TOP 10 Melhores vilões do Homem de Ferro

 




TOP 10 Melhores vilões do Homem de Ferro

O Homem de Ferro é um dos meus super heróis favoritos. Como maioria do público, eu não conhecia muito do personagem, exceto por suas aparições no desenho do Homem Aranha dos anos 90. Foi depois do lançamento do filme de 2008, com Robert Downey Jr, que eu comecei a ler Hqs do herói e achei ele um personagem bem legal e complexo.

Embora o conceito de um milionário usando dinheiro e invenções para combater o crime não seja novidade nenhuma nos quadrinhos, o que ajuda Tony Stark se diferenciar de outros heróis desse tipo é sua falibilidade como indivíduo. Além de sofrer de alcoolismo, Tony pode ser muito teimoso, arrogante e tomar decisões bem questionáveis que prejudicam seus relacionamentos. Mas, no fundo, ele se importa com os outros e movido pelo desejo de se redimir de seus pecados. Ele é praticamente o grande herói e, ao mesmo tempo, seu pior inimigo de suas histórias e suas maiores batalhas envolvem Tony confrontando esses defeitos.



Isso não significa que Tony não tenha vilões para enfrentar (do contrário ele nunca precisaria ser o Homem de Ferro afinal).  Sua galeria vilões pode não ser do mesmo nível que Batman e Homem Aranha, mas o Homem de Ferro possui uns inimigos bem interessantes, com alguns tendo uma ligação pessoal com Tony, seja sendo empresários rivais ou pessoas cujas vidas foram prejudicadas pelas ações de Stark.



Nessa lista, estarei apresentando 10 vilões que eu considero serem os melhores que o Homem de Ferro enfrentou em sua longa história nos quadrinhos, com cada um tendo personalidades e conceitos interessantes.

Vamos lá...

 

10) Laser Vivo



Primeira aparição: The Avengers vol 1 #34, 1966

Como falei, Tony Stark é um homem falível e suas decisões acabam causando problemas maiores do que soluções.

Artur Parks, o Laser Vivo é um grande exemplo. Originalmente ele era apenas um criminoso que usava tecnologia para manipular luz. Mas, após uma batalha contra o Homem de Ferro, seu corpo acabou sendo transformado em pura energia, tornando o Laser Vivo mais poderoso do que antes.

O envolvimento de Tony na origem do Laser Vivo cria uma conexão entre os dois oponentes, com Parks representando para o herói mais um exemplo de como suas ações, embora bem intencionadas, sempre tem consequências para ele e aqueles a sua volta.

9) I.M.A



Primeira aparição: Strange Tales #146, 1966

Enquanto Tony é um inventor brilhante e futurista, sempre buscando criar novas para contribuir na criação de um futuro melhor para humanidade, a I.M.A (Ideias Mecânicas Avançadas) são um contraste a isso. Eles são um grupo de cientistas focados em obter mais poder através da ciência e tecnologia, não tendo preocupação em sacrificar vidas para atingir seus objetivos.

Sua busca resultou na criação de armas bem poderosas, como o Cubo Cósmico (um artefato capaz de alterar realidade), além de ter causado a origem de vilões como o Adaptóide e o icônico MODOK.

 

8) Dínamo Escarlate



Primeira aparição: Tales of Suspense #46, 1963

Nas Hqs clássicas do Homem de Ferro, um dos inimigos recorrentes em suas histórias eram agentes da União Soviética (afinal isso aconteceu durante a Guerra Fria). Logo, era claro que alguns antagonistas seriam representantes desses países.

No caso do Dínamo Escarlate, ele era um Homem de Ferro russo, com seu primeiro alter-ego, Anton Vanko, sendo um inventor que criou uma armadura para derrotar o Homem de Ferro e sabotar as indústrias Stark. Embora Vanko não tenha permanecido nas Hqs por tanto tempo, sua armadura continuou nas mãos do governo russo, que sempre davam upgrades e passavam para outros agentes continuarem o trabalho de Vanko.

Conforme fomos nos distanciando da Guerra Fria, a rivalidade entre Homem de Ferro e Dínamo foi sendo adaptada para se encaixar no contexto da época, com Dínamo ora agindo como um inimigo e outras como um aliado.

 

7) Doutor Destino



Primeira aparição: Fantastic Four vol 1 #05, 1962

Embora seja o arqui-inimigo do Quarteto Fantástico, Doutor Destino já teve conflitos com outros heróis da Marvel, incluindo os Vingadores, Pantera Negra e outros.

Quando se trata do Homem de Ferro, sempre achei as interações dos dois bem legais em virtude das semelhanças entre eles: Tony e Victor são inventores que buscam mais informações e conhecimento para criar um mundo melhor, ambos usam armaduras tecnológicas e são indivíduos bem orgulhosos, o que torna divertido ver esses dois egos colidindo.

No entanto, assim como suas semelhanças, suas diferenças também tornam sua rivalidade bem interessante, como o fato do Doutor Destino também ser um feiticeiro, colocando o Tony diante desafios que o tiram de sua zona de conforto.

 

6)  Norman Osborn



Primeira aparição: Amazing Spider Man vol 1 # 14, 1964

Normalmente, Norman Osborn, o Duende Verde é um inimigo exclusivo do Homem Aranha, sempre infernizando a vida do herói e de seus entes queridos.

Porém, durante o período do Reinado Sombrio, Osborn recebeu um upgrade: Após ajudar os heróis a impedir a invasão secreta dos Skrulls e matar a rainha dos invasores em rede nacional, Norman Osborn passou a ser visto como um herói pelo público e o governo o escolheu para substituir Stark como diretor da SHIELD. Já de cara, Osborn começou a se aproveitar de seus status para dissolver a SHIELD, substituindo-a por sua organização HAMMER, e criar seus Vingadores Sombrios, compostos por vilões se passando pelos heróis. Norman também usou sua influência para roubar a tecnologia de Tony e criar uma armadura própria, se tornando o Patriota de Ferro.

Com Osborn no poder, Tony se tornou um fugitivo, sendo perseguido pelo vilão, que buscava obter de Tony informações sobre as identidades secretas dos heróis. No final, Tony foi forçado a apagar sua própria mente, ficando num estado vegetativo.

Embora Norman eventualmente seria desmascarado e preso, ele conseguiu causar um grande prejuízo no Tony e em sua vida.

 

5) Justin Hammer



Primeira aparição:  Iron Man vol 1 #120, 1979

Além de um super herói, Tony Stark é um empresário famoso, com as Empresas Stark sendo uma das mais populares no mundo da Marvel. Uma das poucas companhias rivais que se aproxima desse nível de sucesso são as Industrias Hammer, que pertecem ao bilionário corrupto Justin Hammer.

Sendo um rival de Tony nesse ramo de trabalho, os planos de Hammer sempre envolvem tentativas de arruinar a reputação da empresa de seu rival e obter mais sucesso que ele. Seu objetivo pode ser simples, mas o que ajuda Hammer se destacar é o contraste entre ele e o Tony: Os dois podem ser empresários ricos, no entanto, enquanto Tony é dedicado, engenhoso e valoriza seus empregados, Hammer é esnobe e covarde, recorrendo a fazer negócios com criminosos para manter seu status.

 

4) Madame Máscara



Primeira aparição: Tales of Suspense #97, 1967

Assim como Homem Aranha e Demolidor, Tony Stark também tem relacionamentos amorosos bem complicados. Embora hoje em dia os fãs conheçam o romance do bilionário com a Pepper Potts, graças a popularidade dos filmes, Tony já teve outras namoradas além da ruiva nas Hqs, muitos tendo finais triste senão desastrosos.

Uma dessas paixões do Tony foi Whitney Frost. Num estilo bem femme fatale, Whitney tinha um conflito interno, ficando dividida entre amor que desenvolveu por Tony e sua conexão com a Maggia, o sindicato criminoso liderado por seu pai, o Conde Nefaria. Ela se afundou ainda mais nesse caminho sombrio quando sofreu um atentado que deixou seu rosto desfigurado, fazendo-a esconder as cicatrizes usando uma máscara de ouro.

Entretanto, mesmo adotando sua identidade de Madame Máscara, Whintey continuava tendo sentimentos por Tony, em muitos casos sendo incapaz de mata-lo, assim como Tony tinha dificuldade lutar contra ela, o que torna os momentos em que eles estão lados opostos bem difíceis para os dois ex-amantes.

 

3) Armadura Senciente



Primeira aparição: Invincible Iron Man vol 3 #01, 1997

Sendo um gênio futurista, Tony sempre busca criar novas tecnologias qualquer situação que possa acontecer no futuro. Isso é evidente pelo vasto número de modelos diferentes de o personagem possui hoje em dia, cada uma com características que são úteis para o Tony em um cenário específico.

Mas o que aconteceria se uma dessas armaduras se virasse contra o Tony?

Foi isso que Tony passou quando sua armadura, a Modelo 16, foi danificada durante uma luta do Homem de Ferro contra o Chicote Negro. Ao voltar para o laboratório, Tony descobriu que o danos acabaram despertando na armadura uma consciência própria, desenvolvida devido as atualizações que ele aplicou nos últimos anos. De início essa Armadura Senciente, querendo proteger seu criador e se integrar na sociedade. Mas, como muitos dramas sci-fy, as coisas saem do controle, com a armadura não só demonstrando uma agressividade nas lutas (ela chega a matar o Chicote Negro) como também um comportamento possessivo sobre Tony, a ponto de querer substitui-lo.

Só a ideia do Tony ter uma de suas invenções mais importantes se virando contra ele já é assustadora, mas o roteiro dão mais complexidade para a Armadura Senciente, com ela vendo suas ações como algo necessário para garantir a segurança de Tony, mesmo que signifique protege-lo do mundo a sua volta. Ela representa a insegurança que Tony após ter sobrevivido ao estilhaço em seu coração, o que o levou a tornar sua armadura (e consequentemente sua identidade como homem de ferro) numa ferramenta para se esconder de seus problemas, o que a Armadura Senciente cumpre num nível mais extremo.

O confronto dos dois não só representa Tony tendo que derrotar um monstro que ele criou, mas também uma personificação dos medos que ele tem carregado dentro de si.

 

2) Mandarim



Primeira aparição:  Tales of Suspense #50, 1964

De todos os inimigos que o Homem de Ferro enfrentou, o Mandarim é um dos mais populares entre os fãs. Seu nome é Gene Khan, herdeiro de uma família nobre que perdeu sua fortuna durante a revolução comunista. Vagando sozinho pela China, Gene chegou a uma região conhecida como o Vale dos Espíritos, onde ele se deparou com uma antiga nave alienígena. Após passar um tempo aprendendo sobre sua tecnologia, ele se passou da fonte de energia da nave, 10 anéis, e usou seu poder para dominar regiões próximas, decidindo dominar o mundo.

Quando se fala na rivalidade do Homem de Ferro e o Mandarim, muitos a descrevem como um contraste entre ciência e magia. Entretanto isso é apenas uma ponta de iceberg. Tony e Mandarim são dois lados da mesma moeda, com ambos sendo gênios que desejam mudar o mundo, porém de formas opostas: Tony é um futurista e busca criar invenções para ajudar humanidade evoluir e criar um futuro melhor. Já o Mandarim busca trazer o mundo de volta a um sistema feudal (com ele no comando de todos), recorrendo a artefatos da antiguidade, e possui um desprezo pela ciência moderna, enxergando como algo que corrompe a sociedade, o que o torna um rival perfeito para um herói tecnológico como o Homem de Ferro.

  

1) Monge de Ferro




Primeira aparição:  Iron Man vol 1 #163, 1982

Apesar de todos os desafios que o Homem de Ferro encarou nas mãos de vilões como o Mandarim e o Noman Osborn, nenhum deles se compara ao que o herói teve que passar quando enfrentou Obadaiah Stane, o Monge de Ferro.

Tal como Justin Hammer, Stane também é um empresário buscando destruir Tony e sua empresa. Entretando, Stane era muito mais cruel e calculista, usando várias táticas diferentes para quebrar Tony tanto fisicamente quanto mentalmente, desde manipular vilões contra o herói, tomar controle de sua empresa, priva-lo de sua forturna e, o pior de todos, fazer o Tony ceder ao seu alcoolismo. No final, Stane tinha praticamente derrotado Tony, fazendo-o se afastar de sua identidade como Homem de Ferro e de seus amigos e aliados.

O que levou o vilão a derrota, ironicamente, foi sua atitude competitiva (algo que ele herdou de seu pai). Quando Tony começou a se recuperar, Stane não conseguiu deixa-lo em paz e sequestrou seus amigos, levando o antigo bilionário a encarar suas inseguranças e voltar a ser o Homem de Ferro, confrontando Stane (usando a armadura do Monge de Ferro) numa batalha épica.

Apesar de ter estado presente nas hqs apenas por um arco comparado com outros vilões dessa lista, Stane conseguiu ser um dos maiores inimigos que Tony enfrentou, agindo como um reflexo do tipo de pessoa que o Tony poderia se tornar se desviasse de seu desejo de se tornar uma pessoa melhor. Muitos dos vilões nessa lista podem até ter sido desafios para o Tony, mas Stane teve um propósito maior para o personagem e sua evolução. Por isso que eu o considero o melhor vilão que o Homem de Ferro já teve.

Então é isso! Quais são os melhores vilões do Homem de Ferro? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.



 

Postar um comentário

0 Comentários