TOP 10 - MELHORES DUELOS DE YU-GI-OH!

 


TOP 10 MELHORES DUELOS DE YU-GI-OH

 

Um dos animes que marcou muito a infância de vários fãs, principalmente jogadores de card games como eu, foi o icônico Yu-Gi-Oh. Baseado num mangá escrito por Kazuki Takahashi (que tragicamente nos deixou em julho desse mesmo ano), a série tinha como protagonista Yugi Muto, um jovem adorador de jogos de cartas e tabuleiros que, após meses, conseguiu completar o quebra-cabeça do Enigma do Milênio, se tornando hospedeiro de um espirito de faraó que salvou mundo milhares de anos atrás no Antigo Egito. A partir desse momento, Yugi, ao lado de seus amigos, passa a se envolver em muitas aventuras para ajudar o faraó a recuperar memórias de seu passado, além de enfrentar vários perigos e vilões em jogos mortais, principalmente envolvendo Monstros de Duelo, um jogo de cartas onde os jogadores invocam monstros e criaturas místicas para lutarem entre si.


Embora a série inicial tenha sido mais sombria e fiel ao mangá foi após o lançamento da segunda versão do anime que Yu Gi Oh se tornou um sucesso no mundo da cultura pop, aumento a popularidade do card game e gerando vários spin off como GX e 5ds (meu favorito).



No entanto, para muitos fãs, a série original continua sendo a mais marcante e popular, com personagens carismáticos, arcos muito bem construídos, momentos icônicos e duelos bem tensos, com cada episódio terminando num cliffhanger, deixando os fãs ansiosos para ver o resultado no próximo.

Mas, entre esses duelos da série quais foram os melhores? Quais foram duelos que deixaram uma impressão maior, combinando bem a disputa com a evolução dos personagens?



Para responder essa pergunta, eis o meu top 10 melhores duelos de Yu Gi Oh

 


10) YUGI VS DARK BAKURA (Reino dos Duelistas)



Um dos vilões recorrentes nas aventuras do Yugi é Bakura, seu colega de classe que também o acompanha em suas aventuras. Embora pareça amigável e inocente, Bakura também possui uma relíquia do milênio, no caso o Anel do Milênio e, tal como Yugi, também é hospedeiro da do espirito que habita o objeto, o Dark Bakura.

Diferente do faraó, Dark Bakura é um vilão sádico e sinistro, que busca sempre atormentar o herói e tentar roubar seu enigma do milênio. Um dos conflitos mais marcantes entre os dois foi na primeira aparição do Dark Bakura na saga do Reino dos Duelistas, onde ele enganou Yugi e seus amigos, selando as almas deles em suas cartas favoritas e forçando o faraó a enfrenta-lo usando seus amigos como os monstros.



Isso coloca o Faraó diante um grande dilema visto que ele não só tem que encontrar uma forma de libertar Bakura mas também evitar que seus amigos sejam mortos durante o duelo.

9) MARIK VS MAI



Outro vilão que causou muitos problemas para Yugi foi Marik, líder de uma gangue de ladrões de cartas conhecidos como Rare Hunters que buscava eliminar Yugi, por culpar o faraó pela morte de seu pai. Mal sabia Marik que o verdadeiro assassino era na realidade ele próprio, por estar sob influência de uma personalidade maligna nascida dos anos de abuso que sofreu na infância.

Durante as finais da Cidade das Batalhas, a personalidade maligna de Marik reassumiu o controle, se tornando um dos adversários mais cruéis do evento, torturando vários dos amigos de Yugi de formas diferentes. O primeiro deles foi Mai Valentine, com Marik usando magia para tornar o duelo num “jogo das trevas”, onde cada dano custa uma memória do jogador, o que afetava Mai de forma bem pessoal, visto que que lidava com traumas ligados a solidão.

No entanto, o duelo não é totalmente a favor de Marik, com Mai tendo momentos de se destacar, escapando de muitas armadilhas do vilão fazendo os fãs torcerem para que ela consiga obter a vitória, dando a conclusão do duelo um impacto emocional muito maior.

 

8) YUGI & KAIBA VS LUMIS E UMBRA



Se Yugi é o Goku do anime, então Seto Kaiba é seu Vegeta. Enquanto Yugi é um garoto simpático, cheio de amigos e se dá bem com todo mundo, Kaiba é um rapaz rico, arrogante e solitário, tendo apenas a companhia de seu irmão Mokuba. Devido aos traumas que passou na infância, indo de um órfão pobre a herdeiro de uma empresa, Kaiba cresceu tendo que se esforçar por conta própria, tendo dificuldade de confiar em outros, justificando sua obsessão em querer superar Yugi.



No entanto, sua ideologia é colocada a prova na Cidade das Batalhas, quando Lumis e Umbra, dois Rare hunters a serviço de Marik, sequestram seu irmãozinho, forçando Kaiba a trabalhar com seu rival para derrota-los num duelo de duplas. Embora esse evento não faça Kaiba desistir de seu desejo de derrotar Yugi, ele começa perceber o valor que pode vir de trabalhar com os outros, tendo uma evolução na rivalidade dos dois duelistas.

7) KAIBA VS AMELDA



Apesar de arrogante e teimoso, Kaiba não é uma pessoa má, com sua atitude sendo resultado dos abusos que ele sofreu de seu padrasto corrupto e das ações que ele teve que tomar para conseguir se tornar dono da Kaibacorp, convertendo uma empresa de armamentos numa companhia dedicada a jogos e entretenimento.

No entanto, os pecados de seu pai tiveram consequências para muitas pessoas, e uma delas foi Amelda (Alister na versão americana), um dos membros da organização Doma, os vilões do arco do Orichalcos.  Tendo perdido seu irmão durante uma guerra, onde os invasores tinham recebido armas da Kaibacorp, Amelda busca eliminar Kaiba, culpando-o pelos crimes de seu padrasto. Esse desejo de vingança o leva a emboscar Kaiba e Mokuba em um avião e os dois travam seu duelo decisivo.

Esse duelo é um dos exemplos de como Yu Gi Oh consegue combinar os duelos com história e desenvolvimento dos personagens. Enquanto Amelda fica usando monstros maquina bem parecidos com as armas que mataram seu irmão, Kaiba se mantém calmo durante o duelo. Ele não tenta negar os erros de sua família, deixando que o duelo decida quem tem razão e fazendo Amelda reconhecer a hipocrisia de seus atos.

Destaque também para o fato do duelo está acontecendo num avião, que vai sendo danificado durante o combate e começa a cair, aumentando o suspense de como os heróis vão escapar dessa situação.

6) YUGI VS KAIBA (REINO DOS DUELISTAS)



Não tinha como fazer uma lista sem citar um duelo entre Yugi e Kaiba. Apesar de muitos preferirem o primeiro duelo deles ou da Cidade das Batalhas, o meu favorito é o segundo duelo no Castelo de Pegasus durante o arco do Reino dos Duelistas.

Além de momentos icônicos, como Kaiba invocando pela primeira vez o Dragão Supremo de Olhos Azuis e a forma astuta (e hackeada) como Yugi contra-ataca esse monstro poderoso, o que torna esse duelo diferente dos outros é o fato de Yugi e Kaiba terem motivos justos para se enfrentarem. Yugi deseja entrar no Castelo e derrotar Pegasus, que robou a alma de seu avô, enquanto Kaiba precisa vencer Yugi para poder enfrentar o vilão, que também roubou a alma de seu irmão. É um tipo de conflito que coloca os fãs sem saberem pra quem torcer.

Contudo, o que torna esse duelo tão marcante é sua conclusão onde o Kaiba, desesperado, realiza uma ação que coloca o Yugi diante um grande dilema, fazendo ele percebe que o Faraó não é tão inocente ou incapaz de cometer erros. O que nos leva a...

5) YUGI VS RAFAEL (1º DUELO)



Algo bem legal na relação do Yugi com o Faraó é o fato de ambos possuírem problemas opostos: Enquanto Yugi lida com sua timidez, dúvidas e inseguranças, Faraó sofre de alta-confiança e recusa em aceitar derrota. Claro que determinação é algo admirável, porém se exagerada pode fazer o indivíduo se tornar arrogante e imprudente.

Embora o Faraó tenha mostrado atitude impulsiva em certos episódios, foi no arco do Orichalcos onde sua arrogância resulta numa consequência bem grave: Durante um duelo contra Rafael, outro membro de Doma, Faraó fica sofrendo um dano em cada rodada. A pressão aumenta ainda mais quando Rafael lhe entrega o Selo de Orichalcos, uma carta que aumenta o poder de seus monstros mas tornar o duelo num jogo das trevas. Estando encurralado e temendo a derrota, Faraó vai contra os apelos de Yugi e usa o selo. Esse ato se prova seu maior erro, pois ele acaba realizando várias estratégias impulsivas, sacrificando muitos de seus monstros (que devido a magia do Selo, são reais e se sentem traídos pelo garoto por quem lutaram).




O final do conflito é uma das maiores quedas que o Yugi sofreu, com Rafael não só derrotando o Faraó mas, como o Selo de Orichalcos reclama a alma do perdedor, Yugi assume o lugar do Faraó, salvando seu amigo, que passa o resto do arco tendo que lidar com a responsabilidade de seus erros.



4) YUGI VS PEGASUS



O primeiro grande vilão que Yugi teve que enfrentar em suas aventuras foi Maximillion Pegasus, o criador do Monstros de Duelo.  Além de ter roubado as almas do avô de Yugi e dos irmãos Kaiba, Pegasus se mostrava, desde o início da série, um vilão imbatível, com seu Olho do Milênio permitindo ele ler a mente dos oponente e contra atacar suas estratégias. Como é possível derrotar um oponente que prevê seus movimentos?

Por sorte o Yugi não possui apenas UMA mente. Trabalhando em conjunto com o Faraó, o herói consegue enganar o Olho do Milênio de Pegasus, usando sua troca de personalidades para confudir o vilão, impedindo-o de prever suas jogadas.

Além de um dos melhores finais de arcos, esse duelo marcou o início oficial da parceira de Yugi com o Faraó, com os dois começando a trabalhar juntos como parceiros e Yugi tendo um entendimento melhor do espirito que habita seu Enigma do Milênio.

3) YUGI VS STRINGS



Outro grande desafio que Yugi encarou em seus duelos foram os deuses egípcios, 3 cartas de monstros bem poderosos e com habilidades difíceis de serem superadas, que foram introduzidos durante a Cidade das Batalhas. Enquanto Kaiba possuía o primeiro deus (Obelisco), Marik tinha os outros dois (Osiris e o Dragão Alado de Rá). Após Yugi ter derrotado alguns de seus capangas, Marik decide apelar e usa um de seus capangas, Strings para enfrentar Yugi com a carta de Osiris.



O duelo é um dos mais intensos que o Yugi enfrenta, com a força de Osiris superando todos seus monstros e seus ataques sendo interceptados por outro monstro de Marik capaz de se regenerar (e cada vez que faz isso o ataque de Osiris aumenta). O final do duelo é um dos exemplos de como Yugi consegue usar a força dos vilões a seu favor, virando a estratégia de Marik contra ele (esse momento ganha muito mais significado quando se sabe a origem do nome Osiris e mitologia e cultura do antigo egito)

2) YUGI VS FARAÓ



Como falei, o arco do Yugi é uma história de um garoto tímido e inseguro crescendo num rapaz maduro e confiante. Em vários pontos do anime ele questiona suas habilidades, tendo dúvidas se ele é realmente um duelista ou se é o faraó que o torna um grande duelista.

A resposta para isso vem no último episódio da série onde o Faraó, tendo recuperado suas memórias, precisa ser derrotado num duelo para poder voltar para o além. Embora outros como Kaiba se ofereçam para enfrenta-lo, Yugi opta por ser separar do Faraó e duelar contra o espirito, mostrando seu verdadeiro talento como duelista.

Foi uma perfeita conclusão para a história do Yugi e o momento final dele com Faraó é um dos momentos mais emocionantes da série.

No entanto, embora esse duelo seja uma boa conclusão, tem um que eu considero o melhor de todos da série, e esse duelo é....

1) JOUNOUCHI VS MARIK



Embora muitos fãs tem o Yugi ou Kaiba como melhor personagem da série, o meu favorito é o Jounouchi Katsuya (ou Joey Wheeler na versão americana). Ao contrário dos outros dois duelistas principais, Jounochi não teve um bom começo, sendo bem impulsivo e inexperiente, com outros duelistas como Kaiba zombando e subestimando o rapaz.  Seu arco se trata de uma jornada de um cara subestimado para um duelista mais experiente e respeitado

Cidade das Batalhas marcou o grande ponto de seu desenvolvimento, com Jounouchi ficando mais disposto a se tornar um duelista melhor, entregando seu dragão negro de olhos vermelhos (sua carta mais poderosa) para Yugi (com Jounouchi não querendo ficar dependente do poder da carta, prometendo reconquista-la depois num duelo com seu amigo), e passando a ter aventuras solo, ganhando vários duelos cartas mais poderosas e conquistando o respeito de outros duelistas.



No entanto, seu momento de destaque veio nas finais do torneio, onde ele conseguiu chegar entre os 4 finalistas, tendo Marik como seu adversário. Embora fosse obvio que o vilão iria ganhar no final para depois enfrentar o Yugi, os produtores souberam brincar com a expectativa dos fãs, mostrando   Jounouchi como um completo badass. Mesmo sendo torturado pelo jogo das trevas de Marik, Jounouchi resiste por um bom tempo, sendo movido pelo apoio de seus amigos e seu desejo de resgatar Mai (cuja mente estava presa numa ilusão de Marik), superando uma estratégia do vilão uma após a outra, chegando bem perto de derrota-lo. No entanto, seu corpo acaba cedendo aos ferimentos, impedindo sua vitória.



Embora Jounouchi não tenha vencido essa batalha, o fato dele ter quase conseguido foi o bastante para ele conquistar o respeito de muitos, até mesmo de Kaiba (embora não admita para outros). Yugi pode até ser o protagonista, mas Jounouchi é o personagem que melhor representa uma das principais mensagens da série sobre dar seu melhor e nunca desistir. Por essas razões esse duelo é o melhor de Yu Gi Oh de todos.



Postar um comentário

0 Comentários