Kamen Rider Stronger - galhofa, mas também trágico

 


Kamen Rider Stronger é uma série da franquia Kamen Rider exibida em 1975. Para acompanhar essa série, não tem jeito, tem de abraçar a galhofa mesmo. Jo Sigeru, interpretado por Shigeru Araki, é um jovem quer vingar seu mentor, que morreu na mesa de operação da organização Black Satan; então, ele mesmo se oferece para transformar-se em um ciborgue.


Porém, ele engana o pessoal da Black Satan e, depois de se transformar em Kamen Rider Stronger, passa a combater a organização. O avatar do Kamen Rider Stronger é o besouro-rinoceronte, e ele ainda salva da Black Satan Yuriko Misaki, vivida por Kyôko Okada, uma mocinha que também sofreu uma operação para virar ciborgue, cujo avatar é uma joaninha, a Electro-Wave Human Tackle, a primeira Kamen Rider mulher da história. Ela passa a ser a sidekick do Kamen Rider Stronger.


Em comparação com Kamen Rider Amazon, que é mais dark, Kamen Rider Stronger é bem mais infantil. Também volta a ser um Kamen Rider ciborgue, ao contrário do Amazon, que foi o primeiro Rider mutante. A coisa é tão galhofa que, em sua identidade civil, Kamen Rider Stronger usa um blusão com um S no peito, uma vez que antes era um astro dos esportes universitário, tipo o Superman, mas é de Stronger. Ele também usa luvas e aciona a transformação friccionando suas mãos ciborgues.


Kamen Rider Stronger ainda recebe o auxílio de Tôbei Tachibana, interpretado por Akiji Kobayashi, que na realidade é o sidekick que ajuda todos os Kamen Raiders nas séries antigas. No mangá original de Kamen Rider, Tachibana era o Alfred de Takechi Hondo, o primeiro Kamen Rider. Era o mordomo de Hondo. Por sua vez, Hondo seria uma espécie de Bruce Wayne/Batman. Dessa forma, dá para afirmar que Kamen Rider é o Batman japonês. Seu criador, Shotaro Ishinomori, inspirou-se um pouco no Batman.





 Dos vilões da Black Satan, dois se destacam. Mr. Titan, que é um ciclope ciborgue, e General Shadow, um lutador de esgrima bizarro que também joga cartas de baralho. Shadow é o melhor vilão da série, pois, além de rivalidade com Mr. Titan, depois de ser preterido pelo grande líder da Black Satan, trai a organização. Shadow na verdade é um dos demônios ciborgues e depois cria a organização Delza Army. Tackle é assassinada pela Doutora Kate, uma das demônias da Delza Army. Isso era meio chocante para uma série voltada a crianças, mas provavelmente o Shotaro Ishinomori deve ter tido essa ideia quando Gwen Stacy, a namorada do Aranha, foi assassinada pelo Duende Verde dois anos antes, em 1973. Outro evento inédito, pois nunca antes uma namorada de um super-herói tinha sido morta nos quadrinhos.

Movido pelo ódio, Kamen Rider Stronger jura vingança, e recebe a ajuda dos outros Kamen Riders: Kamen Rider Ichigo, Kamen Rider Nigo, Kamen Rider V3, Kamen Rider X, Riderman e Kamen Rider Amazon. Enfim, Stronger consegue liquidar o General Shadow em seu último duelo. Depois disso, ainda confronta o líder secreto da Delza Army. No final, saem como sete Kamen Riders e um destino e esquecem-se completamente da Tackle.

Enfim, Kamen Rider Stronger é uma série bastante datada, mas que sem dúvida diverte. Não sei se recomendo para todo mundo porque essa estética do tokusatsu antiga talvez cause estranheza aos mais jovens e os efeitos especiais da época são meio toscos. O roteiro é cheio de problemas e as atuações oscilam entre o mediano e o medíocre. A série ao todo possui 39 episódios, e é o formato de série em que o herói sempre enfrenta o “monstro da semana”.  No entanto, ainda é menos chata que as séries atuais da Marvel.

Postar um comentário

0 Comentários