TOP 5 – Melhores discos da Rita Lee


💊Nota do Ozy: Devido ao falecimento do ícone da MPB Rita Lee, resolvi convidar nosso antigo colaborador Blue Hammer para escrever um top 5 dos melhores discos da roqueira, não necessariamente do pior para melhor. E lá vai:

Bossa N' Roll (1991)


Bossa N' Roll é um marco pessoal para mim. Um dos discos ao vivo mais sublimes que já pude ouvir. Bem feito, arranjado e com coração nas canções. Com direito a um excelente cover de "Every Breath You Take" do The Police.

Fora como é marcante as interpretações ao vivo da Rita Lee, nunca com desdém, sempre com o objetivo de valorizar o que faz. Ela era muito gente boa.


Saúde (1981)


Ah... O disco "Saúde" uma alegoria da elegância. Não tem uma música ruim nesse disco. Fora a excepcional música "Saúde" que dá nome ao disco, temos outras como "Atlântida" e "Tatibitati" e "Favorita" com arranjos excelentes e voz do Roberto de Carvalho. Temos a minha favorita do disco: "Mutante" que definitivamente é aquela música que define todo jovem em transição de adolescente/adulto, que no fundo é sempre sozinho e segue seu caminho.

 


Rita Lee (1979)

 


Um estrondo. A capa icônica com o brasão "Rita Lee" estampado no ombro, é a imagem marcante quando se lembra de seus álbuns. "Rita Lee" é o Disco solo após sua saída do Tutti Frutti, e marca sua parceria com seu verdadeiro amor e marido, Roberto de Carvalho. Um disco marcante e icônico. Com os hits diretos como "Mania de Você" e "Chega Mais" confesso que a minha faixa favorita é "Arrombou a Festa II" que é uma verdadeira zoação com os grandes nomes da MPB na época, com direito a Rita imitando "Conceição" do Cauby Peixoto. Fora as divertidas "Papai Me empresta o Carro" e excelente "Elvira Pagã" definitivamente um marco na carreira dela e um marco do pop rock brasileiro.


Cilibrinas do Éden (1973)


O disco perdido da história da música, e jamais lançado oficialmente. O que se tem hoje, foi o que vazou de cópias piratas/versões reaproveitadas. Um disco experimental, vindo da parceria de Rita com sua grande amiga e integrante da primeira formação da banda Tutti-Frutti, Marcinha Turnbull.

Esse disco aqui é uma viagem absurda, pra ouvir e se deixar levar pelas letras. Músicas nesse disco foram reaproveitadas, as que mais gosto são "Festival Divino" e "Gente Fina é Outra Coisa" Esse disco é o meu maior sonho de consumo, um disco raríssimo, e quando se encontra é a preços estrondosos. Nos anos 2000 tentaram relançar o disco, mas... Lucinha barrou, faz parte. Já que cilibrinas era o embrião da Tutti-Frutti. Um adendo, a música "Minha Fama de Mal" do Erasmo Carlos, vêm desse disco.


BomBom (1983)


Bem, um dos discos que eu mais curto, é o "BomBom" o que não deixa mentir é ter essa belíssima foto dele na minha vitrola. Daqueles discos que

tem dois hits realmente estrondosos, como "Desculpe o Auê" e "On The Rocks" porém, ele marca a censura da ditadura sobre as letras. Com letras com forte teor sexual, e principalmente, pelas letras com críticas ao governo. É um daqueles discos que tem hits, mas músicas que ficaram pelo caminho. Destaco principalmente "Arrombou o Cofre" que passa por toda a política nacional de forma bem sincera e crítica todos que passaram por lá.



 


Bem... As menções honrosas:

Tentei não ser clichê e sair comentando aqueles de sempre, mas sim os que mais me marcaram. Pois todo mundo vai citar "Fruto Proibido" que é um marco da música brasileira, que eu realmente gosto MUITO. Enfim...

Destaco aqui:

- Zona Zen

- Flerte Fatal

- Rita e Roberto

- Atrás do Porto e Entradas e Bandeiras (Ambos discos com a Tutti-Frutti)

 


E bem... Para Rita, dedico tudo, principalmente o meu agradecimento. Minha companheira de todos os dias e todas as horas. Bem que você profetizou que aqueles que nunca gostaram de você agora fariam homenagens, mas nós, fãs, sabemos e entoaremos sempre a verdade. Sempre gente boa, e a favor do bem. Obrigado, Rita tão sempre querida. Se tornou imortal, e em meu coração, jamais deixará de ser minha amiga e companheira de tantas horas.


                                                          

Me siga no instagram: @bluehcomics.

Postar um comentário

0 Comentários