GUERRA DAS ARANHAS – O PRIMEIRO ARANHAVERSO

 


GUERRA DAS ARANHAS – O PRIMEIRO ARANHAVERSO

Semana que vem, chegará aos cinemas "Homem Aranha Através do Aranhaverso", sequência do filme que popularizou ainda mais versões novas como Miles Morales e Spider Gwen, assim como a ideia do Aranha ter aventuras pelo multiverso, conhecendo outras versões alternativas de si mesmo.



Mas de onde teria surgido esse conceito do Aranhaverso? Foi só no filme? Foi no Homem Aranha NWH? Foi nas hqs?

Na realidade, ele surgiu foi no desenho animado do Homem Aranha dos anos 90, no episódio de duas partes “Guerra das Aranhas”, que marcou o final da série animada.


 

Embora alguns não sejam fãs de como a série acabou, não tem como ignorar a influência que esses episódios tiveram para o futuro do Aranha e o surgimento do Aranhaverso. Na verdade, eu considero “Guerra das Aranhas” como a melhor história envolvendo o herói e suas versões do multiverso. Mas por que?

Vou explicar...

CONTEXTO & TRAMA

O episódio de duas partes se passa logo após a adaptação de Guerras Secretas. Nessa versão, o evento foi obra do Beyonder e a Madame Teia, escolhendo o Aranha para selecionar um grupo de heróis para salvar um mundo alienígena invadido por vilões como Doutor Octopus, Caveira Vermelha e o Doutor Destino. 



Os heróis tem sucesso nessa aventura porém, enquanto seus amigos retornam para Terra, Peter permanece com o Beyonder, que revela que essas Guerras Secretas não passaram de um último teste antes dele encarar seu desafio supremo.



O Beyonder leva o Aranha para uma realidade alternativa onde Peter perdeu sua tia May e descobriu que pode ser um clone do herói Aranha Escarlate (sim, tem elementos da Saga dos Clones). Diante dessas perdas e essa crise de identidade, Peter acaba enlouquecendo e é possuído pelo simbiote Carnificina, virando o sinistro Aranha-Carnage. 



Como sua versão corrompida é mais forte, o Aranha recebe a ajuda de outras versões alternativas trazidas pelo Beyonder: Um Homem Aranha mutante (com braços extras), um Homem Aranha de Ferro, um Homem Aranha com braços do Octopus, o Aranha Escarlate e um ator do Homem Aranha.

Agora com esse grupo de versões alternativas de si mesmo, Peter tem que assumir a responsabilidade de lidera-los numa aventura para impedir que o Aranha-Carnage destrua todo multiverso.



Tá claro que Guerra das Aranhas segue por um caminho bem grande e intenso, com o Aranha tendo que salvar não só sua cidade mas também todo multiverso. Como que um episódio tão grandioso desses consegue ter uma boa história do Aranha, cuja maioria das aventuras são bem mais urbanas e pessoais?


O FINAL QUE A SÉRIE ESTAVA CONSTRUINDO



Mesmo que a intenção dos criadores era de fazer mais uma temporada, Guerra  das Aranhas age como um verdadeiro final de temporada ou série, respondendo várias tramas da série até o momento (ex: Para que a Madame Teia estava treinando o Peter?) além de trazer muitas referências de episódios anteriores como o fato do vilão ser um Aranha possuído pelo simbiote (algo que Peter lidou durante a Saga do Uniforme Negro na 1ª temporada)  ou o fato de um dos Aranhas estar sofrendo de uma mutação avançada que o faz se transformar no selvagem Aranha-Homem (tal como aconteceu com Peter na 2ª temporada).



Basicamente, o episódio resgata vários conceitos estabelecidos na séries e aproveita para que eles tenham um papel nesse finale, além de usar o conceito do multiverso para apresentar versões do Aranha que não resolveram os desafios que ele superou.

Falando nessas versões dos Aranhas...

INSPIRAÇÃO PARA O FUTURO DO ARANHA



Esse episódio é conhecido por ter introduzido o conceito do Aranhaverso e do Amigo da Vizinhança ter crossover com Aranhas de outras realidades. Porém essa não foi a única contribuição que essa história teve para na mitologia do Homem Aranha.

Muitas das versões que o Aranha interage acabaram sendo base para histórias futuras do personagem.

O Peter com braços do Octopus viria a ser utilizado na história do Homem Aranha Superior, onde o Octopus possui o corpo do jovem e tenta assumir seu lugar.



O Aranha de Ferro possui uma armadura tecnológica e se revela sendo um bilionário em seu universo bem estilo “Tony Stark”, algo que viria a acontecer em histórias como o período em que o Peter foi CEO das Industrias Parker.





Até mesmo o arco do Homem Aranha ator, de tentar ajudar os outros mesmo não tendo poderes que os outros se encaixa na temática de histórias como a do Miles Morales, de que qualquer um pode usar a máscara do Aranha. Qualquer um pode ser um herói.

Claro que pode ser tudo mera coincidência, porém tá claro que essa aventura do Aranha no multiverso teve certa influência nessas futuras histórias associadas ao personagem.

IMPORTÂNCIAS DAS VERSÕES ALTERNATIVAS DO HERÓI



No entanto, as versões alternativas do Peter não estão na história só pra serem influenciadores do futuro. Na realidade, os criadores da séries souberam escrever bem as versões que se uniriam ao Peter principal. Com exceção do Aranha Octopus, todos esses Aranhas e um papel na história tem momentos de destaque:

O Aranha escarlate é quem explica a história do Aranha Carnage, tendo uma forte ligação com o vilão.



Com sua atitude arrogante e egocêntrica, Aranha de Ferro funciona como um rival para o Peter, além de seu universo, onde ele nunca sofreu perdas ou problemas na vida, acaba tendo um papel crucial na queda do Aranha Carnage.



Por causa do seu problema de mutação, Aranha com braços extras acaba aos poucos se transformando no Aranha-Homem, se tornando um obstáculo que os heróis tem que lidar no caminho.





O ator do Homem Aranha tem todo um arco dele sendo subestimado pelos outros por não ter poderes especiais. No entanto, ele acaba provando seu valor na luta, ajudando os heróis num momento difícil e virando o jogo a favor deles.



Todos esses aranhas contribuem para a história e a evolução do Peter, mas aquele que dá a maior contribuição de todas é o antagonista dessa história.

O PIOR INIMIGO DE PETER PARKER



Herói enfrentar versão maligna de si mesmo não é novidade nenhuma. É praticamente uma tradição nessas histórias de multiverso. Porém o Aranha Carnage consegue se separar dos outros casos. Sua motivação é bem diferente dos vilões que a série apresentou. Ele não busca dominar o mundo ou ser rico. Ele simplesmente deseja destruir toda existência, incluindo a si mesmo.



O fato desse objetivo ser resultado de todas as perdas que sofreu ajuda a dar um lado trágico e compreensível pro personagem e o torna um perfeito reflexo do os piores aspectos do Peter trazidos a tona: Sua tristeza pelas perdas que sofreu, sua raiva pelos problemas que sempre passa por ser um herói e, acima de tudo, seu desejo de vingança contra o mundo que maltratou. O confronto do Peter principal contra o Aranha Carnage não se trata do herói derrotando um vilão qualquer, mas sim confrontando esse lado negativo de sua personalidade.

Mas como o Peter conseguiria derrotar um vilão que possui suas habilidades, sendo mais forte devido ao simbiote?

UM ARCO COMPLETO NUMA SÉRIE INCOMPLETA



Uma das maiores críticas que o desenho sofre dos fãs é o fato de ter encerrado sem concluir alguns de seus arcos, em particular a busca do Peter pela Mary Jane, que ficou presa em outra dimensão desde o final da 3ª temporada.



Eu entendo essa críticas e é realmente chato quando séries e filmes terminam deixando umas histórias não resolvidas. Contudo, eu acho que a diferença que a série do Aranha dos anos 90 tem em relação a outras é o fato de seu final não concluir a história da série, mas sim o arco do próprio Peter Parker.

Desde o início da série foi mostrado essa versão lidando com os dilemas que herói encara nas hqs, tentando equilibrar sua vida heroica com sua vida normal. Ele nunca era mostrado como um “herói perfeito”. Ele passava por dificuldades, seja no trabalho, na faculdade, nos relacionamentos, tomava decisões impulsivas e cometia erros. 



No entanto, conforme o desenho foi se desenvolvendo o mesmo aconteceu com Peter, com ele conseguindo obter momentos de vitória, mesmo pequenos, e indo de um jovem inseguro e impulsivo para um herói mais confiante e experiente, que usa sua cabeça antes dos punhos (uma forma astuta dos produtores driblarem as censuras do canal).



Seu conflito final com o Aranha Carnage é a prova final dessa evolução, com o Peter se lembrando do que aprendeu e salvando o dia não num conflito físico contra sua versão maligna, mas sim entendendo seu inimigo e tentando salva-lo. Com a ajuda do Tio Ben do Aranha de Ferro, Peter consegue fazer o Aranha Carnage reconhecer seu erro, levando-o a pedir perdão por seus crimes e se sacrificar para salvar a todos do seu simbiote.



Embora esse momento seja bem emocionante (principalmente o Peter principal tendo um diálogo com o Tio Ben) é a cena seguinte que torna esse episódio tão especial, com Peter visitando o universo do Homem Aranha Ator e conhecendo seu criador Stan Lee. 



Apesar de breve, a interação é bem importante, com Peter, após tudo que ele passou e ter visto versões diferentes de si mesmo, ele finalmente reconhece o valor da vida que possui. Apesar dos problemas que ele tem que lidar, Peter agora tem uma forte perspectiva otimista de sua vida e quem ele é. Esse momento se encerra com uma frase do Aranha que perfeitamente resume sua evolução (algo que editores da Marvel insistem em ignorar).

STAN LEE: Ei! Você não é mais aquele cara que venho escrevendo todos esses anos!

HOMEM ARANHA: Bom Stan, todo mundo tem que crescer um dia eu acho... até mesmo os personagens de ficção.

Teria sido legal se a série tivesse terminado como os produtores queriam? Sim! Teria sido bom que o Aranha tivesse reencontrado a Mary Jane? Absolutamente! Porém acho bem satisfatório que, mesmo com as coisas não saindo de acordo com o plano, os produtores conseguiram fazer um episódio épico, com ideias que viriam a redefinir a mitologia do Aranha no futuro e uma história que concluiu o crescimento do Peter. Adoraria ver conclusão da história do Aranha dos anos 90 com a Mary Jane, mas estou satisfeito com o que final, que eu considero não só um dos melhores episódios da série animada, como também uma das melhores histórias do Homem Aranha e do Aranhaverso.



Então é isso! Qual a opinião de vocês sobre a Guerra das Aranhas? Acham que é um bom final para série ou iriam preferir que o Aranha se reencontra-se com a Mary Jane? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões nos comentários abaixo. 

 

 

Postar um comentário

0 Comentários