Memória Magazine | AÇO ou STEEL - O HOMEM DE AÇO (Steel)

Neste post, vamos lembrar da versão live action do personagem da DC Comics: AÇO (STEEL). O longa é um verdadeiro representante do cinema "TRASH" que foi incansavelmente reproduzido nas tardes do SBT. E, apesar de nem sempre usarmos o termo Trash para dizer que um filme é ruim, neste caso é impossível falar o contrário. Confesso que como "telefilme da tarde", não desgosto tanto dele, mas enquanto adaptação de um personagem de quadrinhos, é inegável que é uma produção lamentável e dolorosa de se ver. Ainda assim, nós não poderíamos deixar de resgatar mais esta MEMÓRIA para os jovens nostalgistas de plantão, não é mesmo? Então, chega de enrolação e vamos a matéria.

SINOPSE: John Henry Irons (Shaquile O'Neal) cria armas não-letais para o exército americano. Quando vê as armas por ele criadas sendo usadas por uma gangue, John descobre que seu projeto original foi sabotado. Revoltado, ele resolve usar o equipamento do tio Joe (Richard Roundtree) para criar uma armadura, que o faz assumir o codinome Aço. Seu alvo é Nathaniel Burke (Judd Nelson), que autorizou a venda das armas às gangues que agem nas ruas.

Título: AÇO ou STEEL: O HOMEM DE AÇO
Título Original: Steel
Ano: 1997
País: EUA
Gênero: Super-herói/Ação/Aventura
Duração: 97 minutos
Direção: Kenneth Johnson
Produção: Quincy Jones, David Salzman e Joel Simon
Roteiro: Kenneth Johnson - Baseado no Personagem da DC Comics, criado por: Jon Bogdanove e Louise Jones Simonson, em 1993.
Elenco Principal:
 - Shaquille O'Neal como John Henry Irons/de Aço
 - Annabeth Gish como Susan "Sparky" Sparks
 - Judd Nelson, como Nathaniel Burke
 - Richard Roundtree como o Tio zé
 - Irma P. Hall como Vovó Odessa
 - Ray J , como Martin
 - Charles Napier como Coronel David
 - Kerrie Keane como Senador Nolan
 - Thom Barry como o Sargento Marcus
 - Hill Harper como Ripas
 - Rutanya Alda como Mrs. Hunt
 - José Palmer como Holdecker
Trilha Sonora: Mervyn Warren
Cinematografia: Mark Irwin
Edição: John F. Link
Companhia produtora: DC Entertainment
Distribuição: Warner Bros.
Orçamento:   US$ 16 milhões
Arrecadação: US$ 1,7 milhão


No filme temos o super atleta de ascensão meteórica na NBA, Shaquille O'Neil, em seu segundo filme (o primeiro foi "Kazaam"), além de astros hollywoodianos como: Nick Nolte, Mary McDonnell e Ed O´Neill. E, também o ótimo diretor/roteirista: Kenneth Johnson. Fora o fato de que nos quadrinhos o personagem já havia se consagrado junto aos fãs de Hqs. Infelizmente, nada disso foi capaz de gerar um bom filme. Apesar de ter sido produzido e lançado nos cinemas, o longa só convence como um telefilme de baixo orçamento e sem pretensões de sucesso. Nas histórias de bastidores, consta que após o fracasso de Kazaam, o estúdio desanimou com o potencial comercial de Shaquille. Não bastasse isso, "Batman e Robin" também fracassaram nas bilheterias. Daí, além dos cortes de produção, também aboliu-se as campanhas de marketing. Logo, o enorme fracasso de bilheteria não chegou a chocar ninguém. Mas, serviu para esfriar a carreira cinematográfica do gigante das quadras de basquete. Aço é um "TRASH movie" com T maiúsculo. Só consegue agradar a turma do quanto pior, melhor. O filme deixa a desejar desde a atuação do personagem principal, passando pelos (de)efeitos especiais e até mesmo, os enquadramentos de câmera. Outro ponto lamentável é a enorme diferença estética e de "poderes" do personagem dos quadrinhos e sua contra-parte em live action. Tirando a altura e a presença de Shaquille O'Neil em tela que são como uma doce promessa, o que vemos no personagem em sua armadura é algo grotesco. Falando assim, você pode achar que eu odiei o filme, mas isso não é verdade. Como entretenimento descompromissado para um sábado a tarde, na companhia de uns bons amigos zueiros, é diversão garantida. Nota: 4/10


O personagem foi criado por Louise Simonson e Jon Bognadove para o arco Reign of Supermen de 1993, que trazia os eventos seguintes a morte do Superman Na época, surgiram quatro substitutos para o manto do herói. Sua primeira aparição foi breve e ocorreu em Adventures of Superman #500, quando John Henry Irons saindo de um monte de escombros e clamando por Apocalypse. Porém, sua história só começou a ser apresentada em Man of Steel #22. 
O visual e o nome do personagem, John Henry, foram inspirados na lenda americana de um ex-escravo, que devido à sua força descomunal e incrível resistência, ousou confrontar uma máquina a vapor num desafio para cavar um túnel em uma montanha. Portando duas marretas, ele venceu o desafio, morrendo logo depois, devido ao extremo esforço. 
Ao longo dos anos, o personagem nos quadrinhos se consolidou como um valioso aliado do Superman, tendo até o seu título próprio, em 1994, e fazendo parte da segunda formação da Liga da Justiça, na fase escrita por Grant Morrison. Com a iniciativa Os Novos 52, John virou um jovem cientista atrelado a projetos governamentais, que se rebela ao saber dos planos de Lex Luthor e do General Sam Lane para o Homem de Aço. Já em Renascimento, ele forma uma equipe com sua sobrinha, Natasha Irons (que também aparece em Superman & Lois) e Lana Lang, para proteger Metropolis.


CURIOSIDADES:
  • A produção do filme começou com o produtor musical Quincy Jones e seu parceiro David Salzman. Ambos fãs confessos do personagem nos quadrinhos.
  • A avaliação do filme no IMDb é de apenas 2,7.
  • No Rotten tomatoes, o filme tem uma classificação de 12%, com base em 25 avaliações, com uma classificação média de 3/10. 
  • O nome completo de Shaquille O'Neal é Shaquille Rashaun O'Neal, mas o astro é mais conhecido pelo apelido de Shaq. Além de sua carreira como jogador de basquete, O'Neal já lançou quatro álbuns de rap, atuou em 12 filmes, é oficial da reserva da polícia portuária de Los Angeles, lutador de MMA e, atualmente, trabalha como comentarista esportivo no programa televisivo Inside the NBA, da rede norte-americana TNT.
  • Kenneth Johnson tem como destaque em seu currículo o crédito pelas séries de TV: O Incrível Hulk, O Homem de Seis Milhões de Dólares, a Mulher Biônica, V - os Visitantes, etc.
  • Para ajudar com os aspectos urbanos do diálogo, Kenneth Johnson levou uma cópia do script para o Centro-Sul de Los Angeles e passou um dia com um grupo de crianças para garantir que o linguajar de alguns dos personagens era mais crível.
  • Johnson removeu a capa da armadura de "Aço", assim como optou por afastar o personagem de sua tradicional história nos quadrinhos e substituiu-a por protagonistas e antagonistas de sua própria invenção. 
  • Apesar da recepção negativa ao filme, os críticos elogiaram Annabeth Gish no papel da cadeirante, Susan Sparks. O New York Times classificou o desempenho de Gish no papel como "bom desempenho". O San Francisco Chronicle disse que ela "se tornou também, a primeira heroína cadeirante em um filme de ação de Hollywood.
  • As filmagens duraram cinquentra e um dias, sendo que Shaquille O'Neal já estava comprometido em jogar as Olimpíadas de 1996, e em treinar com o Los Angeles Lakers no Havaí. Isto deixou o diretor Kenneth Johnson, com apenas cinco semanas para realizar as filmagens de todas as cenas com O'Neal.
  • O personagem Aço também tem uma boa presença fora dos quadrinhos, em animações como Superman : A Série Animada e Liga da Justiça Sem Limites e fora este longa de 1997, recentemente passou a ser visto na série de TV: Superman & Lois.

Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

Postar um comentário

0 Comentários