TOP 10 Melhores vilões do Quarteto Fantástico

 


TOP 10 Melhores vilões do Quarteto Fantástico

Além das aventuras épicas e memoráveis, que combinam elementos sci-fy com drama de família, um dos aspectos que mais curto no Quarteto Fantástico é sua grande galeria de vilões. Muitos deles estão presente nas histórias da equipe desde sua primeira fase, feita pelo Stan Lee e Jack Kirby, variando de super vilões coloridos à alienígenas e ameaças cósmicas. Alguns foram tão bem trabalhados pelos roteiristas que hoje em dia se tornaram figuras importantes no Universo Marvel em geral.

Nesse texto, vou apresentar 10 vilões do Quarteto que, na minha opinião, foram melhores que os heróis enfrentaram em sua longa história nos quadrinhos até os dias de hoje.



Vamos começar...

 

10) Ego, o Planeta Vivo



Primeira aparição: Thor vol.1 #132 (1966)

Como escrito em seu nome, Ego é um planeta vivo, nascido após um cientista, Ergos, ao tentar salvar seu povo de uma super nova, ser fundido com todas as formas de vida de seu planeta.

Ego é um ser completamente arrogante e egoísta, buscando conquistar outros mundos ou até mesmo absorve-los para sobreviver. Por ser literalmente um planeta, seus confrontos contra os heróis (o que inclui o Quarteto, Thor e Nova) são bem épicos, com eles tendo que se aventurar em sua superfície e encontrar uma fraqueza.

 

9) O Fantasma Vermelho



Primeira aparição: Fantastic Four vol.1 #13 (1963)

Ivan Kragoff era um cientista da União Soviética que tinha criado um foguete para leva-lo a Lua. Durante a viagem, é revelado que sua nave tinha sido projetada com menos proteção aos raios cósmico, para que ele pudesse se expor a radiação e recriar o incidente que deu poderes para o Quarteto Fantástico, só que recebendo uma carga maior. Essa experiência acabou dando Ivan o poder de se tornar intangível, podendo passar por objetos sólidos.

Além de Kragoff, outros afetados pela radiação foram os membros sua tripulação, composta por 3 macacos treinados: Miklho, o gorila (ele recebeu super-força) Igor, o babuíno (ele era capaz de mudar de forma) e Peotor, o Orangotango (ele recebeu controle sobre o magnetismo). Eles passaram a ser capangas do vilão e auxilia-lo em seus encontros com o Quarteto. 

Embora o Fantasma Vermelho seja um personagem bem datado, eu adoro como sua história faz referência a eventos históricos como a Guerra Fria e a Corrida Espacial. O conceito do Fantasma ser esse cientista louco com macacos como seguidores é bem divertido, lembrando vilões de desenhos de aventura da época, como Johnny Quest.

 

8) O Quarteto Terrível



Primeira aparição: Fantastic Four vol.1 #36 (1965)

A versão vilanesca do Quarteto Fantástico, composta por 4 vilões que buscam, na maioria das ocasiões, se vingar da família de aventureiros. Embora a formação do Quarteto Terrível tenha passado por várias mudanças com o passar dos tempos, os membros mais consistentes são o Mago e o Ardiloso. O primeiro é Benttley Wittman, um gênio criminoso que usa discos que permitem ele desafiar a gravidade, enquanto o segundo é Peter Petruski (também conhecido como Pete Pote-de-Pasta), um ladrão expert em adesivos e substâncias grudentas. 

O Quarteto Terrível pode não ser ameaça global como Dr. Destino ou Galactus, mas isso não significa que os vilões sejam inofensivos. Muito pelo contrário. Eles foram os adversários mais difíceis que o Quarteto enfrentou, tendo quase derrotado a família de heróis em várias ocasiões.

 

7) Super Skrull (Kl’Tr)



Primeira aparição: Fantastic Four vol.1 #18 (1963)

Kl’Tr era um soldado decorado do império Skrull que foi escolhido para se tornar o primeiro Super Skrull. Após passar por uns experimentos, ele recebeu os poderes de cada membro do Quarteto Fantástico e foi enviado a Terra para derrotar os heróis e dominar o planeta. Para sorte da família, Reed Richards conseguiu descobrir a fraqueza do Super Skrull, um sinal de energia vindo do seu planeta natal, e encontrou uma forma de bloqueá-lo, permitindo que o Quarteto conseguisse capturar o Super Skrull. Infelizmente, o império conseguiria liberta-lo, tornando Kl’Tr um de seus guerreiros principais em suas investidas contra a Terra e outros planetas.

O conceito de um vilão possuir os poderes já é algo bem legal, como demonstrado por personagens como AMAZO no Liga da Justiça, e o Super Skrull não é exceção. Não só ele possui poderes dos Quarteto, como também tem suas habilidades naturais de metamorfose, o que torna ainda mais perigoso.

Embora seja um vilão para o Quarteto e os heróis da Marvel, Kl’Tr é admirado pelo seu povo, ele possui uma forte lealdade ao império, disposto a se arriscar pela segurança de seu mundo, o que cria uma certa semelhança de sua vida com a de Reed e sua família, que também recebem a mesma admiração dos cidadãos de Nova York.

 

6) Mestre dos Bonecos



Primeira aparição: Fantastic Four vol.1 #08 (1962)

Phillip Master é um escultor que encontrou uma argila especial, capaz de dominar a mente das pessoas a partir de estátuas que Phillip esculpia (tipo bonecos vodus). Durante sua carreira como um criminoso, Phillip se tornou um inimigo recorrente do Quarteto, desenvolvendo um ódio particular pelo Coisa, devido ao romance do herói com a enteada de Phillips, Alicia.

Como as histórias do Quarteto Fantástico envolvem assuntos sobre família e relacionamentos, a conexão do Mestre dos Bonecos com a Alicia o ajuda a se encaixar nessa temática, com sua personalidade abusiva e controladora o tornando a antítese ao Quarteto e sua dinâmica.

5) Aniquilador



Primeira aparição: Fantastic Four Annual vol.1 #06 (1967)

Aniquilador é um conquistador cruel e impiedoso da Zona Negativa e usuário do Bastão Cósmico, um artefato que lhe permite estender sua vida. O objetivo do Aniquilador é de conquistar todo universo e espelhar caos e, como descrito em seu nome, aniquilação.  Essa obsessão o levou a tentar invadir o universo 616 várias vezes, tendo conflitos não só com o Quarteto mas também vários heróis cósmicos, como o Capitão Mar-Vell, Nova e outros.

Devido ao anos que passou recebendo imortalidade do bastão cósmico, Aniquilador se tornou dependente dele, a ponto de entrar em pânico quando separado de seu artefato, mostrando o quão inseguro o alien insectoide realmente é quanto a sua mortalidade.

4) Toupeira



Primeira aparição: Fantastic Four vol.1 #01 (1961)

O primeiro vilão que o Quarteto Fantástico enfrentou nas Hqs.

Harvey Elder era um homem deformado obcecado em encontrar o lendário reino de Subterrânia, uma civilização que vivia debaixo da Terra.  Sua busca o levou a uma caverna, localizada na misteriosa Ilha Monstro. Após sobreviver a um desmoronamento que lhe custou sua a visão, Elder encontrou o reino que tanto procurou.  Depois de aprender a controlar as criaturas de Subterrânia, conhecidas como Molóides, Elder se tornou seu líder, o Toupeira, e passou a realizar ataques a superfície, buscando se vingar da humanidade pela forma como o rejeitaram devido a sua aparência.

A primeira vista, o Toupeira pode parecer um vilão bem simples. Mas sua motivação por trás de seu ódio é compreensível e cria um contraste entre ele e o Quarteto, principalmente o Coisa, que foi transformado num monstro por causa do acidente no espaço, e sofreu várias rejeições devido ao sua aparência. Mas, ao invés de ficar amargurado, Ben escolheu ajudar sua família e usar seu poder para proteger a humanidade.

3) Homem Molecular



Primeira aparição: Fantastic Four vol.1 nº 20 (1963)

Owen Reece foi uma vez um técnico de laboratório, irritado com seu trabalho. Sua vida mudou quando ele foi bombardeado por uma radiação, que lhe deu a habilidade de manipular moléculas de tudo a sua volta. Seu poder era tão grande que fez Uatu, o Vigia, quebrar, pela primeira vez, sua regra de “não interferência” e alertar e o Quarteto sobre o Homem Molecular.

Na minha opinião, o Homem Molecular representa um exemplo de um homem comum recebendo o poderes de um deus.  Apesar de cometer crimes, Owen não é totalmente maligno. Seus desejos são coisas que muitos conseguem se relacionar, como encontrar uma esposa e ter uma família. São os traumas de seu passado, combinado com suas inseguranças, que o impulsionam a cometer crimes.

 

2) Galactus



Primeira aparição: Fantastic Four vol.1 #48 (1966)

Um dos vilões mais icônicos de todas Hqs, senão da cultura pop. Galactus, o devorador de mundos, é uma entidade cósmica que se alimenta da energia de outros planetas que ele encontra em suas viagens pelo universo. Com poderes próximos de um deus, Galactus é um dos seres mais poderosos da Marvel. Toda vez que ele aparece numa história, especialmente uma se passando na Terra, o suspense aumenta.

Contudo, chamar Galactus um vilão é um erro, pois ele é um ser acima de conceitos como bem ou mal. Ele não é um herói ou vilão, ele apenas existe e busca garantir sua sobrevivência, mesmo que isso signifique sacrificar seres que ele enxerga como inferiores, o que não é tão diferente de nós, humanos, que se alimentam de animais e plantas.

 

1) Doutor Destino



Primeira aparição: Fantastic Four vol.1 #05 (1962)

Com certeza o maior vilão da Marvel e, na minha opinião, o melhor vilão de todas as Hqs em geral.

Victor Von Doom é o soberano de Latvéria, um mestre de ciência e magia, que ele usa em sua busca por poder e conhecimento. Ele é um narcisista, se vendo como um “salvador” e o único capaz de trazer ordem para o mundo, o que ele acredita só pode conseguir subjugando outros sob sua mão de ferro.

Com o passar do tempo, Doutor Destino enfrentou vários heróis da Marvel, desde os Vingadores aos X-men, Thor, Doutor Estranho, etc....

Mas os Quarteto Fantástico sempre foram seus grandes inimigos, com Doom tendo uma forte rivalidade com Reed Richards.  Destino tem uma grande inveja do lider do Quarteto Fantástico, o que o leva a sempre atormentar o herói e sua família, obcecado em querer se provar superior a Reed. O engraçado é que Dr Destino demonstra ter um lado heroico (ex: Ele quem fez o parto da Valeria Richards e batizou a menina) e um potencial para ser o salvador que ele deseja ser. É o seu ego, sua inabilidade de reconhecer seus defeitos e ser humilde que sempre impede Destino de atingir seus objetivos. Esse detalhe torna o Destino não só perfeito contraste ao Reed e o Quarteto mas também aos heróis da Marvel em geral, cuja maioria são indivíduos que aprenderam a enfrentar seus erros ao invés de ignora-los.

Então é isso! Para vocês, quais são os melhores vilões do Quarteto Fantástico? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo



Postar um comentário

0 Comentários