"BATMAN MATOU? CAPITÃO AMÉRICA MATOU MUITO MAIS!!!"

 Frequentemente esbarro com discussões entre fãs da DC Comics e Marvel Comics. Um grupo querendo diminuir o outro. Recentemente encontrei alguém alegando que Batman no inicio de carreira matou vários bandidos, inclusive usando uma capa onde o morcegão empunha uma metralhadora...Bem, tenho más notícias: o Capitão América fez MUITO PIOR! Não acreditam? Então leiam...





Em primeiro lugar queria esclarecer que para mim tanto faz ser Marvel ou DC, desde que a história seja boa! Geralmente aqueles que ficam discutindo sobre esta ou aquela editora, este ou aquele herói, na verdade, conhecem bem pouco da história das histórias em quadrinhos. Os quadrinhos refletem a época que foram ou são escritos, assim não podemos julgar com um conceito de hoje uma história do passado...


Batman matou bandidos no inicio? Claro que matou, os quadrinhos não tinham regulamentação. Os limites eram estabelecidos pelas próprias editoras, somente mais tarde é que um psicólogo radical fez com que os quadrinhos fossem mais vigiados e censurados, o que culminou com a regra de "herói não mata" (e quando o faz, lamenta o fato e resolve abandonar a carreira...). 


A revista que serve de base para nossa matéria foi escrita em uma época em que o mundo estava em guerra e obviamente qualquer nação que tivesse do lado não aliado, era o demônio encarnado! E assim eram estereotipadas, alvo de preconceito, tratadas como menos que humanas. O objetivo óbvio era gerar o ódio do publico em geral...(vejam o exemplo abaixo)



A história em questão, mostra o Capitão América e seu fiel parceiro Bucky matando...UM MILHÃO DE JAPONESES ao mesmo tempo!! Se considerarmos que durante a guerra calcula-se que morreram 3 milhões de japoneses, a colaboração do Capitão foi bem expressiva!! 


Tudo aconteceu na revista "Capitão América Vol 1 # 42", publicada em 1942. Na história espiões chineses (ora, quem diria, ein!?), descobrem um plano maquiavélico dos japoneses de invadir os EUA (!!) e imediatamente o relatam ao serviço de inteligência americano e este ao general Douglas MacArthur,  diretamente! Como não podia deixar de ser, segundo o general "o homem certo para o trabalho seria o Capitão América..."


Porém, mostrando uma destas ingenuidades do passado, o exército não sabia como entrar em contato com a dupla de heróis. Felizmente, os dois em suas identidades civis (no caso soldados), montavam guarda justamente no local onde chegavam as mensagens secretas (que conveniente!) e...ouviram tudo (bastante secreto)!! O Capitão invade o quarto do general e se oferece, bem como a Bucky, para investigar o assunto dentro do território japonês ( e ninguém dá falta de dois soldados??). 




Mas, acontece que os japoneses são verdadeiros demônios!! Não só descobriram que os chineses haviam descoberto seus planos, como também descobriram que o Capitão havia chegado a Tóquio!! Caramba, estes caras são mesmos maquiavélicos! Imediatamente despacham soldados para capturar os heróis americanos! 


E claro que são bem sucedidos! Afinal, como o Capitão descobriria todos os planos dos japoneses? Sim, eles são maquiavélicos, mas pouco inteligentes! Contam o plano integralmente ao Capitão. E é um plano impressionante!! Eles planejam enviar uma tropa de...um milhão de japoneses para invadir os EUA!! 




Embora o Capitão pergunte como farão isto, o general japonês não diz. Notem, que o tratamento dado aos japoneses era repleto de ofensas raciais! Esta história hoje, sem a guerra acontecendo, não seria tolerada! Seria, como se diz: cancelada! Mesmo, com os japoneses também tratando os americanos como animais...afinal o publico tinha de antipatizar com eles! 


Bom, agora que o Capitão sabe os planos de invasão dos japoneses, ele precisa descobrir como se dará a tal invasão. Como os japoneses poderão enviar um contingente deste tamanho para os EUA sem serem notados. Em sua fuga o Capitão acaba por encontrar documentos que contem a resposta...e fica chocado!! 




Como pode ver na pagina anexada acima, o Capitão considera o plano monstruoso! Que excede a imaginação! Você também ficará chocado ao descobrir como os japoneses conseguirão invadir sem serem notados! Preparados!? Os japoneses...construíram um  túnel ligando o Japão aos EUA!!! É muita audácia e astúcia! O capitão corre até a entrada do túnel, mas é tarde. As tropas já partiram em direção aos EUA...



Mas, nem tudo esta perdido. As tropas chegarão ao destino em 12 horas. O Capitão consegue dar um 'trato' em um dos oficiais e descobre a saída do túnel nos EUA. Descobre também, que as tropas pegarão suprimentos na Ilha Marcus, que marca o meio do caminho. Os dois heróis roubam um avião, vão ate a ilha. Derrotam os soldados que lá estão e simplesmente explodem o túnel!  Como o túnel esta sob a água...



...Lá se vão um milhão de japoneses! E notem, que os dois, o Capitão e Bucky, não parecem ter ficado impressionados com isto ou sentir qualquer tipo de desconforto com o que fizeram. Na verdade, Bucky parece mais preocupado em ter de...descascar batatas!!! 




Bem, esta foi mais uma de nossas postagens dentro da sessão: "Histórias que Ninguém lembra" e claro que em breve voltaremos com mais outras. Afinal "recordar é viver"...Mas, se voce ficou com vontade de ler na integra, estou anexando um link para leitura online. O problema é que não consegui em português, somente em ingles...Mas, dá para ler sem problemas...Basta CLICAR AQUI.









Postar um comentário

0 Comentários