A história Por Trás de 5 dos Filmes Cancelados do Superman




Um tempo atrás, eu conversei com o meu amigo Brucio sobre o famoso "Superman Lives", filme cancelado do personagem que seria dirigido por Tim Burton e estrelado pelo Nicolas Cage, e acabei percebendo que quase ninguém do meu meio tinha muita ideia direito da história por trás da produção desse filme, e não só desse, mas de outros como o Superman Flyby do J. J. Abrams e o Batman vs Superman de 2004 também. Deve ter sido por isso que muitas pessoas ficaram confusas quando o SuperCage apareceu rapidinho no filme do Flash!




Por conta dessas faltas de explicações, decidi escrever esse post sobre alguns dos filmes cancelados do Super com o intuito de informar sobre a curiosa história por trás de cada produção, e quem sabe até, causar uma reflexão em quem estiver lendo sobre esse maravilhoso mundo do cinema! kkkkkkk.

Por isso, sem mais delongas, bora lá!

1) Superman V protagonizado por Christopher Reeve



Esse daqui foi difícil achar informações boas para escrever sobre, por isso, eu vou lhes dizer apenas o que entendi!

Nossa história começa nos anos 1980 mesmo! Depois dos fracassos de público e crítica com "Superman III (1983)" e "Supergirl (1984)", a Warner vendeu os direitos cinematográficos para a pequena produtora Cannon Films para economizar uns tostões. E vendo a tamanha propriedade que havia em suas mãos, a Cannon decidiu investir um pouco mais pesado (mesmo que eles não pudessem!) e encomendou dois filmes do Azulão, o primeiro seria lançado em 1987 e o outro mais ou menos em 1989!

Até então, estava tudo uma beleza! Mesmo que um roteiro oficial para o quinto filme do herói não tivesse sido escrito, Christopher Reeve escreveu (segundo rumores) um bom roteiro para Superman IV ao lado de Mark Rosenthal e o orçamento do longa-metragem estava modesto, porém, devidos aos longos processos de filmagens caras, as contas da Cannon acabaram não batendo, e então algumas mudanças acabaram sendo feitas! O roteiro do filme teve que ser alterado de última hora, os efeitos especiais foram mal acabados para que fossem economizado uns tostões, o orçamento foi diminuído de 37 milhões para 17 milhões e mais de 40 minutos foram deletados do filme!

Sim..isso aconteceu..e ainda tem mais!

Visto que não havia um roteiro para Superman V, a Cannon queria utilizar desses 40 minutos (que incluía cenas da versão do Bizarro desse universo!) para ser a base do futuro filme pois, vocês sabem, economizar e lançar a produção de maneira rápida e fácil. Isso era estranhamente comum nas produções da Cannon! Muitas dessas cenas deletadas de Superman IV estão disponíveis para o Youtube!

https://www.youtube.com/watch?v=14PlrX35uB8&t=27s




E bom, o inevitável aconteceu! Superman IV foi lançado de qualquer jeito, foi um fracasso em todos os sentidos possíveis, tanto é que Christopher Reeve, o intérprete do Superman, já declarou várias vezes ter se arrependido profundamente de ter feito esse filme (e Superman III também!) e que só voltaria pro papel se tivessem uma história muito boa de verdade, como foi no filme de 1978! O produtor Ilya Salkind, ao lado de seu irmão, até tentaram fazer um Superman V com Brainiac como vilão principal para embarcar no sucesso da série live action do Superboy dos anos 1980, não se sabe muito bem como era a história proposta por Salkind, mas dizem os rumores que era até então: "O melhor roteiro de filme do Superman já feito!" (o que eu duvido muito!), porém, os planos deles foram por água abaixo após o acidente que deixou Christopher Reeve paraplégico. E o resto é história!

Caso essa história tenha te deixado com vontade de ver algo do Superman do Christopher Reeve envolvendo o Brainiac e que se passe depois de Superman 4, recomendo que leia a Hq Superman´78! Pois mesmo que ela seja um pouco fraca para alguns, ela com certeza é muito melhor do que qualquer coisa que poderia vir da Cannon Films!




2) Superman Reborn


p.s.: Eu sei que essa concept art é de "superman: Flyby", outro projeto cancelado, mas usei ela como thumb só para representar esse projeto de alguma forma


Depois de tudo que ocorreu na Cannon, a Warner Bros. comprou de volta os direitos do Superman e encomendou  um novo filme, sendo dessa vez um reboot, para trazer novos ares e ganhar o público de volta. E para essa tarefa, a Warner contratou Jon Peters, o produtor dos filmes do Batman do Tim Burton, e o roteirista Jonathan Lemkin para encabeçarem um recomeço para a franquia do Super nos cinemas, e assim foi!

Assim então, Lemkin escreveu o roteiro para um filme chamado "Superman Reborn", e teria como base de inspiração o arco 'A Morte do Superman", que ainda estava em alta na época, só que...a história proposta desse roteiro era um tanto quanto...bizarra!

Durante uma batalha mortal contra o vilão Apocalipse, Superman acabaria engravidando Lois Lane, não da maneira que estamos pensando mas....divinamente!

O espírito de Clark seria passado para Lois e morreria logo depois. Depois de um tempo, Clark renasceria como seu próprio filho, e voltaria a atuar um super-herói de novo quando atingisse a maioridade com seu super-crescimento e...é isso!...mesmo que tivesse mais coisas eu não queria fazer questão de contar essa ideias maravilhosas para vocês pois ninguém merece...

Obviamente, a Warner não aceitou essa droga de roteiro e contratou Gregory Poirier para reescrever tudo do zero...mas ele também escreveu outra porcaria...

E é a partir daqui que as coisas começam a ficar interessantes!


3) Superman Lives



Sentem em suas cadeiras crianças pois lá vem história!

Após o sucesso do filme "Barrados no Shopping", a Warner Bros. ofereceu 3 projetos para que o diretor e roteirista Kevin Smith pudesse trabalhar, dentre os projetos oferecidos estavam o remake de um episódio de "A Quinta Dimensão", "Os Fantasmas Se Divertem no Havaí" e "Superman Reborn". Smith, que desde sempre era fã de quadrinhos, obviamente escolheu o projeto do super-homem, mas não conseguiu o emprego naquela hora pois o roteiro escrito ainda tinha que passar nas mãos de muitas pessoas, visto o peso da franquia, mas ele poderia ter acesso ao roteiro para dar uma olhada, e assim foi por enquanto.

Segundo relatos do próprio Kevin Smith, o roteiro de "Superman Reborn" era TERÍVEL, o negócio era tão ruim, mas tão ruim, que parecia o roteiro de um episódio da série do Batman do Adam West protagonizado pelo Superman, e por conta disso, Kevin voltou para os estúdios da Warner Bros. completamente indignado com o que fizeram com o personagem e falou por 5 minutos com 1 dos produtores o quanto o roteiro era ruim, com os famosos jargões: "Pagaram alguém para escrever isso?", "O roteirista era primo de alguém?", "Quem deixou alguém escrever isso?", "Você pagou ele por isso?", "Dá pra conseguir o dinheiro de volta?" e blá blá blá blá... (Não reclamo pois eu faria algo assim! kkkkk)

Inicialmente, o produtor reagiu até que bem as reclamações de Smith e o dispensou por enquanto. Dias depois, o mesmo produtor chamou Kevin de novo para uma reunião com ele e mais 1 dos produtores para falar sobre como o roteiro era ruim, e ele foi, falou as mesmas coisas, os produtores reagiram até que bem as reclamações de Smith e o dispensou por enquanto. Dias depois, os mesmos produtores chamaram Kevin de novo para uma reunião com eles e mais 1 dos produtores para falar sobre como o roteiro era ruim, e ele foi, falou as mesmas coisas, os produtores reagiram até que bem as reclamações de Smith e o dispensou por enquanto. Dias depois, os mesmos produtores chamaram Kevin de novo para uma reunião com eles e mais 1 dos produtores para falar sobre como o roteiro era ruim, e ele foi, falou as mesmas coisas, os produtores reagiram até que...quer saber? Acho que vocês entenderam o que aconteceu!

Esse vai e vem foi ocorrendo a semana inteira, e naquela altura Kevin pensava que isso era uma espécie de piada interna entre os produtores! Isso só acabou quando o Lorenzo di Bonaventura, o Ceo da Warner na época, participou de uma das reuniões e perguntou:

"O que você faria de diferente?"

E Smith, que não havia pensado muito nisso, ofereceu algumas ideias iniciais tipo trocar o título de Superman Reborn para Superman Lives, pois soava melhor aos ouvidos, um papel maior pro Brainiac na trama, e etc. Os produtores presentes gostaram de tudo, mas Kevin ainda não entrou de forma oficial pro projeto pois ainda teria que convencer o produtor Jon Peters em sua casa por...algum motivo...e assim foi!

E é aqui que a história começa a ficar estranha.

Ele foi para a casa de Peters, e eles até que se deram bem de início, mas, para que Kevin pudesse escrever o roteiro, Jon fez 3 exigências pro roteiro do Smith, sendo eles:

1: O Superman não pode usar o seu clássico traje heróico, pois ele achava o uniforme era meio "bicha"
2: O Superman não pode voar, pois ele achava isso é muito idiota
3: No terceiro ato, o Superman tem que lutar contra uma aranha gigante
E talvez podia incluir um pedido bônus, pois o Peters gostaria que o Sean Penn fosse o Superman, pois ele tinha os "olhos de um assassino, e o carisma um animal enjaulado".

....bom...a essa altura...deu pra ver que Jon Peters não entendia nada de Superman! Ele nem sabia o nome do planeta natal do personagem!

Ele com certeza é meio maluco, tanto é que, quando o Kevin Smith voltou para os estúdios da Warner depois, os executivos perguntaram a ele: "Ele falou sobre a Aranha? Pois ele fala o tempo todo sobre isso!". Não estou brincando! O próprio Kevin confirma a veracidade dessa história toda!

E as exigências de Peters não pararam por aí!

Após o Kevin Smith ter lido pra o Peters uma primeira versão do roteiro, ele até gostou e achou bem maneirinho, mas reclamou da pouca quantidade de cena de ação que havia no texto, e para sanar isso, ele recomendou que na cena em que o Brainiac invadisse a Fortaleza da Solidão, após a morte do Super, o vilão lutasse contra Ursos Polares Guardiões da Fortaleza....e em 1997, com o relançamento da trilogia clássica de Star Wars e com a estreia do filme Procura-se Amy, do Kevin Smith, o Jon Peters sugeriu a ideia de um ajudante pro Brainiac que fosse tipo um R2-D2 com a voz parecida com o personagem o Dwight Ewell do filme do Smith..pois é disso que o filme precisava! De um R2-D2 que soe como um homem negro gay...e as coisas não pararam pois nem o Nicolas Cage e nem o Tim Burton entraram na história ainda!

Falando no mestre..

Depois de muita discussão sobre quem iria dirigir o filme, Tim Burton foi contratado pela Warner devido ao sucesso dos dois primeiros filmes do Batman, e descartou rapidamente o roteiro de Kevin Smith pois estava muito fiel aos quadrinhos, e Burton não gosta de quadrinhos (Isso explica muita coisa dos filmes do Batman dele!) Então, o diretor contratou uma outra equipe para reescrever tudo, e Kevin Smith saiu do projeto oficialmente!

No novo roteiro de Burton, estava a presença de ideias bem peculiares como a do Brainiac destruindo o planeta Krypton por ciúmes de Kal-El; do Superman ter um Super-Carro para se locomover, pois assim como Jon Peters, ele não gostava da ideia do personagem voar; do Brainiac mandando o Apocalipse para matar o Super, que nessa versão, seria um monstro cheio de rostos em que toda vez que o Superman desse um soco, apareceria o rosto de alguém conhecido como a Lois Lane e seus pais adotivos



E ainda tem mais!

Eles ainda queria que o uniforme do Superman tivesse uma bermudinha tipo a de jogadores de basquete e uma bota com adesivo de chamas nas pontas; O filme exploraria o lado homicida do personagem; O super rescucitaria com um uniforme tecnológico que deixaria os órgãos internos à mostra; e no final, o Brainiac se fundiria com Lex Luthor para enfrentar o Superman como uma criatura bizarra conhecida como Lexiac....eu...não tenho palavras para descrever o que penso sobre essas abominações que pensaram pro filme!







E foi depois deles conceberem essas ideias todas que Nicolas Cage foi escalado para ser o Superman, e visto que desde sempre Nick era um grande fã do personagem! (Pra você ter ideia, o nome de um dos filhos dele é Kal-El Cage, não é Clark, Jimmy, Jonathan, não, é KAL-EL!!) ele ficou chocado com o roteiro escrito e disse que só interpretaria se o Superman usasse o uniforme heróico clássico E se o personagem voasse. Mesmo não querendo, Tim Burton aceitou as condições e mudou o roteiro, o que, pra ser sincero, acho que não faria diferença nenhuma!








O Nicolas Cage tentou e tentou salvar o projeto, mas parecia que nada adiantava pois até mesmo Jon Peters e Tim Burton não pareciam mais se entender! E vendo toda essa palhaçada, a Warner rejeitou as ideias propostas pro filme e o Tim Burton acabou se demitindo, pouco tempo depois Nicolas Cage também desistiu do papel, e o projeto acabou sendo oficialmente cancelado, para a alegria de muitos e sorrisos de outros! Hoje em dia, esse filme acabou criando uma espécie de culto em volta dele, o que o rendeu estado de "Cult", mesmo que nunca tenha sido lançado! E o resto dessa curiosa história vocês sabem muito bem qual é!


Se quiserem! Posso Fazer outro post com os roteiros escritos para esse filme, pois ambos tem alguns pontos interessantes para se discutir!



4) Superman: Flyby


Mas mesmo com o cancelamento de Superman Lives, a Warner ainda queria se aproveitar do sucesso de A Morte do Superman e fazer um reboot, ainda mais após o sucesso dos filmes dos X-Men e do Homem-Aranha no começo do milênio, por isso, ela acabou investindo em outros projetos pro azulão. Mas agora, ao invés de investir em nomes famosos para o roteiro e direção, ele decidiram ir com jovens promessas da época, e os nomes escolhidos para esse novo projeto foram o diretor conhecido com McG, de As Panteras (2000), e um jovem J. J. Abrams, que ainda não havia feito Lost.

Até então estava tudo bem! J.J. foi contratado, escreveu o roteiro (Mesmo que não tivesse muito conhecimento sobre a mitologia do personagem!) E sua proposta foi aprovada, por mais incrível que pareça!

Porque eu digo isso? Bom, como disse, J.J. não tinha muita ideia sobre a mitologia do personagem, na época tudo que ele sabia vinha dos filmes do Chrstopher Reeve! E por causa disso, Abrams tentou dar uma "modernizada na história" e...vejamos o que esse queridinho escreveu!



No distante planeta Krypton, era dito entre seus habitantes, desde o início dos tempos, uma curiosa profecia que afirmava que, em num futuro próximo, um grande herói sairia de sua terra natal para passar um tempo de intenso treinamento, e depois, retornaria com toda sua glória para se tornar no grande herói de Krypton. Jor-El, o legítimo rei de Krypton, era um dos poucos que realmente acreditavam nessa profecia!

A Zona Fantasma não existira, todos os prisioneiros eram mantidos em cativeiros em algum canto escuro dos calabouços do reino, e Krypton não explodiria! Ao invés disso, constantes guerras civis orquestradas por Ty-Zor, irmão malvado de Jor-El criado pro filme, iriam destruir o planeta de pouco a pouco.



No meio de mais uma das guerras civis, Jor-El decide mandar seu filho unigênito, Kal-El, para o planeta Terra, pois acreditava que Kal era o grande herói da profecia! E para ajudar nisso, Jor escolhe a família dos Kents para criar seu filho com os valores mais bondosos que existem no universo! (Calma que eu não terminei nem o começo dessa joça!) E assim foi! Kal caiu na Fazenda Kent, ele foi adotado como Clark, Jor-El é preso em algum canto escuro do reino por seu irmão, e Ty-Zor ordena uma missão de busca ao bebê Kal-El que, por algum motivo, dura mais de 20 anos para ser efetivada!

Mais ou menos na mesma pegada da Hq "Superman: Legado das Estrelas", Clark cresce como um garoto normal, desenvolve seus poderes na adolescência, seu pai adotivo, Jon Kent, manda ele esconder seus poderes pois tinha medo da reação do mundo, mas Clark desobedece e começa a usar uma espécie de traje simbiótico kryptoniano para ajudar nos seus treinos escondidos!


Por parte da trama, o roteiro seguiria como nas hqs, Clark se mudaria para Metropolis, conheceria Lois e Jimmy Olsen, se tornaria no Superman e etc..mas a partir daqui, as escolhas narrativas começam a ficar um pouco peculiares, se é assim que posso dizer!

Lex Luthor estaria no filme, mas não seria o vilão principal! Aqui, Lex seria um agente da Cia que possui super poderes de origem desconhecida, e por conta disso, ele seria obcecado por Ovnis para ver se descobria sobre sua verdadeira origem. No meio do filme, se não me engano, ele descobriria que era um kryptoniano!

Também no meio do filme, Ty-Zor chegaria na Terra com alguns de seus melhores soldados e travariam uma grande batalha contra Clark. Superman acabaria morrendo no processo, e Jor-El, que possuía uma espécie de "conexão espiritual" com seu filho, sentiria a morte de Clark e cometeria suicídio no seu cativeiro,. Os dois se encontrariam no "Paraíso Kryptoniano" kkkkkkkkkkkk

Esperem um pouco pois depois dessa eu tenho que tomar uma água! kkkkkkkk


No final, Clark ressuscitaria, venceria Ty-Zor com a ajuda dos cidadãos de Metropolis (ao maior estilo Homem-Aranha de 2002!) E depois, Super voltaria para Krypton para cumprir a bendita profecia!

Sendo sincero, nem sei o que comentar!

Mesmo com tudo quase pronto, o filme acabaria não indo pra frente por uma série de questões! O diretor McG desistiu do projeto para dirigir As Panteras Detonando (2003), e então Brett Ratner, conhecido por A Hora do Rush e X-Men: O Confronto Final, entrou substituindo McG, e já tendou escolher o elenco.

Dentre os nomes cotados para o Superman estavam Jude Law, Paul Walker, Bredan Fraser, Matt Bomer, Ashton Kutcher, Will Smith (Sim! Isso aconteceu!), e até mesmo Brandon Routh e Henry Cavill fizeram testes para o papel, mas acabou que ninguém foi definido perfeito para o papel!

Outras curiosidades do elenco que valem a pena serem pontuados são Scarlett Johansson como Lois Lane, Christopher Walker como Perry White, Shia LaBeouf como Jimmy Olsen, Anthony Hopkins como Jor-El e Robert Downey Jr. como Lex Luthor.(Até que era um elenco interessante!)

O projeto acabou não indo pra frente por uma série de fatores! Os diretores acabaram desistindo do projeto conforme o tempo foi passando, tudo por causa das ideias malucas do Jon Peters, o filme teve uma pausa quando o Brett Ratner saiu, depois o McG voltou, rolou outros testes de elenco, o Mcg saiu de novo até que então o projeto foi oficialmente cancelado quando Bryan Singer foi contratado pela Warner e teve a ideia de Superman: O Retorno!

E além desses motivos, havia um outro motivo maior para Flyby não ter saído, que era um problema muito maior do que qualquer divergência criativa e qualquer Jon Peters, chamado:

5) Batman vs. Superman: Asylum


Sendo pensado desde o cancelamento de Superman Lives e Batman: Darknight, essa é a primeira versão de um filme que mostraria o primeiro encontro entre os Melhores do Mundo no cinema, essa ideia surgiu em uma tentativa da Warner de matar dois coelhos com uma cajadada só, pois ela não conseguia faz muito tempo alavancar um novo projeto solo dos heróis!

Mesmo que novos projetos solos como Superman: Flyby e o Batman: Ano Um do Darren Aronofsky entrassem em desenvolvimento na mesma época que este, a Warner contratou Andrew Kevin Walker para o roteiro e Wolfgang Petersen, de Tróia e História Sem Fim, para dirigir. Os dois acabaram desenvolvendo um primeiro roteiro que tinha um velho Bruce Wayne que desistiu de ser o Baman após a morte de Alfred; um cansado Superman que está passando por um processo de divórcio com a Lois; a morte da noiva de Bruce por um clone do Coringa feito por Lex Luthor; o Superman tentando impedir Batman de matar o Coringa; um plot twist no final revelando que a noiva do Bruce na verdade era uma atriz contratada pelo clone do Coringa para ele quebrar o Bruce internamente; e o famoso Team-Up na batalha final contra Lex Luthor e o clone. Praticamente eles escreveram isso para brincar com a intertextualidade, e ser um filme sobre os dois personagens recomeçando suas vidas!

Apesar de ter um roteiro pronto e alguns casts em andamento como Jude Law para Superman e Collin Farrell para o Batman (Que irônia, não?), a produção entrou em atrito com os outros projetos solos dos personagens, e a Warner acabou decidindo dar foco a estes primeiro para depois pensar em um possível crossover entre as franquias. Ironicamente, nem esses projetos solos e nem este acabaram vendo a luz do dia, e o resto é história!



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


Mas e aí? Gostaram das curiosidades? Qual desses projetos você gostaria de ver? Quais você não gostaria de ver? Querem saber de outros projetos cancelados? Comentem aqui embaixo! Só lembrando que os comentários malcriados não serão respondidos!




Siga Gambit no Disqus: https://disqus.com/by/ogambitdosxmen

Postar um comentário

0 Comentários