe que vale ser ressaltada é a Fortaleza da Solidão! Acho que ela deverá ser como na versão de Grandes Astros! Cheio de robozinhos, com Krypto tomando conta dela quando o Super está fora, e com um Zoológico cheios de bichos alienígenas, incluindo um devorador de sóis. Talvez o tal Kaiju que Super enfrente seja um bebê (como indica os vazamentos de brinquedos) e o herói decida cuidar dele no seu zoológico pessoal. 


Nesse contexto todo temos Lex Luthor que, assim como em O Legado das Estrelas (Olha só o Legado do título original!), odeia o Superman porque a mera presença dele faz Lex se sentir impotente diante desse cenário todo! Diferente do Super-Homem, ele é só um Homem, e além de toda a desconfiança que gira sobre as motivações do homem de aço, Super conseguiu aquilo que Luthor lutou a vida inteira ter: A confiança da população! Principalmente dos mais humildes! Isso tudo somado resultou num ódio profundo que o enlouquecerá cada vez mais, o fazendo tomar rumos cada vez mais sombrios! Mas até onde Luthor seria capaz de ir? Talvez essa seja a ideia do filme! 

Gunn comentou umas vezes que gostava do Lex cientista maluco da Era de Prata, especulo que Luthor já tentou matar o Superman de várias formas possíveis, mas nunca conseguiu pois nada parecia o derrubar! Seria possível imaginar que esse Lex foi o que encomendou o tiro de kryptonita que o Bloodsport deu no herói, se lembram desse detalhe do filme do Esquadrão Suicida? Mas não adiantava pois o Superman sempre achava uma maneira de se reerguer. (Pois no fim essa é uma das essências do heroísmo, né? A superação!) 

(Olha só a cara desse filho da p*t4, não acha que ele encheu essa arma de kryptonita para entregar pro Bloodsport matar o Superman? kkkkkkkk)

Assim como no filme animado Superman Contra a Elite, talvez o filme tenha várias minis historinhas como os conflitos com os kaijus (que podem ser uma adaptação dos Dinossauros humanoides de Grandes Astros ou até mesmo da Aranha alienígena gigante do filme animado!), pequenos casos em Metrópolis e até mesmo o conflito armado entre dois países europeus/árabes (como em Superman Contra a Elite mesmo!) para tudo se unir no final através do vilão final do filme que eu não acredito ser o Luthor....mas chego lá!

Talvez as lutas que o Superman vai enfrentar tenha algumas consequências inesperadas, e a ONU, ou algumas autoridades, venham constantemente o interrogar, questionar e até mesmo limitar as ações do Superman por medo dele. Penso inclusive que o Superman vai tentar ajudar aquele menino que ergueu uma bandeira com o símbolo do herói, mas vai ser impedido pelas autoridades locais e até mesmo pelos Terrifics (Outros que talvez sejam limitados pelas autoridades por desconfiança!)

Lex Luthor vai se aproveitar de toda essa desconfiança e tentar criar toda uma narrativa para deslegitimar o Superman, manipulando a opinião pública conforme for o seu querer. Ele pode usar os conflitos em Metrópolis e ao redor do mundo como um palco para suas tramas, talvez até provocando crises para mostrar que o Superman, apesar de suas boas intenções, não é perfeito como ele parecia se vender. Ao mesmo tempo, ele pode tentar reunir um grupo de anti-heróis ou vilões que compartilham de sua desconfiança em relação ao Superman, transformando-os em uma força antagonista que vá além dos Terrifics e da própria Amanda Waller....ou até mesmo criar um!....que seja tão forte quanto ele....ou até mesmo....ele mesmo!

Vamos falar sobre o personagem misterioso com um U gigante no peito.


Existe esse personagem misterioso, que tem a mesma altura do Superman, com um U gigante no peito....parecido com o S do Superman.....e que parece ter os mesmos poderes e ser mais forte que o próprio homem de aço....como se fosse um clone....isso não lembra alguém da galeria de vilões do herói?

Existem algumas versões do Bizarro em que ele é um clone feito pelo Lex Luthor, seja na série Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman, onde ele é um clone perfeito que pensa ser o próprio Superman, ou até mesmo a do DCAU. Visto que o Gunn gosta desses personagens trágicos, penso que Lex vai criar um clone do Superman para tanto ser uma força capaz de deter o herói quando usar esse clone, mas também para criar uma narrativa que possa deslegitimar o Superman aos olhos da população. Talvez ele tenha conseguido fazer esse clone com a ajuda de uma empresa terciária, para não levantar suspeitas, e quem melhor para fazer isso do que as Indústrias Stagg, que criou o Metamorfo? E tenha o nomeado de “Ultraman” pois, afinal, ninguém chamaria seu super-herói de estimação de Bizarro, né?

(O Bizarro da série "Lois & Clark" era um clone perfeito criado pelo Lex Luthor que pensava ser o próprio Superman e tentava ser um herói de verdade!)

(O Bizarro do universo animado da DC tem uma história parecida, mas com um tom mais trágico!)

Talvez os Terrifics tentem investigar as coisas estranhas que vem acontecendo por conta própria, mas Lex tentaria de tudo para que seus esquemas não fossem descobertos! Por isso que aqueles soldados de armadura verde e roxa estejam atacando o Sr. Incrível e a Lois Lane, que possivelmente esteja investigando as tramoias de Luthor e a equipe de Amanda Waller também.

Acho que todas essas minis historinhas vão acabar resultando em catástrofes grandes que o Superman sozinho não vai dar conta, e isso, somado ao fato dele não conseguir atuar com autonomia de verdade e a narrativa criada por Lex, que o retrata como um herói falho e potencialmente perigoso, culminará em um final onde a figura do Superman será colocada em xeque. A desconfiança que antes parecia pontual começará a se espalhar como uma epidemia, afetando não apenas a opinião pública, mas também a confiança de seus aliados e os outros super-heróis.

Ao mesmo tempo, o clone, que acha que é um herói melhor que o próprio Superman, pode começa a ter algumas crises existenciais acerca de seu propósito. Pois ele foi criado para ser a versão "perfeita" do herói, mas começa a perceber que sua essência não se baseia apenas em poder ou em uma imagem idealizada. Isso o leva a questionar o que realmente significa ser um herói.

O clone pode começar a agir de maneira mais agressiva, tomando decisões impulsivas e até violentas, acreditando que está agindo em nome da justiça, mas, na verdade, se afastando cada vez mais dos princípios que o Superman representa, e talvez até mesmo de seus criadores. Sinto que o Metamorfo deva se tornar num amigo desse clone Bizarro, por conta de suas ligações com as Indústrias Stagg e suas histórias agridoces.


Na versão de cinema do trailer, existem dois shots diferentes da versão do Youtube, uma do Sr. Incrível olhando seriamente para algo que parece o decepcionar, e outra de Lex Luthor entrando numa estrutura cristalizada ao lado do personagem misterioso e a Engenheira. Imagino que ao longo do filme, os Terrifics fiquem cada vez mais desgostosos do sistema que trabalham e descobrem de pouco a pouco o que realmente está acontecendo, e perto do final do filme, Lex consiga achar a localização da Fortaleza da Solidão (Isso é um “evento canônico” de todo Lex que se preza! kkkkk) e queira se aproveitar da tecnologia dela para seus objetivos. Talvez Superman tente impedir eles, mas quase morra nas mãos do clone. 

Superman vai perder de novo, mas consegue escapar, e os Terrifics, que já devem ter descoberto toda a história do clone, se unirão com o homem de aço nas Indústrias Stagg para discutir um plano que possa expor toda o plano de Lex, e limpar a barra do herói que, a essa altura do campeonato, já deva estar muito comprometida.

E se formos mais longe, talvez o Superman esteja ajudando secretamente as vítimas dos conflitos armados daqueles países em guerra, sem que as autoridades saibam, e estejam refugiando-os na Fortaleza da Solidão, assim como o herói fez na clássica história O Que Aconteceu Ao Homem de Aço? do Alan Moore com o pessoal do Planeta Diário após o ataque dos Homens-Metálicos. Isso explicaria as fotos de bastidores de uma nave gigante que uma galera saia dele, e do Superman sendo preso, por ter atuado contra as leis daqueles países. 

Isso sem contar com o fato dele estar guardando o Kaiju que causou estragos no começo do filme, e isso alimente ainda mais a desconfiança em torno do herói. 

(O Superman já refugiou vítimas de ataques de vilões antes, então, não seria uma coisa estranha o Superman refugiar algumas pessoas no filme, e isso acabe pegando mal pra ele, principalmente se ele decidir cuidar do bebê Kaiju no zológico da Fortaleza da Solidão!)

(Superman é preso por Rick Flag Sr, a Engenheira e o personagem misterioso!)

Assim como ocorreu com o Shazam em Reino do Amanhã, Ultraman talvez se rebele contra seus mestres e tenta agir por conta própria, mas ao invés de ir como o Billy Batson, ele tentaria “roubar a vida do Superman” tentando provar pra si mesmo que é um herói de verdade. Ele faria isso matando os líderes dos países em guerra, assim como a Elite fez no filme animado, e tentaria matar os Kaijus no Zoológico, mas isso acabe libertando os bichos alienígenas para o mundo, incluindo o Devorador de Sóis.

Talvez no clímax, Super descubra isso e se liberta da prisão para tentar resolver essa questão, mas a pressão da opinião pública, somado ao Bizarro, e os bichos soltos com a possibilidade de o Devorador de Sóis consumir nosso Sol resulte numa conversa honesta de Lois com Clark sobre o verdadeiro significado de heroísmo e isso reanimar o herói que decide “assumir a liderança” dessa situação dos heróis, como ele fez em DC: A Nova Fronteira.





Acho que ele vai dar uma bronca no Bizarro, como ele fez com o Shazam em Reino do Amanhã, recitando o discurso de Lois sobre heroísmo, e isso inspire o Bizarro a se sacrificar para deter o Devorador de Sóis e resgatar os bichinhos, agindo como o herói que ele tanto queria ser.

A batalha talvez acabe resultando em muitas mudanças significativas, como a separação dos Terrifics das Lord Industries, com a morte de Guy Gardner (ou algo que faça ele ficar em coma) e o anel energético escolha John Stweart como seu novo substituto, e talvez na separação de Kendra dos Terrifics para outro grupo...sei lá...algum grupo que tenha mais Autoridade..... não sei....me digam vcs! O que acharam da minha teoria? Digam nos comentários! Lembrando que só responderei os comentários educados! 






Siga Gambit no Disqus: https://disqus.com/by/ogambitdosxmen

Postar um comentário

0 Comentários