TOP 10 MOMENTOS MARCANTES DAS HQs

 


TOP 10 MOMENTOS MARCANTES DAS HQs

O Ano Novo está chegando. É uma ocasião em que muitos celebram o fim de uma época, refletindo nas experiências que passaram e nas expectativas que tem para suas atividades em 2024. Alguns vão um pouco além, se lembrando de todas suas experiências na vida, pensando em como muita coisa mudou do passado para o tempo presente.

Quando se trata de HQs, já fazem anos que elas tem feito parte da cultura pop, com sua influência tendo expandido ainda mais com suas adaptações em filmes, séries e vídeo games. Durante esse longo período muita coisa aconteceu nas histórias e seus personagens. Alguns mudaram muito enquanto outros continuam os mesmos. Mas uma coisa que é verdade: Muitas dessas histórias tiveram momentos que marcaram os fãs até hoje em dia, com cenas que não deixaram nossas memórias.


Mas quais foram os melhores? Quais os momentos que mais marcaram uma geração de leitores e fãs?

No meu caso, meus momentos favoritos das HQs foram...

10) TONY STARK FAZ O PARTO DE GRETL (Iron Man vol 1 nº182)



Um dos piores inimigos que o Homem de Ferro encarou em sua vida foi o alcoolismo. Devido a esse vício, Tony cometeu vários erros que prejudicaram sua vida, com a atitude arrogante do Tony e sua recusa de aceitar a ajuda de seus amigos deixando-o ainda mais vulnerável ao demônio da garrafa.

Embora a história mais conhecida do Tony a abordar essa temática seja “O Demônio da Garrafa”, a maior batalha do herói contra esse aspecto aconteceu tempo depois, durante a fase do Dennis O’Neil (conhecida como a Saga do Monge de Ferro). Nessa história Tony é manipulado por seu inimigo, Obadaiah Stane, e sucumbe mais uma vez ao alcoolismo. Só que dessa vez, coisas ficam mais graves, com Tony perdendo sua empresa para o vilão, sua fortuna e sua casa. Com sua armadura sendo usada pelo James Rhodes, Tony se isola do mundo, passando a viver nas ruas, se afundando ainda mais na bebida. Sua única companheira era Gretl, uma moça grávida, com quem Tony se torna amigo, confessando para ela sobre sua vida e suas inseguranças.

Mas, a relação dos dois acaba tendo um fim trágico quando Tony e Gretl são pegos por uma nevasca, justo quando a moça está preste a dar à luz. Apesar dos esforços, Tony não consegue impedir Gretl de ceder ao frio. Nesse momento de desespero, Tony faz o parto da criança. Quando a equipe de resgate encontra os dois, Gretl morreu nos braços de Tony, porém a criança conseguiu sobreviver, junto com seu salvador.

Esse ato do Tony é o que o inspira a não desistir e tentar recuperar de seu vício,, dando seus primeiros passos para se tornar um homem melhor.

9) X-MEN VS STRIKER (Deus Ama, Homem Mata )



Um dos aspectos que definiu os X-men desde sua criação é sua constante luta contra o preconceito, com os Filhos do Átomo sempre sendo rejeitados pelos humanos que eles tentam proteger.

Uma histórias em que essa intolerância chega no seu auge é a graphic novel “Deus Ama, Homem Mata”, onde o inescrupuloso reverendo Wiliam Stryker inicia uma campanha contra os mutantes, virando o público contra eles, enquanto executa um plano maior para erradicar essa raça. Diferente de inimigos como Magneto ou Apocalipse, Stryker não é um super vilão fantasiado, mas sim um fanático o uso de sua imagem pública como um benfeitor para promover sua visão intolerante e preconceituosa. Perante esse detalhe, a história cria um desafio para os X-men: Como eles vão derrotar um inimigo que usa palavras e argumentos como arma?

A resposta é dada quando os heróis resgatam seu mentor, Professor Xavier e impedem o plano do Stryker de usar o poder mental do Professor para matar os mutantes. Mesmo tendo a chance de fugirem, eles percebem que Stryker vai continuar a persegui-los. Como Ciclope aponta, luta deles tem que terminar ali e agora. Num momento surpreendente, os X-men confrontam Stryker no palco não para uma luta física, mas sim um debate entre suas ideologias, colocando a palavra deles contra a do Stryker.

Ter os X-men derrotando o Stryker num diálogo, fazendo o vilão perder nos argumentos e se expor como o monstro que ele realmente é foi uma ideia genial, com a equipe usando o que o Xavier ensinou a eles, demonstrando auto-controle e sendo um exemplo de que nem todos mutantes não são agressivos e podem coexistir com os humanos.

 

8) A COMPAIXÃO DE BATMAN (Batman Guerra ao Crime)



Uma das melhores adaptações de HQs nos desenhos animados é a série animada do Batman da década de 90. Um dos motivos desse sucesso se deve aos roteiros de Paul Dini, que escreveu vários episódios memoráveis como “Coração de Gelo” e “Quase o Peguei”

Contudo, seu trabalho com Batman não se limitou apenas aos desenhos. Ele também escreveu umas histórias do morcego nas HQs, com a mais icônica sendo Guerra ao Crime. Feito em parceria com o artista Alex Ross, a história feita por Dini mostra o Batman vendo um garoto, chamado Marcus, perder seus pais durante um assalto. Devido as condições pobres de seu bairro, Marcus acaba se unindo a uma gangue e passa a cometer crimes para sobreviver, levando a um encontro com o Cavaleiro das Trevas.

Num movimento surpreendente, Batman resolve a situação não batendo em Marcus, mas sim com suas palavras, convencendo o garoto a reconhecer seu erro e deixar essa vida de crime.

Esse momento é um exemplo que resume o porquê do Paul Dini ser um dos melhores roteiristas do Batman: Ele sabe dá um equilíbrio para o personagem. O Batman do Dini é sombrio e sério como muita gente conhece mas não é antipático, sabendo se conectar com a tragédia de outros e demonstrar compaixão, tentando ajudar as pessoas e tornar suas vidas melhores, mesmo numa cidade tão corrupta como Gotham.

7) STARGIRL INSPIRA O STARMAN ORIGINAL (JSA nº71)



Se tem uma palavra que melhor descreve a Sociedade da Justiça, essa palavra é “legado”. O grupo é composto por heróis da Segunda Guerra e seus sucessores, com suas histórias focando nas interações entre as duas gerações. Uma dessas aventuras a abordar essa dinâmica foi o arco “SJA/SJA”, da fase do Geoff Johns, onde os membros mais jovens da equipe voltam ao passado para impedir que o viajante do tempo, Per Degaton, altere a história.

Nessa jornada, eles acabam tendo que pedir ajuda as versões mais jovens de seus mentores, que na época tinham se aposentado. Enquanto as interações de membros como os Sr Incriveis e os Átomos são bem legais é o encontro da Stargirl com Ted Knight que faz o leitor chorar de emoção.

De todos os membros da SJA original, Ted Knight foi um dos mais prejudicados após o fim da Guerra, tendo ficado traumatizado devido ao assassinato do amor de sua vida, e também por ter auxiliado na criação da bomba atômica. Porém, o encontro com Courtney muda sua perspectiva, com a jovem mostrando para o Ted a importância que ele teve para o futuro e o legado que ele vai deixa, dando uma nova esperança para o Starman original.

6) A FORMAÇÃO DA LEGIÃO DOS HERÓIS SUBSTITUTOS (Adventure Comics #306)



Embora grupos como a Liga da Justiça, os Vingadores e os X-men sejam mais populares entre os fãs, uma das minhas equipes favoritas são a Legião dos Heróis Substitutos.

Tendo sido introduzidos como personagens de suporte da Legião dos Super Heróis, a Legião dos Substitutos conseguiu se destacar da outra Legião graças ao seu conceito: Ela é um grupo formado por individuos que tentaram fazer Legião dos Super Heróis, mas foram rejeitados devido aos seus poderes bizarros e, aparentemente, inúteis.

Porém, ao invés de se deixarem ser definidos pela visão errada dos Legionários ou sucumbirem ao ódio e virarem inimigos como outros fizeram, esses rejeitados, liderados pelo Rapaz Polar optaram por forma seu próprio grupo e tentar ajudar a Legião em momentos de necessidades. É bem tocante o fato desses membros serem rejeitados ser também o que os leva a se tornarem amigos, e é também inspirador eles tomando a decisão de continuar a serem heróis, mesmo diante a forma como muitos os julgam, tornando o integrantes personagens que fazem os leitores torcerem por eles.

5) O RENASCIMENTO DO DEMOLIDOR (Daredevil vol 1 nº232)



Uma das maiores derrotas que o Demolidor sofreu foi na saga da Queda de Murdock. Escrita por Frank Miller, esse arco mostrou o Rei do Crime conseguindo descobrir a identidade do Homem sem Medo e começar a arruinar sua vida, desde incriminar Matt e faze-lo perder sua licença de advogado, assim como acesso ao seu dinheiro, a explodir sua casa e forçar o vigilante a dormir num hotel horrível, tudo isso deixando Matt quebrado, tanto fisicamente quanto mentalmente.

No entanto, graças a sua força de vontade e o suporte de seus amigos, como sua mãe e Karen Page, Matt consegue aos poucos se recuperar. O momento em que Matt demonstra ativa mesmo é quando o Rei do Crime envia o insano Bazuka para destruir Hell’s Kitchen, para forçar Matt a sair do esconderijo.

Tal decisão se torna um arrependimento para vilão pois Matt, ao ver essa destruição, atende ao desejo de seu inimigo, vestindo seu uniforme e confrontando o Bazuka, com as chamas ao seu redor criando a imagem símbolica do renascimento do Demônio de Hell’s Kitchen.

4) O FINAL DO MENINO QUE COLECIONAVA O HOMEM ARANHA (Amazing Spider Man nº248)



Ser o Homem Aranha não é nada fácil. Não importa quantas vitórias ele tenha, sua vida é sempre marcada por perdas e tragédias pessoais, seja a morte seu tio Ben ou de sua namorada Gwen Stacy. Porém uma das perdas mais impactantes na história do Aranha foi do jovem Timmy, um dos maiores fãs do herói.

Introduzido na história “O Menino que Colecionava o Homem Aranha”, Timmy foi apresentado como um jovem fã que sonhava em conhecer seu herói. Numa noite, seu desejo é realizado, com o Homem Aranha passando em sua casa para visita-lo. Maior parte da história é os dois interagindo, com o Peter contando ao garoto sobre sua origem e até mesmo revelando sua identidade secreta, vendo o impacto positivo que teve na vida de Timmy.

Porém, coisas seguem uma direção sombria no final, quando é revelado o motivo de Peter ter feito essa visita: Timmy sofre de uma doença terminal e tendo pouco tempo de vida.  Saber desse detalhe torna o ato do Peter ter visitado seu fã muito mais emocionante. Mesmo não podendo cura-lo de sua doença, ele foi capaz de tornar os últimos momentos do garoto especial.

 

3)  FLASH SALVA UMA AEROMOÇA EM QUEDA LIVRE (The Flash nº54)



Muita gente sabe que o Flash é o homem mais rápido do mundo. Muitos sabem que ele consegue dar a volta pelo planeta em segundos e parar bandidos num piscar de olhos. Porém alguém sabe que o Flash conseguiu salvar uma mulher caindo de um avião?

Esse evento aconteceu na edição 54 do segundo volume do velocista escarlate, quando seu manto pertencia ao Wally West. Nessa revista, o Flash impede um assalto no avião mas, durante o conflito, uma aeromoça acaba caindo para fora do veículo. Diante daquela situação, Wally toma escolha arriscada e pula atrás da moça. Usando seus poderes de forma criativa, Wally consegue redirecionar eles dois para uma arvore que amortece a queda, permitindo que ele e a moça aterrissem em segurança.

Depois de um momento de suspense, ver o Wally West conseguindo superar um desafio que ele não consegue resolver tão facilmente foi bem inspirador, demonstrando o tamanho da determinação do velocista.  Não importa o cenário ou situação, ele vai além de seus limites para garantir a sobrevivência dos inocentes. Como o próprio Wally diz na história “Ninguém morre!”

2) SUPERMAN CURA O CÂNCER ( All Star Superman nº10)



Uma das histórias mais inspiradoras do Superman que já li foi o Grandes Astros Superman, uma obra do Grant Morrison em que o Homem de Aço, ao tentar salvar uns cientistas, se aproximando demais do sol, o que afeta suas células, aumentando seus poderes porém, aos poucos começam a mata-lo.

Mesmo sabendo que ele tem poucos tempo de vida, seria fácil o Clark ficar deprimido e arrasado com esse detalhe. Mas não foi o caso. Ao invés disso, ele passa maior parte da história continuando a ser um herói e. Sua condição não tira sua confiança. Pelo contrário, ele a usa para motiva-lo a se dedicar mais em ajudar as pessoas e aproveitar o melhor dos momentos que ele compartilha com as pessoas próximas, como a Lois, o Jimmy e seus pais.

Nenhuma ação nessa história representa esse arco do Superman melhor que na décima edição, onde Clark pede ajuda dos habitantes de Kandor para curar pacientes de câncer.  Tal como ele, os habitantes da Cidade Engarrafada. também eram vítimas de uma situação quase impossível de ser resolvida (no caso a restauração de sua cidade de volta ao tamanho normal), mas Clark conseguiu inspira-los a se aproveitar de sua condição para ajudar outras pessoas. Esse é o verdadeiro poder do Último Filho de Krypton, o que ele transmite para outros: A habilidade de encontrar esperança mesmo em situações, difíceis

1) O QUARTETO FANTÁSTICO ENCONTRA O ONE ABOVE ALL (Fantastic Four vol1 nº511)



Diferente de equipes como os Vingadores e os X-men, o Quarteto não são apenas um grupo de super heróis, eles também são uma família de aventureiros. Em muitas ocasiões eles viajam pelo universo Marvel, explorando lugares surreais, como reinos perdidos, outros planetas, épocas e realidades paralelas.

Mas uma de suas aventuras mais ousadas de todas, foi no arco Ações Autoritárias, escrita por Mark Waid, em que o Quarteto, após uma batalha contra seu arqui-inimigo, o Doutor Destino, acabam testemunhando a morte do Ben Grimm, o Coisa. Enquanto Sue e Johnny lidam com a perda de um companheiro, Reed se recusa aceitar essa tragédia e toma uma decisão arriscada. Usando um aparelho do Doutor Destino, ele, Sue e Johnny decidem ir ao Além resgatar a alma de Ben.

Só a jornada deles até o outro mundo e seu reencontro com Ben seriam momentos a serem colocados na lista. Mas, todos eles acabam sendo superados pelo final, em que o Quarteto, ao se reencontrar com seu amigo recebem permissão de se encontrar com deus, que se revela sendo ninguém mais que o co-criador da família, Jack Kirby.

Essa cena é uma obra de arte e um excelente tributo ao Rei e sua maior criação. Os quatro podem até ter tido histórias boas nas mãos de outros autores como John Byrne e Jonathan Hickman, porém esse momento definiu a fase do Mark Waid como uma carta de amor ao Quarteto e o que torna o grupo tão especial.

Por esses motivos que essa cena é, pra mim, um dos momentos marcantes das HQs.

Então é isso! Para vocês, quais foram os  momentos mais marcantes das HQs? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.

 


Postar um comentário

0 Comentários