Que fim levou? - Episódio 3: O mistério do terceiro Summers

 Todo bom leitor de X-Men sabe que a família Summers não é exatamente a mais fácil de se reunir em um almoço de domingo: recheada de ex-esposas, filhos, filhos de realidades alternativas, sobrinhos alternativos, netos do futuro, pai, mãe, irmãos e Wolverine... podemos dizer que é apenas complicado. Contudo, uma coisa era (relativamente) simples: Scott tinha um irmão perdido, Alex, que mais tarde foi encontrado pelos X-Men e ficou conhecido como o Destrutor.  Contudo, ó meus leitores, isso mudou na década de 90, quando Fabian Nicieza assumiu a franquia X, logo após a saída de Chris Claremont, a coisa ficou um pouco mais complicada. Especificamente no número 24, do segundo volume de X-Men (no Brasil: Fabulosos X-Men#6), eis que surge o seguinte diálogo entre Scott e Sr. Sinistro:


Contexto da cena: Sinistro fez uma aparição, insinuando que havia estado observando os irmãos de Ciclope por um longo tempo (no plural), e deixou claro que estava preocupado em mantê-los a salvo do vírus legado. No entanto, Essex mudou de assunto quando percebeu que Scott não se lembrava da existência desse irmão misterioso.

Essa cena ficou gravada na memória de muitos como uma pulga atrás da orelha. Infelizmente, Fabian saiu da revista X-Men e o assunto morreu, gerando diversas teorias - algumas logicas, outras nem tanto.

Uma delas, dizia que o misterioso recém-criado Gambit seria o terceiro Summers. E, de fato, o personagem não conhecia seus pais na época, além disso, possuía certa semelhança física com Scott e seus poderes de energizar objetos também eram meio parecidos com os dos irmãos Summers, sem contar que seus olhos também ficam flamejantes ao fazer isso:

Naturalmente, isso nunca foi comprovado, e a origem do cajun foi finalmente revelada no futuro, nada tendo que ver com a história dos Summers. Uma outra teoria ainda mais insana alegava que En Sabah Nur, sim, o Apocalipse, seria o irmão perdido de Destrutor e Ciclope. E não era só teoria não! Isso quase aconteceu! O próprio escritor Robert Weimberg, Em uma entrevista, ele mencionou que, em sua opinião, se tivesse tido a oportunidade de continuar escrevendo a série Cable, o terceiro Summers seria o Apocalipse. Seria o filho de Corsário com uma mulher desconhecida, anterior ao casamento deste com a mãe de seus filhos. No entanto, essa criança extremamente poderosa teria sido enviada ao passado e teria recebido o nome de En Sabah Nur.

Felizmente, isso também nunca chegou nas páginas das HQs!

Mas eis que - e agora a coisa complica - surge nas revistas o intrigante Adam X, um personagem de ascendência mista, parte Shi'ar e parte humana, que chegou à Terra. Muitos acreditavam que Adam possuía sangue real e havia especulações de que ele poderia ser o resultado de um suposto estupro cometido pelo Imperador D'Ken na esposa capturada de Corsário, o que o tornaria meio-irmão de Scott e Alex.


A ideia , no entanto, nunca foi confirmada nas HQs dos anos 90.

Anos se passaram e nunca mais tocaram no assunto do terceiro Summers... até que um dia, em 2006, a Marvel decidiu lançar "X-Men: Gênese Mortal", por Ed Brubaker. Lá, somos apresentados ao mutante Gabriel Summers - sim, Summers - que atende pelo nome de Vulcano. Filho do Corsário (pai do Scott) e arrancado à força do ventre de sua mãe, Vulcano foi treinado por Xavier para resgatar os X-Men da ilha de Krakoa. 

O resgate não ocorre como planejado, e o grupo é surpreendido pela ilha viva. Durante o confronto, Petra e Reprise perdem suas vidas. Darwin se transforma em energia e se funde com Vulcano, colocando-os em um estado de animação suspensa, embora vivos. Posteriormente, uma nova equipe é montada para resgatar os X-Men originais, e Polaris lança a ilha no espaço, sem saber que os dois estudantes secretos também estão a bordo. Eventualmente, eles retornam, mas essa é uma história para outro dia.

Vulcano: o terceiro irmão Summers?

O ponto aqui é: o mistério do terceiro Summers foi resolvido e, o mesmo era um personagem novo, completamente aleatório e broxante - e com certeza não o mesmo que Fabian Nicieza idealizar nos anos 90. Fim do assunto. Certo? Errado!

Que fim levou o mistério do terceiro Summers?

Lembra que eu pedi para você memorizar a história do Adam X? Pois é... em 2020 a Marvel anunciou a estreia da revista X-Men Legends, a qual daria a Fabian Nicieza a oportunidade de concluir sua história. E, advinha que tema ele resolveu abordar? O mistério do terceiro Summers! Sim, agora com a história que ele originalmente havia planejado. E, nessa HQ, temos a revelação:

Adam foi um dos vários filhos geneticamente modificados a partir do DNA do Imperador D'ken do Império Shi'ar e de Katherine Summers da Terra, sendo assim, de fato, o terceiro irmão Summers! Eles faziam parte da tentativa do Imperador de introduzir o potencial genético de outras espécies na família real Shi'ar.

Adam foi abduzido do laboratório em que foi criado por Jonath, ex-comandante da guarda pessoal do Imperador. Jonath o levou para um planeta agrícola distante chamado Ch'reesharaa e escondeu suas verdadeiras origens. Ele criou Adam como seu próprio filho, ensinando-o a lutar e a trabalhar na agricultura.

Nessa mesma HQ, os três irmãos chegam a lutar e acabam descobrindo seu parentesco quando as rajadas de um não afetam a do outro (o que é praticamente o teste de DNA da família Summers).


Sendo assim, oficialmente, Adam X é o terceiro Summers! Claro, há também o Vulcano. Podemos dizer que ele é o "quarto" Summers. Como dito no início do artigo, a família Summers é complicada!

E por falar em Vulcano, o que aconteceu a ele? E o Adam X, por onde anda atualmente? Não perca os próximos episódios de "Que fim levou?", só aqui, no Ozymandias Realista!



Postar um comentário

0 Comentários