SILVER HAWKS | MEMÓRIA MAGAZINE (1986)


Neste post vamos resgatar a MEMÓRIA de um desenho animado que pegou carona no sucesso dos Thundercats e que também fez a alegria dos fãs de animação da época, OS SILVER HAWKS que  no Brasil, praticamente só foi exibido nos programas infantis do SBT. As aventuras, apesar de terem roteiros bem rasos, eram bem animadas e os personagens era interessantes e divertidos. Conhece? Lembrou? Ou, nem imagina do que estou falando? Não tem problema. Fique conosco e embarque nesta divertida viagem ao passado.

SINOPSE: Os destemidos SILVERHAWKS são uma equipe de ciborgues, parte metal, parte carne, que sacrificaram seus corpos humanos, modificando-os para suportarem os rigores do espaço sideral e adquirirem habilidades especiais de combate para protegerem a Galáxia de Limbo e o Universo do terrível Monstro Estelar.

Caso deseje ter acesso aos episódios da série clássica, clique AQUI e fale conosco.


Título: SILVERHAWKS
País: EUA
Ano: 1986
Gênero: Animação/ação-aventura/Ficção Ciêntífica
Emissora: ABC
Estúdio: Rankin/Bass
Produção: Pacific Animation Corporation
Criadores: Arthur Rankin Jr. e Jules Bass
Direção: Peter Lawrence
Roteiros: J. Larry Carroll
Trilha: Bernard Hoffer
Elenco (Vozes):
PersonagemEstados Unidos Estados Unidos (original)Brasil Brasil
Comandante Burt StargazerBob McFaddenGarcia Neto
Quicksilver (Tentente Jonathan Quick)Peter NewmanFrancisco José Corrêia
Steelheart (Sargento Emily Hart)Maggie WheelerCarmen Sheila
Steelwill (Sargento Will Hart)Bob McFaddenJúlio Chaves
Coronel BluegrassLarry KenneyMário Jorge Andrade
Moonstrikernão divulgadoGarcia Júnior
Condornão divulgadoRoberto Macedo
Flashbacknão divulgadoHelíobas Ribeiro
HotwingAdolph CaesarJúlio César
Monstro Estelar (Mon*Star)Earl HammondSílvio Navas
Lagartão (Yes-Man)Bob McFaddenIonei Silva (1ª voz) e Mário Monjardim (2ª voz)
Madame MelodiaMaggie WheelerSônia Ferreira
Da Pesada (Hardware)Bob McFaddenAmaury Costa
Serrível (Buzz-Saw)Peter NewmanAntônio Patiño
Molecular (Mo-Lec-U-Lar)Doug PreisNewton Apollo
Trapaceiro (Poker-Face)Larry KenneyMarcos Miranda
Tornado (Windhammer)Doug PreisPaulo Flores
SeymourPeter NewmanOrlando Prado
Zico (Zeek)não divulgadoPaulo Pinheiro
Parador do Tempo (Timestopper)Peter NewmanCarlos Marques
Temporada: 1
Episódios: 65, com duração média de 20 minutos.
Distribuição: Telepictures Productions / Lorimar-Telepictures
Warner Bros. Television (atualmente)

No Brasil, foi exibido em 1988, estreando e fazendo certo sucesso no programa infantil Oradukapeta, nas manhãs do SBT. Pouco depois, ainda no SBT, passou a ser apresentado às tardes no Show Maravilha, mas deixou de ser exibido na TV aberta em 1989. Anos depois, a animação retornou ao SBT no programa Bom Dia e & Cia, no ano de 2001 e em seguida no Sábado Animado em 2004. Também esteve no Warner Channel entre os anos de 1996 e 1997.


Estimulados pelo sucesso retumbante da série animada dos "THUNDERCATS", os executivos da Rankin-Bass Production resolvem investir em outro desenho de ação, com a diferença que teria mais ficção-científica e um tom futurista mais destacado do que o anterior. Diminuindo também no misticismo e ambientado no espaço profundo, teria também como diferencial que os personagens seriam inspirados em aves de rapina e não em gatos. Contudo, apesar do visual deslumbrante e trilha sonora inesquecível, "SilverHawks" não teve o desempenho de seu antecessor pecando por roteiros fracos e com pouca criatividade, levando ao seu cancelamento ainda em sua primeira e única temporada.

Distribuída pela Lorimar-Telepictures (atualmente parte da Warner Bros) e inicialmente exibida pela Sindication e mais tarde pela ABC estreou em setembro de 1986 até seu cancelamento em dezembro do mesmo ano. O desenho começava sua história com o Comandante Burt Stargazer, um antigo policial galáctico que patrulhava o setor que incluía a galáxia de Limbo. Anos antes, o velho cyborg capturou o criminoso mais perigoso em dezenas de sistemas estelares, o Monstro Estelar e a custo de seu próprio corpo conseguiu prendê-lo e enviá-lo para o Planeta Penal 10. Porém, o vilão consegue escapar devido a uma pequena brecha por onde entra a luz estelar que lhe concede poder. Percebendo o perigo, e já sabendo que o criminoso reuniu sua antiga gangue novamente, Stargazer envia pedido de ajuda à sede da Força Interplanetária H no planeta Terra, e solicita envio de reforços. Nessa mesma ocasião, o governo terrestre estava implantando um novo esquadrão formado por soldados modificados ciberneticamente para sobreviver longos períodos em espaço profundo.

Um primeiro grupo de voluntários, já haviam entrado no programa nomeado "SilverHawks" e já estavam finalizando seu treinamento. O primeiro deles e o líder era o Tenente Jonathan Quick, que abdicou do cargo de chefe da Força Interplanetária H para participar do projeto. Batizado Quicksilver, além das armas embutidas em sua armadura cibernética que também lhe permite voar, ele logo que chega a Limbo conhece o Falcão Biônico, um pássaro cibernético que há muitos anos faz companhia ao Comandante Stargazer, servindo como espião e arma de incrível poder. Apesar de inicialmente obedecer apenas Stargazer, Falcão Biônico se torna muito próximo de Quicksilver criando inclusive um elo que os mantém ligados. Os Sargentos Emily e Will Hart, são irmãos gêmeos e durante o processo de modificação cibernética quase morreram, sendo necessária implantação de corações artificiais para mantê-los vivos. Ambos possuem uma ligação telepática que lhe permite saber quando o outro está em perigo, e possuindo um intelecto genial são excelentes mecânicos sendo responsáveis pela maioria das armas e veículos da base Ninho dos Falcões, além de terem criados os demais parceiros dos SilverHawks tendo como modelo o Falcão Biônico. O terceiro SilverHawks era o Coronel Bluegrass, sendo o único incapaz de voar é um excelente piloto e apesar do visual e jeitão de vaqueiro, adora rock and roll, usando sua guitarra Sideman como arma que lança potentes rajadas sonoras. Ele pilota a nave principal da equipe, a Miragem e é ele quem lança seus companheiros para alçarem voo durante as missões. O caçula da equipe é o jovem matemático do planeta dos Mímicos, CopperKid que apesar de mudo é capaz de comunicar-se através de assovios. Sendo um acrobata natural, Kid usa além dos lasers que possui como seus companheiros, ele usa um par de discos atordoantes. Ele é grande amigo de Bluegrass e também um grande astrofísico.

Além de enfrentarem o Monstro Estelar e sua gangue de malfeitores formada pelo capacho Lagartão, o gênio Da Pesada, Madame Melodia, Serrível, Minotauro, Tornado, Molecular, Trapaceiro e Risonho, os SilverHawks enfrentaram outros perigosos criminosos como Zero, o Ladrão de Memória, o Parador do Tempo e o Caçador de Recompensas. O SilverHawks também tinham alguns aliados em sua luta para defender Limbo, como o taxista atrapalhado Seymor e seu sócio Zico, o Professor Força guardião e mantenedor do Sol Artificial de Limbo, Sanders o governador do planeta Bedlama, o banqueiro Lorde Grana e Nota Preta o chefe de segurança de Lorde Grana e do planeta Dolar. Posteriormente, outros SilverHawks integrariam a equipe, como Flashback um viajante do tempo que veio de 20 anos no futuro e impede a morte dos SilverHawks numa missão; Hotwing um ilusionista telepata; o arrogante e convencido Moonstryker que possui um poderoso rotor que o impulsiona a grandes velocidades no espaço e o permitem criar ciclones, além de ser o melhor atirador da equipe; e Condor ex-parceiro de Stargazer que ficou anos trabalhando como detetive em Bedlama até ser reintegrado, usa uma mochila a jato para poder voar. Diferente dos Thundercats, SilverHawks não teve um final fechado.

Texto do Amigo: Cassius M G Silva 


CURIOSIDADES:
  • Os SilverHawks fizeram um cameo rápido no episódio "Legacies" do reboot de 2011 dos "Thundercats".
  • Ainda no rastro do sucesso de "Thundercats", e mesmo com o início não tão esperado dos "Silverhawks" a produtora Rankin/Bass investiu numa terceira animação seguindo os moldes das anteriores. Com um tema de animais e com aventuras com muita fantasia e ficção-científica, "Tigersharks" desta vez mostrando um grupo de aventureiros que tinham a capacidade de transformarem-se em animais marinhos. 

  • Os SilverHawks, nos EUA tiveram seus Action Figures, porém estes não chegaram a serem lançados no Brasil. Confira o comercial abaixo:

  • Os "Silverhawks" tiveram a dublagem feita pela mesma equipe dos THUNDERCATS.
  • Ao longo da série, os SilverHawks receberam adições à equipe:
- Hotwing, um homem negro com uma armadura dourada;
- Moonstryker um SilverHawk de armadura cor turquesa que era impulsionado através do espaço por um ciclone poderoso gerado de hélices que emergem de sua cintura;
- Flashback era um SilverHawk de armadura verde vindo de um futuro distante;
- Condor, um antigo aliado do Comandante Stargazer que veste uma armadura avermelhada e uma espécie de mochila para voar.
  • A Marvel Comics, que já havia publicado as aventuras dos ThunderCats, também lançou uma série de sete edições escritas por Steve Perry, o mesmo homem que assinava o roteiro da animação.
  • Era comum na animação que toda vez que um personagem que não voasse caísse de uma nave simplesmente… Caísse! O espaço na série animada desconhecia o conceito de gravidade zero!
  • Siverhawks se passava no século 29.
  • Desde 2021, a empresa "The Nacelle Company", produtora por trás de programas como Curta Essa com Zac Efron e The Toys That Made Us, ambos da Netflix, anunciou uma parceria com a Super7 para produzir um reboot do clássico de SilverHawks.

Gostou desta postagem???


Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:


 

Postar um comentário

0 Comentários