10 VILÕES QUE ESPERO VER EM "SUPERMAN LEGACY"

 


10 VILÕES QUE ESPERO VER EM "SUPERMAN LEGACY"

Um filme que tem sido discutido entre vários fãs é o Superman Legacy, uma adaptação feito pelo James Gunn que será o ponto partida para o novo universo de filmes da DC Comics, o DCU. Desde seu anuncio, fãs tem feito especulações sobre vários tópicos como será traje do Superman, como será a dinâmica dele com a Lois, quais histórias serão adaptadas, entre outros assuntos.



Nesse texto, falarei sobre um dessas perguntas: Quem serão os vilões de Superman Legacy?

Diferente dos vilões do Batman e do Homem Aranha, a galeria de inimigos do Superman nunca teve sorte quando se tratava de adaptações. Com exceção do Lex Luthor e do Zod, maioria dos vilões são sempre ignorados pelos diretores, fazendo algumas pessoas assumirem que o Superman não possui vilões interessantes ou capazes de serem adaptados, o que não é verdade. 



Visto o sucesso que o Gunn teve em adaptar personagens desconhecidos como os Guardiões da Galáxia e o Pacificador e torna-los ícones e com um legião de fãs, Superman Legacy pode ser a chance dele aplicar o mesmo tratamento para os vilões do Superman e torna-los antagonista mais conhecidos pelo grande público. Mas com tantos vilões que o Superman teve em suas histórias, qual deles poderia ser o antagonista dessa nova adaptação?

Até agora, já foi confirmado que Lex Luthor estará presente no filme, sendo vivido pelo Nicholas Hoult, e rumores recentes dizendo que, além do Luthor, o filme terá como segundo antagonista Ultraman, que nessa versão será um clone do Superman... o que soa não só desnecessário como repetitivo. 



Já tivemos clones de kriptonianos nos filmes (ex: Homem Nuclear e Apocalipse), assim como vilões que possuíam as mesmas habilidades do Superman (Zod). Já tá na hora de dá uma variada e mostra o Superman encarando inimigos com habilidades diferentes.




Por isso, vou apresentar 10 vilões que eu acho que seriam escolhas melhores para aparecer no Superman Legacy, seja num papel principal ou secundário.



Vamos começar...

10) Homem Brinquedo



Superman não enfrenta apenas invasores alienígenas e ameaças globais. Ele também lida com assaltos e crimes em Metrópolis e um de seus inimigos na sua cidade é Winslow Schott, o Homem Brinquedo.

Por ser um inventor que usa brinquedos como armas, é natural muita gente enxerga-lo como um personagem bobo e inofensivo. Com esse pensamento, eles subestimam o criminoso, cujos brinquedos são armas bem imprevisíveis e um perigo para os inocentes que o Superman protege.

Mesmo que eu ache que Superman tem inimigos que funcionariam melhor no papel principal, a presença de Schott serviria para estabelecer o surrealismo dos oponentes do Superman, mostrando o porquê Metropolis precisa de um super herói poderoso como o Homem de Aço.

9) Amalak, o assassino de kriptonianos



Uma informação que Gunn deu sobre sua adaptação do Superman é de que o filme teria Clark tentando “equilibrar sua vida normal com sua herança kriptoniana”, indicando que Krypton poderá ter um papel importante na história. Já que o Gunn gosta de trabalhar com personagens desconhecidos em seus projetos, uma das formas dele explorar a relação do Clark com seu planeta natal seria colocando o herói contra um inimigo também conectado aos kriptonianos, nesse caso Amalak.

Para quem não sabe, Amalak é um pirata espacial cujo planeta natal tinha sido destruído num desastre causado, aparentemente, pelos kriptonanos. Por causa dessa tragédia, Amalak possui um ódio pelos kriptonianos sobreviventes, como Superman e a Kara e busca elimina-los (tipo o Gorr do Thor).

Essa história do Amalak, caso adaptada no filme, seria um bom drama pessoal pro Clark, com ele questionando o passado dos kriptonianos e a possibilidade deles (incluindo seus pais Jor-El e Lara) não serem o que ele achava.

8) Homem Terra



Falando em Gunn trabalhar com personagens desconhecido, eis outra opção: O Homem Terra.

Apesar de seu nome ele não é um dobrador de Terra ou algo assim. Na verdade o Homem Terra (Tobias "Toby" Manning) era um rapaz do Velho Oeste que foi criado por abduzido e criado por um alien, retornando a Terra anos depois como um fora-da-lei espacial. Ele é praticamente um Peter Quill do mal.  

Assim como Homem Brinquedo, também não acho que o Homem Terra daria certo como um vilão principal, mas, sendo um mercenário, poderia agir como o “Boba Fett” do Legacy, sendo contratado pelo vilão principal para capturar o Ultimo Filho de Krypton.

7) Livewire



Uma das adaptações mais marcantes do Superman foi a série animada dos anos 90, feita pelo Bruce Timm e sua equipe. Tal como no desenho do Batman, Timm e os outros produtores não só adaptaram personagens das HQs como também criaram vilões originais que vieram a aparecer nos quadrinhos. Um desses personagens foi Livewire (traduzida no Brasil como Linha-Viva), uma radialista que criticava o Superman em seu show, usando isso para conseguir audiência. Após Superman tentar salva-la de um relâmpago, o contato da energia com o corpo do kriptoniano acabou transformando a moça numa meta-humana com poderes elétricos.

Considerando que vivemos numa época onde redes sociais tem um papel importante em nossas vidas, com grifters e haters as usando para conseguir audiência com suas críticas exageradas, Livewire se encaixaria perfeitamente num filme atual do Superman, conseguindo ser não só uma inimiga para o herói como também para seu alter ego, Clark Kent, e Lois Lane, já que os dois são reporters que buscam expor a verdade enquanto Livewire distorce os fatos.

 

6) Mr. Mxyzptlk



Se tem algo que dá pra notar de James Gunn em filmes como Guardiões da Galaxia e O Esquadrão Suicida, é como o cara sabe adaptar as coisas mais insanas e fantasiosas das HQs. Devido a isso, é bem possível que um personagem que ele talvez esteja interessado em adaptar seja oMister Mxyzptlk, o ardiloso duende da quinta dimensão.

Devido a sua pegada mais cartunesca e seus poderes de alterar realidade, é compreensível que Mxy não seja a primeira escolha de muitos, julgando-o um personagem muito exagerado para um filme live action e poderoso demais para o Superman enfrenta.

Porém acho que muita gente esquece que Mxy não é um vilão que o Superman derrota fisicamente, mas sim enganando o vilão. Como tem havido muitas críticas dos clímax de filmes de super heróis serem todos iguais, ter o Superman enfrentando praticamente um “deus” e salvando o dia o enganando seria algo novo, além de demonstra a inteligência do Superman que muitos subestimam.

5) Intergang



Batman não é único que tem que enfrentar crime organizado em sua cidade. Superman também teve que lidar com várias gangues e grupos criminosos. Um dos mais recorrentes em suas HQs são a Intergang um sindicato criminal que operam usando tecnologia avançada (normalmente vinda de Apokolips, com os bandidos agindo como agentes de Darkseid).

Apesar de eu não achar que Gunn esteja planejando introduzir os Novos Deuses tão cedo, não significa que a Intergang precisaria ser excluída, podendo serem mostrado como uma gangue de bandidos normais que decidem evoluir após a chegada do Superman a Metrópolis ou manterem eles como uma gangue que possui armas especiais, mas mudando o fornecedor (ao invés do Darkseid, poderia ser alguém como Lex Luthor ou um alien como Brainiac).

4) Solaris



Uma das histórias que Gunn parece que irá pegar muita inspiração para o Legacy é o Grandes Astros Superman, uma obra, escrita por Grant Morrison, que mostra os últimos dias de vida do Superman, após ele ter se exposto demais ao sol. A HQ tem várias histórias, Superman enfrentando inimigos diferentes. Um deles, que casaria muito bem com o estilo quadrinesco que o Gunn gosta de botar em seus filmes é Solaris, o Sol Tirano.

Para quem não sabe, Solaris é um sol artificial sentiente criado no século XX que se torna um inimigo recorrente do Superman e de seus descendentes, com suas batalhas durando desde o presente até o futuro distante.

Já que a ideia do Gunn é o filme do Superman ser um ponto de partida para o DCU, o Solaris serviria para explorar o conceito do Superman sendo essa inspiração para nova geração de herói, com o vilão buscando elimina-lo para impedir que esse futuro aconteça. Ele também seria um inimigo desafiador, já que Solaris não só consegue manipular a energia solar (a fonte de poderes do Superman) como ainda analisar e criar defesas contra qualquer ataque, forçando Superman a ser mais estratégico e encontra uma solução diferente.

3) Brainiac





Com certeza o vilão que muitos fãs tem pedido para ver nos filmes do Superman a um bom tempo. Depois de Lex Luthor, Brainiac é um dos inimigos mais importantes do Superman, possuindo um rivalidade bem pessoal pelo fato de Brainiac (nas versões conhecidas) ter roubado a cidade kriptoniana Kandor, prendendo-a numa garrafa junto com outras que ele colecionou em suas viagens.

O detalhe dele manter cidades engarrafadas, com suas civilizações vivas mas aprisionadas, o torna diferente de outros invasores do espaço (maioria busca conquistar ou destruir a Terra) como também poderia servir para dar um suspense no conflito do Superman com o Brainiac no filme: Imagina se o Legacy for um “Guerra dos Mundos” com super heróis, com Brainiac capturando várias cidades, com sua nave sendo protegida por um campo de força impenetrável. Enquanto Lex Luthor poderia tentar convencer o governo a simplesmente usarem uma de suas invenções para destruir a nave de Brainiac, acabando com o invasor mas destruindo as cidades no processo, Superman tentaria encontrar uma forma de entrar na nave, derrotar Brainiac e salvar as cidades antes que o governo seja convencido por Luthor.

 

2) Parasita



Se uma das críticas que muitos tem com o Superman é o fato dele ser poderoso demais para se fazer boas histórias, que tal colocá-lo contra o Parasita, um vilão que pode roubar esses poderes?

Apesar do personagem ter várias versões de origem, o básico permanece o mesmo: Dele ser um vilão obcecado pelo Superman, querendo se alimentar de sua energia. Em algumas versões ele também é capaz de deduzir a identidade do Superman, tornando uma ameaça pior para herói e as pessoas próximas a ele.

Porém, o legal do Parasita são as diferentes formas que o Gunn poderia representa-lo: Ele poderia seguir o exemplo de versões como as HQs da Era de Prata e o desenho do Bruce Timm, tendo o Parasita como um personagem maligno e obcecado por poder ou poderia seguir o exemplo de versões recentes, onde ele é um personagem bem mais simpático, sendo vítima do vicio por energia. Caso Gunn escolhesse a segunda abordagem, seria uma boa forma de mostrar a compaixão do Superman, com ele tentando não lutar contra o Parasita, mas sim salva-lo de sua “maldição”.

1) Metallo



Um objeto usado por vários vilões para tentar matar o Superman é a kriptonita, um fragmento de seu planeta natal, cuja radiação é letal para kriptonianos. Entre aqueles que a usaram contra o herói, uma das figuras mais associadas a essa rocha verde do espaço é John Corben, o ciborgue Metallo. Por ter seu corpo robótico energizado pela kriptonita, que substitui seu coração, Corben é um dos inimigos mais perigosos do Ultimo Filho de Kripton.

No entanto, isso não é o único motivo de eu achar que ele seria um bom antagonista para o Legacy. Tem também sua origem nos Novos 52, onde Corben foi reimaginado, pelo autor Grant Morrison como um soldados do General Lane, que, sentindo inveja do herói e da atenção que ele recebe de Lois, aceita se tornar um ciborgue para eliminar o homem de aço mas acaba enlouquecendo por causa de sua transformação.

Não só essa origem combinaria com as tramas de drama politico que o Gunn parece estar trabalhando no filme do Esquadrão, a série do Pacificador e a futura animação do Comando Criatura, mas poderia ser usado para criar um arco entre Superman e Metallo: O Clark podia ser mostrado como um herói tendo dificuldade de aceitar a mensagem de Jor-El se assumir como alien para o público, temendo ser rejeitado por eles (pegando inspiração na HQ Superman Esmaga Klan), Corben poderia ser mostrado como um soldado invejoso e inseguro, que aceita se torna um ciborgue para conseguir ser um herói que o governo espera que um soldado como ele seja. Enquanto o filme poderia mostrar o Clark, com ajuda da Lois e do Jimmy, confrontando seu medo e se revelado ao mundo como um alien, Corben, ao perceber que seu corpo robótico o priva das sensações humanas (ex: ele não pode mais comer, dormir), ele ficaria furioso e se viraria contra sua equipe. Assim o clímax do filme seria entre Metallo, que, com sua pele destruída e expondo seu esqueleto robótico, se revela ao público como o vilão cruel que ele é,  e Superman, que aceitou seu legado, se assumindo como sobrevivente de Krypton, e está protegendo as pessoas, mostrando para elas o herói que ele é.

Então é isso! Quem vocês acham que deverá ser o vilão no Superman Legacy? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.



Postar um comentário

0 Comentários