TOP 10 “HERÓIS MONSTROS” DAS HQS

 


TOP 10 “HERÓIS MONSTROS” DAS HQS

Feliz Halloween, pessoal!

Essa data é conhecida pela celebração ao sobrenatural, a figuras como monstros e bruxas. Normalmente esses tipos personagens são associados com vilões e antagonistas, como Drácula, O Monstro de Frankenstein e bruxas de conto de fadas.



Porém nem todas criaturas são malignas. Hoje em dia existem muitos personagens que fogem o padrão do "herói galã ”. Existe uma grande variedade de protagonistas, se dividindo entre aliens, criaturas sobrenaturais, robôs e muitos outros tipos de seres e aparências.



Tal diversidade também está presente nas HQs, cujas histórias são capazes de envolver vários gêneros diferentes, desde terror a ficção científica, o que faz esse universo de heróis ser tão vasto e composto por personagens distintos.



Para exemplificar esses tipos de personagens eis o meu top 10 heróis monstros das HQs.

 

10) Etrigan



Quando se falam das criações Jack  Kirby, maioria das pessoas citam personagens como os Novos Deuses e o Quarteto Fantástico, mas quase nunca Etrigan, o demônio.

Tendo sido criado em sua hq solo (The Demon nº1) em 1972, esse chifrudo foi apresentado como um demônio que, devido a um encantamento do mago Merlin, foi fundido a alma do cavaleiro Jason Blood, que o tornou imortal. Em momentos de perigo,  Jason pode se transformar em Etrigan falando a frase: "Transforma-te, homem, transforma-te! Abandone as impurezas da carne, Pois no peito de fogo o coração arde! Abandone a forma humana, vilã! Erga-se o demônio Etrigan!"

Embora ação de Merlin tenha permitido que Jason vive-se por séculos e passasse a proteger o mundo de ameaças místicas como a feiticeira Morgana Le Fey, essa decisão condenou o cavaleiro a ter que compartilhar seu corpo com um demônio sádico e violento. A relação das duas personalidades é complicada, sendo uma clara representação do conflito do homem com seu “demônio interno”.

9) Monstro do Pântano



Um dos personagens monstros que teve uma das maiores reviravoltas nas hqs foi o Monstro do Pântano. De início essa criação de Len Wein era Alec Holland, um cientista botânico que tinha sido morto numa explosão em seu laboratório e ressuscitado como um monstro capaz de controlar plantas e vida vegetal.

Porém, as coisas mudaram quando o famoso autor Alan Moore assumiu a HQ na edição 21 e, por meio de um retcon, revelou que o Monstro do Pântano nunca foi Holland, mas sim m agente do Verde, a força elementar de todas as formas de vida vegetal, e ele tinha absorvido as memórias e personalidade de Holland. A partir desse twist, o Monstro do Pântano se tornou um personagem bem mais sombrio e complexo, com suas histórias tocando em questões bem filosóficas envolvendo sua crise de existência.

 

8) Sensor



A Legião dos Super Heróis é um dos maiores grupos do Universo DC em número de membros. Não importa a versão, o grupo de heróis do século XXX é sempre apresentado com um grande número de integrantes, sejam humanos ou alienígenas de todas formas e raças diferentes. Uma das legionárias que teve um bom arco durante as histórias a Legião foi Sensor, a versão Pós-crise da Princesa Projectra.

Diferente de sua versão pré-crise, Sentor, apesar de no início parecer humana, na realidade era uma alienígena com aparência de cobra, usando seus poderes ilusórios para criar um visual que permitisse ela “interagir melhor com os Legionários”. As coisas complicaram após ela sofrer uma mutação que lhe deu uma aparência, fazendo se isolar de seus colegas. Quando a Legião precisou de sua ajuda numa luta contra o vilão Universo, Sensor os ajudou a liberta-los do controle do vilão, confrontando seu medo e aprendendo que sua aparência não a define, é quem ela é e escolhe ser.

7) As Tartarugas Ninjas



Se falou de heróis não – humanoides, um dos primeiros nomes que surge na cabeça de muitos são as Tartarugas Ninja. É irônico como essas tartarugas mutantes, criados por Kevin Eastman e Peter Laird com a intenção de serem uma paródia de HQs populares da década (ex: Demolidor, X-men) evoluiu num dos maiores ícones da cultura pop. com

Até hoje os aprendizes do Mestre Splinter tiveram várias versões diferentes em hqs e adaptações, todas mostrando suas aventuras divertidas seja em Nova York ou até espaço ou na Dimensão X, enfrentando vilões como Destruidor e Krang, e encontrando novos aliados como Casey Jones, April O’Neil, Professor Honeymoon (também conhecido como Fugitoid) e outros, com a relação deles com os heróis representando a temática das Tartarugas sobre família.

6) Fera



Quando foi introduzido com os outros X-men originais, Hank Mcoy, o Fera, era apenas um estudante universitário super ágil. Embora tivesse uma aparência e pés próximas de um macaco, ele ainda podia andar e interagir com outros humanos sem chamar atenção.

Porém, durante uma tentativa de esconder sua mutação por meio de um soro que ele mesmo criou, Hank acabou acidentalmente avançando sua mutação e foi transformado numa criatura furry azul que os fãs conhecem atualmente.

O fato de Hank manter sua personalidade sábia e pacífica em contraste com seu visual já o tornava um personagem legal. Mas essa origem trágica em relação a sua aparência dá mais camadas para o personagem, com algumas histórias abordando o arrependimento de Hank e as dificuldades dele aceitar sua aparência, expressando seu medo de virar mais fera do que um homem.

5) Hellboy



Já imaginaram uma história de origem do Superman onde, ao invés de um alien, ele era um demônio? Essa é uma forma de descrever Hellboy. Essa criação de Mike Mignola é uma criança demônio invocada para Terra pelos nazistas, no final da Segunda Guerra. No entanto, ele foi resgatado pelos aliados. Adotado pelo professor Bruttenholm, Hellboy cresceu e virou um agente da BPRD (Bureau for Paranormal Research and Defense), uma organização que combate ameaças ligadas ao ocultismo.

O legal do Hellboy, além de sua relação com seu elenco de apoio (incluindo o homem anfíbio Abe Sapien e a pirocinética Liz Sherman), é o seu conflito contra seu destino sombrio: Não só ele foi trazido pra Terra por Nazistas para ajuda-los a vencer a Guerra mas, foi depois revelado ele é Anung Un Rama, a Fera do Apocalipse, aquele destinado a trazer o fim de tudo. Foi graças ao professor Bruttenholm e seu papel na vida de Hellboy que ele escolheu um caminho diferente. Não foi o fato de ser um demônio que o fez um herói, mas sim os valores que recebeu de seu pai e as relações que forjou com seus aliados.

4) Homem Robô



Se os heróis da DC são esses personagens idealistas, esses “deuses modernos” que todos admiram e se inspiram, a Patrulha do Destino são um contraponto. Ao invés de heróis tradicionais, os personagens são vítimas de acidentes e experiências traumatizantes, com seus poderes são mais uma maldição do que uma dádiva. O melhor exemplo disso é Cliff Steele, o Homem Robô.

Tendo sofrido um acidente de carro, esse piloto de corrida teve sua vida salva por Niles Caulder, que passou seu cérebro para um corpo robótico, tornando-o um dos membros fundadores da Patrulha do Destino. Embora seu novo corpo lhe desse super força e resistência, também privava Cliff de poder voltar a ter uma vida normal, nunca mais podendo comer, beber, cheirar, dormir ou até sentir as coisas que tocava. Esses detalhes faziam Cliff virar um sujeito meio amargo e passar por momentos de depressão.

Contudo ele não é só tristeza e frustração. Cliff demonstra uma forte lealdade a Patrulha e age, em algumas ocasiões como um irmão mais velho/figura paterna para integrantes como a Crazy Jane, abraçando a ideia da Patrulha, de um grupo de renegados que aprendem a lidar com seus traumas vivendo juntos.

3) O Coisa



Depois de sofrerem um acidente no espaço com raios cósmicos, Reed e sua família ganharam poderes sobre-humanos e decidiram usa-los para proteger a humanidade. Daquele dia em diante eles foram de cientistas para super heróis e celebridades, como os quatro tendo uma legião de fã... isso é.... com exceção do melhor amigo de Reed, Ben Grimm, o Coisa.

Ao contrário dos outros, o acidente transformou o piloto num monstro de rocha laranja. Enquanto Reed, Sue e Johnny conseguem interagir com outras pessoas e aproveitar sua nova vida, Ben tem dificuldade devido ao medo que as pessoas tem de sua aparência, atrapalhando suas chances de ter uma vida normal. Isso também se torna um trauma para Reed, que se culpa pelo que aconteceu com seu amigo e sempre tenta encontra uma forma de cura-lo.

Pra sorte de Ben, ele tem o apoio do Quarteto e de pessoas em sua vida como a cega Alicia Master que o ajudam a se aceitar como ele é, não por sua aparência, e a não se sentir rejeitado, com Ben sempre disposto a proteger sua família em suas aventuras.

 

2) Noturno



A melhor forma de descrever Noturno é “um demônio com uma alma de um anjo”. Por causa aparência demoníaca, Kurt Wagner é um dos X-men a ser mais alvo do preconceito, com muitos acusando-o de ser um demônio e usando-o como um exemplo de “como os mutantes são monstros”. Tendo sofrido isso desde a juventude teria sido motivo o bastante para Kurt simplesmente seguir por um caminho sombrio e virar um vilão que nem Magneto, ou até um anti-herói amargurado como Wolverine.

No entanto, esse não foi caso. Na verdade, Kurt é um dos integrantes mais heroicos, gentis e pacíficos dos X-men, tendo uma fidelidade aos seus valores religiosos. Ao invés de ceder ao ódio, ele escolheu rejeitar isso, perdoar aqueles que lhe fizeram mal enquanto continua a lutar pela coexistência entre humanos e mutantes. Ciclope pode até ser o líder do grupo e Wolverine o mais popular da HQ, mas Noturno é quem personifica a essência do que significa ser um X-men.

1) Hulk



Se a temática do texto são heróis ligados a imagem de monstros e terror, então o Hulk é com certeza o melhor exemplo de todos. O próprio personagem foi inspirado por obras de terror, incluindo o conceito do Banner se transformar no Hulk e dos terem conflito pelo controle (algo presente em filmes como Médico e o Monstro e Lobisomem) e a personalidade simpática do Golias Verde e o fato dele ser sempre perseguido, nunca conseguindo ficar em paz (uma clara inspiração a Frankenstein).

Mas o que torna o Hulk ser o melhor herói monstro é sua imprevisibilidade. Ao contrário dos heróis citados, o Hulk nunca chega a permanecer em nenhum dos lados, bom ou mal. Ele pode auxiliar heróis como os Vingadores, mas também enfrenta-los em eventos como “Hulk contra o mundo”. Dependendo do roteirista, o Hulk pode ser um herói, um antagonista ou anti-herói. Esse detalhe fortalece ainda mais sua imagem como um monstro que ninguém pode controlar, além de aumentar o suspense de suas histórias, tornando as direções que elas tomam ainda mais surpreendentes.



Então é isso! Quais são seus heróis monstros favoritos? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões nos comentários abaixo.


Siga Xandão no Disqus: https://disqus.com/by/xandodeoliveirafrauches/ 

Postar um comentário

0 Comentários