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10 MELHORES MUDANÇAS EM ADAPTAÇÕES DE HQS
Um dos assuntos mais
discutidos entre os fãs quando se trata de adaptação das hqs são as mudanças
que os produtores costumam fazer em relação ao material-fonte. Muitos criticam
essa decisão, dizendo ser um desrespeito as histórias originais e algo
desnecessário.
Mas outros não enxergam como um problema tão grande. Lembrando que filmes não são apenas pra fãs novatos como também para fãs veteranos que já conhecem as histórias do início ao fim. Mudanças podem ajudar a história se tornar mais imprevisível e surpreendente, além de torna-la uma história original ao invés de uma cópia plagiada de outro autor. Embora tenha vezes onde mudanças prejudicaram uma adaptação, tiveram outras onde elas a ajudaram a se tornar um sucesso ou até mesmo superar a história original, mostrando como os produtores souberam usar os melhores aspectos do material original e melhorar os seus pontos fracos e falhas.
Como exemplo disso, eis o meu top 10 melhores mudanças em adaptações de HQS
10)
HAMATO YOSHI É MESTRE SPLINTER (TARTARUGAS MUTANTES NINJAS)
Uma das franquias que
melhor representa o exemplo de mudanças entre o material-fonte e adaptação são
as tartarugas ninjas. Cada nova adaptação dos protetores de Nova York possui um
aspecto diferente da original. No caso da série dos anos 80, que tornou as
Tartarugas os ícones da cultura pop, uma das melhores mudanças foi na origem do
sensei dos heróis, Mestre Splinter.
Nas hqs originais,
Splinter era um rato de estimação do ninja Hamato Yoshi, rival do Oroku Saki, o
Destruidor. Após o vilão matar seu mestre, Splinter passa a vagar sozinho pelas
ruas de Nova York até encontrar quatro tartarugas cobertas com o produto
químico Ooze, que os transforma em seres humanoides.
Já no desenho animado,
pra tornar mais claro o conhecimento do Splinter em relação artes marciais, os
produtores fizeram com que Splinter fosse o próprio Hamato Yoshi transformado
num rato. Isso não só tornar mais fácil de acreditar que um rato seria capaz de
treinar as Tartarugas como também tornar a rivalidade dele com o Destruidor
muito mais pessoal e profunda.
9)
WANDA SE TORNA UMA VILÃ (WANDAVISION E DOUTOR ESTRANHO 2)
Uma das personagens com
uma história mais trágicas é Wanda, a Feiticeira Escarlate, com ela Tendo
começado como uma vilã e integrante da Irmandade do Magneto, encontrado
redenção ao se unir aos Vingadores, se casou com o Visão, teve filhos apenas
pra perder tudo com seu marido sendo desmontado e reconstruído como um androide
sem emoções e seus filhos sendo revelados como fragmentos da alma de Mephisto.
Tudo isso foi o bastante para fazer a Wanda surtar e cometer várias catástrofes
com seus antigos aliados, incluindo matar 3 vingadores e quase provocar a
extinção dos mutantes.
Embora o motivo do
surto de Wanda faz sentido, ela acaba caindo na típica armadilha de história,
onde roteiristas tentam focar demais no fato que ela é uma vilã, mostrando a
Wanda cometendo atos terríveis e desviam ela do objetivo principal: ter sua
familia de volta.
Nos filmes isso
conseguiu ser evitado. Embora a história da Wanda seja tão trágica quanto sua
versão das hqs, ela não perde tempo buscando vingança contra seus colegas. Ela tenta
encontrar meios para recuperar sua felicidade, desde prender uma cidade inteira
numa realidade onde ela e o Visão são casados e tem filhos a tentar roubar os
poderes da America Chavez para encontrar uma realidade onde ela possa se reunir
com seus filhos. Ela só luta contra os heróis quando eles ficam no seu caminho.
Outro detalhe é a
representação da loucura de Wanda, com ela sempre mudando de uma emoção pra
outra. Em muitas ocasiões ela tenta encontrar uma desculpa para seus atos (ex: mesmo
após Wandavision, ela repete o erro indo atrás da America Chavez, dizendo que
só vai matar uma vida e deixar a Terra em paz, usando o fato da America Chavez
não ser humana como justificativa para não considera o fato que vai matar uma
jovem) ou tentando barganhar ou seduzir os heróis a concordarem com suas ações
(ex: Ela promete ao Dr Estranho que não estará presente na dimensão e ainda promete leva-lo para um lugar onde ele
pode ficar com a Christine).
8)
ZEMO (GUERRA CIVIL; FALCÃO E SOLDADO INVERNAL)
Outro vilão que passou
por uma grande mudança ao ser adaptado foi o Barão Zemo. Nas hqs, ele é um
inimigo do Capitão America, buscando se vingar do herói e dos Vingadores, culpando-os
pela morte de seu pai. Um de seus momentos mais icônicos nas hqs foi no arco “Sob
Ataque”, onde ele atacou a mansão dos heróis e quase derrotou a equipe com a
ajuda dos Mestres do Terror.
A versão do MCU foi algo
diferente e mais complexo: Ao invés de um filho de um vilão fantasiado, Zemo
foi apresentado apenas como um homem normal, um soldado veterano que perdeu sua
família numa batalha dos Vingadores contra Ultron, tornando seu ódio muito mais
compreensível e até simpático, sendo difícil considerar Zemo um vilão
diabólico.
Isso se reflete em suas
ações: Ao contrário de sua versão das hqs, Zemo se vinga dos Vingadores não
atacando-os diretamente ou criando um exército de super humanos (algo que o
Guerra Civil usa para enganar o publico). Ele simplesmente manipula os eventos
da Guerra Civil para quebrar os Vingadores. Suas ações são consistentes com sua
motivação ao invés de contradize-las, o que tem sido o caso para personagens
similares como o Lex Luthor da DC.
7)
A TRAIÇÃO DE TERRA (JOVENS TITÃS)
Eis uma opinião
impopular: Não sou tão fã do Contrato de Judas, uma das histórias muito mais
populares dos Jovens Titãs. A ideia da trama é boa, dos heróis serem traídos
por Terram um dos seus integrantes. O problema é que não só a história revela
que a Terra é uma traidora muito cedo pros leitores, mas a personalidade
rebelde tornar a personagem muito chata e prejudica o impacto que leitor
deveria sentir quando ela se revela sendo uma completa psicopata trabalhado pro
Slade.
É nesse ponto que a
série dos Jovens Titãs deu um upgrade, mostrando Terra como uma garota legal,
simpática porém insegura, tendo dificuldade de controlar seus poderes e com
medo das pessoas rejeitarem ela por suas falhas, algo que o Slade usa para
manipula-la. Esse tipo de drama ajuda a tornar a personagem muito mais complexa
e sua traição bem mais compreensível e trágica, visto que a Terra do desenho
faz o público torcer
6)
OCTOPUS SENDO MENTOR PARA O PETER PARKER (HOMEM ARANHA SÉRIE ANIMADA, HOMEM
ARANHA 2 E JOGO DE PS4)
Um dos vilões icônicos
do Aranha é o Doutor Octopus. É dificil pensar na galeria de vilões do heróis
sem que o nome do Otto seja um dos primeiros a vir na mente. Por causa dessa
popularidade, o vilão participou de várias adaptações do herói, sejam filmes,
desenhos ou até video games.
Entre as mudanças
presentes em cada versão, uma que foi utilizada mais de uma vez foi a ideia de
fazer o Octopus ser um mentor para o Peter Parker. Isso surgiu primeiro no
desenho da década de 90, com Octopus sendo estabelecido como um professor de
Peter na infância
Essa ideia veio a ser
abordada mais a frente em adaptações como Homem Aranha 2 e o jogo de PS4 com Otto
e Peter tendo mais interações, tornando a relação deles bem emocionante e ao
mesmo trágica, conforme Peter acaba sendo forçado a enfrentar seu mentor e ídolo.
Otto ser mentor do
Peter ajuda a torna-lo uma versão distorcida do que Peter poderia se tornar no
futuro: Um cientista brilhante, porém amargurado e obcecado por seu trabalhado,
dando muito mais significado para o confronto dos dois.
5)
A MORTE DO CAVEIRA ATÔMICA (SUPERMAN VS ELITE)
Uma das minhas
histórias favoritas do Superman é o “What’s so Funny About Truth, Justice and
the American Way (O que há de engraçado em verdade, justiça e o jeito americano)
do Action Comics 775, onde o homem de aço confronta a Elite, um grupo de
anti-heróis violentos que julgam que “bandido bom é bandido morto”.
Uma dessas mudanças foi
a presença do vilão Caveira Atômica. Além de gerar cenas de ações muito bem
feitas, o vilão contribui para mostrar o ponto da Elite: Mesmo derrotado pelo
Superman, o Caveira matou vários inocentes e depois conseguiu fugir da prisão e
matou mais cidadãos, mostrando como os métodos do Superman são falidos e a
Elite tem um argumento justo por trás de seus atos questionáveis. Isso ajuda
tornar o conflito ideológico entre eles muito mais complexo, onde ambos lados
tem um ponto, além de mostrar o argumento da elite através de visuais ao invés
de apenas diálogos.
4) THANOS (GUERRA INFINITA E ULTIMATO)
Apesar de hoje em dia ser um dos vilões mais icônicos da cultura pop, Thanos sofreu certas críticas quando foi adaptado no MCU devido a mudança de motivações: Ao invés de ser um alien obcecado pela entidade Morte, ele agora era um genocida que busca criar um universo mais equilibrado.
Muitos tiveram problemas com essa mudança, visto
que a versão das hqs já tinha um motivo compreensivo e apontaram como a visão
do Thanos possui furos (“por que ele não usa a manopla do infinito para criar
mais recursos para super população?”; O que impede a população de crescer no
futuro?”)
Eu respeito essa opiniões
porém eu acho que essa mudança não foi ruim e discordo desses pontos por 2
motivos
1) Embora eu curta o
Thanos das hqs, tem vezes que o romance dele com a Morte age como uma espada de
dois gumes, com Thanos agindo como uma criança ou vilão de novela que não
aceita ficar na friendzone. Se isso fosse adaptado no MCU ia ser um enorme
prejuízo considerando toda construção que o vilão teve até o momento.
2) Não há problema a visão do vilão ter uns furos já que o ponto principal é o herói provar que ele tá errado. No caso do Thanos os defeitos servem pra demonstrar o aspecto que o tornar um vilão: A arrogância. Ele é tão cego pela ideia de que é o único que pode criar um universo melhor, que ele não encara outras possibilidades de que poderia ajudar o universo de outras maneiras, o que o universo idealístico dele possa falhar no futuro. Por isso que no Ultimato, ao descobrir que os Vingadores estão tentando desfazer seu estalo, Thanos simplesmente decide usar a manopla para refazer o universo a sua imagem, querendo forçar pessoas a admitirem que ele está certo do que reconhecer o erro.
Além disso, outra boa mudança na história original é o fato dos Vingadores estarem presente quando Thanos dá seu estalo, ao invés desse momento ser o estopim para o conflito deles com o Thanos, visto que ajuda do Thanos do MCU a se mostrar uma ameaça imponente quando os próprios heróis falharam em impedi-lo de atingir seu objetivo.
3)
NOVO MR FREEZE (BATMAN SÉRIE ANIMADA)
Batman série animada é
considerada por muitos, incluindo este que vos escreve, a melhor adaptação de
todas do Batman, tendo introduzido muitos ao mundo do cavaleiro das trevas. Um
das melhores coisas surgidas desse desenho icônico foi a mudança no Mr Freeze.
Nas hqs o vilão é praticamente uma piada, um vilão genérico definido apenas por seus poderes e habilidades, nada mais.
Já na série animada, Bruce Timm e Paul Dini
transformaram o vilão num personagem mais complexo, um cientista tentando
salvar sua esposa por meios necessários. Seus métodos são cruéis mas as
motivações são compreensíveis e simpáticas.
Melhor parte é que a
série nunca tirou o personagem dessa trajetória, com cada episódio agindo como
uma continuação direta ao outro, tornando o Freeze um dos personagens com
melhor desenvolvimento não só da série mas de todo universo animado da DC.
2)
GUERRA CIVIL DO MCU (CAPITÃO AMERICA GUERRA CIVIL)
Um dos melhores filmes
do MCU é Capitão America Guerra Civil, que mostrou o Sentinela da Liberdade sendo
forçado a enfrentar o Homem de Ferro, com ambos recebendo apoio de outros
heróis.
Pessoalmente acho a Guerra Civil um evento muito superestimado, uma história
pretensiosa, feita só para ter herói brigando entre si, com muitos personagens
sendo descaracterizados, principalmente o Homem de Ferro (o que leva a outro
problema: o lado do Homem de Ferro é totalmente vilanesco, não tendo motivo
nenhum pra torcer por eles).
Já a adaptação do MCU
conseguiu driblar esse problema dando motivos justos pro Steve e o Tony terem
seus conflitos e focando menos em ter exércitos de heróis colidindo e mais nas
discussões entre os heróis estabelecidos e como essa guerra afeta a eles e suas
relações.
Até o final é bem superior a hq, com o conflito do Steve e o Tony terminando sem um vencedor, porque no final de tudo, a Guerra Civil é uma luta inútil: Independente do lado que vença não impedirá danos colaterais; Tony matar Bucky não vai trazer os pais dele de volta e Steve matar Tony não vai consertar a reputação dele.
Essa é a tragédia desse
evento no MCU, a única coisa que essa guerra deixou foi a comunidade de heróis estando dividida e confiança rompida
entre os dois vingadores principais.
1)
A DECISÃO DO HOMEM ARANHA (SEM VOLTA PARA CASA)
Uma das piores
histórias feitas pela Marvel é “Um dia a mais”, que para muitos foi a história
que detonou com o Homem Aranha e seus anos de histórias memoráveis, com o herói
fazendo um pacto com Mephisto, abrindo mão dos seus anos casado com a Mary Jane
para salvar a vida da Tia. Pior ainda o fato da história terminar com Peter não
tendo memórias do que fez, apagando chance dele lidar com as consequências de
seu ato (o aspecto presente em todas versões do Aranha).
Essa história é tão ruim
que é incrível como o MCU conseguiu adapta-la de uma forma superior em Sem Volta Para Casa.
Enquanto a hq tentou fazer o Peter escapar das consequências de suas ações, o filme todo é sobre o crescimento do Peter, com lidando com consequências de suas ações e o preço delas. Por tentar convencer o Strange a mudar o feitiço, ele e o Peter acabam provocando um distúrbio no multiverso e trazendo os vilões que o Peter passa a caçar. Por tentar ajudar os vilões, Peter acaba sendo manipulado e traído pelo Osborn e tendo sua tia morta. No final, ele decidindo apagar sua existência mostra Peter tomando a decisão que ele não tomou antes, escolhendo fazer o grande sacrifício e encarar suas consequências que tentou evitar.
O final disso é puro
Homem Aranha: Os amigos do Peter tão salvos, podem ir pra faculdade, enquanto
ele está sozinho, sem amigos, suporte dos heróis ou pessoas que se lembrem
dele, mas reconhecendo o bem que sua decisão trouxe para outros e continuando a
proteger a cidade, como um verdadeiro Homem Aranha. Enquanto Um dia a Mais foi
um péssimo retcon para e fazer o Peter voltar a ser o adolescente que ela era
na década de 60/70, Sem Volta para Casa mostrou o crescimento do Peter e entrando numa
nova fase em sua vida.
Já é legal quando se
consegue adaptar tão bem um elemento de uma história boa, porém é muito mais
impressionante quando se consegue pegar um elemento de uma história ruim e
adaptar de uma forma melhor.
Por essa razão que, pra mim, essa é a melhor mudança em adaptação de hq.
Então é isso! Para vocês quais são as melhores mudanças em adaptações de hqs? Sintam-se a vontade para colocar suas opiniões nos comentários abaixo.
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