NAS ASAS DO ANJO – O ESPECIAL DE NATAL DOS X-MEN

 


NAS ASAS DO ANJO – O ESPECIAL DE NATAL DOS X-MEN

Uma das minhas adaptações favoritas de hqs é o desenho dos X-men Evolution. Produzia nos anos 2000, essa animação apresentou uma nova versão dos X-men, com os Filhos Átomo sendo representados como um grupo de adolescentes (uma clara inspiração na fase original do Stan Lee e o Jack Kirby) ainda no início de suas carreiras, com mundo não tinha conhecimento da existência dos mutantes.



Apesar de ser diferente da popular série animada dos X-men dos anos 90, X-men Evolution foi e criando uma identidade própria, com a série mostrando os X-men crescendo e indo de adolescentes inexperientes para heróis responsáveis e lidando com ameaças cada vez maiores em histórias novas e originais mas preservando o que fez os X-men serem personagens tão cativantes nas HQs.

Como hoje é Natal, é a melhor ocasião para falar de um dos meus episódios favoritos dessa animação que marcou minha infância. Me refiro ao sétimo episódio da segunda temporada “Nas Asas do Anjo”, que não só introduziu o Anjo na série como também foi um especial de natal, mostrando os X-men celebrando o feriado tão icônico.



Mas como que os X-men, um grupo de mutantes, personagens cujas vidas são marcadas por tragédias, sendo rejeitados pelas pessoas por serem mutantes, conseguem celebrar o natal, uma época relacionada com valores como “amor” e “família”?

Vamos descobrir...

TRAMA

Na véspera de Natal aparece em Nova York um misterioso Anjo, que começa a salvar pessoas e ganhar a atenção do público, todos curiosos em relação a esse protetor alado, se perguntando se ele será mesmo um anjo.



Suspeitando que esse novo herói seja um mutante, o Professor Xavier envia Ciclope e Vampira para encontrarem o Anjo e recruta-lo para a equipe. Porém, Magneto também tem interesse em trazer o Anjo para seu lado, mesmo que tenha que usar a força para convence-lo.



No final os dois X-men ajudam o Anjo a derrotar o Mestre do Magnetismo.

UM ESPECIAL DE NATAL A LÁ X-MEN

A trama é bem simples, mas são os detalhes que a tornam uma história tão emocionante. O melhor aspecto desse episódio é a forma como consegue combinar as temáticas do Natal sobre “família” e “fazer o bem para outros” com a essência da história dos X-men.

O que é essa essência? Do que as histórias dos X-men se tratam?

Em minha interpretação, X-men é uma história sobre um grupo de heróis que lutam para salvar a humanidade, apesar da fato dela temer e os odiar por serem mutantes, e, ao mesmo tempo, é uma história sobre um grupo de vítimas de preconceito que juntos encontram uma família um no outro.


 


Nas Asas do Anjo” reflete essas interpretações em duas de suas tramas principais.

A primeira é a trama do Anjo e sua relação com a população de Nova York. Embora o episódio não chegue a revelar muito do passado do Warren Worrington, ele dá uma boa representação para o herói, mostrando como um rapaz gentil, que apenas deseja ajudar as pessoas.



Infelizmente, por isso ser uma história dos X-men, coisas não saem como planejado. Por causa de um incidente causado por Magneto, uma criança acaba sendo ferida e as pessoas acabam se voltando contra Warren. É bem trágico ver o Anjo sendo rejeitado pela pessoas após tanta dedicação para protege-las.  Isso também demonstra os limites que Magneto está disposto a ir para provar sua ideologia.



Para sorte de Warren, ele não está sozinho nesse mundo da Marvel.  Enquanto a história reflete as dificuldades que os x-men passam como heróis é a participação do Scott e da Vampira que reflete a segunda temática trabalhada nas histórias dos X-men, sobre encontrarem aceitação e conforto numa comunidade ou grupo. Apesar de viverem na mansão do Xavier, muitos dos X-men como a Kitty, a Jean e o Noturno tem famílias e pais que visitam durante o Natal. 





Mas existem exceções como o Xavier, o Fera, a Vampira e o Scott. Eles não possuem pais ou responsáveis, mas não deixam esse detalhe impedi-los de aproveitar o Natal, optando por celebrarem juntos, na companhia um no outro, representando um momento de esperança para esses personagens que vivem sofrendo com preconceito e rejeição.



O maior exemplo disso é o Ciclope e a Vampira, com o episódio aproveitando essa aventura dos dois em Nova York para desenvolver ainda mais sua relação na série, algo que os próprios criadores confirmaram que teriam explorado mais na animação se tivesse durado mais temporadas.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

X-men Evolution pode ter tido vários episódios épicos, com os X-men enfrentando vilões como Magneto, Sentinela e Apocalipse. Mas “Nas Asas do Anjo” consegue se destacar não por ter uma história grande e cheia de aventuras, mas sim algo muito mais emocionante e pessoal, uma simples história mostrando os X-men encontrando um novo aliado enquanto tentam celebrar o natal.

Embora ver os X-men sofrendo com a rejeição dos humanos seja parte fundamental dos personagens e suas histórias, é legal como episódios como esse equilibram esse drama mostrando o outro lado do spectrum, como eles lidam com esse cenário por meio das relações que eles desenvolvem entre um e outro. Ser um X-men para eles não é apenas fazer parte de uma equipe que luta pela igualdade entre humanos e mutantes, mas também uma esperança para eles nesse mundo que os teme e rejeita, permitindo aos heróis ingressarem num lugar onde eles encontram aceitação e pessoas que os fazem se sentir parte de um grupo e comunidade. Esse é o núcleo do que significa ser parte dos X-men.



Por esse motivo, “Nas Asas do Anjo” não é só um dos meus episódios favoritos do X-men Evolution, como um meus especiais de natal favorito e uma grande recomendação para esse fim de ano.



 

Siga Xandão no Disqus: https://disqus.com/by/xandodeoliveirafrauches/

 

Postar um comentário

0 Comentários