TOP 5 - SONS DO ICE CUBE - Thanks God it's Friday...

 


Conheci o Cube, talvez como a maioria que não viu os full anos 90, através de filmes meia bocas de comédia que passavam na Sessão da Tarde –tipo um que ele era um padrasto chato tendo que lidar com o uma criança que era seu enteado e mais mala que ele -. Mas na década passada, entre umas músicas e outra, fui aprofundando nas letras fodas que o cara fazia, esperto, guardou as melhores para a carreira solo. Esse é o meu top 5, com as razões... Preferi já botar os vídeos com as legenda em BR para a maioria poder acompanhar melhor, vamos a lista.

Ice Cube como Bowman, em Call of Duty: Black Ops


Ain't Got No Haters

“Sorry, y'all, I ain't got no haters

All I got is motherfuckin' players”

Começando pelo final, aqui temos um Ice Cube mais “paz e amor” na década, já coroa fazendo uma reflexão (?) sobre como todas as brigas foram necessárias para chegar onde chegou, e que  não teve “inimigos reais”, apenas obstáculos necessários que acabaram o servindo. Arrogante? Certamente. Resiliente? Em certa medida. “Everybody love my black ass Darth Vader”.



Sampleado do som: Delegation - Oh Honey

 



No Vaseline

 

“…Tried to dis Ice Cube, it wasn't worth it

'Cuz the broomstick fit your ass so perfect

Cut my hair and I'll cut them balls

'Cuz I heard you're, like, givin' up the drawers

Gang-banged by your manager, fella

Gettin' money out your ass, like a mothafuckin' Ready Teller” 


Talvez a composição mais venonosa do rapper, que fez sucesso em banda famosa dos anos 90, o N.W.A, contando com igualmente famosos Dr. Dre (que afora a carreira de rapper, revelou vários outros com a sua gravadora, entre eles 50 Cent e Eminem),  e Easy-E (falecido nos anos 90, e homenageado de forma explicita no GTA San Andreas). Verdade seja dita, Ice Cube vinha tendo problemas com o empresário deles, algo até mostrado no filme “Straight Outta Compton”. Após ouvir uma faixa do disco de sua ex-banda lhe chamando de traidor, Cube saiu de toda a superficial riqueza e tranquilidade  que tava vivendo e botou tudo para fora. 

Ice Cube fala que não se arrepende do som, 25 anos depois (sem legendas):


Trailer legendado de Straight Outta Compton:




Gangsta Rap Made Me Do It

“I'm raw as a dirty needle

Choke an eagle

Just to feed all my people

Lyrically I'm so lethal

Plant thoughts in they mind just to defeat you

Ice cube is a saga ya spit saliva

And I spit lava...”

 


Já durante a segunda metade dos anos 90 o Esquerdisticamente Correto começou a bater mais forte, chegando no sub-gênero do Gangsta Rapper, em especial pelo constante uso da “palavra que começa com N”, que tem uma conotação puramente racista e era usada (e ainda o é) em quase todo tipo de letra do gênero. Setores mais conservadores já batiam desde sempre na tecla de que as músicas desse gênero servem mais como uma glorificação da vida do crime, bem como um incentivo. – O que é parcialmente verdade, sejamos francos, mas isso é tema para outro dia. -. No som “Thanks God”, Cube se defende: “... Eu culpo esses filhas da putas pelo Gangsta Rap, porque se eles não criassem essas condições, eu não teria merda nenhuma para cantar sobre”. No clipe, em uma distopia nacional-socialista (e quem diria, em "2020 nenhuma criança será deixada para trás), alunos de uma sala recebem uma doutrinação sobre como o mundo era um lugar pacífico antes desse tipo de som, Cube surge em um telão, basicamente como uma mensagem underground que não deveria estar ali, junto com um “Me culpe” e uma das melhores levadas de um som que ele já fez.




Check Yo Self

“…You better check yo self before you wreck yo self

'Cause I'm bad for your health

I come real stealth

Dropping bombs on your moms

Fuck car alarms

Doing foul crime

I'm that nigga wit'cha Alpine…”

Diretamente do seu terceiro álbum, e talvez o que teve mais sucesso de todos, “The Predator”. Nele, Cube tá numa cadeia (o clipe é bem nostálgico, se levado em conta quem viveu o período do canal da MTV), mas como diz o refrão, “É melhor se ligar, antes que você se foda, porque eu faço mau pra sua saúde”. O beat que ele usa nesse som foi tirado do som “The Message”, do grupos Grandmaster Flash & The Furious Five, que falavam sobre a degradação social em 1992... “...É como uma selva às vezes, isso me faz pensar, como eu evito afundar”. Dez anos depois, a mensagem era reforçada, de maneira menos elegante.



Sampleado do som: Grandmaster Flash & The Furious Five - The Message

 


It Was a Good Day

“…Pulled out the jammy, and killed the poor nanny

And my dick runs deep, so deep, so deep

Put her ass to sleep

Woke her up around one

She didn't hesitate, to call Ice Cube the top gun…”



A música suprema de todas as Sextas, e que motivou esse post. Quando você vive uma vida tão fodida e incerta e não sabe se vai tá vivo no outro dia, passar um dia sem ter tiroteio, sem precisar “usar sua A.K” e consegui ver seus amigos, jogar com eles e sair com a mina que você gostava há anos, não levar um enquadro da polícia, não ser assaltado ou atentarem contra a sua vida... Não acredito, mas tudo isso faz um bom dia, relata Cube.

Sampleado do som: The Isley Brothers - Footsteps in the Dark, Pts. 1 & 2



Já conhecia? Achou ofensivo? Deixem aí nos comentários. Com o post tendo um bom alcance, posso fazer de outros músicos da mesma época... E seguimos.



Me siga no Instagram: @ozymandiasrealista

Postar um comentário

0 Comentários