Review - Adão Negro (COM SPOILERS)

 

💊Veja também: Adão Negro - The Rock traz o brucutu ao DCEU - Review com alguns spoilers

Fala fala fala!

Tudo bem galera??

Fui ontem ver esse filme (19/10) peguei a pré estreia, e desde já adianto: procurei não ter visto trailer algum e fazia o possível pra não ler quaisquer comentários a respeito do filme.

Minha única fonte eram as referências do que li sobre os personagens nas HQS, fui com uma expectativa baixa (como sempre faço) e fui com o coração aberto.

Amigos, só avisando que esse texto será bem longo e esmiuçado, visto que esse filme está em produção pelo The Rock a pelo menos 14 anos. (acredite você ou não.)

Você percebe o esmero da equipe, você (como muitos youtubers disseram) que esse filme tem toda uma atmosfera "quadrinhos" dos pés á cabeça.

Você tem a nítida sensação de que os caras LERAM todo o LORE referente ao Adão Negro e associados (tanto no pré quanto no pós 52).

Eu vou falando conforme eu for me lembrando, como esse filme tinha muitas funções que acabou "acumulando" pra si (inadvertidamente) esse filme acabou tendo muita "urgência" tanto dentro como fora das telas, de maneira que você percebe que eles querem cumprir diversas frentes: vamos a elas.

Mostrar que o universo DC continua, mostrar que além dele continuar que ele está em expansão e que ele tem também potencial e um passado denso.  Atender ao público leigo, atender ao público fã raiz, atender faixas etárias DIFERENTES, tentar trazer algum diferencial ou qualidade (ou ambos), fazer dinheiro, ir bem com a opinião do público (é a única que importa) e principalmente; não depender de Shazam em absolutamente NADA E funcionar sozinho. 

Quanta coisa não?

Se faz salutar o que eu recapitulei acima pra que você tente entender até onde o filme pôde ir e porque ele tomou algumas decisões que tomou.

Isso servirá tanto pra elucidar porque temos diversos pontos positivos e porque temos alguns pontos negativos (arestas para se aparar) a respeito desse filme.

Eu sou um fã como a maioria de vocês, eu leio quadrinhos, vejo séries, animações e animes. Jogo no meu XBOX e nos meus emuladores. Por isso eu acredito estar em pé de igualdade com você leitor, fã geek do meio.

Como o filme "pedia urgência" ele vai direto ao ponto (!) (no começo) tem toda uma narração épica lembrando um pouco "Senhor dos anéis"e com sua paleta de cores e direção de elenco, em alguns momentos o filme parece emular alguns trejeitos do Zack Snyder (calma. é uma constatação, não um julgamento de valor.) de maneira que: algumas vezes FUNCIONA,  e outras vezes nem tanto. mAS VOLTAREMOS ao assunto.

O filme quase não tem espaço pra "barrigada" e é "correria" o tempo todo, não lhe dando tempo suficiente e hábil pra contemplar melhor algumas coisas ou até mesmo pensar melhor sobre algumas questões levantadas no próprio filme. 

Como dito acima, o filme tem algumas "Snyderzices" de maneira que: se alguma pessoa se INCOMODA com esse tipo de filmografia, a pessoa vai sentir. Ou: se a pessoa GOSTA DESSE ESTILO, ela se sentirá em casa.

Como o filme tem muitas frentes a desempenhar, há algumas escolhas como "uso de trilha sonora pop" (música dos Rolling Stones, por exemplo), uso da trilha pra tentar manipular sua emoção (quase uma vuvuzela no seu ouvido, sendo que algumas cenas em si NÃO PRECISARIAM DISSO. Cenas de humor que a princípio me irritavam, mas depois eu entendi a função, visto essas múltiplas "frentes" que eu disse. Ainda associado a isso e também ao fator "idade da audiência" tem um personagem em específico (um adolescente, quase um sidekick no filme) que meio que tem a função de "direcionar a história" ou SER os olhos dos espectadores mais novos ou gerar empatia com crianças mais novas.

Dito tudo isso, eu entendi porque o garoto está no filme, além de (spoilers mais a frente) sua função narrativa VÊM DOS QUADRINHOS.

O filme tem um mérito que: todos os que assistem filmes do The Rock meio que tem a sensação "familiar" como se ele fosse um velho amigo da família, então não é demérito dizer que quando ele participa de um filme é como se ele fosse "sempre o mesmo personagem" ou que em Adão Negro ele "está sendo ele mesmo" PQ ISSO ACABA AJUDANDO O FILME. 

The Rock não é um ator perfeito. Ponto. Mas você percebe que ele curte o personagem/ideia do filme em si e também SABE ATÉ ONDE SUA  ATUAÇÃO PODE IR. Ele como Teth Adam é literalmente uma "força da natureza", rápido, duro, implacável, mortal. 

Ele (em muitos momentos do filme) é literalmente um "cara conceitual" (como falamos em jogos de cartas) por exemplo: Se Você é um Brolly da vida e passa por um Kuririn e obviamente você é milhões de vezes mais forte, você joga o personagem mais fraco longe igual a um boneco de pano. ponto. Com toda certeza os caras da marvel viram esse filme e pensaram: "porra, a gente só foi lembrar que o Thor pode fazer isso em parte de Ragnarok e Guerra infinita?"

Toda a linguagem em lutas, concepção de poderes, mostra o dever de casa dos caras (tendo assistido a DBZ e também a Man of Steel, que também pegava carona em DBZ) o Adão tinha momentos que parecia se teleportar, de tão rápido que ele era! Sua presença e durabilidade em cena parecia mostrá-lo como uma rocha (!) (trocadilho infame) não tendo NEM MESMO SEU CAPUZ BALANÇANDO COM O VENTO DAS EXPLOSÕES CARA!


Continuando: como o personagem em si é sério e sisudo, e o filme tinha muitos públicos a atingir, a escolha foi usar essa "seriedade" do personagem quase como um "elemento" de estranheza (tipo, ele é imparável e durão, quase como um robô, e associando ao fato dele ainda estar se adaptando aos nossos tempos, geram diálogos e dinâmicas interessantes) e associando ao fato dele ser dublado por GARCIA JUNIOR ( voz do Schwarzenegger) isso dinamizou a atuação e o brilho do personagem. Além de alguns momentos de "humor involuntário" lembrarem coisas como o próprio Schwarza em filmes como "O Predador" (que ele fixa um cara com um facão numa parede e diz "não saia daí") 

Visto que The Rock meio que tinha esse "modus operandi" pra agir, consigo entender porque têm se o garoto no filme, (não o estou defendendo. estou explicando suas funções) uma vez que ele é "o fã", ele entende de quadrinhos, tem um rosto amigável e serve de "passaporte" pra diversas referências no filme (seu quarto e sua mochila são cheios de personagens, seja em forma de revistas, bonecos ou pôsteres.

Se você é fã de DC como eu e LEMBRA DE HQS COMO "52" se lembrará de... Osíris.



Adão Negro, assim como quase todo herói da DC, meio que tem seu clã próprio (bat família, família shazam, super família, amazonas... você me entendeu), então esse garoto não é "necessariamente um estranho" ou "intruso" no filme, assim como a também ótima contraparte no filme, a mulher. 

Falemos dela (e não se esquecendo do garoto também): lembremos que o filme NÃO SE PASSA NOS EUA. ok? E a "Crusha" (ou "a mulher do filme") ou o "possível interesse amoroso do protagonista" logo me saltou aos olhos, tanto por ser bonita e atuar legal, como imediatamente me remeter á personagem "Poderosa Ísis", que é ninguém menos que a rainha do Adão Negro!



Essa personagem já foi mostrada inclusive em Smallville (encarnando em Lois Lane) em Legends of Tomorrow, e inclusive TEVE SÉRIE PRÓPRIA.

Nos quadrinhos, ela e o garoto são irmãos, no filme, são mãe e filho. Uma mudança producente.

Ambos NÃO SÃO CAUCASIANOS (a atriz tem descendência iraniana) e assim como o protagonista, ambos são do Khandhaq (a nação fictícia do oriente médio, onde o personagem tem algumas de suas melhores histórias). De maneira que algumas coisas postas no roteiro, que em outro tipo de estúdio ou filme seriam consideradas DEVERAS "piegas demais" OU Até mesmo serem confundidas com a chamada "LACRAÇÃO"  ou como chamamos comumente, "LACRATE".

Teth Adam (The Rock), o garoto e a mulher são pessoas que querem liberdade, Adão Negro viveu como escravo e tinha amor por seu povo, a Mulher se tornou uma revolucionária justamente para tentar livrar sua nação de um grupo paramilitar (A Intergang, organização que enfrentou o Superman diversas vezes) de maneira que todas essas demandas, além de ajudar o roteiro, contribuem de forma ORGÂNICA E GENUÍNA uma vez que fala coisas como "QUEM PODE INTERFERIR NO ANDAMENTO DAS OUTRAS NAÇÕES?" até onde vai o limite da "NÃO INTERFERÊNCIA"??? De maneira que algumas questões lembram de leve questionamentos sobre a própria política norte americana em outros lugares do mundo. (!) e isso é muito foda. No sentido de que apenas LEVANTA  A QUESTÃO. E não tenta ser "pretensioso" ou "professoral" tentando te induzir e "escolher um lado". Algumas das melhores histórias tanto da Liga da Justiça, como também da própria SJA e também dos Vingadores, são justamente essas que abordam essa questão de "limites" entende?

Mas claro, como o filme têm MUITAS FRENTES, nem todos vão poder perceber as coisas que eu levantei, e simplesmente poderão achar "excesso de informação" ou como vi alguns dizerem "ah, levantam a questão e não aprofundam" (quem deve aprofundar é o público na discussão entende? o filme deve divertir e pronto.)

Falemos da SJA, que são o contraponto ao Adão no filme, eles estão foda. Praticamente estão PRONTOS PRA FILMES PRÓPRIOS. Eles têm base, histórico, veículos, passado... etc. E são mostrados aqui como uma "UNIDADE DE MANUTENÇÃO DA PAZ MUNDIAL", quase como que uma "polícia da ONU",  mas.... nem tudo são flores. 

A equipe foi dividida em dois medalhões e dois novatos, pelo diálogo mostrado no filme, cada equipe é formada de acordo como o grau de perigo em cada missão diferente, ou seja: a SJA PODE SER BEM MAIOR. E temos duas das melhores coisas desse filme: Kent Nelson (Pierce Brosnan, o eterno James Bond) e Gavião Negro. 


Sr Destino está "MAIS DOUTOR ESTRANHO" que o próprio Doutor Estranho da concorrência!!!!! e isso é um elogio, todo seus trejeitos comedidos tem um quê de Allan Quatermain (de "A liga Extraordinária) de maneira que cada diálogo e cena é um presente pro fã. show mesmo.



Gavião Negro, (tiremos o elefante da sala) é uma espécie de "bússola moral" (o clichê ambulante) o líder destemido que diz "olha, você vai por aqui e você vai por ali", o o cara marrento, com presença de cena, armas, gadgets, dinheiro e... SE VOCÊ LEU OS QUADRINHOS, sabe que o Gavião tem MÚLTIPLAS ENCARNAÇÕES, que ele é UM PRÍNCIPE EGÍPCIO REENCARNADO, Não vi o menor problema sobre a etnia do ator. ( Egípcios em sua maioria têm sua pele mais escura) então, nesse caso em específico, a meu ver NEM CHEGA A SER UMA MUDANÇA, uma vez que cabe no Lore do personagem. Apesar de eu ter dito dele ser um "clichê ambulante" (isso é um elogio) ele é meio que "O Batman" do filme (repare quando ele diz "VOCÊ E EU VAMOS TER UMA CONVERSINHA" pro esmaga átomo, similar ao que Batman fazia pra Gladiador Dourado nos desenhos e pra Guy Gardner nas HQs. além de sua "função Batman" (ou Oliver Queen nos eventos da CW) ser uma espécie de "CONTRAPONTO MORAL E FÍSICO" pro próprio Adão Negro. Tipo aquele cara que sempre estará por perto pra tentar contê-lo caso você faça alguma merda.

Sobre os dois personagens restantes,  que não chegam a comprometer o longa, mas sua função é atrair o público jovem "dinâmico" que vê Netflix. Eu gostei mais da Cyclone, (que lembra muito a Shuri dos filmes da marvel em suas interações e atuações), você fica com vontade de ver mais dela, de saber mais e seus poderes parecem uma versão visual do personagem "Maré Selvagem" (da marvel) uma espécia de "tornado inteligente" além de ter uma escolha visual interessante nos poderes, uma vez que seu cabelo vira um emaranhado interessante de cores. Bacana mesmo. Lembrando que: mesmo sendo uma mudança de etnia, acredite em mim, NINGUÉM SE LEMBRA  da personagem original da hq pra se importar com esse mero detalhe. A guria funciona, e é agradável vê-la em tela. 

Sobre o esmaga átomo, o garoto tenta usar o pouco texto que deram pra ele, ele tenta ser uma espécie de "Homem aranha gigante" mas nenhuma de suas piadas ajudam ou funcionam. Espero que ele apareça mais e que seus textos melhorem.

Voltando ao assunto das "possíveis lacrações", o filme mostra (ou tenta) mostrar algo orgânico e genuíno que funciona pra narrativa, a questão que fica (pra mim e pra muitos) é: se a execução de muitas escolhas no filme ficaram a contento. entende?

Por Exemplo: eu compro total a ideia do garoto escravo que quer ser livre, e fazem um "sinal do Khandhaq" quase como os braços cruzados de Wakanda. Aquilo existiu no quadrinho e conversa perfeitamente em qualquer época em qualquer filme. Eu gostei, e o ator manda muito bem!

Além de mostrar que a equipe teve o cuidado NÃO DE SUAVIZAR Adão Negro mas de EXPLICAR O PORQUE DE SUA RAIVA e Vingança.

Na HQ de Geoff Johns, ele mesmo mata seu filho e rouba seu poder. Simples assim. Aqui no filme, o garoto CONCEDE SEUS PODERES PARA SALVAR SEU PAI e morre no processo.

De maneira que a história continua comovente, crível e dramática, mas cabe melhor pra mostrar Adão Negro como uma "força vingadora" e não simplesmente "uma força malévola".

Mesmo com "múltiplas frontes" a história do filme é "simples" e vai do ponto A ao ponto B, os revolucionários querem salvar seu país, libertam Adão Negro, os heróis tentam detê-lo , e os terroristas tinham razões PARTICULARES pra saquear as ruínas.

Falemos do ponto que me incomodou (MAIS) no filme, o VILÃO FINAL.

Por ser um filme com a "fórmula The Rock", tem muitas coisas que você consegue prever logo no primeiro ato. Levando o fato de que assistimos esses filmes há MUITO TEMPO não há qualquer problema em prever "reviravoltas no roteiro". 

Mas essa "questão" de "o filme PRECISA TER UM VILÃO CENTRAL FINAL" sempre é problemática (Zemo em Guerra Civil, Apocalypse em BVS E por fim Sabbac em Adão Negro).

o Adão Negro tem tanta presença no filme que ofusca qualquer outra coisa que possa tentar ser maior, então além do vilão (personagem e ator) serem caídos e sem personalidade ALGUMA. (a única coisa legal que o personagem tem é seu visual, só) SEU CGI peca, Seus poderes oscilam de uma maneira que incomoda (ele se fura com CANOS cara!) de maneira que você não entende claramente se ele é um demônio sólido em si ou um elemental feito de fogo.

De maneira que posso dizer que entendo,(apenas entendo) quando alguns críticos criticaram o terceiro ato o chamando de "video game" (ela não é ruim, mas é por vezes desnecessária, ainda mais que o vilão em si é inteiramente gratuito e desnecessário), Ele está de perto tão canhestro quanto Ares em Mulher Maravilha ("eu vou desxxtruir vofeeeeeeeeeee") e tão tosco e bucha de Canhão quanto o Lobo da Estepe do Joss Whedon.  (Superman dá um espirro, esse cara explodiria, simples assim)

Ah, sobre a cena pós créditos:

SUPERMAN CARALHO!!!!!!!

COM TRILHA DO JOHN WILLIAMS PORRAAAAAAAAAAAA

NO MESMO DIA QUE O FLAMENGO FOI CAMPEÃO!!!!!

NO MÊS DO MEU ANIVERSÁRIO AINDA!!!!!

Coisa linda amigo. 

Vá Ver, os críticos especializados que vão á merda, o que importa é a opinião de caras como eu e como você. 

Nota: 8, não precisamos discutir sobre a questão do clima mesmo. 

PS: lembrei do tal "Eternium" (elemento mineral do Khandhaq utilizado no filme), existe uma máxima em quadrinho que: o elemento/lugar de onde você ganha seus poderes é o que também poderá te matar (exemplos: Kryptonita do Superman, um asgardiano que forjar uma flecha mata outro asgardiano, Bomba Gama matando o Maestro... etc) além de ser uma "kryptonita" pra Adão Negro, ou seja, um interessante elemento narrativo, (fazerem armaduras, balas, combustíveis... etc) 

A princípio  achei que fosse uma adaptação do Metal enésimo (ou metal NTH dos Thanagarianos) mas depois durante o filme vi que se tratam de DOIS ELEMENTOS DIFERENTES.

Além de ser um possível "freio" pra um personagem virtualmente imparável.

Postar um comentário

0 Comentários