Testando o software de texto do ChatGPT



Desde que o ChatGPT teve seu acesso liberado ao público, muitas polêmicas se criaram envolta de seus softwares responsáveis na criação de textos e imagens, pois segundo muitas pessoas, essa ferramenta poderia acarretar na substituição de artistas em seus empregos visto que suas produções pareciam tão perfeitamente coerentes quanto qualquer texto de um artista profissional...mas será mesmo que isso é verdade?


Bom, para ver se coisas como os textos são tão bons assim, instalei uma versão simples do ChatGPT para obter alguns textos, e no fim, vamos avaliar se essas teorias da conspiração poderão se tornar verdade ou não!


Para testar a ferramenta, pedi para que ele realizasse um dos meus maiores sonhos impossíveis (relacionados a cinema!):


"Escreva para mim um pequeno pitch de um possível filme do Superman dirigido por Sam Raimi"


E o resultado foi:


"Prepare-se para voar além do imaginável! Em um mundo onde a esperança é a última defesa, Sam Raimi, o mestre da ação e do suspense, traz à vida a icônica jornada do Superman como nunca antes vista. Sinta a adrenalina enquanto o último filho de Krypton descobre seus poderes, enfrenta seus maiores desafios e protege Metrópolis de uma ameaça cósmica iminente. Com efeitos visuais de tirar o fôlego e uma narrativa arrebatadora, este filme promete emocionar e inspirar o herói que existe dentro de todos nós. Prepare-se para se maravilhar com a lenda do Superman!"


Isso tava muito menor que um pitch, então pedi uma coisa mais específica:


"Escreva para mim um enredo de um filme do Batman dirigido por James Gunn sem ser um filme de origem, sei lá, com 10 anos de experiência?"


ChatGPT:

"Batman por James Gunn


Título: "Cavaleiro das Trevas: A Ascensão"


Enredo:


Após dez anos de combate ao crime em Gotham City, Batman (interpretado por Ben Affleck) encontra-se cansado e desgastado emocionalmente, questionando a eficácia de sua luta contra a corrupção. Determinado a encontrar uma solução definitiva para o crime, ele decide enfrentar uma nova ameaça que emerge das sombras da cidade.


Uma misteriosa figura chamada "O Coringa Sombrio" (interpretado por Jared Leto) começa a espalhar o caos e o terror em Gotham. Diferente do Coringa que Batman havia enfrentado anteriormente, este é um psicopata altamente inteligente, cujo objetivo é mergulhar a cidade em um incontrolável estado de anarquia.


Enquanto Batman investiga a origem e as motivações do Coringa Sombrio, ele reúne um grupo improvável de aliados, incluindo a hacker Oráculo (interpretada por Zendaya), o ex-policial renegado Harvey Dent (interpretado por John David Washington) e o implacável vigilante Asa Noturna (interpretado por Timothée Chalamet).


No meio dessa batalha entre o bem e o mal, James Gunn explora o lado sombrio e complexo do Cavaleiro das Trevas, abordando temas como redenção, moralidade e a linha tênue que separa o herói do vilão. A trama mergulha nas histórias de origem e motivações de cada personagem, revelando segredos ocultos e criando reviravoltas surpreendentes.


Com a cidade à beira do colapso, Batman enfrenta seu maior desafio até então, culminando em um confronto final épico entre o herói e o Coringa Sombrio. Nesta batalha pela alma de Gotham, Batman descobre que, para salvar a cidade, ele deve confrontar seus próprios medos e limitações, encontrando a verdadeira força que reside dentro dele.


Com a direção de James Gunn, "Cavaleiro das Trevas: A Ascensão" se torna um filme de ação intenso, com acrobacias impressionantes, cenas de luta coreografadas e um enredo psicologicamente eletrizante que captura a essência sombria e complexa do Batman.


Ao explorar o lado mais humano e vulnerável do Cavaleiro das Trevas, o filme desafia as convenções do universo do Batman, entregando uma experiência inovadora e emocionante. Prepare-se para testemunhar a ascensão de um herói, onde a verdadeira batalha será travada não apenas nas ruas de Gotham, mas também dentro da alma atormentada de Bruce Wayne."


Não sei se James Gunn escreveria algo assim...mas whatever, depois disso eu pensei: "Talvez o texto tenha sido um pouco estranho porque o Batman não é muito a cara do James Gunn, então deixa eu ver Scooby-Doo 3!", pois pra quem não sabe, James Gunn roteirizou os dois primeiros filmes live action do Scoob-Doo em 2002 e 2004, e quase dirigiu um possível terceiro filme, mas isso acabou não acontecendo por conta da baixa bilheteria de Scooby-Doo 2: Monstros A Solta!


"Escreva um enredo completinho de uma possível continuação de Scooby-Doo 2: Monstros A Solta escrita e dirigida por James Gunn!"


ChatGPT:

"Título: "Scooby-Doo e a Maldição dos Mistérios Desvendados"


Sinopse:

Após os eventos de "Scooby-Doo 2: Monstros Á Solta", a equipe de Mistério S/A está buscando novas aventuras. Dessa vez, eles são chamados para investigar uma antiga maldição que assola uma pequena cidade litorânea. Enquanto desvendam enigmas e enfrentam perigosos vilões, Scooby-Doo e sua turma se veem envolvidos em um mistério que envolve tesouros perdidos, segredos familiares e uma ameaça sobrenatural que desafia a lógica.


Com a escrita e direção de James Gunn, o filme mescla humor, ação e suspense, trazendo o mundo clássico dos desenhos animados para a tela grande. Além dos icônicos personagens da turma, novos coadjuvantes são introduzidos, gerando novas dinâmicas e surpresas ao longo da trama.


"Scooby-Doo e a Maldição dos Mistérios Desvendados" apresenta uma atmosfera nostálgica, repleta de referências à cultura pop dos anos 2000, ao mesmo tempo em que explora os relacionamentos entre os membros do grupo e promove mensagens de amizade, coragem e superação. Prepare-se para mais uma aventura inesquecível com essa turma adorada que conquistou gerações. Juntos, eles irão desvendar mais segredos, desmascarar vilões e provar que, apesar dos desafios, a amizade e a união sempre vencem.


Devo confessar que esse eu realmente gostei! Não vou mentir! Depois disso, decidi ir um pouco além:


"Escreva uma narração em off que Jack Kirby faria para os Novos Deuses!"


ChatGPT:

"Nos confins do tempo e do espaço, além dos limites da compreensão humana, existe um reino de divindades cósmicas. Seres de poder inigualável, dotados de habilidades além de toda imaginação. São os Novos Deuses. Surgiram em um momento onde mundos antigos foram destruídos, e novas raças surgiram das cinzas. Forjados em guerras épicas e batalhas intergalácticas, eles personificam as forças primordiais do universo. À medida que seus destinos entrelaçam-se com a humanidade, tempos sombrios se aproximam. Preparem-se, pois a era dos Novos Deuses desponta, e a guerra entre o bem e o mal será escrita em estrelas e emanações de energia cósmica. Bem-vindos, mortais, a um mundo onde deuses caminham entre vocês."


Esse eu também gostei! Não sei se isso seria exatamente algo que o Kirby escreveria de fato mas achei interessante!


Depois, eu acabei brincando com esse software até dizer chega, pois apesar de suas imperfeições, era divertido demais ver o que poderia sair em base de muitas ideias malucas, como por exemplo:


"Escreva para mim uma possível continuação de Dragonball Evolution"


ChatGPT:

"Apresentando Dragonball Evolution: A New Era


Prepare-se para uma emocionante aventura com Dragonball Evolution: A New Era! Baseada na popular franquia de anime e manga, nossa continuação promete trazer uma nova abordagem à história de Goku e seus amigos, conquistando tanto fãs antigos quanto uma nova geração de espectadores.


Nesta nova jornada, seguimos Goku enquanto ele amadurece e se torna um guerreiro ainda mais poderoso. Após derrotar Piccolo e salvar a Terra, Goku descobre que seu passado ainda guarda segredos perigosos. Ele precisará enfrentar ameaças ainda maiores e desafios imprevisíveis, testando sua força, lealdade e determinação.


Com um elenco renovado e talentoso, traremos atores que expressarão de forma autêntica a essência dos personagens amados. Nossa equipe técnica, liderada por cineastas apaixonados pela franquia, garantirá que cada cena seja uma verdadeira obra de arte visual e emocional.


Além de lutas épicas e poderes sobrenaturais, Dragonball Evolution: A New Era explorará elementos de amizade, família e crescimento pessoal. Com uma história repleta de reviravoltas emocionantes, momentos de humor e corações partidos, nossos espectadores serão levados a uma montanha-russa de emoções e entretenimento.


Esteja preparado para reviver a emoção e ação que só Dragonball pode proporcionar, enquanto mergulhamos em um mundo fascinante, conhecendo novos personagens, enfrentando vilões temidos e deslumbrando-se com power-ups cada vez mais incríveis.


Dragonball Evolution: A New Era levará os fãs além de suas expectativas e conquistará uma nova legião de entusiastas com sua história envolvente, imagens impressionantes e as poderosas batalhas que tornaram Dragonball uma série intercultural e icônica.


Prepare-se para entrar nesta nova era de Dragonball Evolution, onde os limites são desafiados e o poderoso legado de Goku vive para sempre!"


(Até o ChatGPT reconhece! kkkkkk, fazendo um soft-reboot sem dó e piedade!)


"Escreva para mim uma continuação para o filme Super Mário Bros de 1993!"


ChatGPT:

"Super Mario Bros: A Jornada Continua


Em Super Mario Bros: A Jornada Continua, retornamos ao universo mágico e deslumbrante dos irmãos Mario. Após os eventos do primeiro filme, Mario e Luigi se tornaram lendas, conhecidos por sua bravura e habilidades únicas. Agora, eles enfrentam uma nova ameaça que coloca todo o Reino dos Cogumelos em perigo novamente.


Desta vez, uma nova vilã surge: Wart, o Rei dos Cobaias. Ele planeja tomar o controle do Reino dos Cogumelos e transformá-lo em seu laboratório de experimentos científicos nefastos. Usando sua inteligência e poderes, Wart adquiriu a capacidade de controlar os diferentes habitantes do reino, ameaçando destruir tudo o que Mario e Luigi lutaram para proteger.


Desafiados por esse novo inimigo, os irmãos encaram uma jornada cheia de obstáculos e surpresas. Em sua busca para derrotar Wart, eles contam com a ajuda de rostos familiares, como a Princesa Peach, Toad e Yoshi, mas também encontram novos aliados ao longo do caminho.


Super Mario Bros: A Jornada Continua é uma aventura repleta de ação, com momentos de comédia e coração. Enquanto os irmãos Mario enfrentam diversas ameaças e resolvem quebra-cabeças engenhosos, eles também mergulham em suas origens, desvendando segredos sobre o passado e revelações pessoais que testarão os laços de sua fraternidade.


Com efeitos visuais incríveis e uma trilha sonora nostálgica, este filme transporta os espectadores para um mundo encantador cheio de cogumelos gigantes, castelos sinistros e inimigos icônicos. As cenas de ação são eletrizantes, incorporando elementos dos jogos que os fãs tanto adoram, enquanto a narrativa se aprofunda no universo de Super Mario Bros."


"Escreva uma pequena logline de um filme dos Power Rangers escrito e dirigio por James Gunn"


ChatGPT:

"Título: Power Rangers: A Ascensão dos Universos


Logline: Quando uma ameaça cósmica multiversal ameaça destruir os universos conhecidos, um grupo desajustado de adolescentes descobre antigos artefatos que os transformam nos lendários Power Rangers. Sob a direção talentosa de James Gunn, essa nova aventura leva os heróis por diferentes dimensões perigosas, enquanto precisam unir forças com versões alternativas dos Power Rangers para salvar a existência e se tornarem a última linha de defesa contra o caos intergaláctico."

(Oloko!)


"Escreva um roteiro de cinema e uma página só de um garoto encontrando uma moeda"


ChatGPT:

"Título: A Moeda do Destino


CENA 1:

EXT. RUA - DIA


Um garoto de 12 anos chamado Lucas caminha pela rua, distraído. Ele olha para o chão e encontra uma moeda brilhante.


LUCAS

(Um pouco surpreso)

Uau, uma moeda!


CENA 2:

INT. CASA DE LUCAS - QUARTO - DIA


Lucas senta-se em sua cama, examinando a moeda. Ele nota que é diferente das demais moedas.


LUCAS

(se perguntando)

Será que essa moeda é especial de alguma forma?


CENA 3:

INT. ESCOLA - SALA DE AULA - DIA


Lucas mostra a moeda para seus amigos, Mateus e Ana.


ANA

(interessada)

Ela é rara, não é? Onde você encontrou?


LUCAS

(apreensivo)

Não faço ideia, estava apenas andando pela rua.


MATEUS

(empolgado)

Vamos pesquisar sobre essa moeda! Talvez seja um tesouro esquecido!


CENA 4:

EXT. BIBLIOTECA - DIA


Os três estão pesquisando em livros e computadores sobre a origem e valor da moeda.


LUCAS

(encontrando algo relevante)

Aparentemente, essa moeda pertence a uma coleção de moedas antigas.


ANA

(curiosa)

E qual é o valor?


LUCAS

(surpreso)

Diz aqui que ela é altamente valorizada por colecionadores, pode valer um bom dinheiro!


CENA 5:

EXT. PRAÇA - DIA


Lucas, Mateus e Ana decidem levar a moeda para um especialista em moedas antigas, que está visitando a cidade.


CENA 6:

INT. LOJA DO ESPECIALISTA - DIA


O especialista olha a moeda com admiração.


ESPECIALISTA

(com animação)

Parabéns, jovens! Essa é uma moeda rara do século XVIII. Se estiver em bom estado, pode valer uma pequena fortuna!


Lucas sorri de felicidade, enquanto Mateus e Ana comemoram.


FIM.


Observação:

Este roteiro é apenas uma sugestão. O desenvolvimento do enredo, os diálogos e a conclusão podem ser personalizados de acordo com a visão criativa do produtor, diretor ou escritor."


(Que fofo! Tem até observações! kkkkkk)


"Roteiro de quadrinhos sobre uma situação engraçada"


ChatGPT:

"Título: "A Confusão do Supermercado"


Quadro 1:

Cenário: Um supermercado movimentado com pessoas fazendo compras. Na entrada, há um carrinho de supermercado vazio.


Quadro 2:

Personagem 1: (Um homem distraído com óculos e uma lista de compras) - Puxa, preciso comprar leite, ovos e pão. Onde será que encontro?


Quadro 3:

Personagem 2: (Uma mulher com um carrinho cheio) - Ei, você! Precisa de ajuda? Vou mostrar onde estão esses itens!


Quadro 4:

Personagem 1: (Alegre) - Ah, obrigado! Vamos lá.


Quadro 5:

Personagem 1 e Personagem 2: (Caminhando pelo supermercado) - O leite está ali, os ovos estão aqui e o pão deve estar aqui...


Quadro 6:

Personagem 2: (Apontando para um pacote vermelho) - Pronto, aqui está o pão!


Quadro 7:

Personagem 1: (Olhando de maneira confusa) - Isso não é pão, é um pacote de guardanapos!


Quadro 8:

Personagem 2: (Envergonhada) - Desculpe, parece que me confundi. Vamos tentar novamente.


Quadro 9:

Personagem 1 e Personagem 2: (Andando pelo supermercado novamente) - O leite está ali, os ovos estão aqui e o pão deve estar lá...


Quadro 10:

Personagem 2: (Apontando para um pacote verde) - Encontrei! Aqui está o pão!


Quadro 11:

Personagem 1 e Personagem 2: (Satisfeitos) - Finalmente!


Quadro 12:

Personagem 1: (Olhando para o carrinho de Personagem 2) - Mas espera... E os ovos?


Quadro 13:

Personagem 2: (Rindo) - Ops, esqueci completamente dos ovos! Vamos voltar para pegá-los juntos?


Quadro 14:

Personagem 1: (Desanimado) - Claro, parece que essa é uma missão impossível.


Quadro 15:

Cenário: Personagem 1 e Personagem 2, agora com o carrinho de compras cheio de produtos diversos, incluindo o pão e os ovos.


Quadro 16:

Personagem 1: (Sorrindo) - Ufa, conseguimos finalmente!


Quadro 17:

Personagem 2: (Rindo) - Nunca imaginei que comprar pão e ovos poderia ser tão complicado."


(Achei engraçado o fato disso me lembrar alguns roteiros que vi sendo executados em Hoolywood...onde ninguém age como um ser humano normal!)


"Socorram-me subi no ônibus em Marrocos!"


ChatGPT:

"Em Marrocos, um jovem chamado Miguel embarcou em um ônibus com destino a uma pequena cidade. Animado com a viagem, ele observava atentamente as paisagens exóticas que passavam pela janela. Porém, de repente, percebeu que havia subido no ônibus errado e estava indo para uma direção completamente oposta.


Desesperado, tentou chamar a atenção do motorista, mas seus esforços foram em vão. Todos dentro do ônibus pareciam não entender sua angústia. Sem saber falar a língua local, Miguel se sentiu totalmente perdido.


Foi então que uma mulher, sentada ao seu lado, percebeu seu desespero. Ela falava um pouco de português e ofereceu ajuda. Juntos, decidiram descer na próxima parada e encontrar uma solução para o problema. Com paciência e determinação, conseguiram se comunicar com um morador local, que gentilmente os guiou de volta ao ponto de partida.


Aliviado, Miguel agradeceu imensamente a mulher e prometeu ser mais cuidadoso em suas futuras aventuras. Mesmo com o contratempo, ele pôde aprender sobre a conexão humana e a importância da compreensão mútua, levando consigo uma valiosa lição de vida: nunca subir em um ônibus sem conferir a rota correta."


(Égua, só om uma frase...)


E por fim, para terminar esse post, fiquem com essa peróla (Se é assim que posso chamar!)


"Escreva um roteiro de cinema de uma página de um encontro do Chapolin com o Wolverine"


ChatGPT:

"Título: "Chapolin versus Wolverine: O Encontro Inesperado"


Cena 1: Int. Sala de estar - Dia


Chapolin, vestido com sua clássica roupa vermelha e amarela e com sua marreta biônica em mãos, está sentado no sofá, assistindo televisão.


Chapolin: (comentando) Oh, sempre prefiro os programas de super-heróis!


Cena 2: Ext. Rua - Dia


Wolverine, com suas garras de adamantium brilhando ao sol, caminha rapidamente pela rua.


Cena 3: Int. Sala de estar - Dia


O barulho do telefone tocando interrompe a concentração de Chapolin. Ele atende.


Chapolin: Aló! Quem fala... sos?


Wolverine: (voz ao telefone) Preciso de sua ajuda, Chapolin Colorado.


Cena 4: Ext. Plaza - Tarde


Chapolin e Wolverine se encontram na Plaza principal da cidade. Chapolin segura sua marreta biônica, enquanto Wolverine cruza os braços, parecendo intrigado.


Chapolin: (confuso) Me chamou e agora posso ajudar a quem?


Wolverine: (seriamente) Estou investigando um grupo de criminosos que está ameaçando a cidade. Preciso de suas habilidades únicas.


Cena 5: Int. Esconderijo dos criminosos - Noite


Chapolin e Wolverine invadem o esconderijo dos criminosos, lutando ferozmente contra eles.


Cena 6: Ext. Esconderijo dos criminosos - Manhã


Chapolin e Wolverine saem vitoriosos, derrotando todos os criminosos.


Chapolin: (satisfeito) Agora, os bandidos não passarão por aqui, sos!


Wolverine: (sorrindo) Obrigado pela ajuda, Chapolin Colorado. Você é incrível!


Cena 7: Ext. Plaza - Tarde


Chapolin e Wolverine se despedem com um aperto de mãos.


Chapolin: (orgulhoso) Chapolin Colorado está aqui para ajudar sempre que precisar!


Wolverine: (agradecido) Estarei sempre por perto se precisar também. Até a próxima, meu amigo!


Cena 8: Int. Sala de estar - Noite


Chapolin, sentado novamente no sofá, reflete sobre o encontro inesperado e sorri com satisfação.


Narrador (voz em off): E assim, Chapolin Colorado e Wolverine mostraram ao mundo que a união de super-heróis é imbatível.


FIM"


Com tudo isso, eu cheguei a conclusão de que: NÃO TEM COMO o ChatGPT realmente substituir roteiristas profissionais, pois mesmo com muitas ideias interessantes, não precisamos ir a fundo pra saber que algorítimos não são muito criativos e coerentes quanto muitas pessoas pensam que são!








Siga Gambit no Disqus: https://disqus.com/by/ogambitdosxmen

Postar um comentário

0 Comentários