TOP 10 SUCESSORES DE SUPER HERÓIS

 


TOP 10 SUCESSORES DE SUPER HERÓIS

Um tipo de personagem de hqs e cultura pop que causa muita discussão entre fãs são os sucessores, personagens que assumem o manto de heróis estabelecidos, continuando seu legado como novo protagonista das histórias. Para alguns esses heróis são personagens legais e com histórias novas e interessantes enquanto outros os julgam como personagens chatos, tendo roubado o lugar dos “verdadeiros heróis”.






No meu caso, eu curto muito esses tipos de personagens. Sou um grande fã de continuidade e história seguir em frente com personagens crescendo e inspirando uma nova geração. Claro que nem todos personagens chegam a terem várias histórias memoráveis (ainda mais porque editores ficam toda hora impedindo qualquer sinal de progresso) mas isso não significa que os personagens sejam chatos, com muitos tendo histórias e desenvolvimento bem legais.

Para exemplificar isso, eis o meu top 10 sucessores de super heróis...

10) Zorro (Alejandro Murrieta)



Um dos filmes de super heróis que eu curto pra caramba é “A Máscara de Zorro”. O que ajudou essa adaptação do espadachim mascarado se diferenciar das outras foi a introdução de um novo protagonista, Alejandro Murrieta, um ladrão com coração de ouro que tem seu irmão morto pelos soldados do governador. Ao ser encontrado por Diego de La Vega, agora um homem idoso e que teve sua vida arruinada pelo governador, Alejandro aceitaria ser seu aprendiz, sendo treinado em combate para juntos poderem se vingar dos vilões.

É uma origem bem simples, porém o roteiro, combinado com o carisma do Antônio Bandeiras, ajuda atrair interesse pela jornada de Alejandro indo de um idiota impulsivo e inexperiente para espadachim habilidoso e confiante.

9) Robin (Tim Drake)



Embora a popularidade do Robin seja muito associada ao Dick Grayson, o personagem que definiu o papel do Garoto Pródigio foi o Tim Drake. Diferente do Dick ou do Jason Todd, Tim Drake não era um órfão ou traumatizado pela perda de um ente querido. Ele era apenas um garoto que sonhava em ser um detetive, tendo conseguido deduzir a identidade da dupla dinâmica. Ao notar o quão imprudente o Batman estava se tornando após a morte do Jason Todd, Tim decidiu adotar a identidade Robin para ajuda-lo reconhecendo a necessidade do Batman precisar de um Robin.

Porém, o caminho para se tornar Robin não foi fácil, com Tim tendo encarado vários momentos de dúvidas e inseguranças. No entanto o jovem encarou seus medos e conseguiu se provar um sucessor digno do manto do garoto prodígio.

8) Poderosa Thor (Jane Foster)



Em suas primeiras aparições Jane Foster era apenas um interesse romântico genérico do Thor, não tendo uma personalidade destacada exceto ser uma donzela em perigo ou motivo pra discussões entre Thor e Odin. Entretanto, conforme ela foi retornando nas hqs mais modernas e adaptações, roteiristas foram desenvolvendo na Jane uma personalidade própria e independente, demonstrando a importância de sua presença na vida do Thor. Seu momento de grande destaque veio na fase do Jason Aaron, onde Jane assume o lugar de Thor como deusa do Trovão, após esse ter sido considerado indigno pelo martelo.

Além de ter que lidar com a desconfiança dos asgardianos (que não sabiam de sua identidade secreta), o maior conflito da Poderosa Thor foi contra seu câncer. Toda vez que ela se transformava, o tratamento era desfeito, prejudicando a saúde da Jane, fazendo ela ficar dividida entre desistir do martelo ou continuar a usar seu poder sabendo que isso irá matá-la.

Esse dilema resulta num final de fase bem épico em que Jane realiza um grande sacrifico, comprovando que ela é digna de possuir o poder do deus do trovão. Apesar de seu período como uma deusa ter sido curto, foi bem memorável.

7) Capitão América (Sam Wilson)



Sendo um símbolo americano, é comum que o manto do Steve Rogers sendo assumido por outro pode causar várias discussões do que qualquer outra passagem de manto. No entanto, é um fator que pode ser usado para criar um drama interessante em relação aos personagens, como foi o caso do Sam Wilson.

Quando assumiu o manto de Steve (após esse ter perdido o Soro do Super Soldado e virado um idoso), Sam não foi bem recebido por outros não por ele ser violento como John Walker ou ter um passado criminoso como Bucky, mas por questões envolvendo racismo, com muitos não aceitando a ideia de um homem negro sendo o herói que representa o país (algo bem similar a eventos da realidade como a eleição de Barack Obama).

Com a mídia estando contra ele, heróis como Steve questionando suas decisões e sofrendo exigências de devolver o escudo, Sam passou por vários momentos de questionamento se ele seria capaz de continuar o legado do Steve, se vale a pena representar um país que rejeita sua ajuda. Porém, nos momentos chaves, Sam encarava os desafios e fazia a coisa certa, se mantendo fiel aos seus ideais ao invés de ceder as ordens do governo, provando seu valor como um verdadeiro sucessor do Capitão America.

6) Lanterna Verde (Kyle Rayner)



Uma das maiores mudanças a acontecer nas hqs do Lanterna Verde foi a queda do Hal Jordan para o lado negro nos anos 90. Após ter sua cidade Coast City destruída pelo Mongul e Super Ciborgue, Hal enlouqueceu, virando o vilão Parallax, e eliminou a Tropa dos Lanternas Verdes, matando vários integrantes incluindo seu amigo Killowog.

Porém, um dos Guardiões, Ganthet, conseguiu escapar do massacre, com um anel energético restante, e o entregou para o terráqueo Kyle Rayner, fazendo ele virar o novo e (no momento) ultimo Lanterna Verde. Esse foi o início de uma jornada para o Kyle indo de um rapaz desenhista meio azarado (tipo Peter Parker) para um grande herói, lidando com a perda de sua namorada e confrontando o seu antecessor, conseguindo derrota-lo e restaurar a Tropa, conquistando seu lugar como um dos principais Lanternas Verdes.

5) Starman (Jack Knight)



Se tem um grupo de heróis que melhor representa a ideia de legados e passagens de manto, com certeza é a Sociedade da Justiça. Por serem heróis da Era de Ouro (dos anos 40) era normal alguns membros, devido à idade, passarem seu legado para seus sucessores, normalmente membros de sua familia.

No entanto, nem todos aceitaram esse papel já de cara, como no caso de Jack Knight, filho de Ted Knight, o super herói Starman. Apesar de ser um colecionador, Jack era um rapaz rebelde, tendo problemas com sua familia e não tinha interesse em seguir os passos de seu pai. Mas, após seu irmão ser assassinado pelo filho do vilão Névoa, Jack o confronta com um dos bastões cósmicos de seu pai, matando o vilão.

A partir daí ele passa a proteger Opal City, realizando vários atos heroicos, se entendendo com seu pai e percebendo que possui qualidades heroicas em si, abraçando de vez o legado que ele antes rejeitou.

4) Besouro Azul (Ted Kord)



Essa escolha vai parecer estranha para alguns, achando que Ted Kord é o Besouro Azul original, com Jaime Reyes sendo seu sucessor. Na realidade, Ted é o segundo Besouro Azul, tendo assumido o lugar de seu falecido mentor, Dan Garret, o Besouro da Era de Ouro.

O que torna Ted diferente dos outros besouros azuis é que, diferente Dan e Jaime, Ted não possui poderes do escaravelho (motivos variam conforme versão). Mas isso não impediu Ted de virar um herói, com ele recorrendo as suas invenções, habilidades acrobáticas e inteligência. Embora seja visto como uma piada pra muitos, Ted é um dos personagens mais dedicados e talentosos das hqs, um perfeito exemplo de como qualquer um pode ser um herói mesmo não tendo poderes que o tornam especial.

3) Homem Aranha (Miles Morales)



Se tem um personagem que subiu de popularidade nos últimos anos com certeza é o Miles Morales.  Sua criação no Universo Ultimate foi uma das ideias mais arriscadas.  Peter Parker é um dos heróis mais icônicos da cultura pop e Homem Aranha Ultimate de Brian Michael Bendis foi uma das melhores hqs do herói aracnídeo. Querer substituir o protagonista poderia provocar uma queda de qualidade... porém não foi o caso.

O sucesso histórias de Miles demonstraram o potencial que o personagem tinha para evoluir, algo que os escritores trabalharam, não só trazendo o rapaz para o universo principal, como também para adaptações do Homem Aranha, sejam desenhos, jogos e, o principal, filmes como Aranhaverso, com cada versão desenvolvendo Miles em um personagem próprio, viriando um Aranha tão popular quanto Peter, personificando o que Stan Lee falou sobre o Homem Aranha “Qualquer um pode usar sua máscara!”.

2) Ms Marvel (Kamala Khan)



Se Homem Aranha foi o herói que representou os leitores adolescentes dos anos 60, então Kamala Khan é a heróina que representa os leitores atuais. Apesar de carregar o titulo que pertenceu a Carol Danvers, Kamala não é uma guerreira espacial ou uma oficial do exército como sua antecessora. Ela é apenas uma garota muçulmana que tenta proteger sua cidade  Nova Jersey e, ao mesmo tempo, lidar com situações bem relacionáveis como dever de casa, bullying, tradições de familia, etc...

Além de divertidas e com um roteiro bem escrito (principalmente na fase da G. Willow Wilson), as histórias da Kamala conseguem se destacar pela forma como usam a jornada da Kamala para abordar questões sobre familia, identidade, e auto-expressão, com Kamala indo de uma garota nerd que queria ser como sua heróina como a Carol, para no final redefinir a identidade da Ms Marvel, se tornando a voz de uma geração de fãs. Tal como suas hqs foram copias das hqs clássicas do Aranha para algo novo, Kamala também saiu da sombra de sua antecessora e se tornou uma heroína própria.

1) Flash (Wally West)



Quando se fala em sucessores de heróis, um dos primeiros nomes que surge na cabeça dos fãs de hqs é Wally West. Embora alguns julgam que sua popularidade se dever a sua partipação em desenhos como Liga da Justiça, ela na verdade começou nas hqs, quando Wally assumiu o manto do Barry Allen, após esse ter se sacrificado para salvar o mundo na Crise das Infinitas Terras.

Com vários grandes nomes (incluindo Mark Waid, Grant Morrison e Geoff Johns) tendo assumido suas hqs, Wally conseguiu não só se igualar ao Barry no nível de popularidade como o superou, com suas histórias expandindo a mitologia do Flash, introduzindo novos personagens e conceitos como a Força de Aceleração, e também mostrando a evolução de Wally num herói mais confiante e experiente, assim como um homem responsável,  com esposa e filhos.

Barry Allen pode até ter voltado nas hqs e ter tido participação em adaptações recentes, porém, para muitos fãs Wally é o definitivo Homem Mais Rápido do Mundo.

Por isso que eu considero o melhor sucessor de heróis de todos, e um dos meus heróis favoritos das hqs.

Então é isso! Quais são seus sucessores de heróis favoritos? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões e ideias nos comentários abaixo.


 

Postar um comentário

0 Comentários